Jornalista/Radialista
Evento terá, pela primeira vez, três dias de festa e acontece na Praça Carlos Gomes, no Calçadão, nos dias 3, 4 e 5 de julho; espaço para patrocinadores já está aberto
RIBEIRÃO PRETO/SP - Já pode tirar o chapéu de palha de cima do guarda roupa: o Arraiá da Acirp está confirmado para 2026 e promete uma edição ainda maior este ano em Ribeirão Preto. Com entrada totalmente gratuita e realizado na Praça Carlos Gomes, no Calçadão Central, a festa terá um dia a mais nesta edição e está marcada para 3, 4 e 5 de julho.
A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três dias de programação organizada pela Associação Comercial e Industrial da cidade (Acirp). “O Arraiá da Acirp tem entrada aberta a toda população, totalmente gratuito, é só chegar e curtir a super estrutura que vamos montar em 2026”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp.
De acordo com Brandani, o objetivo do evento é valorizar a cultura do interior e estimular a circulação de pessoas no Centro, contribuindo para o desenvolvimento do empresariado local e ajudando a arrecadar verba para entidades beneficentes da cidade.
Esta é a terceira edição do Arraiá da Acirp, que entrou para o calendário cultural de Ribeirão e, apenas no ano passado, reuniu cerca de 6 mil pessoas em dois dias. As atrações incluem shows, barracas de comidas típicas da época e diversão para todas as idades. O evento conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
Patrocínios já estão disponíveis
Empresas interessadas em associar suas marcas ao Arraiá da Acirp já podem garantir cotas de patrocínio. O evento conta com diferentes modalidades de parceria e visibilidade para as marcas apoiadoras, entre elas as categorias Master, Ouro, Prata, Bronze e Apoio.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o comercial da Acirp. Informações pelo WhatsAPP: (16) 99181-9994.
Serviço
Arraiá da Acirp 2026
Quando: 3, 4 e 5 de julho
Onde: Praça Carlos Gomes – Centro / Ribeirão Preto (SP)
Como: entrada gratuita
SÃO CARLOS/SP - Um estudo recente, da autoria de pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), publicado na revista científica internacional “IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje”, propõe uma forma mais simples, acessível e eficiente de ensinar um dos temas mais básicos da Física: a queda dos corpos. A pesquisa mostra como o uso de tecnologias de baixo custo pode ajudar estudantes a compreender melhor por que os objetos caem e, principalmente, a corrigir ideias equivocadas que ainda são comuns nas salas de aula.
A proposta aborda o estudo da chamada “queda livre”, ou seja, o movimento de um objeto que cai apenas sob a ação da gravidade. Embora pareça um tema simples, esse assunto ainda gera confusão entre muitos estudantes. É comum, por exemplo, a crença de que objetos mais pesados caem mais rápido do que os mais leves, uma ideia antiga que remonta ao filósofo grego Aristóteles.
No entanto, essa concepção foi contestada há séculos por Galileu Galilei, que demonstrou que, na ausência da resistência do ar, todos os objetos caem com a mesma aceleração. O novo estudo retoma esse conceito clássico utilizando ferramentas modernas que permitem observar o fenômeno em tempo real, com precisão.
No experimento descrito, utiliza-se um Arduino para registrar o tempo de queda de uma barra com faixas claras e escuras, que é solta e atravessa uma photogate. Os dados são enviados diretamente para o computador, onde gráficos e tabelas são gerados automaticamente. Isso facilita a análise e permite que os estudantes acompanhem os resultados enquanto o experimento acontece.
Os resultados mostram que objetos com massas diferentes caem praticamente no mesmo intervalo de tempo, apresentando diferenças muito pequenas. Essa constatação reforça a ideia de que o peso não interfere significativamente na velocidade da queda, contrariando o senso comum.
Além da precisão, um dos principais pontos positivos é a facilidade de implementação. O sistema pode ser montado em escolas e universidades sem a necessidade de equipamentos sofisticados, tornando o ensino mais prático, acessível e interativo.
Outro destaque é a forma como a atividade é conduzida em sala de aula. Os alunos são incentivados, inicialmente, a fazer previsões; depois, a testar suas hipóteses experimentalmente; e, por fim, a refletir sobre os resultados obtidos. Esse processo contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e para uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos.
Segundo os autores, a combinação entre prática experimental, tecnologia e análise imediata dos dados aumenta o interesse dos estudantes e favorece a aprendizagem. A experiência já vem sendo aplicada em cursos introdutórios de Física, apresentando resultados positivos.
A pesquisa conclui que iniciativas como essa podem tornar o ensino de Ciências mais dinâmico e significativo, aproximando teoria e prática e incentivando uma participação mais ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.
Os autores do estudo são a Profª Drª Jéssica Fabiana Mariano dos Santos (FEIS/UNESP) e o Prof. Dr. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).
A Dra. Jéssica é ex-aluna do IFSC/USP e atualmente docente do Departamento de Física e Química da Universidade Estadual Paulista (UNESP – FEIS), onde está estruturando um Grupo de Pesquisa voltado ao desenvolvimento de experimentos didáticos de Física com o uso de tecnologias emergentes, como microcontroladores aplicados ao ensino de Física.
Confira o estudo no link https://ieeexplore.ieee.org/document/11406157
Reunião, sediada pelo Sincomercio Pirassununga, reuniu lideranças empresariais de 11 municípios da região Nordeste do Estado
PIRASSUNUNGA/SP - O possível fim da escala 6x1 e os impactos econômicos para o setor produtivo estiveram no centro dos debates da reunião da Câmara Regional Nordeste do Conselho do Comércio Varejista, órgão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada no dia 6 de maio, pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Pirassununga. O evento reuniu representantes de 11 Sindicatos Patronais da região para discutir temas considerados estratégicos aos empresários do comércio varejista.
