fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Sexta, 26 Junho 2026

Arraiá da Acirp 2026 acontece de 3 a 5 de julho, na Praça Carlos Gomes, e é aberto a toda população; programação conta ainda com apresentação de quadrilha, comidas típicas e diversão para toda família

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - O Arraiá da Acirp 2026 já confirmou as atrações musicais que vão animar o público no Calçadão da General Osório, na região Central, nos próximos dias 3, 4 e 5 de julho, sempre das 16h às 22h. Com entrada gratuita, a festa vai trazer shows de forró, sertanejo e música popular brasileira (MPB), além de apresentação de quadrilha, barracas de comidas típicas, jogos, sorteios e prêmios para toda família. 

Esta é a 3ª edição da festa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), que, pela primeira vez, terá três dias de duração. O encontro é na Praça Carlos Gomes e tem como objetivos incentivar a requalificação do Centro com a retomada do espaço pela população; movimentar o comércio local e preservar as tradições culturais típicas do interior paulista. 

“O Arraiá da Acirp é um evento cultural com caráter beneficente, onde parte da renda é destinada a custear o projeto e outra para apoiar entidades assistenciais locais. Também é uma ação que nos permite fortalecer a economia criativa, com contratação de estruturas e artistas da cidade e da nossa região”, destaca Sandra Brandani, presidente da Acirp.

A abertura da programação, na sexta-feira (3), será com o sertanejo do Trio MCP. No sábado (4), quem vai agitar o público com MPB e um repertório típico é o cantor Dimi Zumquê e o Trio Oxi. Para fechar a festança, no domingo (5), vai ter xote, baião e forró com a  Banda Mandacaru.

As atrações incluem ainda espaços instagramáveis, barracas de comidas típicas comandadas por empresários e entidades beneficentes locais; brinquedos infantis; sorteios e diversão para todas as idades. 

São esperadas cerca de 10 mil pessoas ao longo dos três dias do Arraiá da Acirp e haverá no espaço um ponto de coleta da Campanha do Agasalho. O evento é realizado pela Acirp e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. 

Serviço
Arraiá da Acirp 2026
Quando: 3, 4 e 5 de julho, das 16h às 22h
Onde: Praça Carlos Gomes – Centro / Ribeirão Preto (SP)
Comoentrada gratuita
Atrações: Shows musicais, apresentação de quadrilha junina, espaços instagramáveis, barracas de comidas típicas comandadas por empresários e entidades beneficentes locais; jogos infantis; sorteios e muito mais. 
 

Programação
Sexta - 03/07
16h: Abertura ao público
18h30 - 19h30: Trio MCP 
20h - 21h: Trio MCP

Sábado - 04/07
16h: Abertura ao público
18h30: Dimi Zumquê & Trio Oxi

Domingo - 05/07
16h: Abertura ao público
18h30: Banda Mandacaru

Publicado em Ribeirão Preto

SÃO CARLOS/SP - Após diversas solicitações feitas ao Executivo, o vereador Lineu Navarro celebrou, na sessão da Câmara desta terça-feira (23), a criação do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. A conquista é vista como um avanço significativo para a defesa do consumidor na cidade, garantindo que os recursos arrecadados com multas aplicadas pelo Procon permaneçam no município, o que já acontece em muitas cidades.

Em março do ano passado, o vereador havia protocolado um requerimento ao prefeito solicitando não apenas a instalação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor, mas também a instituição do fundo. A demora na resposta levou o vereador a buscar o Ministério Público, que instou a Prefeitura a enviar um Projeto de Lei de modificação deste conselho à Câmara. Aprovado em dezembro, a lei foi publicada, mas, até o momento, o conselho não foi composto.

“Quando existe o conselho e o fundo, os valores das multas e outras receitas próprias ficam na cidade, podendo ser usados em benefício de uma política pública de defesa dos direitos do consumidor”, destacou Lineu. Ele também lembrou que os recursos poderão ser usados em eventos e ações voltadas ao Procon municipal.

