fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Universidade teve 15 cursos com conceito máximo e cinco licenciaturas com melhor pontuação do País

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) obteve destaque nacional na edição 2025 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As 23 licenciaturas da Universidade avaliadas neste ciclo participaram do exame. Destas, 15 conquistaram conceito máximo (5), o equivalente a 65,2% do total. Outros cinco cursos obtiveram conceito 4 e três receberam conceito 3. 

Entre os principais destaques da UFSCar estão os cursos de Química e Física, ambos do Campus Sorocaba, além de Letras - Português/Espanhol, Educação Física e Ciências Biológicas, do Campus São Carlos, que obtiveram a maior pontuação nacional em suas áreas de avaliação.

Os dados também evidenciam desempenho consistente dos concluintes da UFSCar. Em diferentes licenciaturas, mais de 90% dos estudantes participantes superaram o padrão 1 de proficiência adotado pelo exame, nível mínimo esperado para os concluintes. Assim, quanto maior o percentual de estudantes acima desse parâmetro, maior o conceito do curso no Enade, expresso em escala de 1 a 5, nos termos da legislação vigente. Os indicadores reforçam o destaque alcançado pelos cursos avaliados da Universidade.

"Esse resultado revela um histórico já bastante longo de excelência na formação de professores aqui na UFSCar", registra o Pró-Reitor de Graduação, Douglas Verrangia. Segundo ele, o desempenho dialoga com estudos e análises que vêm sendo conduzidos pela Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad), em parceria com a Coordenadoria de Análises e Gestão de Dados da Graduação da Instituição. "Na contramão dessa ideia do apagão docente, que tem sido muito divulgada na mídia, as nossas licenciaturas seguem firmes e contribuindo para a formação de professores que vão atuar de forma bastante incisiva nos sistemas educativos, principalmente no sistema público de educação básica no Brasil", relata.

A edição 2025 marcou a implementação de um novo modelo de avaliação das licenciaturas no País. O exame passou a combinar avaliação teórica, realizada por meio da Prova Nacional Docente (PND), e avaliação prática desenvolvida durante estágios supervisionados e atividades de regência na educação básica.

Segundo Verrangia, as mudanças recentes nas diretrizes curriculares da formação docente vêm mobilizando discussões e reformulações nos cursos de licenciatura da Universidade. "Temos feito um trabalho dentro de uma Câmara do Conselho de Graduação, intitulada Câmara das Licenciaturas, que tem sido muito importante para analisar dados dos nossos cursos e fortalecer institucionalmente o projeto de formação de professores da UFSCar", explica.

O Pró-Reitor também aponta que o novo modelo do Enade ampliou o peso dos conteúdos ligados à educação, à formação docente e à profissionalização do trabalho pedagógico. "Os estudantes da UFSCar têm apresentado desempenho bastante positivo tanto nos conteúdos da área de educação quanto nos conhecimentos das ciências de base, o que reforça algo que defendemos há muitos anos: professoras e professores precisam ter uma formação sólida tanto na área da educação quanto na ciência de referência", afirma.

Para a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, o resultado reafirma a qualidade da formação oferecida pela Universidade e o trabalho coletivo desenvolvido institucionalmente. "Foi uma avaliação nova, que trouxe demandas importantes e também apreensão, mas tivemos um resultado excelente. Esse desempenho é fruto do trabalho de gestão que vem sendo realizado e do empenho das equipes acadêmicas e administrativas envolvidas nesse processo", destaca.

Ela também ressalta a importância das avaliações institucionais como instrumentos de aperfeiçoamento contínuo. "Nosso senso crítico segue apurado, e isso é fundamental para continuarmos buscando melhorias. Ao mesmo tempo, é importante valorizarmos nossos processos e reconhecermos os avanços alcançados coletivamente", finaliza Oliveira.

A lista completa com os resultados das licenciaturas da UFSCar no Enade 2025 pode ser acessada em https://saci.ufscar.br/data/pauta/97066_enade_licenciaturas.pdf. Informações detalhadas sobre o Enade na UFSCar estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Planejamento, Governança e Gestão (ProPlan), em https://www.proplan.ufscar.br/departamentos/avaliacao-e-regulacao/enade.

Sobre o Enade das Licenciaturas
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas é aplicado pelo  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e avalia a formação de estudantes concluintes dos cursos de licenciatura em todo o País. A avaliação é composta por duas etapas: uma teórica, realizada por meio da Prova Nacional Docente (PND), e outra prática, desenvolvida durante o estágio supervisionado ou atividades de regência em escolas da educação básica.

Além dos estudantes concluintes inscritos pelas instituições de ensino superior, a PND pode ser realizada por pessoas já formadas em licenciatura interessadas em participar de concursos e processos seletivos que utilizem a avaliação como etapa de admissão.

