fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Hackathon premiou os três primeiros grupos em dinheiro e em formação acadêmica; Confira o projeto vencedor

 

SÃO CARLOS/SP - Em maio deste ano aconteceu o Hackathon EAD UniCesumar, um programa em parceria com o Google Cloud que reuniu alunos dos 11 cursos de Tecnologia da Informação da Universidade para criarem soluções inovadoras para problemas reais da sociedade. Realizado de forma totalmente on-line, os alunos precisaram se dividir em grupos e escolher um dos três temas para desenvolverem seus projetos: Responsabilidade Social e Acessibilidade, Agricultura Sustentável Inteligente ou Monitoramento de IoT. 

A equipe AgroDevs, formada pelos alunos Ana Beatriz Araújo, Alex Vulf, Brenda Almeida e Ricardo da Silva, conquistou o 1º lugar na imersão. Com o tema de Agricultura Sustentável Inteligente, o grupo criou uma plataforma integrada que coleta dados ambientais em tempo real, utiliza Inteligência Artificial (IA) para gerar diagnósticos e simulações e orienta decisões de manejo, com foco em produtividade e conservação dos recursos naturais. 

Para Ricardo, aluno do polo de São Carlos (SP), a sensação de conquistar o primeiro lugar foi de imensa satisfação e validação do trabalho realizado: "Foi uma sensação de imensa alegria e realização. Ver nosso projeto AgroGraf ser reconhecido com a nota máxima e o primeiro lugar foi a confirmação de que unir propósito, tecnologia e trabalho em equipe realmente gera impacto”, diz. 

Ricardo ressalta que a solução proposta pela equipe se alinha diretamente com os desafios enfrentados pelo setor. "Tecnologia assertiva no agronegócio é fundamental para garantir produção eficiente, sustentável e acessível. O setor enfrenta desafios como escassez de recursos, mudanças climáticas e falta de acesso à informação, principalmente entre pequenos e médios produtores. O nosso sistema AgroGraf vem justamente para responder à essas necessidades”. 

Premiações 

  • 1º Lugar: R$ 7.000 para o grupo, bolsa de Graduação EAD, Cursos Online ou Pós-Graduação EAD da UniCesumar para cada membro da equipe. 

 

  • 2º Lugar: R$ 5.000 para o grupo + bolsa de Graduação EAD, Cursos Online ou Pós-Graduação EAD da UniCesumar para cada membro da equipe. 

 

  • 3º Lugar: R$ 3.000 para o grupo + bolsa de Graduação EAD, Cursos Online ou Pós-Graduação EAD da UniCesumar para cada membro da equipe. 

 

Ação acontece de 10 a 31 de julho; compras a partir de R$ 300 concorrem ao sorteio de três carros elétricos BYD Dolphin Mini

 

SÃO CARLOS/SP - De 10 a 31 de julho, o Shopping Iguatemi São Carlos, administrado pelo Grupo AD, participa da campanha Julho Black Brasil 2025, realizada simultaneamente em 36 shoppings da rede em todo o país. Durante o período, os clientes concorrem ao sorteio de três carros elétricos BYD Dolphin Mini 0km e aproveitam vantagens exclusivas ao comprar no empreendimento.

Compacto, 100% elétrico e voltado à mobilidade urbana, o BYD Dolphin Mini oferece conectividade, autonomia e tecnologia de ponta. O modelo acompanha as tendências de consumo mais sustentáveis e atende à busca por soluções inovadoras para o deslocamento no dia a dia, em sintonia com as diretrizes de sustentabilidade e incentivo à inovação que orientam as iniciativas do Grupo AD.

A cada R$ 300 em compras, o cliente recebe um número da sorte para participar do sorteio. Compras feitas entre segunda e quinta-feira garantem números da sorte em dobro. Para participar, o CPF precisa constar na nota fiscal apresentada no momento da inscrição.

Para Fábio Maria, Gerente Geral do Shopping Iguatemi São Carlos, a campanha representa uma ação estratégica que gera valor para todos. “A Julho Black Brasil é uma oportunidade de transformar o momento das compras em uma experiência ainda mais atrativa. Com a força de uma campanha nacional robusta, conseguimos impulsionar resultados concretos para os nossos lojistas e, ao mesmo tempo, beneficiar diretamente os consumidores com ofertas exclusivas e vantagens reais”, afirma.

