Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Um grande supermercado localizado na Rua Joaquim Evangelista de Toledo, na Praça Itália, em São Carlos, foi alvo de furto.
De acordo com informações, o autor do crime se passava por cliente e ia numa prateleira e outra, onde subtraiu alguns alimentos como chocolates, leites, biscoitos entre outros. E, como se nada estivesse acontecendo, passou pelos caixas sem pagar.
O que o criminoso não esperava era que ele estava sendo monitorado pelos seguranças por meio de câmeras de segurança do estabelecimento e, ao tentar ir embora sem efetuar o pagamento, ele foi abordado pelos seguranças e levado até uma sala.
Já na sala, o meliante pegou uma faca e foi para cima de um funcionário do supermercado, mas nada de grave ocorreu.
A Polícia Militar (190) foi acionada e, ao chegar no local dos fatos, foi constatado o flagrante diante dos produtos escondidos na roupa.
O bandido, os produtos e um representante do estabelecimento foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ), de São Carlos, onde o delegado puxou a ficha do acusado e constatou vários outros crimes praticados por ele.
Uma fiança de R$ 1.500,00 foi estabelecida e, como não foi paga, o sujeito teve que ver hoje o sol nascer quadrado.
SÃO CARLOS/SP - Na noite de terça-feira, 04 de junho, três criminosos renderam um morador quando adentrava na sua residência localizada na Rua Claudenice Baldan Maielo, no Parque Novo Mundo, em São Carlos.
Segundo o boletim de ocorrência (B.O), o morador chegava em seu carro quando parou para abrir o portão da casa, foi abordado pelos três bandidos armados. Sob fortes ameaças, eles queriam dinheiro, mas a vítima disse não ter a grana e ofereceu seu carro, mas os meliantes entraram na casa.
Na moradia, o trio rendeu também a esposa e o filho da vítima, onde reviraram a casa e, após se apoderar de celulares e vários objetos, fugiram num carro.
A Polícia Militar foi acionada, porém, até o momento, ninguém foi encontrado.
O caso foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos.
A população do bairro pede mais segurança.
No dia 5 de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e é também o mês de mais um Ideias e Ações Para um Novo Tempo, projeto do Sesc São Paulo que promove reflexões, trocas de ideias e experiências sobre temas socioambientais.
Sobre o projeto
SÃO CARLOS/SP - Criado em 2012, Ideias e Ações para um Novo Tempo é um projeto permanente do Sesc São Paulo, que tem como objetivo identificar iniciativas socioambientais nos territórios onde as Unidades do Sesc SP estão inseridas. Por meio de ações e conteúdos educativos, o Ideias e Ações para um Novo Tempo busca apresentar experiências transformadoras da realidade, com destaque para tecnologias sociais, além de compartilhar práticas e saberes voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local.
Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas e promover o diálogo com o público geral, valorizando práticas cotidianas e inspiradoras, numa perspectiva ética e sustentável.
As mudanças climáticas estão causando fenômenos extremos, como ondas de calor e chuvas intensas, afetando o cotidiano global e exigindo ações urgentes. É crucial reduzir emissões de carbono e adotar hábitos sustentáveis para garantir a continuidade da vida humana. Medidas de adaptação e resiliência são necessárias, com atenção especial às populações vulneráveis. A ação coordenada global é essencial para enfrentar este desafio.
O "Ideias e Ações para um Novo Tempo" busca unir esforços para enfrentar problemas climáticos, destacando boas práticas de adaptação e mitigação. Com este projeto Sesc em São Paulo dá visibilidade a essas práticas e usa-as como ferramentas educativas. A ideia é mobilizar pessoas e organizações para ações concretas, respeitando as particularidades de cada território.
O Sesc sugere ideias de modos sustentáveis de habitar a Terra, incentivando práticas sociais concretas que protejam o meio ambiente e diversas formas de vida. O projeto busca transformar percepções e realidades por meio da conscientização da sociedade civil, em parceria com autoridades para enfrentar os desafios climáticos com a urgência necessária.
Programação Sesc São Carlos
curso
Quadros vivos de plantas naturais: suculentas e plantas aéreas
Com Alexandre Souza - Estúdio Enquadro Ecoarte
Curso teórico e prático dedicado aos quadros vivos de plantas naturais a partir de espécies de suculentas e aéreas. Partindo do conceito, surgimento e breve histórico dos quadros vivos, o curso abordará de modo prático a criação destas obras, bem como a introdução de temas como: comportamento das plantas nessas condições de cultivo e técnicas de manutenção.
