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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO PAULO/SP - O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta segunda-feira (25) a Lei nº 18.184, que proíbe o acorrentamento de cães e gatos por correntes ou cordas e dispõe sobre condições de alojamento e bem-estar dos pets. O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Rafael Saraiva (União).

A lei passa a considerar o acorrentamento como restrição da liberdade do animal e entende como alojamento inadequado qualquer espaço que ofereça risco à vida ou à saúde do pet, ou que não atenda às dimensões adequadas ao seu tamanho e porte. Tutores que não cumprirem a norma estão sujeitos a penalidades, conforme a Lei federal nº 9.605/1998.

Ainda conforme a nova Lei Estadual, acorrentar o animal só será permitido temporariamente, na falta de outro meio de contenção. Nesses casos, o pet deve ser preso com corrente do tipo “vaivém” ou similar, desde que o bem-estar do cão ou gato seja preservado com as seguintes condições:

  • Ser acorrentamento temporário;
  • Permitir o deslocamento adequado;
  • Utilizar coleira compatível com o tamanho e porte do animal sendo proibido o uso de enforcadores;
  • Oferecer abrigo do tempo e do clima;
  • Oferecer água limpa e alimentação adequada;
  • Garantir a higiene do espaço e do pet;
  • Impedir o contato com outros animais agressivos ou portadores de doenças.

 

 

Governo de SP

SÃO ROQUE/SP - A Polícia Militar, por meio do 14º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), apreendeu 111 armas de fogo, incluindo uma submetralhadora, em um sítio localizado no município de São Roque, no interior de São Paulo.

A operação foi realizada em conjunto com o Ministério Público, com o objetivo de combater organizações criminosas. As investigações apontaram um homem suspeito de armazenar armas de fogo, além de acessórios e apetrechos para a fabricação de munições.

No endereço, as equipes realizaram uma vistoria no imóvel principal, onde foram encontradas 21 pistolas, 12 revólveres, quatro garruchas, uma submetralhadora, quatro armas de fogo não identificadas e 66 armas longas, incluindo espingardas e três armas de pressão.

A ocorrência segue sendo registrada na Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, que apura possíveis irregularidades no armamento apreendido.

SÃO CARLOS/SP - A edição de 2025 da CUCO - Competição USP de Conhecimentos e Oportunidades – encerrou suas inscrições na última sexta-feira, dia 22 de agosto, com mais de 157 mil estudantes inscritos. Os participantes representam 553 cidades do estado de São Paulo e estão matriculados em cerca de 3 mil escolas públicas. Os resultados desta nona edição mantêm uma tendência semelhante à do ano anterior, demonstrando o forte sentimento de pertencimento à CUCO por parte das instituições de educação básica do estado de São Paulo.

Promovida pelo Programa Vem Saber do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), a CUCO é uma competição voltada exclusivamente para estudantes das redes públicas de ensino, incluindo as redes Estadual, Municipal, do Centro Paula Souza e dos Institutos Federais. Desde sua criação em 2017, a competição tem destacado seu papel na valorização da cultura do conhecimento, além de oferecer oportunidades contínuas para estudantes e professores ao longo dos anos.

Segundo o Professor Antonio Carlos Hernandes, idealizador e coordenador geral do Programa Vem Saber, “a participação na CUCO é uma porta de entrada para um futuro profissional mais promissor. Ela torna o ensino superior em uma instituição pública uma opção de projeto de vida para os alunos da rede pública, independentemente da origem da escola, do período em que estão matriculados ou do perfil socioeconômico de suas famílias. A CUCO valoriza o esforço individual, a dedicação e reconhece talentos que, muitas vezes, permanecem ocultos nas comunidades mais carentes, principalmente em cidades distantes dos centros universitários”.

A Competição valoriza estudantes das três séries do ensino médio e pode premiar até nove alunos por escola, nas categorias ouro, prata, bronze, além da menção honrosa a todos que superarem a nota de corte. Os vencedores têm direito a cursar gratuitamente cursos de formação complementar e participam de uma Live exclusiva, orientada a preparar psicologicamente os vestibulandos.  

Além disso, os certificados de conclusão desses cursos agregam valor aos currículos dos estudantes, reforçando seu diferencial em processos de avaliação, estágio ou entrevistas de emprego, ao demonstrar iniciativa, engajamento e forte comprometimento com o desenvolvimento acadêmico e profissional.

Para os estudantes da 3ª série de ensino das ETECs, vinculadas ao Centro Paula Souza, há ainda um prêmio especial: uma vaga no Programa de Intercâmbio Cultural 2025, com destino a Espanha. Para concorrer, o estudante deve alcançar o melhor desempenho na CUCO 2025 e atender aos demais critérios do programa.

