Jornalista/Radialista
KIEV - Uma semana após a Rússia ter deixado o acordo que permitia o trânsito de navios ucranianos com grãos para exportação, a guerra se espalha pelo mar Negro, chegando o mais perto de fronteiras da Otan (aliança militar do Ocidente) desde que Vladimir Putin invadiu o vizinho há 18 meses.
Na terça (25), o Ministério da Defesa russo disse que um de seus navios-patrulha, o Serguei Kotov, foi atacado por dois drones marítimos operados por Kiev. Segundo o relato, eles foram destruídos a cerca de 1 km do barco russo, que disparou contra eles quando patrulhava uma área no sudoeste do mar, a 370 km da base da Frota do Mar Negro, em Sebastopol (Crimeia).
É a primeira ação do tipo em meses, em um campo menos explorado da guerra. A Marinha ucraniana foi basicamente dizimada pelos russos, que por sua vez tiveram a mais simbólica perda do conflito quando Kiev afundou a nau-capitânia da frota de Moscou na região, o cruzador pesado Moskva, com um ataque com mísseis antinavio disparados da costa.
O acordo para a exportação de grãos, vigente desde julho do ano passado, reduziu bastante a atividade naval do conflito a destruição do último navio de maior porte ucraniano pelos russos, em maio, foi o último incidente de relevo. Agora, isso tende a mudar, até pela proliferação de drones marítimos de Kiev, como os utilizados contra a ponte que liga a Crimeia anexada à Rússia, trazendo novos riscos de expansão da guerra.
Exemplo disso ocorreu na segunda (24), quando os russos bombardearam terminais de grãos em dois portos no estuário do Danúbio, Izmail e Reni, pela primeira vez. Foi o ataque mais próximo de território da Otan em toda a guerra: essas cidades só têm o rio a lhes separar da Romênia, integrante da aliança militar. Em alguns trechos, menos de 200 m entre as margens.
Até aqui, dois incidentes haviam deixado o Ocidente de cabelo em pé. No primeiro mês da guerra, os russos atingiram uma base de treinamento a meros 25 km da fronteira da belicosa Polônia. Em novembro, passado, um míssil antiaéreo ucraniano acabou caindo no território polonês, matando duas pessoas. Houve também caso inusual de um drone ucraniano que caiu na Croácia, após voar sobre Moldova e Romênia.
Com a eventual proliferação de ataques e incidentes no mar Negro, que tanto Moscou quanto Kiev declararam bloqueado ao dizer que considerariam qualquer navio suspeito de transporte militar após o fim do acordo dos grãos, os riscos de algum erro de cálculo se multiplicam. A região já viu um drone americano ser derrubado por um caça russo neste ano, e diversos incidentes entre forças de Moscou e da Otan nos últimos anos.
Até a segunda, a Rússia havia focado seus ataques à infraestrutura portuária ucraniana mais ao norte, na região de Odessa. O eventual escoamento da produção pelo estuário do Danúbio no mar Negro, junto às águas da Romênia, é mais caro, mas teoricamente seria mais imune a ataques não mais. Putin diz que só voltará ao arranjo se o Ocidente respeitar a contrapartida ao acordo, que é a facilitação da exportação de grãos e fertilizantes russos.
A Turquia, mediadora com a ONU do acerto e também membro da Otan, afirmou que os países ocidentais deveriam ouvir o russo. Nesta terça, após um encontro entre Putin e o ditador belarrusso, Aleksandr Lukachenko, o Kremlin reafirmou que não pretende voltar voluntariamente ao acordo.
Enquanto isso, os combates prosseguem. Kiev afirma que sua contraofensiva fez alguns ganhos incrementais no sul ucraniano e na região de Bakhmut, no leste. Já os russos disseram ter repelido novamente ataques, e que prosseguem com sua própria ofensiva no norte de Donetsk (leste) e em Kharkiv (nordeste), mas com intensidade bem menor do que a propagandeada na semana passada.
Ao que tudo indica, tanto Moscou quanto Kiev podem ter exagerado, com motivações diversas, as ações russas. Os ucranianos falaram na maior concentração de tropas desde a invasão de 2022, com 100 mil militares de Putin, mas o que se viu até aqui não corrobora isso.
