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Redação

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 Jornalista/Radialista

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IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté inicia as atividades do Departamento Municipal de Trânsito, com foco na conscientização, orientação, aplicação da legislação e demais regulamentações atinentes ao trânsito de veículos e pedestres. 

Entre as diversas iniciativas tomadas pela Prefeitura, a criação e implementação do Departamento de Trânsito é mais uma ação em prol da segurança dos nossos munícipes, além de ser mais um indicativo do progresso constante que nossa cidade vem alcançando ao longo dos últimos anos.

O novo departamento está ligado à Secretaria Municipal de Governo e contará com ações voltadas à sinalização, controle e análise de tráfego, educação de trânsito, além da fiscalização. A Guarda Municipal será a responsável pelas ações de fiscalização e controle do tráfego. 

O Prefeito Zé Parella destaca que Ibaté está atingindo um outro nível como município. “Diante do crescimento que tivemos e ainda teremos nos próximos anos, é fundamental preparar a estrutura necessária para atender bem nossa gente. Como resultado desse crescimento vários serviços que antes precisavam ser realizados em outras cidades, hoje podem ser realizados aqui mesmo. O Poupatempo, o Posto do INSS e a Nova Rodoviária, são alguns exemplos disso, mas não para por aí, com o crescimento da cidade crescem também as demandas e para atendê-las precisamos de departamentos atuantes”, explicou. 

A Prefeitura de Ibaté investe constantemente em sinalização vertical e horizontal de vias, instalação de novos semáforos, substituição de lâmpadas comuns por LED, melhorando a visibilidade.

 A Guarda Municipal foi capacitada e já está apta para realizar fiscalizações e autuações, mantendo objetivo: deixar a cidade de Ibaté ainda mais segura. “Campanhas específicas de educação no trânsito serão desenvolvidas, tratando principalmente dos casos de maior incidência de acidentes, como excesso de velocidade, utilização de celulares ao volante e uso de álcool antes de dirigir”, pontuou o Secretário de Governo, Édison Fernando da Silva.

O novo diretor de Trânsito, Tenente Coronel Nelson Brito, foi convidado pelo Prefeito José Luiz Parella para integrar essa nova estrutura, diante da vasta experiência que possui como Policial Rodoviário e no exercício da Advocacia.

Ao longo dos próximos dias o Departamento de Trânsito realizará reuniões com a presença de representantes da sociedade civil, entidades religiosas, comerciantes e representantes das forças de segurança para ampliar a comunicação direta com os cidadãos.

O Comandante da GCMI, Vitor Reis, aponta que a atuação da Guarda Municipal na nova função de Agentes de Trânsito, vem ao encontro do fortalecimento e abrangência que a instituição tem recebido sob a gestão do governo municipal, e será mais uma atividade muito bem desempenhada pela GCM. 

Casos de urgência, emergência ou denúncias envolvendo o trânsito local poderão ser realizadas através do telefone da Guarda Civil Municipal 153. 

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BRASÍLIA/DF - Depois de 5 de agosto, o governo federal pretende utilizar o dinheiro das cotas do PIS/Pasep. Com um montante total de R$ 25,4 bilhões, esse dinheiro está inativo sem qualquer reclamação por parte dos beneficiários.

O uso desses recursos foi aprovado pelo Congresso Nacional por meio da PEC do estouro, que foi aprovada no final de 2022. O prazo final para sacar os fundos foi estabelecido em conformidade com o edital de convocação do Ministério do Trabalho e Emprego.

Atualmente, de acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 10,5 milhões de trabalhadores com saldos nas contas do Fundo PIS/Pasep têm acesso a essas cotas.

Têm direito a receber esses fundos aqueles que trabalharam com carteira assinada no setor privado ou como funcionários públicos entre 1971 e 1988, e que ainda não fizeram o saque. Os familiares podem retirar os fundos de trabalhadores falecidos.

No entanto, se o saque não for feito dentro do prazo estipulado, os recursos serão transferidos para o Tesouro Nacional. Nesse caso, os interessados ​​terão até cinco anos para fazer uma nova solicitação de retirada junto ao governo federal.

“Informamos que eventual valor das cotas do PIS/Pasep repassado ao Tesouro será considerado ingresso de receita primária, e, como tal, ficará à disposição do Poder Executivo”, afirmou em nota a assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda.