O novo formato busca avaliar conhecimentos específicos das áreas de formação e competências pedagógicas e práticas relacionadas ao exercício da docência. Dados detalhados estão no site da iniciativa (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade-das-licenciaturas).

Intervenções ocorrem nesta terça e quarta-feira no trecho da SP 304 entre Torrinha e Santa Maria da Serra

 

TORRINHA/SP - Em razão das chuvas da semana passada, equipes da Eixo SP Concessionária de Rodovias não conseguiram concluir os serviços de conservação que estavam programados para o trecho de serra da SP 304 - Rodovia Geraldo de Barros, entre Torrinha e Santa Maria da Serra. Os trabalhos serão retomados nesta terça e quarta-feira, dias 26 e 27.

As intervenções serão realizadas entre os quilômetros 232 e 238, nos dois sentidos da rodovia, das 7h às 17h, com implantação do sistema Pare e Siga para controlar o fluxo de veículos durante a realização de serviços. Entre os trabalhos programados estão a roçada vegetal, poda de árvores, limpeza da drenagem, além da implantação e manutenção de sinalização vertical e dispositivos de segurança.

A sinalização será reforçada para alertar os motoristas sobre a restrição no tráfego. O Pare e Siga valerá para veículos que circulam tanto no sentido Torrinha quanto no sentido Santa Maria da Serra. Caso chova novamente, as atividades serão reagendadas para outra data.

RIO DE JANEIRO/RJ - Sempre em constante evolução e acompanhando as transformações do mercado musical, o grupo Pixote inicia um novo capítulo de sua trajetória com o lançamento de “No Meio do Processo”, primeira música do projeto “Inéditas do Pixote”. A faixa chega às plataformas digitais abrindo oficialmente os trabalhos do novo audiovisual do grupo, que promete unir o romantismo característico da carreira com inovação tecnológica e uma proposta inédita dentro do universo do pagode.

Gravado em estúdio, no Rio de Janeiro, o projeto aposta em um formato intimista e totalmente voltado à essência musical do grupo. Mas o grande diferencial está justamente na tecnologia aplicada ao audiovisual: “Inéditas do Pixote” será o primeiro projeto de pagode a utilizar Inteligência Artificial na captação e edição de vídeo, trazendo uma experiência visual moderna e imersiva.

A proposta utiliza recursos tecnológicos capazes de atuar desde o tratamento de imagem em tempo real até a criação de cenários digitais dinâmicos, desenvolvidos para reagir aos elementos musicais presentes em cada faixa, como o ritmo do surdo, do pandeiro e a intensidade das interpretações. O resultado promete transportar o público para uma experiência sensorial inédita dentro do segmento.

“No Meio do Processo” é a faixa responsável por apresentar ao público toda a identidade do projeto. A música abre caminho para um repertório composto por seis canções inéditas, que serão lançadas estrategicamente ao longo de seis meses, em um formato pensado para manter o grupo em destaque constante nas rádios, plataformas digitais, playlists e redes sociais. A cada mês, uma nova música será disponibilizada simultaneamente nos aplicativos de áudio e no YouTube, acompanhada de seu videoclipe oficial.

A construção musical do projeto reúne três importantes nomes da produção brasileira: Bóris Farias, Michel Fujiwara e Rafael Castilhol. Juntos, os produtores unem diferentes referências musicais para criar arranjos contemporâneos sem perder a essência do pagode romântico, marca registrada da voz de Dodô e da identidade musical do Pixote. A união desses profissionais reforça a proposta do “Inéditas do Pixote”: entregar um projeto contemporâneo, tecnológico e musicalmente sofisticado, sem abrir mão da essência que acompanha o grupo desde o início da carreira.

Com décadas de história, sucessos que atravessaram gerações e uma trajetória marcada pela constante renovação artística, Pixote segue mostrando sua capacidade de evoluir sem perder a conexão com o público. O lançamento de “No Meio do Processo” representa justamente esse encontro entre tradição e inovação, colocando o grupo mais uma vez em evidência dentro do cenário do samba e pagode nacional.

 

Assista ao clipe: https://www.youtube.com/watch?v=C2QBfbY3Jzs&list=RDC2QBfbY3Jzs&start_radio=1 

ARARAQUARA/SP - O município de Araraquara inicia uma nova etapa no fortalecimento das ações de combate à dengue, Zika e chikungunya: a fase de comunicação e engajamento do Método Wolbachia, tecnologia inovadora e sustentável conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em parceria com o Ministério da Saúde, e operada pela Wolbito do Brasil.

Essa fase é fundamental para aproximar a população do projeto, tirar dúvidas, ouvir percepções e promover a participação ativa das comunidades locais. Ao todo, mais de 113 mil pessoas serão contempladas em 24 bairros.

