Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda e o Governo do Estado, por meio do programa Qualifica SP, ressaltam que nesta quarta-feira (21/08), se encerram as inscrições para o curso de Metrologia Básica. A capacitação será ministrada na Carreta Móvel que ficará estacionada na Praça do Mercado Municipal de 26 agosto a 18 de setembro.
A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda, e o Governo do Estado, por meio do programa Qualifica SP e as aulas acontecerão em 3 períodos, sendo pela manhã das 8h às 12h10, tarde das 13h às 17h10 e noite das 18h às 22h10.
As inscrições devem ser feitas pelo site www.alunos.cettpro.sp.gov.br/novo-emprego. É necessário ter cadastro e acesso ao site gov.br, ter acima de 16 anos e ensino fundamental. Cada turma deve ter no mínimo 20 alunos
No curso de Metrologia Básica, os alunos aprendem os princípios de medições, essenciais para garantir precisão e confiabilidade em diversos processos industriais e laboratoriais. O curso abrange tópicos como unidades de medida, instrumentos de medição (régua, paquímetro, micrômetro, etc.), técnicas de calibração e verificação, além da interpretação de tolerâncias e especificações.
Os alunos também desenvolvem habilidades para realizar medições com precisão, analisar e registrar dados, entender a importância das normas e padrões metrológicos, e aplicar esses conhecimentos na solução de problemas práticos em diferentes contextos industriais.
Outras informações podem ser obtidas na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, localizada na avenida São Carlos, nº 1.839, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Trabalhos terão início nesta quarta-feira e motoristas precisam ficar atentos às alterações no tráfego
RIO CLARO/SP - Após o adiamento dos trabalhos, na semana passada, por razões técnicas, a concessionária Eixo SP dará início nesta quarta-feira (21) à implantação do segundo sistema de pesagem em movimento (WIM) de caminhões na SP 310 - Rodovia Washington Luís. Os equipamentos serão instalados no km 180+500, próximo à praça de pedágio de Rio Claro, na pista sentido Interior. Os serviços serão executados em duas etapas visando a menor interferência possível no tráfego do trecho.
O local possui pista dupla com três faixas de rolamento e acostamento. A implantação da plataforma de pesagem será nas faixas 2 e 3. Primeiramente, será realizado o fechamento da faixa 3 e acostamento, local onde as equipes iniciarão as intervenções. Os serviços consistem em fresagem da camada asfáltica e posterior implantação de armação e concretagem do pavimento. Essas atividades têm previsão de duração de 7 dias com interdição da faixa 3 e do acostamento no sistema 24 horas.
Na segunda etapa dos trabalhos, o fechamento ocorrerá das faixas 1 e 2, com o fluxo de veículos sendo direcionado para a faixa 3. Da mesma forma que na etapa anterior, os serviços devem durar 7 dias com interdição das faixas 1 e 2 no sistema 24 horas.
Tanto na primeira etapa das obras quanto na segunda, haverá interdição da alça de acesso da SP 191 - Rodovia Wilson Finardi para a Rodovia Washington Luís para os motoristas que vem do sentido de Araras. Neste caso, a alternativa de acesso para a Rodovia Washington Luís será utilizar as demais alças do próprio dispositivo que faz a ligação entre as duas rodovias.
Durante todo o período de obras, o local receberá reforço na sinalização para alertar e orientar os usuários a respeito dos trabalhos e das alterações no tráfego.
O primeiro sistema de pesagem em movimento foi implantado pela Eixo SP em junho de 2022 no trecho de Corumbataí. A tecnologia do WIM (Weigh In Motion), como é chamado o sistema na livre tradução, permite a pesagem dos caminhões em movimento. A técnica oferece mais segurança e rapidez aos motoristas, já que apenas os veículos com excesso de carga ou com irregularidades precisarão entrar no posto de pesagem para aferição.
Os pórticos instalados sobre as faixas de rolamento são equipados com câmeras com capacidade para identificação de placas (OCR), leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. Os sensores de peso são instalados no pavimento da rodovia e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar a classificação do veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa de veículo e suas dimensões (altura, largura, comprimento).
Pesquisa da UFSCar poderá indicar tratamento mais adequado e eficaz para pacientes que sofrem com o problema
SÃO CARLOS/SP - A osteoartrite de joelho (OAJ), também conhecida como artrose, é uma doença musculoesquelética degenerativa que acomete a articulação e oferece importantes impactos na qualidade de vida das pessoas, sendo uma das condições de saúde mais prevalente na população. A OAJ não tem cura, mas pode ser tratada com a prática de exercícios físicos adequados e com orientação de médicos e profissionais de saúde. Devido à dor, muitos pacientes acabam tendo limitações físicas o que impacta o condicionamento cardiorrespiratório desses indivíduos. É nesse contexto que uma pesquisa de mestrado em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende atuar para entender o perfil cardiorrespiratório da população com a doença. O estudo transversal convida voluntários que receberão avaliações gratuitas e receberão cartilhas com orientações de atividades físicas adequadas para a condição de artrose.
