fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A cidade de São Carlos recebe, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a 1ª Mostra de Cinema Chinês, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Instituto Confúcio da Unicamp, representado pelo Prof. Dr. Gao Qinxiang, e curadoria de Lucas Chen, produtor cultural e estudante da USP que já realizou diversas mostras de cinema pelo país.

A programação busca aproximar o público da produção cinematográfica chinesa, reunindo filmes consagrados internacionalmente e premiados em importantes festivais, além de promover o intercâmbio cultural entre Brasil e China. Todas as sessões da mostra serão totalmente gratuitas e abertas ao público em todos os espaços participantes, ampliando o acesso da população à cultura e ao cinema internacional.

Outro destaque importante é que tanto a cessão dos filmes quanto a curadoria da mostra foram realizadas sem qualquer custo para o município, resultado da parceria cultural construída entre a Secretaria de Cultura e Turismo, o Instituto Confúcio da Unicamp e os parceiros envolvidos no projeto.

As exibições acontecem em diferentes espaços culturais da cidade, fortalecendo a parceria entre a Secretaria de Cultura e instituições como o SESC São Carlos, o Centro Cultural da USP e a Fundação Educacional São Carlos (FESC).

A abertura oficial acontece no dia 28 de maio, às 19h, no CEMAC São Carlos, com a presença do Prof. Dr. Gao Qinxiang. O público poderá acompanhar uma apresentação musical especial antes da exibição do filme Hero, uma aventura com classificação 14 anos, filme épico estrelado por Jet Li. A produção é uma fábula baseada em fatos históricos sobre a unificação da China ocorrida há mais de dois mil anos.

No dia 29 de maio, também às 19h, a mostra segue para o Centro Cultural da USP em São Carlos com a exibição de O Carteiro das Montanhas (livre), um drama premiado como Melhor Filme e Melhor Ator no Festival Galo de Ouro, considerada a principal premiação do cinema chinês. Ao final da sessão, o público poderá participar de um bate-papo especial com o Prof. Dr. Gao Qinxiang e o curador Lucas Chen, promovendo uma troca cultural e reflexões sobre o cinema chinês contemporâneo.

Já no dia 30, a sessão será realizada na FESC, às 19h, em um ambiente ao ar livre especialmente preparado para o evento, com um telão de 4 metros por 2  instalado no gramado da pista de caminhada, proporcionando uma experiência diferenciada ao público. O filme exibido será Clã das Adagas Voadoras, produção indicada para maiores de 14 anos e vencedora de 12 prêmios nacionais e internacionais.

A programação continua no dia 31 de maio, às 16h, no SESC São Carlos, com a exibição do longa O Rei das Máscaras, classificado para maiores de 12 anos e vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Galo de Ouro.

Encerrando a mostra, no dia 1º de junho, o CÉU das Artes, no bairro São Carlos VIII, recebe a exibição de Nenhum a Menos, obra vencedora do prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza, além de outros 17 prêmios nacionais e internacionais. A sessão tem classificação livre e busca reunir públicos de todas as idades para o encerramento da mostra.

O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, convida toda a população, reforça a parceria com o Instituto Confúcio da Unicamp e destaca a oportunidade de conhecermos a cultura desse importante pais através dos filmes.

“É uma oportunidade maravilhosa, são cinco filmes apresentados em locais diferentes; CEMAC, USP, FESC, SESC e no São Carlos VIII, todos gratuitamente para população, são clássicos do cinema Chinês em um momento importante, porque as relações diplomáticas entre Brasil e China que completou 50 anos se aprofunda com a importância da China no mundo, então é sempre bom a gente conhecer um pouco da cultura, da história que nos apresentam através dos filmes. Faço um convite a toda população que acompanhe a programação da mostra e participe porque vale a pena”.

A 1ª Mostra de Cinema Chinês de São Carlos reforça o compromisso da cidade com a democratização do acesso à cultura e com a valorização do cinema internacional, oferecendo ao público uma oportunidade única de conhecer diferentes aspectos da história, da arte e das tradições chinesas por meio da sétima arte.

SÃO CARLOS/SP - A quinta edição do Festival de Coros de São Carlos terminou no último domingo (24/05), na Igreja São Benedito, consolidando-se como um dos principais eventos culturais do município. Realizado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), entre os dias 21 e 24 de maio, o festival reuniu cerca de 4 mil pessoas em quatro dias de apresentações musicais marcadas por emoção, diversidade e integração cultural.

As apresentações aconteceram no Teatro Municipal, no Centro de Eventos do Hotel The Hill Executive e na Igreja São Benedito. Ao todo, o evento contou com a participação de 30 coros e 36 apresentações, reunindo grupos de Goiânia (GO) e de diversas cidades paulistas, como Araraquara, Araras, Bauru, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Guarulhos, Jaboticabal, Jundiaí, Limeira, Matão, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Pedro e São Carlos.

Sob direção artística da maestrina Flávia Bombonato, o festival destacou a força do canto coral como expressão artística capaz de promover sensibilidade, união e troca de experiências. Segundo a maestrina, o canto coral possui uma característica singular ao incentivar a escuta, a harmonia entre as diferenças e o compartilhamento de emoções.

“O festival foi maravilhoso e proporcionou momentos de muita emoção para quem canta, rege e principalmente para quem ouve. Tivemos apresentações fantásticas, com diferentes estilos musicais e performances que encantaram o público. Foi uma grande riqueza musical”, afirmou Flávia Bombonato.

Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso destacou a consolidação do Festival de Coros como referência nacional na valorização da música coral e da cultura.

