fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Moção de Congratulação foi entregue durante sessão ordinária desta terça-feira, 26 de maio

 

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos prestou uma homenagem especial à Banda Doce Veneno na tarde desta terça-feira, 26 de maio. Durante a sessão ordinária, o vereador Edson Ferraz (MDB) entregou a Moção de Congratulação pelos 50 anos de história e contribuição à cultura musical do interior paulista e do Brasil.

Os fundadores Wagner e Neto estiveram presentes para representar a banda neste momento histórico, recebendo das mãos do vereador o documento que formaliza o reconhecimento da Câmara Municipal à trajetória do grupo.

"Cinquenta anos de música, de memória afetiva e de alegria levada a milhares de pessoas. Isso é o que representa a Banda Doce Veneno para São Carlos e para o interior paulista", afirmou o vereador Edson Ferraz durante a entrega.

Meio século de estrada
A trajetória da Banda Doce Veneno começou em 8 de junho de 1976, com a primeira apresentação sob o nome Twnyp, em Ribeirão Bonito. Em 1982, o grupo adotou o nome Doce Veneno e passou a consolidar sua identidade musical, acumulando mais de 6 mil apresentações ao longo das décadas. Shows como "Túnel do Tempo", "Tributo ao Clube da Esquina" e "Queen Forever" tornaram-se marcas registradas da banda, que também dividiu palco com grandes nomes da música brasileira.

A formação atual do grupo é composta por Wagner, Neto, Claudinho, Maicon, Sérgio e a vocalista Soraia Sadi, músicos que mantêm viva a chama da arte e da memória afetiva que atravessa gerações.

Na homenagem, o vereador fez questão de lembrar com carinho e saudade do guitarrista Marciel Marcasso, o Mak, que integrou a banda desde 1994 até sua partida e deixou quase três décadas de contribuição inesquecível à música regional.

Um patrimônio de São Carlos
A Moção de Congratulação aprovada pela Câmara Municipal reconhece a Banda Doce Veneno como patrimônio cultural de São Carlos e do Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso do mandato do vereador Edson Ferraz com a valorização da cultura, da arte e das histórias que constroem a identidade da cidade.

Ao completar 50 anos de atividades ininterruptas em 2026, a Banda Doce Veneno segue encantando públicos de todas as gerações, mantendo viva a chama da música de qualidade no interior brasileiro.
Que venham os próximos 50 anos.

SÃO CARLOS/SP - A noite do passado dia 21 de maio ficou marcada por duas celebrações importantes, realizadas em simultâneo. A primeira foi relativa à comemoração dos 46 anos do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), e a segunda dedicada à passagem dos 40 anos do “Observatório Dietrich Schiel”.

Coube ao docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Valter Luíz Líbero - que teve e continua a ter um importante papel na criação e no desenvolvimento do “Observatório Dietrich Schiel” -, apresentar o percurso histórico daquele equipamento, edificado no campus USP São Carlos, tendo lembrado, simultaneamente, a figura ímpar do Prof. Dietrich Schiel.

De fato, o Prof. Dietrich Schiel teve um papel fundamental na criação e consolidação do Observatório Astronômico da USP, em São Carlos, hoje denominado “Observatório Dietrich Schiel”. Como coordenador da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural da USP, ele foi um dos grandes responsáveis por transformar o projeto em realidade, incentivando a popularização da astronomia e aproximando a ciência da sociedade, principalmente dos mais jovens.

Graças ao seu empenho, foi possível trazer para São Carlos o histórico telescópio refrator “Grubb 204/3000”, pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, além de ter mobilizado apoios institucionais e financeiros para a construção do observatório, inaugurado em 1986 durante a passagem do Cometa Halley.

O trabalho de Dietrich Schiel marcou profundamente a educação científica em São Carlos e região, tornando o observatório uma referência nacional em divulgação da astronomia, recebendo milhares de estudantes, professores e visitantes ao longo das décadas. Em reconhecimento à sua dedicação e visão, o espaço passou oficialmente a levar seu nome em 2011, como homenagem ao legado deixado por ele para a ciência e para a educação brasileira.

Noite de homenagens

Estas comemorações serviram igualmente para homenagear diversas personalidades e autoridades que, ao longo do tempo, se dedicaram a dar continuidade ao trabalho do Prof. Schiel. Dessa forma, a primeira homenagem da noite, feita pelo novo diretor do CDCC, Prof. Dr. Fernando Fernandes Paiva (IFSC/USP), foi para o funcionário Jorge Hönel, que se encontra ao serviço do observatório desde o início de suas atividades e que contribuiu decisivamente na construção da infraestrutura e ne atendimento ao público ao longo dos anos.

Ao falar sobre o Centro e a importância de a infraestrutura ser mantida por técnicos-administrativos da USP, o Prof. Fernando Paiva homenageou igualmente dois servidores que completam em 2026 quarenta e cinco anos de serviço ativo - Edna Ricardo de Oliveira Ferreira e Sidnei Aparecido Gonçalez.

