fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizado entre 28 de março e 25 de maio mostra que a Campanha de Vacinação contra a Influenza em São Carlos ainda não atingiu o impacto esperado. Nesse período, 23.599 doses foram aplicadas nos grupos prioritários, alcançando uma cobertura de apenas 35,53%. O resultado parcial expõe a distância em relação à meta nacional de 90% e reforça o desafio de ampliar a proteção coletiva.

Os dados mostram avanços em alguns segmentos. Idosos com mais de 60 anos receberam 20.324 doses, alcançando 41,41% de cobertura, enquanto gestantes tiveram 745 doses aplicadas, chegando a 41,28%. Esses números indicam maior conscientização nesses grupos. No total, incluindo grupos especiais, foram aplicadas 35.540 doses no município.

Por outro lado, há desafios a serem superados. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos tiveram apenas 16,37% de cobertura, o menor índice entre os grupos prioritários. Essa baixa adesão preocupa, já que crianças pequenas são altamente vulneráveis às complicações da Influenza. Além disso, mesmo com a realização do Dia D de vacinação em 23 de maio, quando cinco UBS ficaram abertas e aplicaram 560 doses, apenas 359 foram contra a Influenza — número considerado modesto diante da mobilização.

A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, reforça a importância da imunização. “A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossa população contra a Influenza. Precisamos que pais, responsáveis e toda a comunidade entendam que a imunização não é apenas um ato individual, mas coletivo. Cada dose aplicada significa menos risco de internações e complicações graves. Vacinar-se é um gesto de cuidado com a própria saúde e com a saúde de todos”. Denise prossegue: “apesar dos avanços em idosos e gestantes, a cobertura geral ainda é insuficiente e coloca a cidade em alerta: que cada cidadão procure a unidade de saúde mais próxima e garanta sua dose. A imunização é um ato de responsabilidade coletiva e salva vidas”, concluiu.

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, realizou nesta terça-feira (26/05) uma operação de combate a ilícitos penais e administrativos em estabelecimentos comerciais de celulares na região do Mercado Municipal, no Centro de São Carlos.

A ação teve como foco a fiscalização de comércios que atuam na venda e manutenção de aparelhos celulares, buscando coibir a receptação de produtos furtados ou roubados, além de verificar a regularidade administrativa dos estabelecimentos.

Durante a operação, equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e fiscais municipais vistoriaram seis estabelecimentos comerciais. Três deles foram notificados por irregularidades administrativas.

Além da análise documental, os agentes também verificaram antecedentes dos proprietários e investigaram a possível ocorrência de ilícitos penais nos locais. Dez aparelhos celulares usados tiveram a procedência conferida por meio do número de identificação internacional dos dispositivos (IMEI). Nenhuma irregularidade criminal foi constatada.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a operação foi definida no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e integra uma estratégia permanente de enfrentamento aos furtos e roubos de celulares na cidade.

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, informou que há um inquérito civil em andamento no Ministério Público do Estado de São Paulo que prevê a realização de vistorias periódicas na região do Mercado Municipal, com o objetivo de reforçar a segurança e prevenir práticas ilícitas.

No balanço final da operação, seis estabelecimentos foram vistoriados, dez aparelhos tiveram a procedência analisada e três notificações administrativas foram aplicadas.

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar realizou uma série de ações nesta terça-feira que terminou com a captura de procurados pela Justiça e a apreensão de adolescentes com mandados judiciais em São Carlos.

As ocorrências aconteceram em diferentes regiões da cidade entre o período da manhã e início da tarde. No bairro Antenor Garcia, policiais abordaram um homem em atitude considerada suspeita durante patrulhamento preventivo. Após consulta nos sistemas policiais, foi confirmado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O suspeito foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária.

Em outra ação, um adolescente alvo de mandado de busca e apreensão foi localizado dentro de uma unidade escolar na região central. A direção da escola auxiliou os policiais durante a abordagem. O jovem foi levado à CPJ acompanhado pelos responsáveis legais.

Já um segundo adolescente procurado pela Justiça acabou sendo encontrado após diligências realizadas por equipes policiais. Inicialmente, ele não estava em sua residência, mas acabou localizado posteriormente em uma escola da cidade. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado para uma unidade da Fundação Casa.

No início da tarde, outra equipe da PM voltou a localizar mais um indivíduo procurado pela Justiça durante patrulhamento no Antenor Garcia. A ordem judicial foi confirmada e o homem também acabou conduzido à delegacia.

Segundo a Polícia Militar, nenhuma irregularidade ou material ilícito foi encontrado durante as abordagens.

SÃO CARLOS/SP - Os casos de dengue apresentaram queda significativa em São Carlos neste ano de 2026. De acordo com dados atualizados da Vigilância Epidemiológica, o município contabiliza até o momento 378 casos confirmados da doença, sem nenhuma morte registrada.

O cenário é bastante diferente do observado em 2025, quando a cidade enfrentou uma epidemia e somou 17.658 confirmações de dengue. A redução atual é de aproximadamente 98%.

As notificações relacionadas à doença também diminuíram consideravelmente. Enquanto no ano passado foram mais de 21 mil registros, neste ano o número caiu para 2.824 notificações, entre casos positivos, suspeitos e descartados.

Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti seguem sob monitoramento. Até agora, todos os 138 casos investigados para chikungunya foram descartados. O mesmo ocorreu com 125 notificações suspeitas de zika vírus. Já para febre amarela, não houve registros de notificações em 2026.

Mesmo com a queda expressiva nos números, a orientação das autoridades de saúde é para que a população mantenha os cuidados preventivos, evitando água parada e colaborando com ações de combate ao mosquito transmissor.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.