Apesar da vitória, Lineu fez uma ressalva quanto à regulamentação do fundo. Ele alerta que a composição do conselho gestor do fundo está sendo planejada para ser feita por decreto do Executivo, o que, em sua avaliação, fere o princípio democrático. O correto, segundo o vereador, seria que esta definição fosse feita por lei e não por decreto.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - Depois de abrir os trabalhos com a inédita “Investigador”, ao lado do Menos é Mais, o Turma do Pagode apresenta agora o primeiro volume do projeto “Turma Futebol Clube”. Seguindo o conceito do audiovisual gravado em campo, no clima de copa e futebol, o EP representa o primeiro tempo dessa grande partida musical. São seis faixas que passeiam entre o romantismo, a descontração e a energia descontraída que transformaram o Turma do Pagode em um dos maiores grupos do gênero no Brasil. Não por acaso, o grupo soma hoje mais de sete bilhões de streams ao longo da carreira, oito milhões de ouvintes mensais no Spotify e segue ampliando sua conexão com o público em todo o país.

A faixa de destaque é o medley “Deixa Acontecer / Curtindo a Vida”, com músicas do Grupo Revelação e Bom Gosto, que ganha uma nova versão. Unindo dois sucessos que marcaram gerações de pagodeiros, a releitura traz toda a atmosfera festiva do projeto, com clima de arquibancada, celebração entre amigos e a identidade irreverente do Turma do Pagode. É o tipo de canção que entra em campo como uma das favoritas do público e mostra por que continua sendo um verdadeiro clássico das rodas de samba.

Além da faixa foco, o repertório reúne as músicas “Jogo de Sedução”“É Raro Mas Sempre Acontece”“Quem Gosta de Samba” e “Do Cristo ao Pelourinho”, ampliando a proposta do projeto de conectar diferentes emoções e momentos em uma mesma experiência musical.

O EP também inclui “Investigador”, parceria com o grupo Menos é Mais, lançada anteriormente como primeira amostra do projeto. A faixa já ultrapassa 8 milhões de reproduções no Spotify e conquista ao retratar, com humor e identificação, a história de alguém que resolveu investigar um relacionamento e acabou descobrindo mais do que gostaria.

Gravado em São Paulo, o “Turma Futebol Clube” transforma o campo em palco para uma grande celebração da cultura popular brasileira. Com convidados especiais, referências ao universo do futebol e a energia característica das rodas de samba, o projeto une duas paixões nacionais em uma experiência que tem a cara do Brasil.

Faixas:

  1. Deixa Acontecer / Curtindo a Vida
  2. Jogo de Sedução
  3. É Raro Mas Sempre Acontece
  4. Investigador (Sem Coração) part. Menos é Mais
  5. Quem Gosta de Samba
  6. Do Cristo ao Pelourinho

Confira: www.SMB.lnk.to/TurmaFutebolClubeVol.1

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=Xm_LobIkFHs

 

Publicado em Entretenimento

Operação será neste sábado e domingo e faz parte do cronograma das obras de construção de um novo viaduto

 

CORDEIRÓPOLIS/SP - Neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de junho, a Eixo SP Concessionária de Rodovias realiza o lançamento de vigas do novo viaduto em construção no km 157 da SP 310 - Rodovia Washington Luís, em Cordeirópolis. Durante o içamento das peças sobre a nova estrutura, haverá interdição total da rodovia. O bloqueio de curta duração será necessário para garantir a segurança dos usuários.

A operação será dividida entre os dois dias. No sábado, o lançamento será realizado sobre a pista sentido Capital. No domingo, a movimentação será sobre a pista sentido Interior. Fora dos momentos de içamento, o fluxo de veículos será mantido nos dois sentidos, com canalização do tráfego por meio de barreiras de proteção.

Os trabalhos integram o plano de construção de um novo dispositivo de acesso e retorno, que, após concluído, será uma nova opção de entrada e saída de Cordeirópolis. O novo viaduto passará a absorver o tráfego que hoje se concentra no acesso existente no km 158, no sentido Interior, e que será fechado. A previsão é de que os serviços no novo dispositivo sejam concluídos em até dois meses.

Toda a operação contará com sinalização especial implantada de forma antecipada e progressiva para orientar os motoristas, além de mensagens nos painéis eletrônicos ao longo da rodovia. A Eixo SP recomenda que os usuários redobrem a atenção ao trafegar pelo trecho em obras, respeitando a sinalização e os limites de velocidade estabelecidos, contribuindo para a segurança de todos durante a execução dos serviços.

