Jornalista/Radialista
BOA ESPERANÇA DO SUL/SP - Arte, cultura, cidadania e desenvolvimento humano. O GURI é o programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura, que engloba tudo isso. Em 30 anos, já transformou a vida de mais de 1 milhão de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Muitas famílias e comunidades também foram beneficiadas.
E quem estuda música no GURI, pode fazer parte dos grupos musicais. A Temporada 2026 de Concertos acelera em maio. No dia 29/05 (sexta-feira), a Big Band do GURI São Carlos, que tem o patrocínio Ouro da empresa Arteris, viaja para para Boa Esperança do Sul e se apresenta às 19h30, no Cine Teatro Municipal - Engenheiro Agrônomo José Felipe Rabatini. A entrada é gratuita.
Sob a regência do maestro convidado Rodrigo Murer, o grupo instrumental toca sucessos do pop e da música internacional, com canções de artistas como Stevie Wonder (Isn’t She Lovely), Michael Jackson (Billie Jean, Beat It, Bad e Thriller), e Bruno Mars (Uptown Funk). Músicas de Nickolas Ashford e Valerie Simpson (Ain’t No Mountain High Enough), Earth, Wind & Fire (Let’s Groove, Boogie Wonderland e Sing a Song), Miley Cyrus (Flowers) e Lady Gaga (Shallow) também compõem o repertório, com arranjos especialmente elaborados para a formação de big band.
Grupos musicais - Do instrumento ao canto, as formações são as mais diversas. Há orquestras e bandas sinfônicas, orquestras e cameratas de cordas, de violões, os corais, as big bands, e os grupos de choro, percussão e música instrumental brasileira. São 29 formações e a partir do segundo semestre serão 32 Grupos Musicais em todo o estado – com a estreia de três novos conjuntos.
Estude música de graça – No GURI tem cursos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que querem aprender a cantar e tocar um instrumento, do popular ao erudito. Não precisa ter conhecimento musical prévio e nem o próprio instrumento. Tem oportunidades para diferentes níveis de aprendizado. Basta ir até um polo do GURI mais próximo com os documentos pessoais, escolher um curso disponível e se matricular. Mais informações no site do GURI.
Serviço
Big Band do GURI São Carlos
29 de maio, sexta-feira, às 19h30
Auditório e Cine Teatro Municipal - Engenheiro Agrônomo José Felipe Rabatini
Rua Sete de Setembro, 564, Boa Esperança do Sul, SP
Entrada gratuita
*Programação sujeita a alteração
Big Band do GURI São Carlos
Muito associada ao jazz norte-americano, a big band é uma formação de música popular composta por instrumentos de sopros — flauta, saxofone, trompete, trombone e clarinete — e uma seção harmônica — piano, percussão, bateria, contrabaixo e guitarra. A proposta da Big Band do Guri vai além da linguagem do jazz norte-americano, explorando suas influências e desdobramentos. Formada em 2012, a Big Band do Guri de São Carlos participou da Rio+20 — Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável — Rio de Janeiro, e fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. Já dividiu o palco com Nailor Proveta, Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Borgani, Fernando Correia, Letieres Leite e André Marques. Já recebeu regentes convidados(as), como Paula Valente e Rodrigo Murer. Apresentou-se ao lado de Gê Côrtes.
Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O GURI conta com os patrocínios Master: CTG Brasil; Bank of America; Tauste Supermercados; SABESP; Instituto Motiva; Instituto Ultra; Ultracargo; Ultragaz; Ipiranga; Verzani & Sandrini; Ouro: Vitafor; Via Appia; Arteris; BASF; Chiesi Farmacêutica; Prata: Novelis; Caterpillar; MAHLE; Usina Santa Maria; DM; Sicoob; Citrosuco; Capuani; Grupo Maringá; Valgroup; Santos Brasil; Instituto Center Norte; Instituto athié | wohnrath; Bronze: Cipatex; Maza; Mercedes-Benz; ACIF-Franca; Apoio Cultural: Ipiranga Agroindustrial; Yamaha; Distribuidora Ikeda; Castelo Alimentos; Pirelli; Frisokar; Tegma; Paulispell; e Ibiuna Investimentos, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Santa Marcelina Cultura.