O método utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a Wolbachia, uma bactéria naturalmente presente em mais da metade dos insetos da natureza e que impede o desenvolvimento dos vírus das arboviroses no organismo dos insetos. Quando esses mosquitos se reproduzem, transmitem a Wolbachia para as próximas gerações. A bactéria impede que os vírus da dengue, Zika e chikungunya se desenvolvam dentro do mosquito, tornando-o incapaz de transmitir essas doenças. 

De acordo com a vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da FIOCRUZ, Priscila Ferraz, a implementação do Método Wolbachia na região representa um ganho para toda a população daqueles municípios. "A implantação do Método Wolbachia em Cascavel representa mais um marco no avanço do Plano de Enfrentamento de Arboviroses do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz e os municípios. Trata-se de uma iniciativa fruto de uma política pública para o SUS, baseada no Método Wolbachia, considerado uma importante inovação no controle vetorial."

Antes da liberação dos mosquitos, a equipe da Wolbito, em parceria com a Prefeitura, realiza uma série de ações informativas e educativas em escolas, unidades de saúde, espaços públicos e associações comunitárias. Também estão previstas campanhas em rádios e TVs locais, redes sociais, mídias impressas e rodas de conversa com moradores, para garantir que todos compreendam o que é o método, como ele funciona e qual seu impacto. 

Após essa etapa inicial, será realizada a liberação controlada dos mosquitos com Wolbachia, seguida por monitoramento técnico e acompanhamento epidemiológico para avaliar o estabelecimento da bactéria na região e os impactos na redução das arboviroses. Dessa forma, o município passa a integrar uma estratégia inovadora de saúde pública já aplicada em diferentes cidades do Brasil e do mundo.

“O sucesso do Método Wolbachia depende da confiança e do envolvimento das pessoas. É por isso que a fase de comunicação e engajamento vem antes de qualquer ação em campo. É um diferencial no método, pois torna a população parte do projeto, fazendo com que se sintam parte responsável pela construção dessa solução”, explica Sandro Fabiano da Luz, Diretor da Wolbito do Brasil.

A tecnologia é segura, não usa produtos químicos, não altera geneticamente os mosquitos e já tem eficácia comprovada em diversos países. Em cidades como Niterói (RJ), onde o método já foi implantado, houve redução de até 70% nos casos de dengue, além de impactos positivos em Zika e chikungunya. A iniciativa é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Anvisa. 

“A informação é uma forma de cuidado. Quando nos comunicamos de forma clara e respeitosa, abrimos espaço para que as pessoas se sintam seguras e engajadas. Nosso objetivo é trabalhar com as comunidades, não apenas para elas”, reforça Sandro.

Depois da etapa de comunicação e engajamento, será realizada a liberação dos Wolbitos no município. As solturas serão realizadas semanalmente, durante um tempo, por equipe técnica especializada, utilizando veículos e equipamentos próprios. A expectativa é que, ao longo dos meses, a presença da Wolbachia aumente de forma natural e estável na cidade.

Para saber mais sobre o Método Wolbachia e acompanhar o cronograma das ações no município, os moradores podem acessar o site oficial www.wolbito.com ou seguir os perfis nas redes sociais.

Sobre o Método - 
O Método Wolbachia é conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde, e operado pela Wolbito do Brasil. A estratégia é baseada em evidências científicas e integra o conjunto de ações nacionais de enfrentamento às arboviroses. 

O Método Wolbachia utiliza mosquitos Aedes aegypti que carregam a Wolbachia, uma bactéria naturalmente presente em mais da metade dos insetos da natureza e que impede o desenvolvimento dos vírus das arboviroses no organismo do mosquito. Ao se reproduzirem, os insetos transmitem a bactéria para as próximas gerações, ampliando de forma progressiva e sustentável a presença da Wolbachia no ambiente. Com isso, os mosquitos têm capacidade reduzida de transmitir dengue, Zika e chikungunya.

A metodologia é duradoura: estudos de comprovação científica demonstram que, mesmo após oito anos das primeiras liberações, os mosquitos mantêm a bactéria Wolbachia de forma estável na população.

Atualmente, o Método está presente em 16 cidades no Brasil. as próximas cidades indicadas pelo Ministério da Saúde são: Ribeirão Preto, São Carlos, Araraquara, São José do Rio Preto e São José dos Campos (SP), Cariacica e Serra (ES), Contagem (MG), Foz do Iguaçu e Cascavel (PR) e Anápolis, Aparecida de Goiânia e Trindade   (GO).

Wolbito do Brasil - A Wolbito do Brasil é a maior biofábrica de Wolbitos (Aedes aegypti com Wolbachia) do mundo e tem como missão ajudar a proteger a população de doenças como dengue, Zika e chikungunya. Atua com o Método Wolbachia, presente em diversos países, iniciado no Brasil pelo World Mosquito Program (WMP) em 2014. A empresa é um desdobramento estratégico do WMP, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), para consolidar e expandir a implementação do Método Wolbachia no país, garantindo sua sustentabilidade e impacto em larga escala.

 

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.