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - A Justiça Eleitoral iniciou a convocação de mesárias e mesários que atuarão nas Eleições 2026 no estado de São Paulo. A notificação será enviada por e-mail e, após receber a mensagem, a pessoa deve confirmar sua participação na área do colaborador da Justiça Eleitoral no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Também é possível confirmar a convocação acessando o sistema com as credenciais da plataforma Gov.br.

Além da área do colaborador, mencionada anteriormente, a consulta à convocação também está disponível no Autoatendimento Eleitoral, na aba Mesária/Mesário. No mesmo espaço, é possível acessar o Portal da Mesária e do Mesário, atualizar dados cadastrais, verificar o local de trabalho, acompanhar o cronograma de treinamentos e emitir a carta de convocação, além de obter a declaração de dispensa profissional após a realização do pleito.
 

Alerta para falsas mensagens

O TRE-SP alerta para falsas comunicações relacionadas à convocação de mesárias e mesários. A Justiça Eleitoral reforça que a convocação deve ser verificada exclusivamente por meio dos canais oficiais. Qualquer mensagem fora desses meios deve ser considerada suspeita.

Convocadas e convocados também podem buscar atendimento diretamente nos cartórios eleitorais (consulte endereços e telefones) ou por meio da Central de Atendimento ao Eleitor (número 148).

Linha de frente do pleito

A atuação dos integrantes da mesa receptora de votos é fundamental para garantir a transparência e a legitimidade do processo democrático. Nas Eleições Municipais de 2024, segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o estado de São Paulo contou com o apoio de mais de 412 mil colaboradores no 1º turno, dos quais 67% (134.964) atuaram de forma voluntária. No segundo turno, a mobilização envolveu 179,5 mil cidadãos, com uma presença ainda maior de voluntários, que representaram 77% (137.652) do total.


Em 2026, o 1º turno será realizado em 4 de outubro. Eleitoras e eleitores vão às urnas para escolher deputados federais e deputados estaduaissenador (duas vagas); governador e vice-governador e presidente e vice-presidente da República (nessa ordem).

Nomeação para a mesa receptora
 

Conforme estabelece o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65), as nomeações oficiais de mesárias e mesários são feitas pelos juízes eleitorais até 60 dias antes do pleito.

Caso haja impedimento por motivo de saúde, viagem ou outras justificativas legais, o prazo para contestação é de cinco dias após o recebimento da convocação. O pedido de dispensa deve ser encaminhado ao juiz da zona eleitoral correspondente, acompanhado da devida documentação comprobatória, para análise e decisão da autoridade judiciária.
 

Benefícios para quem exerce a função

A função eleitoral concede dois dias de folga para cada dia trabalhado e para cada ciclo de treinamento concluído. Os mesários também recebem auxílio-alimentação (R$ 65 por dia em 2026, conforme Portaria TSE nº 86/2025) e a Portaria TRE-SP nº 151/2026. Além disso, o serviço conta como critério de desempate em concursos públicos (conforme edital) e pode ser validado como atividade complementar em algumas instituições de ensino superior.
 

Como se tornar mesário voluntário

O cadastro para mesário voluntário é permanente e os interessados em colaborar podem se inscrever preenchendo o formulário de inscrição no site do TRE-SP, pelo aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral. O juízo eleitoral avalia as fichas de acordo com a disponibilidade de vagas na seção da pessoa inscrita ou em locais próximos.

A legislação permite que qualquer cidadão maior de 18 anos que esteja em dia com a Justiça Eleitoral exerça a função, com algumas exceções: servidores da Justiça Eleitoral; candidatos e seus parentes (até o segundo grau, inclusive por afinidade); cônjuges de candidatos; agentes de segurança penitenciária, escolta, vigilância e guardas civis municipais, mesmo que a título voluntário, ocupantes de cargos executivos em diretórios de partidos políticos, bem como os funcionários no desempenho de cargo de confiança no Poder Executivo.

 

Publicado em Política

BRASÍLIA/DF - O governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, informou nesta sexta-feira (26) o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes.

A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto [do MEI] está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, disse Moretti ao garantir que tudo será feito levando em conta a questão da responsabilidade fiscal.

“Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, complementou.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.