Jornalista/Radialista
RIO DE JANEIRO/RJ - O vídeo de uma entrevista de Xuxa Meneghel e Taís Araújo viralizou nas redes sociais na tarde de domingo (18). No programa ‘Superbonita’ da GNT, a loira afirmou à atriz que gostaria de ter nascido negra.
“Eu queria vir com a sua cor, com seu cabelo, sua pele”, disse Xuxa. Taís Araújo respondeu: “Quer mesmo? Ser preta não é mole não. Depois te conto o que é vir preta nesse país e nesse mundo”.
Confira o vídeo:
A Taís Araújo mandando a real pra Xuxa pic.twitter.com/9Iau6YiSyC
— Atailon (@atailon) April 18, 2021
O nome de Xuxa ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais após sua fala polêmica. Confira alguns tweets:
A Taís Araújo vendo a Xuxa falar pic.twitter.com/PEuskV5KsZ
— Cristina la Veneno (@FaelCalderone) April 18, 2021
Xuxa diz a Taís Araujo que desejaria ter nascido negra.
— Pablo Verdolaga ?? (@Pablogapaisa) April 18, 2021
"Temos uma dívida histórica" disse a loira.
Ow Xuxa, ninguém aqui lembra de nenhuma Paquita NEGRA!!
Pode mostrar pra gente?
*Por: Geórgia Santiago / METROPOLITANA
SÃO CARLOS/SP - Em tempos de pandemia da Covid-19, os números de óbitos divulgados diariamente alertam para a gravidade do cenário e reforçam a importância da adoção das medidas sanitárias. A luta contra a pandemia é de pacientes e seus familiares e de tantos profissionais de saúde que se esforçam nesse combate há mais de um ano. Recentemente, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) divulgou a taxa de mortalidade em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), públicas e privadas, um espaço que tem sido um campo importante na batalha contra a doença. Os dados nacionais mostram que o índice de óbitos no Sistema Único de Saúde (SUS) é de 52,9% e, na saúde privada, é de 29,7%. No Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar/Ebserh), essa taxa, em março, foi de 30%, aproximando-se das taxas mais baixas do país.
Os dez leitos de UTI do HU foram inaugurados em 2020 e já direcionados para o atendimento exclusivo a pacientes adultos do SUS com casos de Covid-19. A equipe da UTI-Covid conta com cerca de 60 profissionais, entre equipe de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e limpeza, além da equipe de apoio do Hospital, composta por nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e farmacêutico. A infraestrutura conta com todo o suporte necessário para atendimento aos pacientes com Covid.
Gerhard da Paz Lauterbach, clínico geral e médico da UTI do HU-UFSCar, relata que os pacientes que têm chegado até a UTI do Hospital, em sua maioria, já vêm em ventilação mecânica ou prestes a serem entubados e conectados a um respirador. "Pela gravidade da patologia pulmonar e de tantos outros problemas que têm acompanhado a Covid, como risco de infecções bacterianas, insuficiência renal e descontrole glicêmico, a chance de evolução desfavorável nesse perfil de pacientes é grande", expõe o médico.
Para Lauterbach, no entanto, o índice de mortalidade da UTI do HU se aproxima das taxas mais baixas apontadas pela Amib por um conjunto de fatores que influencia a qualidade do cuidado ofertado aos pacientes. "Certamente nossa equipe multidisciplinar extremamente capacitada, aliada aos nossos plantonistas e residentes, tem papel crucial nesses resultados positivos. E, também, nada disso seria possível sem um adequado planejamento de insumos", garante.
Atendimento na pandemia
Desde o início da pandemia, o HU passou por reestruturações para conseguir atender à comunidade, contribuindo com o sistema de saúde público de São Carlos e região. Além da contratação de 118 profissionais, por meio de seleção emergencial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital promoveu a capacitação da sua equipe. Foram 15 ações de capacitação com cerca de 850 participações. Além disso, o Hospital readequou o fluxo de atendimento dos pacientes para garantir a separação necessária entre aqueles com sintomas de Covid e os com outras doenças, e reestruturou os leitos para ofertar espaço suficiente para os casos de coronavírus. Atualmente, são 24 leitos de enfermaria adulto, quatro leitos de suporte ventilatório e 10 leitos de UTI.
