Jornalista/Radialista
IBATÉ/SP - A Prefeitura Municipal de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, deu início à Campanha do Agasalho 2026 com a realização do Dia D de arrecadação, promovido no último sábado, 23 de maio.
A ação marcou o começo da mobilização solidária que tem como objetivo arrecadar roupas, calçados, cobertores e mantas para atender famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
Realizado em parceria com a EPTV, o Dia D aconteceu na Praça Central, reunindo doações e incentivando a participação da comunidade nesta importante corrente do bem.
A Secretaria Municipal de Assistência Social reforça que todas as doações devem estar em boas condições de uso e conservação. Roupas rasgadas, sujas, danificadas ou sem condições de utilização não atendem ao objetivo da campanha.
A população ainda pode participar da Campanha do Agasalho 2026 e contribuir para aquecer o inverno de muitas famílias ibateenses.
Os pontos de arrecadação estão na Prefeitura Municipal, Câmara, Biblioteca, Campo Municipal, Centro Cultural, Escola Estadual Edésio Castanho, unidades de Saúde e as escolas municipais Maria Luiza Batistela, Júlio Benedicto Mendes, Neusa Milori Freddi, Bruna Espósito, Ernesto Spilla, Jovina de Paula Pessente, Vera Helena Trinta Pulcinelli, Antonio Deval, Alice Rossito Cervoni e Brasilina Teixeira Ianoni.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio Cesar protocolou uma Moção de Congratulação em homenagem à Santa Casa de São Carlos pela conquista da Certificação de Hospital de Ensino – Nível 1, concedida pelos Ministérios da Saúde e da Educação. O reconhecimento federal foi oficializado por meio da Portaria Conjunta SGTES/SAES nº 52, publicada no Diário Oficial da União no último dia 20 de maio.
Na moção, Jùlio Cesar destaca que a certificação representa um dos marcos mais importantes dos 135 anos de história da instituição, validando mais de uma década de investimentos e avanços na integração entre ensino, assistência, pesquisa e qualificação profissional na área da saúde.
O parlamentar ressaltou ainda que a Santa Casa foi a segunda instituição do Estado de São Paulo a conquistar a certificação dentro das novas regras federais e a primeira de toda a região a alcançar esse reconhecimento, consolidando o hospital como referência regional em saúde pública, formação acadêmica e desenvolvimento científico.
O documento também enaltece o trabalho coletivo realizado por mais de 1.400 colaboradores, mais de 300 médicos, além de docentes, coordenadores, preceptores, residentes e estudantes envolvidos diariamente na formação de profissionais e no atendimento à população.
Jùlio Cesar destacou os investimentos realizados pela instituição no fortalecimento do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), na ampliação dos programas de residência médica e multiprofissional, nos campos de estágio e no desenvolvimento de projetos científicos voltados à inovação e melhoria da assistência hospitalar.
A moção cita ainda as declarações do gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa, André Mascaro, que classificou a certificação como resultado de uma construção coletiva baseada em planejamento, comprometimento e excelência na educação em saúde. Também menciona a fala do provedor Antonio Valério Morillas Junior, que afirmou que a conquista reforça o papel da Santa Casa como referência regional na integração entre assistência e ensino.
Para Jùlio Cesar, a homenagem representa o reconhecimento do Legislativo ao trabalho desenvolvido pela instituição ao longo dos anos. “É uma conquista histórica para São Carlos e para toda a nossa região. A Santa Casa demonstra, mais uma vez, sua excelência, compromisso com a vida e dedicação à formação de novos profissionais da saúde”, destacou o vereador.
Concessionária que administra 1.221 km de rodovias une-se à iniciativa para prevenir e enfrentar a violência sexual infantojuvenil
ITIRAPINA/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias formalizou sua adesão ao Programa Na Mão Certa, iniciativa da Childhood Brasil voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Com a decisão, a concessionária reforça seu compromisso com a responsabilidade social, a defesa dos direitos humanos e a promoção de práticas alinhadas à agenda ESG (ambiental, social e de governança).
Ao assumir o compromisso com o programa, a Eixo SP reconhece o papel estratégico que exerce na proteção de crianças e adolescentes. A concessionária administra 1.221 quilômetros de rodovias no Estado de São Paulo, trechos que concentram elevado fluxo de veículos e intensa circulação de pessoas, além de postos de combustíveis, restaurantes, áreas de parada e frentes de obras distribuídas ao longo da malha viária.