Dia 7/6. Sexta, 14h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Exclusivo para público a partir de 60 anos.
curso
Quadros vivos de plantas naturais: plantas de forração e bromélias
Com Alexandre Souza - Estúdio Enquadro Ecoarte
Curso dedicado a apresentação e confecção de quadros vivos de plantas naturais a partir de espécies de forração e bromélias. Partindo do conceito, surgimento e breve histórico dos quadros vivos, o curso abordará de modo prático a criação destas obras, bem como a introdução de temas como: comportamento das plantas nessas condições de cultivo, técnicas de manutenção e o uso de substratos.
Dia 8/6. Sábado, 14h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 1 a 8/6. Lugares limitados. Livre - Autoclassificação
bate-papo
Arborização urbana e emergência climática - Sintonias e conflitos
Com Mahryan Sampaio (Perifa Sustentável), Bruno Caiche (engenheiro florestal) e Hélio da Silva (plantador de árvores). Mediação: Clara Machado (Reenvolta).
Neste encontro iremos debater o estado de emergência climática e trazer o tema da arborização urbana como caminho de mitigação. Conheceremos iniciativas que pensam em formas democráticas de lutas pela justiça climática, pela arborização de áreas urbanas e pela diminuição dos prejuízos ambientais.
Dia 12/6. Quarta, 19h30.
Teatro. Grátis. Senhas 30 minutos antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Tradução em Libras
Livre - Autoclassificação
performance
Corpo-Árvore
Com (se)cura humana: Flavio Barollo, Jeferson Rogério, Malu Avelar e Wellington Tibério
A última árvore é encontrada despedaçada. Sobreviventes do colapso ambiental tentam fazê-la reviver por meio de aparelhos tecnológicos para que ela cumpra a vital função de umidificar a vida. Será possível recriar os rios voadores? A invenção dessa árvore-máquina conseguirá nos redimir?
Ficha técnica:
Performance de (se)cura humana: Flavio Barollo, Jeferson Rogério, Malu Avelar e Wellington Tibério
Concepção e roteiro: Flavio Barollo e Wellington Tibério
Direção artística: Flavio Barollo
Trilha original: Craca
Colaboração: Edu Marin
Produção: Corpo Rastreado
Dia 14/6. Sexta, 18h e dia 15/6, sábado, 10h30.
Convivência interna. Grátis.
45 minutos
Livre – Autoclassificação
curso
Essa rua merece uma sombra: como e por que plantar uma árvore
com Clara Machado e Ana Paula Castral
Curso teórico-prático que estimula o plantio e cuidado de árvores em espaços públicos e privados, visando melhor qualidade do clima urbano e como medida de mitigação de emergência climática. Como fazer um diagnóstico sobre a possibilidade de plantio, quais as espécies indicadas para cada local e instruções sobre como preparar o espaço, serão temas abordados no encontro.
Dia 15/6. Sábado, 14h às 17h.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis Inscrições online ou presenciais de 1 a 15/6. Lugares limitados.
Livre - Autoclassificação
Serviço:
Data: de 7 a 15 de junho.
Ingressos: Grátis. Lugares Limitados.
Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333
SÃO CARLOS/SP - A lei n° 22541/2024, de autoria do vereador Bruno Zancheta, que propõe a implantação do “Programa Educacional sobre tratamento à Ansiedade e Depressão” nas escolas municipais de São Carlos foi sancionada pelo prefeito Airton Garcia e já está em vigor.
“O objetivo desta lei é claro: fornecer informações e suporte aos alunos de escolas públicas em relação ao tratamento da ansiedade e depressão, demonstrando a importância da busca por ajuda e de cuidados preventivos quanto à saúde mental. Dessa forma, conseguiremos atingir adolescentes e jovens da melhor maneira possível junto com a comunidade escolar. Eu, como professor que já vivenciei muito o ambiente educativo, sei da importância de tal medida”, afirmou Bruno Zancheta.
Por fim, o parlamentar destacou a sensibilidade do prefeito com a educação e saúde mental dos jovens e agradeceu “ao Prefeito Airton Garcia por esse olhar clínico com a educação. Tenho a certeza que uma lei como essa fará a diferença na vida das pessoas”.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.