A homenagem aos funcionários na ativa e com longos anos de serviço no CDCC representa um ato de reconhecimento institucional, valorização humana e preservação da própria identidade da Instituição. Trata-se de reconhecer aqueles que, diariamente e ao longo de décadas, dedicam seu trabalho, conhecimento e compromisso para manter viva a missão de aproximar a Universidade da sociedade por meio da ciência, da educação e da cultura.

O Centro nasceu e se consolidou graças ao empenho contínuo de pessoas que transformaram ideias em projetos permanentes, acessíveis e socialmente relevantes. Funcionários que permanecem por muitos anos na instituição tornam-se guardiões da memória, da experiência e dos valores que sustentam o centro. São profissionais que acompanharam transformações tecnológicas, mudanças educacionais e o crescimento das atividades científicas e culturais, sempre contribuindo para que o CDCC mantivesse sua excelência e sua proximidade com a comunidade.

Além dos técnicos-administrativos, o Prof. Fernando Paiva também homenageou os atuais diretores das unidades-mães do CDCC, na circunstância os Profs. Drs. Adriano Defini Andricopulo (Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP) e Daniel Rodrigues Cardoso (Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP), e ainda os ex-diretores da Instituição, Profs. Drs. Valter Luiz Líbero e Salete Linhares Queiroz.

Quase a encerrar este evento, coube à anterior diretora do CDCC, Profª Nelma Regina Bossolan, inaugurar um sistema que passará a iluminar a fachada do bonito edifício do Centro. O objetivo, do ponto de vista arquitetônico, é dar a merecida visibilidade a um dos mais bonitos prédios históricos da cidade de São Carlos, já devidamente tombado.

Na circunstância, a Profª Nelma Bossolan aproveitou o momento para agradecer toda a parceria com a Prefeitura do Campus da USP de São Carlos, na pessoa do Prefeito, Prof. Dr. Paulo Sergio Lopes de Souza.

O evento terminou com um momento cultural, constituído por uma apresentação da “Camerata Octo+”, regida pela Profª Araceli Hackbarth.

SÃO CARLOS/SP - A 15ª edição do São Carlos Matsuri foi marcada por grande participação popular e um dos resultados foi a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis. Os insumos foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade nesta terça-feira (26), em uma solenidade com a presença do vereador e incentivador do evento, Lineu Navarro, o diretor-presidente da FESC, Eduardo Cotrim, o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, a primeira-dama, Erica Donato e servidores dessas secretarias.

A festa integra o calendário oficial do município por meio de lei de autoria do vereador Lineu que, assim como o vereador Lucão, destinaram emenda parlamentar para a viabilização da festa.

"Estou extremamente contente e grato à população, a todos aqueles que colaboraram e compareceram ao evento! Esses mantimentos vão ajudar aqueles que mais precisam”, destacou Lineu.

Realizado nos dias 15 e 16 de maio, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas que prestigiaram as diversas atrações da cultura japonesa, apresentações artísticas, gastronomia e atividades voltadas à valorização das tradições nipônicas, fortalecendo a cultura e a presença nipônica na cidade.

Lineu destacou a importância do evento para a cidade. “O Matsuri já se consolidou como uma das grandes festas culturais de São Carlos, promovendo diversidade, convivência e solidariedade”, afirmou.

Lineu agradeceu ainda o empenho dos profissionais da FESC, da Secretaria Municipal de Cultura, grupos nipônicos e de todos os envolvidos na organização do evento, ressaltando o trabalho coletivo para o sucesso da festa.

BROTAS/SP - A Polícia Civil prendeu em flagrante um homem de 62 anos suspeito de praticar maus-tratos contra animais em uma casa localizada no bairro Santa Cecília, em Brotas, interior de São Paulo. Na ação que ocorreu na segunda-feira (25), foram resgatados 78 animais.

De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia recebeu uma denúncia anônima sobre animais sendo mantidos em situação insalubre na residência. Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Brotas, com apoio de agentes da Vigilância Sanitária, se deslocaram para o local.

Ainda na área externa do imóvel, as equipes encontraram quatro cães que apresentavam sinais de estresse, além de um ter feridas aparentes compatíveis às causadas pela sarna.

Animais encontrados em situação de maus tratos

Ao realizarem vistoria no interior do local, os agentes constataram sujeira e falta de higiene nos ambientes. Diversos cães e gatos que eram mantidos em ambientes fechados e em condições insalubres foram encontrados.

Após mais buscas, foram localizadas na cozinha aves em viveiros com excesso de sujeira e recipientes sem água potável. Ainda segundo o boletim de ocorrência, ao todo foram encontrados 41 aves, 13 cães e 24 gatos.

A perícia foi acionada e os animais foram resgatados, onde permanecerão sob acompanhamentos e receberão cuidados especializados. O homem permaneceu à disposição da Justiça, e o caso foi registrado como abuso a animais e mantimento de animais de espécies silvestres em cativeiro na Delegacia de Polícia de Brotas.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.