Mais ao sul, em Zaporíjia, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) afirmou que detectou minas terrestres antipessoais no perímetro externo da usina nuclear homônima, a maior da Europa. O diretor-geral do órgão, o argentino Rafael Grossi, não disse o que parece óbvio, que elas são russas, mas condenou a ação ainda que afirmando não haver risco para os reatores.
Os operadores russos da usina, ocupada em março de 2022, disseram ter desligado de vez 2 dos 6 reatores do local, que não está produzindo energia.
por IGOR GIELOW / FOLHA de S.PAULO
ARARAQUARA/SP - A creche C.E.R. Carmelita Garcez, que fica na Avenida Mario Ybarra de Almeida, no São José, foi novamente alvo de ação criminosa na cidade de Araraquara.
O fato ocorreu na madrugada de terça-feira (25), cerca de 24 horas depois da última ocorrência na instituição.
No fato ocorrido na madrugada de segunda-feira (24), a instituição foi invadida e teve materiais de escritório e de informática furtados. Na terça-feira, o responsável pelo local acionou a Polícia Militar após constatar que novamente o local foi alvo de criminosos.
Segundo o Boletim de Ocorrência, foram verificados danos na porta de entrada que dá acesso às salas de aula. Apesar dos danos, durante vistoria na creche foi constatado que nada foi levado desta vez.
A perícia foi acionada no local para colher provas para a investigação, que será feita pela Polícia Civil.
Ed Junior / PORTAL MORADA
TAMBAÚ/SP - Conheça o acervo da Linha Ferroviária da Mogiana que está sendo recuperado e reagrupado para a Exposição que contará a história da estrada de ferro em Tambaú.
Confira algumas as peças que foram recuperadas e as que fazem parte do acervo do Museu Histórico Ernesto Ricciardi.
A exposição terá início em 19 de agosto, dia da inauguração da restauração da Casa do Chefe da Estação e desde já conta com o apoio dos amigos José Eli Costa e Vania Dercole, que estiveram presentes em reunião nesta manhã no gabinete do prefeito para alinhamento de detalhes sobre o evento.
Os itens serão patrimoniados pela Prefeitura Municipal de Tambaú.
PMT
SÃO ROQUE/SP - A cidade de São Roque, situada a apenas 60 km de São Paulo, recebe de 18 a 27 de agosto o São Paulo Wine Fest. O evento reunirá o melhor do mundo dos vinhos nacionais e importados e da gastronomia, com atividades diversas, para todos os gostos e todos os bolsos, alguns gratuitos.
Serão vinhos de 12 países em eventos ou, como preferem os organizadores, experiências, espalhadas pela cidade e arredores, muitos acontecendo nas vinícolas da região. O consumidor final tem programação mais intensa nos finais de semana, de quinta a domingo, enquanto o trade tem agenda durante a semana.
Um dos grandes diferenciais do São Paulo Wine Fest (SPWF) é abranger experiências ao pé dos parreirais das vinícolas locais, ao ar livre e com muita descontração, além dos eventos em salões, clubes, hotéis, restaurantes e casa de eventos.
“Esperamos uma forte presença do público paulista, mas certamente receberemos muitos visitantes de todo o Brasil”, comenta Alex Sandro Santiago, presidente do Sindusvinho. “A programação está agradável e atenderá aos apaixonados por vinhos e gastronomia aliados a música e atividades para toda a família”, diz.
Os visitantes poderão participar de uma tradicional feira de vinhos, com degustações temáticas de rótulos de todo o mundo e master classes.
São Roque conta hoje com 18 vinícolas, que se somadas a muitas de outras regiões brasileiras, como a Serra da Mantiqueira, passaram a produzir vinhos com a técnica da dupla poda, batizados de “Vinhos de Inverno" com colheita no meio do ano.
O Roteiro do Vinho participa ativamente do SPWF, com atividades enogastronômicas na quase totalidade dos seus 48 associados. “A ideia é receber produtores de vinho de todo o mundo e fazer a cultura do vinho mais forte e presente para os brasileiros”, acrescenta Leodir Ribeiro, presidente do Roteiro do Vinho.