Para saber mais sobre o GURI, acesse o site oficial.
SÃO CARLOS/SP - A atuação do sistema de monitoramento da Guarda Municipal de São Carlos foi fundamental para a prisão de um homem suspeito de furtar materiais de uma escola municipal na noite deste domingo (24), em São Carlos.
De acordo com a ocorrência, o alarme da CEMEI José Marrara, localizada no Jardim Bandeirantes, disparou por volta das 19h30. Ao verificar as imagens das câmeras de segurança, operadores visualizaram um homem circulando na parte externa da unidade escolar carregando uma mochila.
Equipes da Guarda Municipal foram enviadas imediatamente ao endereço e conseguiram localizar o suspeito nas proximidades da escola. Durante a abordagem, os agentes encontraram um hidrômetro e duas torneiras dentro da mochila.
Ainda segundo a corporação, o próprio homem confessou ter retirado os objetos da unidade. Na inspeção realizada pelos guardas, foi identificado também um grande vazamento de água causado pela retirada dos equipamentos hidráulicos.
O caso foi apresentado no Centro de Polícia Judiciária, onde o suspeito permaneceu preso em flagrante pelo crime de furto ao patrimônio público.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, realizou na manhã desta sexta-feira (22/05), na Praça do Mercado Municipal, uma ação de grande impacto da campanha Maio Amarelo. O movimento internacional busca a conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito.
A atividade reuniu demonstrações práticas de resgate, orientações educativas e uma experiência imersiva inédita para alertar sobre os riscos da imprudência ao volante.
Na primeira parte da ação, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) encenaram uma simulação de resgate realístico envolvendo uma colisão entre carro e motocicleta. Os profissionais demonstraram o protocolo correto de abordagem à vítima, a retirada segura do capacete, a imobilização e os primeiros procedimentos até o encaminhamento médico.
Paralelamente, a população recebeu orientações cruciais sobre como agir ao presenciar um acidente, com ênfase na importância de não movimentar a vítima de forma inadequada e acionar imediatamente o socorro especializado.
O grande diferencial do evento foi a experiência imersiva com um simulador de impacto da concessionária Eixo SP. Utilizando óculos de realidade virtual e uma estrutura mecânica inclinada, o equipamento reproduziu a sensação física de uma colisão. Os participantes vivenciaram uma viagem virtual como passageiros de um motorista imprudente que culminava em uma batida.
Para o diretor de Educação para o Trânsito, Felipe Almeida, aproximar o público da realidade enfrentada pelas equipes de resgate é a melhor forma de gerar empatia e cuidado.
“Nosso foco foi trazer a sociedade para o cenário real. Expusemos os veículos acidentados e mostramos o trabalho do SAMU e da concessionária Eixo SP para chocar positivamente e conscientizar sobre o perigo real das vias”, afirmou.
O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou que o evento cumpre o Calendário Nacional do Maio Amarelo. "É uma ação para educar e fomentar esse assunto, para que a gente consiga, no futuro, ter um trânsito mais seguro, com menos acidentes e menos lesões".
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos apreendeu entorpecentes durante uma ação realizada na manhã desta sexta-feira (22), na região da Praça da EPTV, na Vila Isabel.
Segundo informações da ocorrência, as equipes realizavam patrulhamento e fiscalização em pontos alvo de constantes denúncias relacionadas ao tráfico de drogas, incluindo a região da Renault, o barracão da antiga Discar Chevrolet e a própria praça.
Inicialmente, cinco pessoas foram abordadas, porém nada de ilícito foi encontrado e todas foram liberadas. No entanto, ao retornarem à Praça da EPTV, os agentes avistaram novamente um homem em atitude suspeita.
Durante a abordagem, foram localizadas oito pedras semelhantes a crack, duas porções aparentando ser maconha e R$ 49,50 em dinheiro.
Com apoio da cadela K9 Índia, os guardas realizaram buscas nas proximidades e encontraram um saco plástico contendo mais entorpecentes escondidos próximo ao local da abordagem.
O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi apresentada à autoridade policial para as providências cabíveis.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.