“Foram dias marcados por emoção, talento e encontros inesquecíveis, reunindo corais, maestros, músicos e amantes da música de diversas regiões do país. Parabéns a todos pelo empenho, dedicação e amor à música”, ressaltou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou a importância cultural e econômica do evento para o município. Segundo ele, além de oferecer apresentações gratuitas à população, o festival também movimenta o turismo e o setor de serviços da cidade.

“Os regentes apresentaram repertórios diversificados, com referências da música popular brasileira, clássica e internacional. O festival fortalece São Carlos como destino turístico cultural e movimenta a economia local”, afirmou o secretário.

Leandro Severo também lembrou que o Festival de Coros passou a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos do Município por meio de lei de autoria do vereador Djalma Nery, aprovada pela Câmara Municipal.
Já o secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, destacou o impacto do evento no fortalecimento da cultura e do turismo local.

“A quinta edição apresentou repertórios especiais e celebrou a união, característica essencial do canto coral. É um evento que atrai visitantes para São Carlos e valoriza a cultura do município”, destacou.

A organização já iniciou os preparativos para a próxima edição do festival, programada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de maio de 2027.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realizou na manhã do último domingo (24/05), no Campus 1, localizado na Rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery, a cerimônia de reinauguração da cancha de bocha revitalizada. O espaço passou por melhorias estruturais e recebeu a 1ª Copa FESC de Bocha, reunindo atletas, equipes convidadas e representantes da comunidade esportiva da cidade.

Participaram do evento o vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato, o secretário municipal de Esporte, Fernando Carvalho, o vereador Edson Ferraz, o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, além de membros da Liga de Bocha, funcionários da Fundação e atletas participantes.

A programação contou com partidas envolvendo equipes classificadas em torneio interno promovido pela FESC, além de confrontos contra representantes do São Carlos Clube, Country Club, Grêmio Recreativo e Esportivo de Ibaté (GREI), Santa Felícia e Redenção.

O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, destacou a importância da revitalização do espaço e da valorização da modalidade.

“A cancha de bocha já existe há mais de 10 anos aqui na FESC e precisava de uma revitalização. Melhoramos o solo, pintamos e realizamos um torneio interno na última semana, classificando quatro duplas que jogaram contra equipes do São Carlos Clube, Country Club, GREI, Santa Felícia e Redenção. Nós pretendemos que esse torneio seja realizado todos os anos. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Esporte”, afirmou.

O secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, destacou a importância da revitalização da cancha de bocha para o fortalecimento do esporte e da convivência social em São Carlos. Segundo ele, a iniciativa representa um incentivo tanto à prática esportiva quanto à integração entre diferentes gerações.

Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou a importância social e esportiva do espaço revitalizado. “Estou aqui representando o prefeito Netto Donato na reinauguração da cancha de bocha, que permite a realização desse esporte, integrando as pessoas e celebrando o esporte, especialmente entre os jovens e o pessoal da terceira idade. Parabenizo o Eduardo Cotrim, presidente da FESC, pelo brilhante trabalho que desenvolve nessa instituição”, disse.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou na manhã desta segunda-feira (25/05) a abertura oficial do Curso Técnico de Formação da Guarda Municipal, etapa decisiva da 6ª fase do concurso público edital nº 001/24. A cerimônia aconteceu na FESC – Fundação Educacional São Carlos, na Vila Nery, reunindo autoridades municipais, representantes das forças de segurança e os 35 candidatos inscritos para a formação.

Participaram do evento o vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato,  o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael  Yabuki, a secretária municipal de Gestão de Pessoas, Ana Beatriz Sodelli, o comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godói, o tenente da Polícia Militar Thiago Alberto Carvalho, o delegado seccional de São Carlos, Dejair Rodrigues, o delegado Geraldo Souza Filho. 

O curso será realizado entre os dias 25 de maio e 31 de agosto de 2026, com carga horária total de 960 horas, sendo 900 presenciais e 60 em ensino a distância. A formação inclui disciplinas como ética e direitos humanos, técnicas operacionais, defesa pessoal, uso da força, treinamento com armas, combate a incêndio, primeiros socorros, urbanismo e comunicação aplicada.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou a importância da nova turma para o fortalecimento da segurança pública do município.

“Hoje é um dia muito importante para a cidade e para a Guarda Municipal. São 35 novos agentes iniciando esse curso de formação para integrar a nossa segurança pública municipal. Vamos trazer mais segurança para nossa população e, consequentemente, mais bem-estar para que todo são-carlense”, afirmou.

O comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godói, ressaltou o impacto operacional que os novos agentes irão proporcionar após a conclusão da formação.

“Hoje é um dia muito importante para a Guarda Municipal de São Carlos. Isso trará um ganho técnico e operacional muito grande. Poderemos otimizar melhor o atendimento à população e isso, consequentemente, proporcionará maior qualidade em nosso serviço”, destacou.

Os futuros guardas municipais também falaram sobre a expectativa para o início da formação. Helena Cristina de Medeiros destacou o significado pessoal e familiar da conquista.

“Para mim é muito gratificante estar fazendo parte da quarta turma da Guarda Municipal de São Carlos. Além de ser uma honra familiar continuar o nome Medeiros na corporação, pretendo trazer mais segurança e contribuir com a Secretaria de Segurança”, afirmou.

Já Mateus Augusto Alves comemorou a oportunidade de ingressar na corporação. “Estou feliz, é muito gratificante servir essa instituição gloriosa e espero proteger e servir bem a população para contribuir com a segurança pública”, disse.

O vice-prefeito Roselei Françoso também falou sobre a importância do investimento na Guarda Municipal e na valorização da segurança pública. “A segurança pública é uma das maiores demandas da população e investir na formação e qualificação dos nossos agentes é investir diretamente na proteção das famílias de São Carlos. Esses novos guardas chegam para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido pela corporação e ampliar a sensação de segurança em toda a cidade”, ressaltou.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.