Diante dessa realidade, a empresa passa a atuar de forma preventiva e educativa, ampliando ações de conscientização junto a usuários das rodovias, colaboradores próprios e terceiros. Entre as medidas previstas estão campanhas de orientação, disseminação de informações sobre prevenção ao abuso sexual, inclusive em ambiente digital, e fortalecimento do compromisso de tolerância zero à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA).
Ações previstas
Como parte da adesão ao programa, a Eixo SP irá desenvolver uma série de iniciativas ao longo do ano para ampliar a conscientização e fortalecer o enfrentamento da violência sexual infantojuvenil.
Entre as ações previstas estão campanhas contínuas de prevenção e conscientização; produção e distribuição de materiais informativos sobre o Programa Na Mão Certa; realização de ações presenciais em diferentes pontos da malha rodoviária; avaliação de pontos críticos nas rodovias com apoio da Polícia Militar Rodoviária; mobilização e capacitação de lideranças e colaboradores.
Os materiais educativos serão distribuídos ao público interno e externo em todas as instalações operacionais e administrativas da concessionária, incluindo Serviços de Atendimento ao Usuário (SAUs), Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros (PPDs), regionais operacionais, praças de pedágio e usinas de asfalto da empresa.
Informação e denúncia como ferramentas de combate
Além da conscientização, a iniciativa busca ampliar o acesso à informação e incentivar denúncias de situações de violência e exploração sexual. Os materiais que serão divulgados pela concessionária irão orientar usuários e colaboradores sobre os canais oficiais de denúncia e a importância da atuação da sociedade na proteção de crianças e adolescentes.
A proposta é transformar os espaços administrados pela concessionária em ambientes de informação, acolhimento e incentivo à denúncia, fortalecendo a rede de proteção à infância ao longo do trecho concedido.
A adesão da Eixo SP ocorre em um contexto preocupante. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam que, a cada hora, oito crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil. O cenário é ainda mais alarmante diante da subnotificação. Estima-se que apenas 8,5% dos casos de estupro cheguem oficialmente aos registros policiais.
Criado em 2006, o Programa Na Mão Certa reúne empresas, organizações da sociedade civil, governos e profissionais do setor de transporte em uma ampla mobilização nacional para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, especialmente em regiões próximas às rodovias e corredores logísticos do País. A iniciativa atua por meio de conscientização, capacitação, campanhas educativas e articulação entre diferentes setores da sociedade.
Ação comemorativa contou com centenas de espectadores e arrecadação solidária de alimentos
SÃO CARLOS/SP - Na tarde do último sábado (23 de maio), aconteceu a apresentação da Banda Sinfônica de Uberlândia, em celebração aos 55 anos da Unimed São Carlos. O evento reuniu cerca de 800 espectadores, entre comunidade, colaboradores, médicos cooperados, beneficiários e convidados, em um momento marcado pela cultura e solidariedade.
Com um repertório especial trazendo grandes trilhas do cinema, a Banda proporcionou uma experiência inesquecível ao público presente, reforçando o compromisso da cooperativa em promover iniciativas que aproximem a cultura da população e valorizem momentos de convivência e bem-estar.
Além do sucesso de público, o evento também teve um importante caráter solidário. Por meio da arrecadação de alimentos realizada durante a ação, foram arrecadados mais de 600 quilos de mantimentos, que serão destinados a instituições assistenciais da região.
A Unimed São Carlos agradece a presença de todos que participaram deste momento tão especial, bem como à Banda Sinfônica de Uberlândia pela belíssima apresentação, que tornou a celebração ainda mais marcante.
“Celebrar nossos 55 anos ao lado da comunidade, promovendo cultura e solidariedade, é motivo de grande alegria para todos nós. Ficamos muito felizes com a participação do público e com o resultado da arrecadação de alimentos”, destaca Bolívar Soares Mendjoud, diretor da cooperativa.
A apresentação integrou a programação comemorativa dos 55 anos da Unimed São Carlos, que ao longo do ano contará com outras ações voltadas à comunidade. Acompanhe as redes sociais da Unimed São Carlos (@unimedsaocarlos) e fique por dentro dos próximos eventos.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.