fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Terça, 03 Fevereiro 2026

FRANÇA - Um novo estudo da Universidade de Oxford, publicado pela revista científica Nature Sustainability, afirma que metade da população global – cerca de 3,8 bilhões de pessoas –, estará vivendo sob calor extremo em 2050, se a temperatura média do planeta subir acima de 2 graus Celsius (ºC) em relação aos níveis pré-industriais.

Se este cenário se concretizar, países como o Brasil, Laos, Nigéria, Sudão do Sul e a República Centro-Africana enfrentarão aumentos significativos e perigosos em suas temperaturas.

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os efeitos do aquecimento.

Para os pesquisadores, todas essas regiões estão despreparadas para enfrentar esse nível de calor e muitos moradores desses lugares terão de fazer uma "corrida" aos aparelhos de ar-condicionado já nos próximos cinco anos.

Países de climas mais frios como Finlândia, Rússia e Canadá vão experimentar uma mudança relativa muito maior, com vários dias de calor intenso.

Nestas áreas, mesmo um pequeno aumento na temperatura, segundo o estudo, terá um impacto severo, uma vez que estes países têm suas estruturas pensadas para enfrentar as baixas temperaturas.

"Nossas descobertas devem funcionar como um alerta. Ultrapassar o limite de 1,5ºC de aquecimento terá um impacto sem precedentes em tudo, da educação à saúde e da migração à agricultura”, alerta Radhika Khosla, um dos líderes da pesquisa da Oxford. 

Para Khosla, o único caminho para a humanidade é promover o desenvolvimento sustentável “com emissões líquidas zero para reverter essa tendência de dias cada vez mais quentes”.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Meio Ambiente

REINO UNIDO - A Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido emitiu alerta para o risco, ainda que pequeno, de casos de pancreatite aguda grave em pacientes que utilizam medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras.

Em nota, a agência destacou que a pancreatite aguda é um efeito colateral conhecido, porém pouco frequente, do uso desse tipo de medicamento.

“Em alguns casos extremamente raros, as complicações da pancreatite aguda podem ser particularmente graves”.

De acordo com o comunicado, médicos e pacientes devem estar atentos aos sintomas iniciais de pancreatite aguda para que o quadro não evolua para forma grave, incluindo dor abdominal intensa e persistente que pode irradiar para as costas e ser acompanhada de náuseas e vômitos.

A diretora de Segurança da MHRA, Alison Cave, destacou que, para a grande maioria dos pacientes que recebem prescrição médica para utilizar medicamentos agonistas GLP-1, eles se mostram seguros e eficazes, “proporcionando benefícios significativos para a saúde”.

“O risco de desenvolver esses efeitos colaterais graves é muito pequeno, mas é importante que pacientes e profissionais de saúde estejam cientes e atentos aos sintomas associados”, completou Alison.

 

Entenda

Os medicamentos agonistas GLP-1 são prescritos para o tratamento de diabetes tipo 2 e, no caso de produtos específicos, para o controle de peso e a redução do risco cardiovascular em indivíduos com doença estabelecida e alto índice de massa corpórea (IMC).

Pesquisa recente publicada pela University College London estima que 1,6 milhão de adultos na Inglaterra, no País de Gales e na Escócia usaram as chamadas canetas emagrecedoras, incluindo a semaglutida (Wegovy e Ozempic) e a tirzepatida (Mounjaro), entre o início de 2024 e o início de 2025, com o objetivo de perda de peso.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Saúde

Realizado em Catanduva, evento teve foco na promoção do turismo no interior paulista


ARARAQUARA/SP - Araraquara marcou presença na 1ª Feira Turística do Interior paulista, realizada na cidade de Catanduva entre os dias 29 e 31 de janeiro. A programação incluiu exposições e roteiros turísticos, apresentações culturais, artesanato e gastronomia.

O evento reuniu mais de 50 cidades do Estado, representando regiões turísticas que foram divididas nas categorias Águas, Cultura e Negócios; Águas Sertanejas; Águas, Sabores e Saberes; Caminhos do Tietê; e Centro Paulista, apresentando as características e atrativos locais. Representada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Araraquara participou junto à região turística Centro Paulista, que também contou com a presença dos municípios de Itápolis, Matão e Motuca.

Para a exposição, Araraquara levou diversos produtos disponibilizados por produtores locais, evidenciando a diversidade e a identidade do município. Entre eles, café, cervejas artesanais, água lupulada, lúpulo, agenda, caneta e o mapa turístico de Araraquara. O mapa teve papel de destaque durante a feira, como ferramenta de divulgação e organização da informação turística do município.

Ao longo do primeiro dia, a equipe da Divisão de Turismo da secretaria, formada pelos servidores Pedro Henrique Marcantonio e Taisa Lima, realizou apresentações sobre Araraquara, seus produtos e potencialidades turísticas. Como forma de interação com o público, os visitantes da feira participaram de sorteio de brindes.