O Coordenador Pedagógico do Programa Vem Saber, Dr. Herbert Alexandre João, destaca que ”a participação na CUCO demonstra o quanto a comunidade escolar valoriza iniciativas que promovem igualdade de oportunidades. Nosso objetivo é que cada participante se sinta estimulado a contribuir para reduzir desigualdades e reforçar a importância de ações concretas de acesso ao conhecimento”.

Além disso, os 9.417 professores participantes desta edição concorrem a 91 bolsas integrais para os cursos de MBA na USP/ESALQ.  Esses professores, chamados de incentivadores, são indicados pelos próprios alunos, que os escolhem durante o processo de inscrição. Os docentes com maior número de indicações poderão optar por uma das 14 opções de especializações disponíveis, gratuitamente. “Na CUCO, escola, alunos, professores e gestores escolares são reconhecidos e valorizados”, concluiu Hernandes. 

Segundo o Coordenador Pedagógico, a CUCO também é uma experiência formativa para os estudantes, que além de treinar para o vestibular, têm a oportunidade de entender como funciona o processo de matrícula e avaliação socioeconômica nas instituições públicas. “Isso é especialmente importante para estudantes que necessitam de apoio à permanência estudantil”, ressalta Herbert João.

PROVAS

Na atual edição, os 157.667 estudantes inscritos, provenientes de 2.876 escolas da rede pública estadual, terão até a próxima sexta-feira, dia 29 de agosto, para realizar a prova na Plataforma do Programa Vem Saber.

Para acessar a prova, o estudante deve fazer login com o CPF e a senha utilizados na inscrição. A avaliação tem duração de duas horas e é composta por 18 questões, elaboradas com base no conteúdo programático oficial da Secretaria da Educação de São Paulo, de acordo com a série em que o aluno está matriculado.

Depoimentos vão compor registro da trajetória da Instituição e serão divulgados nas redes sociais e canais de comunicação

 

SÃO CARLOS/SP - No escopo das celebrações de seus 55 anos, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está reunindo vídeos de pessoas que fizeram ou fazem parte da sua história. A ação integra a campanha "O que a UFSCar construiu em 55 anos?", organizada pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Instituição, com o apoio da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da Universidade e da Rádio UFSCar. O intuito é registrar aprendizados, descobertas, histórias marcantes e experiências em diferentes áreas da vida universitária.

Podem participar todas as pessoas que tenham uma experiência significativa com a UFSCar, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, técnico-administrativos, pesquisadores, colaboradores, terceirizados e egressos. Os vídeos enviados poderão ser publicados nas redes sociais oficiais da Universidade - Instagram (instagram.com/ufscaroficial), Facebook (facebook.com/ufscaroficial), LinkedIn (linkedin.com/school/ufscaroficial), YouTube (youtube.com/@UFSCarOficial) e TikTok (tiktok.com/@ufscaroficial) - e demais canais de comunicação da UFSCar.

De acordo com Agnes Arato, Diretora da CCS, a iniciativa mostra que a história da Universidade é construída por todos os integrantes de seus quatro campi (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino): "A ação contempla quatro temáticas principais e objetiva valorizar a contribuição de cada pessoa na Instituição, reconhecendo como experiências de pesquisa, extensão, ensino e ações de inclusão se conectam e constroem a história da Instituição", registra.

A ideia é que as pessoas se sintam parte dessa comunidade. "Esta é uma oportunidade de registrar uma colaboração mútua e diversa, celebrar nossa trajetória coletiva e, ao mesmo tempo, refletir sobre a universidade que estamos construindo e a que queremos para o futuro", ressalta a Diretora.

As contribuições estão organizadas em quatro eixos temáticos:

- Pesquisa e Inovação - O que a UFSCar descobriu em 55 anos?
Relatos de descobertas científicas, projetos de iniciação e pós-graduação, desenvolvimento de tecnologias e parcerias com impacto social;

- Ensino - O que a UFSCar ensinou em 55 anos?
Experiências de sala de aula, práticas pedagógicas, programas de formação e metodologias inovadoras;

- Extensão - O que a UFSCar transformou em 55 anos?
Iniciativas que aproximam a Universidade da sociedade em áreas como cultura, meio ambiente, educação, esporte e tecnologia;

- Acessibilidade, diversidade e inclusão - O que a UFSCar aprendeu em 55 anos?
Ações ligadas ao acesso à Universidade, políticas afirmativas e práticas que contribuíram para uma instituição mais plural e inclusiva.

Como participar
A gravação deve ter até 1 minuto, em formato vertical, com boa iluminação e som claro. O vídeo precisa estar hospedado no Google Drive, com acesso liberado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e o link informado em formulário online, disponível em https://bit.ly/ccs-55-anos-formulario. O detalhamento de cada eixo pode ser consultado em https://bit.ly/ccs-55-anos-guia. O prazo vai até 30 de setembro. 

O envio não é garantia de publicação. Os vídeos passarão por avaliação da CCS, com possíveis edições jornalísticas e legendagem.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

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