fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - Os números mais recentes da vigilância epidemiológica indicam uma queda expressiva nos casos de dengue em 2026. Até o momento, foram confirmados 314 casos da doença, enquanto no mesmo período de 2025 — considerando as primeiras 16 semanas — haviam sido registrados 12.135 casos, o que representa uma redução de 97%.

Além dos casos confirmados neste ano, há ainda 1 caso aguardando resultado de exame e 43 já foram descartados apenas nesta semana. Apesar da circulação do vírus, não há registro de óbitos em 2026, um dado considerado positivo pelas autoridades de saúde.

O total de notificações também apresentou queda significativa. Em 2025, foram registradas 17.028 notificações, enquanto em 2026 esse número caiu para 2.219, uma redução de 87%. As notificações englobam todos os casos suspeitos, incluindo confirmados, descartados e aqueles ainda em análise.

Em relação a outras arboviroses, o cenário também é considerado estável. Foram registradas 29 notificações de chikungunya, todas descartadas após análise. Para zika, permanecem 20 notificações, igualmente descartadas. Já a febre amarela não teve nenhuma notificação registrada até o momento.

Especialistas reforçam que, apesar da queda nos números, a população deve manter os cuidados preventivos, como eliminação de criadouros do mosquito transmissor, para evitar novos surtos ao longo do ano.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, se prepara para entregar mais uma unidade de ensino infantil à população. O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Sílvio Padovan, localizado no Residencial Ipê Mirim, na região sul da cidade, será inaugurado no próximo dia 8 de maio.

Nessa primeira etapa, a escola terá capacidade para 120 atendimentos de crianças de 4 a 6 anos em período integral. No próximo ano, serão contempladas também as crianças a partir dos 4 meses até 3 anos. O prédio conta com cinco salas de aula, incluindo berçário, uma sala multiuso e estrutura planejada para futura expansão. A unidade ocupa um terreno de 1.575 m², com 860 m² de área construída.

A obra, executada pela empresa HS Lopes Construtora Ltda., teve investimento de R$ 3,3 milhões e foi supervisionada pela Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, com apoio da Secretaria de Educação. O novo CEMEI homenageia o professor de educação física Sílvio Padovan, que contribuiu com a rede municipal e faleceu em um acidente.

O secretário de Educação, Roselei Françoso, destacou que os preparativos já estão em andamento para a inauguração e início das atividades. “Iniciamos a limpeza para a inauguração do CEMEI Sílvio Padovan, que deve atender as crianças do Ipê Mirim e do Abdelnur em período integral. A inauguração será no dia 8 de maio, com a presença do prefeito Netto Donato e da equipe da Educação. Logo após as matrículas, teremos o funcionamento da unidade já com as crianças. Tenho convicção de que, dentro de 20 dias no máximo, a escola estará em pleno funcionamento”, afirmou.

A região sul de São Carlos já conta com outras unidades de ensino infantil, como o CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira, a EMEB Ulysses Ferreira Picolo e o CEMEI Renato Jansen.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos dará início ao Curso de Formação Técnica da Guarda Municipal, etapa decisiva do concurso público que seleciona os futuros agentes da segurança cidadã. O programa, com duração de três meses, acontece entre 25 de maio e 31 de agosto de 2026, exigindo dedicação integral dos participantes. Os detalhes da formação constam em edição do Diário Oficial de segunda-feira (27/04).

A formação soma 960 horas, sendo 900 presenciais e 60 em ensino a distância, e combina teoria e prática em disciplinas como ética, direitos humanos, técnicas operacionais, defesa pessoal, uso da força e treinamento com armas. Também estão previstos módulos de combate a incêndio, primeiros socorros, urbanismo e comunicação aplicada.

O curso é coordenado pelo Departamento de Formação da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, com forte ênfase em disciplina e ética pública. O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou a importância da etapa. “Este curso é fundamental para garantir que os novos guardas municipais estejam preparados técnica e emocionalmente para servir à população com disciplina, responsabilidade e respeito à cidadania”.

SÃO CARLOS/SP - Durante sessão na Câmara Municipal nesta terça-feira, o presidente Lucão Fernandes fez um pronunciamento contundente ao abordar um grave caso de violência doméstica ocorrido no último domingo, no bairro Parque Santa Mônica, em São Carlos.

Segundo relatado, uma mulher foi encontrada em condições extremamente degradantes, com uma coleira amarrada ao pescoço, situação que causou forte comoção na cidade. De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima sofreu agressões físicas, incluindo socos, chutes e puxões de cabelo, além de ameaças com um facão. O caso é ainda mais alarmante pelo fato de já existir uma medida protetiva contra o agressor, que teria sido desrespeitada.

Na tribuna, Lucão classificou o episódio como uma “afronta à lei” e destacou a necessidade urgente de fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres. “Não há espaço para covardia contra a mulher em São Carlos”, afirmou.

Diante da gravidade da situação, o presidente anunciou a apresentação de um projeto de lei que institui o CAVID-SC (Cadastro Unificado de Violência Doméstica de São Carlos). A proposta prevê a integração de dados entre forças de segurança, sistema de saúde, assistência social e Judiciário, com o objetivo de melhorar o monitoramento de casos, identificar reincidências e permitir ações mais rápidas e eficazes.

Entre os principais pontos do projeto estão o acompanhamento de medidas protetivas, o mapeamento de regiões com maior incidência de violência e a formulação de políticas públicas mais assertivas. Segundo Lucão, a fragmentação atual das informações dificulta respostas rápidas e pode agravar situações de risco.

Além disso, o presidente destacou a apresentação de um Projeto de Resolução, elaborado em conjunto com as vereadoras Cidinha do Oncológico, Fernanda Castelano, Larissa Camargo e Raquel Auxiliadora, além do vereador Lineu Navarro. A proposta cria o “SOS São Carlos por Elas”, um canal no site oficial da Câmara para recebimento de denúncias de violência doméstica, que poderão ser feitas de forma anônima ou identificada.

A iniciativa busca ampliar o acesso a mecanismos de denúncia e oferecer mais segurança para vítimas e testemunhas. “Estamos falando de garantir que nenhuma mulher fique sem voz ou sem alternativa diante da violência”, ressaltou.

Ao encerrar o pronunciamento, Lucão fez um apelo aos parlamentares para que as propostas sejam tratadas com prioridade e reforçou a importância da denúncia como instrumento de combate à violência. Ele também manifestou solidariedade à vítima e defendeu rigor na aplicação da lei ao agressor.

O caso reacende o debate sobre a necessidade de políticas públicas mais eficazes no enfrentamento à violência contra a mulher em São Carlos.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.