Durante a reunião, a FecomercioSP advertiu sobre os impactos do possível fim da escala 6x1 e da redução da jornada semanal de trabalho por imposição legal. Um estudo da Entidade estima uma elevação de até R$ 158 bilhões na folha de pagamentos em um cenário conservador. Além disso, a redução da jornada de 44 para 40 horas pode elevar o custo da hora trabalhada entre 10% e 22%, muito acima do padrão histórico de 1% a 3%. Esse choque de custos, sem ganhos de produtividade, comprometeria a competitividade das empresas e poderia inviabilizar operações, sobretudo em setores intensivos em mão de obra.
A FecomercioSP também destacou que Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) seriam as mais afetadas, principalmente nos setores de Comércio, Construção e Agronegócio, que dependem de operação contínua e mão de obra intensiva. De acordo com a Entidade, o aumento dos custos pode reduzir contratações, pressionar preços, diminuir a competitividade e até inviabilizar negócios.
Para além dos prejuízos às empresas, a ideia de mudar a jornada de trabalho por via legal ou constitucional afetará prefeituras, governos estaduais e até mesmo a União, que adotam o modelo de terceirização de serviços e, dessa forma, terão que arcar com a elevação da folha de pagamento das empresas contratadas.
Por isso, a Federação reforçou o posicionamento de que mudanças na jornada laboral devem ocorrer por meio de negociação coletiva, respeitando as particularidades de cada setor econômico. A FecomercioSP e seus Sindicatos filiados vêm atuando de forma permanente no Congresso Nacional, no Executivo e junto a autoridades de diferentes instâncias para sensibilizar parlamentares e defender um diálogo equilibrado sobre o tema.
A reunião — que teve como anfitrião o presidente do Sincomercio Pirassununga, Paulo Alonso — contou com as participações do presidente em exercício da FecomercioSP, Ivo Dall’Acqua Júnior, do assessor jurídico Paulo Igor de Souza e da assessora Kelly Carvalho, ambos também da Federação, além do presidente do Conselho do Comércio Varejista e do Sincomercio Araraquara, Antônio Deliza Neto. Também estiveram presentes representantes de Sindicatos Patronais pertencentes à Câmara Regional Nordeste nas cidades de Ribeirão Preto, Ituverava, São José do Rio Pardo, Sertãozinho, Jaú, Bebedouro, Botucatu, Franca, São Carlos e São João da Boa Vista.
“Receber um encontro regional como esse ressalta o protagonismo da cidade no comércio varejista do interior paulista e cria uma oportunidade importante para troca de experiências, alinhamento institucional e fortalecimento dos negócios da nossa região. É fundamental que os sindicatos estejam unidos para discutir temas que afetam diretamente a atividade empresarial e o desenvolvimento econômico local”, destacou Alonso.
Paulo Alonso ressalta a importância dos sindicatos estarem unidos no debate de temas que afetam diretamente a atividade empresarial.
Empreendedorismo e transformação digital
Além do debate sobre jornada de trabalho, a programação também trouxe conteúdos voltados para o fortalecimento da atividade empresarial. Em palestra conduzida pelo assessor Paulo Igor, foram abordadas estratégias para aumentar as chances de sucesso ao empreender no varejo, com destaque para planejamento financeiro, escolha do ponto comercial, definição do regime tributário e formalização adequada da empresa. O conteúdo enfatizou ainda a importância do conhecimento do mercado e da estruturação jurídica correta para garantir sustentabilidade aos negócios.
Outro tema apresentado foi a transformação digital no varejo, conduzido por Kelly Carvalho. A economista afirmou que o setor enfrenta pressão crescente sobre margens em razão dos juros elevados, da concorrência digital e do novo perfil do consumidor, cada vez mais conectado e sensível a preços. Segundo a especialista, investir em canais digitais, integração entre plataformas, uso de dados e estratégias omnichannel deixou de ser diferencial para se tornar condição essencial de competitividade e sobrevivência no mercado atual.
SÃO CARLOS/SP - A saúde pública de São Carlos recebeu mais um importante investimento nesta semana. A vereadora Cidinha do Oncológico esteve reunida nesta terça-feira com a supervisora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Lilian Almeida Pinheiro, e com o cirurgião-dentista estomatologista Marcelo Domeniconi para oficializar a destinação de R$ 65 mil em emenda parlamentar para a unidade.
Entre as melhorias que deverão ser viabilizadas com o recurso está a aquisição de um bisturi eletrônico, equipamento que irá modernizar os atendimentos realizados no CEO, especialmente em pequenas e médias cirurgias na cavidade oral. O aparelho proporciona mais precisão nos procedimentos, segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.
Além de ampliar a capacidade de atendimento da unidade, o investimento também representa mais agilidade e eficiência no serviço prestado à população que depende do atendimento especializado oferecido pelo município.
Durante a reunião, Cidinha destacou a importância de fortalecer constantemente os investimentos na saúde pública e afirmou que acompanhar de perto a realidade das unidades tem reforçado ainda mais a necessidade de atenção à área.
“A saúde precisa ser uma prioridade permanente. Tenho acompanhado de perto as necessidades do município e sei o quanto cada investimento faz diferença no atendimento à população. Essa conquista é fruto de muito diálogo, compromisso e responsabilidade com as pessoas que dependem do serviço público diariamente”, afirmou a vereadora.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.