 

Como sacar PIS/Pasep esquecido

O saque pode ser solicitado no aplicativo FGTS, que permite a transferência para uma conta corrente ou a autorização para a retirada em espécie. Ao abrir o aplicativo, o trabalhador deve clicar na mensagem “Você possui saque disponível”. Em seguida, deve escolher a mensagem “Solicitar o saque do PIS/Pasep” e, por fim, a forma de retirada: crédito em conta ou presencial.

Após essas etapas, o trabalhador deve conferir os dados e escolher a opção “Confirmar saque”. Caso tenha optado pelo crédito em conta, a transferência será feita para qualquer conta bancária indicada pelo trabalhador, sem nenhum custo.

A retirada em espécie varia conforme o valor a que o beneficiário tem direito. O saldo pode ser consultado no aplicativo FGTS. O saque de até R$ 3 mil poderá ser feito nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nos terminais de autoatendimento, utilizando o cartão Cidadão, com senha. Acima de R$ 3 mil, somente nas agências da Caixa, mediante a apresentação de documento oficial com foto.

 

Herdeiros e dependentes

A lei facilita o saque por herdeiros, que passarão a ter acesso simplificado aos recursos. Eles terão apenas de apresentar declaração de consenso entre as partes e a declaração de que não existem outros herdeiros conhecidos, além de documentos como certidão de óbito, certidão ou declaração de dependentes, inventários ou alvarás judiciais que comprovem as informações.

No de trabalhador falecido, o dependente ou herdeiro pode abrir o aplicativo FGTS em seu nome e escolher a opção “Meus saques”. Em seguida, deve clicar nos campos “Outras situações de saque” e “PIS/Pasep – Falecimento do trabalhador”. O aplicativo informará os documentos necessários. Caso tenha a papelada em mãos, basta confirmar o pedido.

 

 

Com informações da Agência Brasil.

CATRACA LIVRE

BRASÍLIA/DF - As mudanças aprovadas pelo Congresso Nacional no projeto de lei do Novo Arcabouço Fiscal motivaram um corte de cerca de 36% das despesas não obrigatórias tanto do ministério da Fazenda, quanto do Planejamento. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (27) pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, que destacou que será cortado R$ 2,6 bilhões do orçamento do Ministério da Fazenda.

“O arcabouço fiscal foi aprovado com algumas alterações dentro do Congresso. Algumas despesas entraram no novo teto. O piso de enfermagem que não estava. Então, nós tivemos um espaço fiscal menor.”

Durante a tramitação do projeto no Congresso, os parlamentares incluíram despesas que o Executivo havia deixado de fora da regra do novo teto fiscal.  

A ministra falou à imprensa antes de uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. “Vim agora em uma missão árdua: tentar mostrar para o ministro Haddad que nós tivemos que fazer um corte no ministério dele de R$ 2,6 bilhões”, brincou Tebet.  

Segundo a ministra, o corte foi necessário para não precisar retirar recursos de políticas públicas e de ministérios “finalísticos”, aqueles que prestam serviços diretos ao cidadão, como os ministérios da Saúde e da Educação.  

“Para podermos, nesse cobertor curto, destinar o máximo possível de recursos para políticas públicas, para projetos de investimentos, para as ações e programas dos ministérios finalísticos que não envolvam, obviamente, aqueles ministérios meios, como é o caso dos ministérios relacionados à equipe econômica”, explicou Simone Tebet. 

Tebet acrescentou que os ministérios novos, que foram criados neste ano, tiveram um reforço no orçamento com o remanejamento de recursos, realizado pelo Planejamento. Foram acrescidos cerca de R$ 400 milhões aos orçamentos da Mulher, dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas.

“Todos os ministérios novos cresceram um pouquinho. Nós fizemos questão de pegar algum espaço, de R$ 400 milhões mais ou menos, para poder rechear um pouquinho [os orçamentos]” desses ministérios, concluiu Simone Tebet.

 

 

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

MILÃO – A Pirelli encerrou o primeiro semestre de 2023 com faturamento de 3,44 bilhões de euros, alta de 7,5% na comparação com igual período do ano passado.  

Segundo resultados divulgados nesta quinta-feira (27), o lucro líquido cresceu 4,1%, chegando a 242,6 milhões de euros. O Ebitda ajustado foi de 739,1 milhões de euros, aumento de 6,3%.  

Para 2023 inteiro, a Pirelli estima faturamento entre 6,5 bilhões e 6,7 bilhões de euros.  

Considerando apenas o segundo trimestre, a empresa italiana faturou 1,74 bilhão (+3,7%), com lucro líquido de 127,6 milhões, 4,4 milhões a mais que no mesmo período de 2022. (ANSA).

 

 

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