De acordo com Gerson Roza de Freitas, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, a participação de Araraquara na feira se tornou uma ação estratégica de promoção do município. "Foi uma ótima oportunidade para apresentar os atrativos da cidade, valorizar os produtores locais e dialogar diretamente com o público. Estar junto à Região Turística Centro Paulista fortalece o turismo regional e amplia a visibilidade de Araraquara como um destino organizado, diverso e com experiências de qualidade”, avalia.

Publicado em Araraquara

SÃO PAULO/SP - Após a gravação de um dos projetos mais significativos de sua carreira, realizada em outubro do ano passado em São Paulo, Naiara Azevedo chega ao palco do Villa Country no dia 10 de abril para apresentar ao público o show de lançamento oficial do novo DVD, “Naiara 15”.

No Villa Country, o público poderá vivenciar pela primeira vez o espetáculo preparado especialmente para a ocasião, cenário inédito e a energia de um show pensado para celebrar essa nova fase da artista.

Os ingressos já estão à venda no site da Ticket 360.

Com uma carreira construída a partir de canções que se tornaram parte do repertório popular do sertanejo, Naiara é responsável por sucessos como “50 Reais”, “Ex do Seu Atual”, “Pegada Que Desgrama”, “Palhaça” e “Avisa Que Eu Cheguei”, músicas que atravessaram gerações e ajudaram a ampliar o protagonismo de Naiara no gênero.

No show do dia 10 de abril, o público poderá ouvir essas canções que marcaram sua trajetória ao lado das faixas inéditas do novo DVD, em um espetáculo que mistura emoção, identidade e conexão direta com os fãs. O repertório foi pensado como uma linha do tempo da artista: do início da carreira aos novos caminhos que passam a ser apresentados agora.

O novo audiovisual da cantora, registrado ao vivo no Espaço Unimed, reúne inéditas e releituras que traduzem a identidade de Naiara com ainda mais maturidade, força e liberdade criativa. “Naiara 15” nasce como um retrato fiel de uma artista que atravessou diferentes fases do sertanejo feminino e hoje se posiciona com ainda mais protagonismo dentro do gênero.

Escolher o Villa Country como palco para o lançamento oficial do projeto reforça a relação da cantora com o público sertanejo de São Paulo e transforma a apresentação em um encontro especial entre passado, presente e futuro da artista. Mais do que um show, a noite será a celebração de um novo momento na carreira de Naiara Azevedo.

 

SERVIÇO Naiara Azevedo - show de lançamento “Naiara 15” no Villa Country

Data: 10 de abril de 2026 (sexta-feira)

Abertura da casa: 20h | Início do show: 00h

Local: Villa Country (Av. Francisco Matarazzo, 774 - Água Branca - São Paulo - SP)

Valores:  Pista: R$ 50,00 (1º lote) | Camarote Villa Country: R$ 120,00 (1º lote) 

Ingressos à venda em https://www.ticket360.com.br/evento/32517/ingressos-para-naiara-azevedo-lancamento-do-dvd-15-anos-de-historia, no Ticket 360 e bilheteria da casa - Bilheteria virtual: A compra pela bilheteria virtual não tem acréscimo de taxa de serviço e tem como forma de pagamento cartão de crédito ou pix. Para ativar a compra através do aplicativo, esteja no local no raio máximo de 500 metros (isento da taxa).

Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de áudio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

Classificação etária: 18  anos

Acesso para deficientes: sim

Publicado em Pop & Arte

Festa acontece neste sábado, dia 7 de fevereiro, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, com 29 excursões confirmadas de 22 cidades

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - O Bloco Califórnia chega à edição 2026 consolidado como o maior pré-carnaval do interior de São Paulo e reforçando seu alcance regional. Neste ano, a festa reúne foliões de diversas partes do estado, com 29 excursões já confirmadas, partindo de 22 cidades como Araraquara, Porto Ferreira, Franca, São Carlos, Orlândia, Itápolis, entre outras. A 9ª edição do evento acontece neste sábado, 7 de fevereiro, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.

Entre os grupos confirmados está a excursão de Bebedouro, organizada por Cindy Santos, que participa do evento há cinco edições. “Fui ao Bloco Califórnia pela primeira vez em 2022 e me apaixonei pela experiência. Desde então, todos os anos organizo excursões na cidade para levar cada vez mais gente para viver essa festa, que já virou tradição para nós”, comenta.

A edição de 2026 também atrai quem vai viver a experiência pela primeira vez, como Beatriz Guimarães Dias, de Altinópolis. “Estamos muito animados para participar. É o tipo de evento que eu adoro, e tudo o que ouvi sobre a organização e o clima da festa só aumentou a nossa expectativa. As atrações também pesaram bastante na escolha”, afirma.