A pesquisa é conduzida pela mestranda Ana Karoline Nazario, sob orientações de Paula Regina Serrão, docente do Departamento de Fisioterapia da UFSCar. A pesquisadora indica que ainda não há estudos voltados a esse contexto. "O que sabemos é que devido à dor e à limitação de movimento, pessoas com OAJ geralmente têm menor capacidade aeróbica e níveis mais baixos de atividade física, o que pode levar a uma diminuição na capacidade cardiorrespiratória em comparação com a população saudável", explica a Nazario.
A mestranda da UFSCar aponta que entender o perfil cardiorrespiratório de pessoas com OAJ é crucial porque a capacidade cardiorrespiratória está intimamente ligada à funcionalidade geral e à qualidade de vida desses pacientes. "A osteroartrite é uma condição debilitante que causa dor, rigidez e limitações de movimento, o que pode levar a um estilo de vida sedentário e, consequentemente, à deterioração da capacidade cardiorrespiratória. Avaliar precisamente esse perfil ajuda na prescrição de exercícios aeróbicos adequados, que são fundamentais para a reabilitação e manutenção da saúde desses indivíduos", destaca Nazario.
Dentre os impactos que a diminuição da capacidade cardiorrespiratória e o sedentarismo decorrentes da OAJ podem causar aos pacientes estão a redução da qualidade de vida, incluindo a dificuldade em realizar atividades diárias e de lazer; maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e obesidade; maior dependência de cuidadores e familiares; isolamento social devido à limitação física, o que pode ocasionar depressão e ansiedade; além da progressão da doença uma vez que o sedentarismo pode exacerbar os sintomas da artrose e limitar ainda mais a mobilidade da pessoa. Diante desses impactos negativos da OAJ, Ana Karoline Nazario aponta a importância do estudo: "o resultado da avaliação da capacidade cardiorrespiratória e da resposta ao exercício nesses pacientes pode fornecer diretrizes específicas para a prescrição de programas de exercícios. Isso inclui identificar o tipo, a intensidade e a frequência dos exercícios mais eficazes para melhorar a capacidade aeróbica, aliviar a dor e melhorar a funcionalidade", esclarece.
Voluntários
Para realizar a pesquisa estão sendo convidadas pessoas, entre 40 e 65 anos, com ou sem artrose no joelho, que desejam avaliar a saúde do coração e pulmões. Todos os participantes passarão por avaliações funcionais, incluindo a análise de variáveis cardiorrespiratórias e a aplicação do Teste de Exercício Cardiopulmonar (TECP).
Além disso, serão aplicados questionários e analisado o comportamento sedentário dos participantes. As pessoas voluntárias receberão todos os laudos dos testes realizados e uma cartilha com exercícios específicos para o joelho.
As pessoas interessadas em participar do estudo podem entrar em contato com a pesquisadora até o final deste ano pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsapp (16) 99731-3008. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 78105624.7.0000.5504).
Ferramenta criada pela concessionária dá mais agilidade e
segurança aos atendimentos e não consome plano de dados dos usuários
SÃO CARLOS/SP - Os usuários que trafegam pelas rodovias da EcoNoroeste, agora, podem contar com mais um canal para atendimento de ocorrências, o sos.eco.br. Com a plataforma, o motorista que precisar de qualquer tipo de atendimento, seja por pane mecânica ou socorro médico, poderá acessar o novo site pelo celular e acionar o serviço.
O atendimento pode ser requisitado por mensagem de texto, ligação ou chamada de vídeo. O Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária será acionado e enviará o recurso para o local indicado.
Uma das vantagens do novo serviço da concessionária em relação aos tradicionais Call Box (telefones de emergência) instalados ao longo das rodovias é o fato de o usuário não precisar sair do carro para fazer a chamada, nem procurar o equipamento mais próximo, trazendo mais conforto e segurança aos motoristas.
É imprescindível que o usuário busque um local seguro para acessar a rede de dados S.O.S, como postos de serviço, bases da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ou mesmo as bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da concessionária. O acostamento só deve ser utilizado em casos de emergência.
Tecnologia e amplitude de alcance
A tecnologia será instalada pela operadora TIM em um projeto de parceria de investimento conjunto com a EcoNoroeste. As novas torres buscam ampliar o alcance da rede em toda região de atuação da concessionária, principalmente, em pontos da rodovia que não possuem sinal de voz ou dados de internet.
Canais de informações e atendimento
Além do novo canal de emergência, o sos.eco.br, a EcoNoroeste oferece outras opções para atendimento ao usuário:
0800-326-3663: Telefone de emergência que atende 24 horas por dia direto do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.
Site www.econoroeste.com.br: Disponibiliza mapa das rodovias, atualizado 24 horas com informações de tráfego, obras e operações em andamento, localização de bases operacionais, postos da PMRv e serviços ao longo da rodovia.
Instagram @_econoroeste: Atualizado 24 horas pela equipe de Comunicação, que responde todas as dúvidas dos usuários e disponibiliza o cronograma de obras semanal.
PMV: Para os usuários que já estão nas rodovias, são disponibilizadas informações nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) instalados em pontos estratégicos. Nesses luminosos são colocadas informações sobre acidentes, interdições, congestionamentos, operações em andamento e a melhor opção de trajeto.
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