Desde o início da pandemia, foram atendidas no Hospital 932 pessoas positivadas para Covid-19, destas, 526 precisaram de internação. Nesta sexta, dia 16/4, o HU tem 29 pacientes internados no espaço Covid, sendo 11 em internação clínica, oito em suporte ventilatório e 10 na terapia intensiva.
Para Fábio Neves, superintendente do HU-UFSCar, o Hospital tem desempenhado um importante papel no enfrentamento à pandemia de Covid-19 na região. "O HU-UFSCar é um hospital público, que atende exclusivamente pacientes do SUS e que fez grandes investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação. Isso tem gerado bons resultados assistenciais, como exemplo, as taxas de mortalidade pela Covid-19, que se assemelham às dos melhores hospitais do Brasil".
"Espero que possamos continuar aprendendo juntos e melhorando a qualidade do cuidado de nossos pacientes a cada dia, impulsionados pelas palavras de conforto e orações diárias de tantos familiares que, angustiados, anseiam pelo fim dessa pandemia tanto quanto nós", conclui o médico Gerhard da Paz Lauterbach.
SÃO CARLOS/SP - O assunto desta semana já foi debatido em outras oportunidades, mas devido a época de pandemia e com o consumidor enfrentando dificuldades financeiras, a dúvida surgiu novamente, pois sabemos que as cobranças das instituições financeiras continuam normalmente.
Pois bem, trago informações importantes ao consumidor que não deseja mais realizar pagamento de quaisquer taxas e tarifas para bancos, ou seja, o cliente não é obrigado a contratar qualquer pacote de serviços e assim poderá possuir conta em qualquer instituição financeira sem precisar arcar com qualquer valor mensalmente.

Para o consumidor que esteja com intenção de contratar, transferir ou até mesmo mudar o pacote de serviços de sua conta bancária, poderá solicitar por uma conta corrente isenta de taxas, para isso, basta solicitar pela conta chamada conta de Serviços Essenciais.
Saliento que é obrigatório os bancos informarem o direito do consumidor em adquirir esta modalidade de conta e dever de atender a opção do cliente.
Com isso, o consumidor não é obrigado a adquirir qualquer outro produto do banco, ficando limitado ao pacote de serviços essenciais, que ao me ver, favorece o correntista.
A Resolução 3.919 do Banco Central determina que, ao optar pelo Rol de Serviços Essenciais, o correntista terá direito a um cartão com função débito e poderá realizar até quatro saques por mês, inclusive, por meio de cheque; até duas transferências por mês entre contas da mesma instituição; até dois extratos por mês contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento, além de realizar livremente consultas pela internet.
Com a conta essencial, o consumidor tem ainda o direito de receber até 28 de fevereiro de cada ano, o extrato consolidado, discriminando mês a mês os valores das tarifas cobradas no ano anterior; dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; compensação de cheques e prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.
Se você não foi informado sobre a existência desta modalidade de conta bancária e tem interesse agora em adquirir, vá até a instituição bancária e exija a migração de para esta opção prevista em Lei.
Por fim, saliento que a conta essencial em nada tem a ver com a chamada conta salário, sendo que esta última é exclusiva para recebimento do salário mensal.
Até a próxima, use máscara e álcool gel, previna-se, siga as recomendações médicas.
*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal deteve três jovens que foram acusados de pichar o portão do estádio municipal ‘Luís Augusto de Oliveira’, e uma banca de jornais e revistas que fica defronte ao estádio.
Uma denúncia chegou à Guarda Municipal que rapidamente deslocou ao local, no qual foi encontrado os três jovens sentados em um banco e ao lado uma lata de spray. Ao serem questionados sobre o vandalismo, os mesmos confirmaram a autoria do ato na banca, mas negaram a pichação no estádio.
Os sujeitos de 17, 18 e 19 anos, mais a lata de spray foram levados ao Plantão Policial, onde ficaram à disposição do delegado.
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.
O parágrafo §1º e §2º é de extrema importância para entendimento do assunto, vejamos:
§ 1º Se o ato for realizado em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 06 (seis) meses a 01 (um) ano de detenção e multa.
§ 2º Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
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