Para Mikhael Nakad, um dos organizadores do Bloco Califórnia, o crescimento das excursões reflete a consolidação do evento como referência regional. “Ver pessoas viajando para viver essa experiência mostra que o Bloco Califórnia já faz parte do calendário do pré-carnaval do interior paulista. Pensamos tudo para quem vem de fora também, com estrutura e organização para que o folião chegue e só se preocupe em aproveitar”, destaca.

 

Line-up diverso atrai o público

Em sua 9ª edição, o Bloco Califórnia apresenta um line-up diverso, reunindo diferentes ritmos e nomes de destaque da música nacional. Entre as atrações estão Pedro Sampaio, um dos artistas mais populares do país, além de Vou Zuar, CountryBeat, Rapazolla, Tati Romero e Cebola. No Setor Trio, o público também poderá curtir apresentações de baterias universitárias e DJs.

 

Venda de ingressos

Os últimos ingressos para o Bloco Califórnia estão à venda pela Blacktag, com entradas disponíveis para os setores Front Stage, Camarote e Open Bar, com valores entre R$80 e R$520.

No mesmo site, os foliões também podem adquirir itens personalizados do Bloco, como abadá, copo, tirante, viseira e leque.

 

Bloco Califórnia 2026

 

Data: 7 de fevereiro

Horário: das 13h à 0h

Local: Estádio Palma Travassos (Avenida Doutor Plínio de Castro Prado, 1000)

Ingressos: blacktag.com.br

Publicado em Ribeirão Preto

BRASÍLIA/DF - A partir desta semana, os correntistas podem pedir a portabilidade de crédito via open finance, com a transferência de empréstimos entre instituições financeiras de forma totalmente digital, diretamente pelos aplicativos dos bancos. Lançada dias após o open finance completar cinco anos, a novidade marca um novo passo na ampliação da concorrência no mercado de crédito.

Fora do ambiente do open finance, a portabilidade de crédito costuma levar de 20 a 25 dias. Com a nova funcionalidade, o consumidor ganha mais agilidade, transparência e poder de escolha na hora de renegociar seus empréstimos.

Nesta fase inicial, o serviço está disponível apenas para operações de crédito pessoal sem consignação, conhecido como crédito “clean”. A expectativa é que, gradualmente, outras modalidades sejam incorporadas ao sistema, ampliando o alcance da funcionalidade.

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (3), a presidente-executiva da Associação Open Finance Brasil, Ana Carla Abrão, classificou o lançamento como um marco para o ecossistema financeiro. Segundo ela, o objetivo é tornar o mercado mais transparente, comparável e acessível para o consumidor.

“A ideia é chegar ao crédito imobiliário, ou seja, abarcar o mercado de uma maneira muito ampla do ponto de vista de portabilidade”, explicou Abrão. 

De acordo com o cronograma atual, a portabilidade do consignado do INSS deve entrar em operação a partir de novembro de 2026.

Lançado em 1º de fevereiro de 2021, o open finance é o sistema que permite o compartilhamento padronizado e seguro de dados financeiros entre instituições, sempre com o consentimento do cliente. Criado pelo Banco Central (BC), o modelo ampliou o antigo open banking ao incluir não apenas dados bancários, mas também informações de crédito, investimentos, seguros e previdência.

Redução de juros

A troca de dados proporcionada pelo open finance pretende aumentar a concorrência, melhorar ofertas e dar mais controle ao consumidor sobre sua vida financeira. 

Segundo a Ana Carla Abrão, a ferramenta tem espaço para reduzir juros, especialmente no crédito sem garantia (sem ativos usados para cobrir eventuais inadimplências).

Atualmente, o crédito sem garantia apresenta grande variação de taxas, com juros de 4% até 20% ao mês. Com ofertas padronizadas, a presidente da Associação Open Finance Brasil diz que o cliente consegue visualizar com clareza a economia nas parcelas e no custo total do contrato.

O open finance já soma cerca de 100 milhões de consentimentos únicos ativos, o equivalente a cerca de 30 milhões de pessoas com ao menos uma conta conectada. Para a associação, a portabilidade tende a impulsionar ainda mais o uso do sistema e estimular a competição entre as instituições financeiras.

Como pedir a portabilidade de crédito no open finance

  •      Acesse o aplicativo do banco para o qual deseja levar o empréstimo;
  •      Entre no menu de crédito e autorize o compartilhamento de dados via open finance;
  •      Visualize os contratos elegíveis, que nesta etapa são apenas de crédito pessoal sem consignação;
  •      Compare as condições do contrato atual com a nova oferta, incluindo prazo, valor das parcelas e custo total;
  •      Baixe e leia o contrato, se desejar, antes de tomar a decisão;
  •      Aceite a proposta e assine digitalmente, usando o método adotado pela instituição (token, SMS, biometria, entre outros);
  •      Aguarde a conclusão, que pode levar até cinco dias úteis, três dias para eventual contraproposta do banco original e dois dias para liquidação.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.