O público pode acompanhar a programação pelo Instagram @saopaulowinefest e no site de vendas Wine Locals, através do link:
https://www.wine-locals.com/
O evento conta com a produção e expertise do Grupo BACO Multimídia, em parceria com o SindusVinho e Roteiro do Vinho.
Programação:
Sexta-feira 18/08
Vinhos dos Mortos no Quinta do Olivardo
Horário: 19h às 23h
Local: Quinta do Olivardo (Estrada do Vinho, km 4, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares)
Horário: 19h às 23h
Valor: R$ 249,00
Antiga tradição portuguesa, o participante enterra uma garrafa de vinho adquirida no local, que poderá ser resgatada após seis meses, a luz de velas, recriando a atmosfera das casas do século XIX. A experiência inclui um jantar no restaurante com pratos inspirados na culinária da Ilha da Madeira, com performance da fadista Ciça Marinho, que cantará clássicos da música portuguesa.
Sábado 19/08
Almoço harmonizado em 4 tempos na Vila Don Patto
Horário: das 11h30 às 13h30
Local: La Pasta Don Patto Ristorante – Estrada do Vinho, km 2,5 – Bairro Sorocamirim – São Roque - SP
Valor: R$ 319,00
Piquenique no Vinhedo
Horário: De 12:00h às 17:00h
Local: Vinícola XV de Novembro
Valor: combo para casal R$ 429,00
Número de lugares: 8 para 2 pessoas
O ingresso inclui caixa de madeira, taça personalizada, vinho fino tempranillo rosé como sugestão, pão de fermentação natural, azeite, queijo de ovelha, patê de alcachofra, charcutaria, mix de castanha, amendoim, geleia, muffin de alcachofra, muffin de bacalhau, trufa, alfajor, toalha, ice bag, guardanapos e água. O evento acontece também no dia 26/08 no mesmo horário.
Góes Wine Sunset
Horário: 16h às 21h
Local: Vinícola Góes, Estr. Do Vinho (Sp-077), 9111 - Canguera, São Roque - SP Valor: R$ 50,00
Número de Lugares:
Por-do-sol na vinícola Góes, com música ao vivo, food trucks, bar de coquetéis e vinhos e diversão e atividades para as crianças, regado a uma dose de 120 ml de vinho da vinícola.
Domingo 20/08
Almoço Esloveno
Horário: 11h30 às 15h
Local: Casa da Árvore - Rodovia Prefeito Quintino de Lima, km 1,5 - São Roque-SP
Número de lugares: 50
Valor: 1o lote R$ 220,00
Uma experiência no mundo da culinária eslovena.Por ser um país situado ao sul da Áustria e norte da Itália, sua culinária é peculiar e apresenta traços de cada uma dessas culturas.
Cada etapa do almoço será harmonizada com um dos vinhos da casa. Será servido também um vinho esloveno. Trata-se de um menu com sete tempos com receitas tradicionais da família proprietária da vinícola.
Sabádo 26/08
Feira Internacional de Vinhos com palestras e masterclass
Horário: 11h às 18h
Local: Vila Don Patto - Estrada do Vinho, km 2,5 - Jardim Villaça Valor: R$ 50,00
Número de lugares:
Domingo – 27/08
Feira Internacional de Vinhos com palestras e masterclass
Horário: 11h às 18h
Local: Vila Don Patto - Estrada do Vinho, km 2,5 - Jardim Villaça Valor: R$ 50,00
Número de lugares:
Durante a semana haverá atividades dedicadas a profissionais. São Paulo Wine Fest é uma produção do Grupo BACO Multimídia em parceria com o Sindusvinho e Roteiro do Vinho.
Sobre o Roteiro do Vinho
É uma associação que reúne mais de 50 estabelecimentos que estão localizados na Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima, asfaltada, onde os comércios, familiares e tradicionais, oferecem ótima estrutura ao visitante e produtos como uvas, alcachofra, turismo e hospitalidade, com toque acolhedor do interior e princípios herdados dos antepassados.
Serviço:
São Paulo Wine Fest
De 18 a 27 de agosto
Local: São Roque
Ingressos:
https://www.wine-locals.com/
Instagram: @saopaulowinefest
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.