“A campanha une a força da rede com a atuação regional. Ao adotar uma mecânica simples, formato digital e uma premiação conectada ao estilo de vida atual, o Grupo AD reforça seu compromisso com a inovação e a proximidade com o consumidor”, destaca Beth Andrade, head de marketing do Grupo AD.

As informações completas, o regulamento e o link para cadastro estão disponíveis nos canais oficiais do shopping: www.iguatemisaocarlos.com.br.

DESCALVADO/SP - No domingo (13), a cidade de Descalvado ganha um novo espaço para esportes e lazer com a inauguração da Pista de Skate Orlando Bertini Filho – Landinho, localizada ao lado da Praça do Lago. A partir das 10h, a Prefeitura de Descalvado, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo (SELT), promove uma grande festa para marcar a abertura, coincidindo com as comemorações do Dia do Rock.

O evento contará com apresentações ao vivo da banda local O Grampo, trazendo o melhor do rock para animar o público, além de uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas. A nova pista promete ser um ponto de encontro para skatistas e entusiastas, reforçando o compromisso da cidade com o esporte e a cultura jovem.

A inauguração é aberta ao público e espera reunir famílias, esportistas e amantes da música para celebrar esse marco em Descalvado. Não perca!

Primeiro prédio com recursos do Novo PAC e obras voltadas à inclusão, acessibilidade e pós-graduação fortalecem infraestrutura da Universidade

 

SÃO CARLOS/SP - Na última terça-feira, 8 de julho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizou a inauguração de quatro obras no Campus São Carlos, resultado de investimentos que somam mais de R$ 4,4 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal e de emendas parlamentares da Bancada Paulista e da senadora Mara Gabrilli.

As solenidades reuniram representantes da gestão universitária, membros da comunidade acadêmica e da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI) da UFSCar, responsável pela execução de uma das obras.

Duas das entregas concentram-se em ações de permanência estudantil, acessibilidade e inclusão: a reforma do Bloco 5 e das calçadas do conjunto da Moradia Estudantil e a adequação de caminhos e estacionamentos acessíveis nas áreas Sul e Norte do Campus. As intervenções receberam, respectivamente, R$ 1.054.252,89 e R$ 739.180,78 em investimentos de emenda parlamentar da Bancada Paulista, complementada por uma emenda da senadora Mara Gabrilli. Ambas foram concluídas em julho deste ano.

Para a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira, os investimentos reforçam o compromisso da Universidade com o cuidado cotidiano da comunidade e a inclusão. "Ampliar o conforto das pessoas e garantir infraestrutura digna é também fazer política pública. A moradia estudantil e os caminhos acessíveis são estruturas que promovem equidade, permanência e pertencimento. São obras que cuidam das condições concretas da vida universitária", afirmou.

Outra entrega importante foi o Complexo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em Engenharia Mecânica, edifício que integra o Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec). Com investimento de R$2.008.553,39, oriundos do Novo PAC, a última etapa da obra, concluída em maio, foi a primeira da UFSCar finalizada com recursos do novo programa federal. O espaço amplia e moderniza a infraestrutura voltada à formação de engenheiros e engenheiras e ao desenvolvimento de projetos acadêmicos e de inovação.

Também foi inaugurada a reforma das instalações do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), vinculado ao Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), com investimento de R$ 636.246,08, da Bancada Paulista. A iniciativa qualifica as condições de trabalho e pesquisa para docentes, estudantes e técnico-administrativos do Programa.

Durante a cerimônia, a Reitora destacou que as obras, além de fortalecerem a infraestrutura física da Universidade, ampliam a capacidade institucional de produzir conhecimento e transformar realidades. "A entrega dessas obras representa a ampliação concreta das possibilidades de fazer da nossa universidade pública. Fortalecem o ensino, a extensão, a pesquisa e a inovação, que são os pilares da nossa missão institucional. A execução via FAI demonstra como parcerias institucionais são estratégicas para viabilizar projetos que impactam diretamente o cotidiano da comunidade acadêmica", concluiu a Reitora.

Veja como foram as inaugurações no Instagram oficial da UFSCar, em https://www.instagram.com/ufscaroficial.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.