fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A 4ª edição da Semana da Beleza e do Bem-Estar, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, segue movimentando a Casa do Trabalhador com atividades voltadas à qualificação profissional, saúde, empreendedorismo e solidariedade. Nesta sexta-feira (22/05), terceiro dia do evento, o destaque foi o bazar itinerante do Fundo Social de Solidariedade, que beneficiou mais de 120 famílias.

Durante a ação, foram disponibilizadas mais de 2 mil peças de roupas, 40 pares de sapatos e 100 cobertores para doação. A iniciativa integrou a programação especial da Semana da Beleza e do Bem-Estar e contou com grande participação da população.

No período da manhã, alunos da EMEB. Profª Dalila Galli também participaram das atividades, acompanhando parte da programação voltada ao bem-estar, saúde e conscientização.

O prefeito Netto Donato também passou pelo evento durante o período da manhã, acompanhando as atividades e conversando com participantes, organizadores e representantes das instituições parceiras.

Além das doações, a programação desta sexta-feira também teve oficina de maquiagem, atividades de fisioterapia e alongamento, oficina sobre óleos essenciais e palestra voltada ao bem-estar.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Donato, destacou a importância da ação social dentro do evento.

“Ficamos muito felizes em poder unir solidariedade, acolhimento e cuidado com as pessoas dentro da Semana da Beleza e do Bem-Estar. Muitas famílias passaram pelo espaço ao longo do dia e puderam escolher roupas, cobertores e calçados com dignidade. Esse trabalho só é possível graças às doações e ao empenho de toda a equipe do Fundo Social”, afirmou.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, ressaltou a continuidade da programação e convidou a população para as atividades deste sábado.

“Neste sábado a programação continua na Praça do Mercado Municipal, dentro da Semana do MEI realizada pelo SEBRAE. Teremos atividades voltadas ao empreendedorismo, qualificação e fortalecimento dos pequenos negócios ligados ao setor da beleza e do bem-estar. É uma oportunidade para quem deseja aprender, se atualizar e buscar novas oportunidades no mercado”, destacou.

As atividades deste sábado (23/05) acontecem das 9h às 14h, na Praça do Mercado Municipal. Já nos dias 25 e 26 de maio, a programação da Semana da Beleza e do Bem-Estar contará com cursos, oficinas e atividades voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento dos negócios do setor.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, dará início na próxima segunda-feira, 25 de maio de 2026, ao Curso Técnico de Formação da Guarda Municipal, etapa decisiva da 6ª fase do concurso público edital nº 001/24. A abertura oficial acontece às 9h, na FESC – Fundação Educacional São Carlos, localizada na Rua São Sebastião, nº 2.828, na Vila Nery. Foram aprovados na investigação social 43 candidatos, porém 35 se inscreveram para a formação. Esse prazo se encerrou na quarta-feira (20/05).

O curso terá duração de três meses, entre 25 de maio e 31 de agosto de 2026, somando 960 horas de formação, sendo 900 presenciais e 60 em ensino a distância. A preparação dos futuros agentes combina teoria e prática em disciplinas como ética e direitos humanos, técnicas operacionais, defesa pessoal, uso da força e treinamento com armas. Também estão previstos módulos de combate a incêndio, primeiros socorros, urbanismo e comunicação aplicada.

Coordenado pelo Departamento de Formação da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o programa dá ênfase à disciplina e à ética pública. O secretário Michael Yabuki destacou a relevância da iniciativa. “Este curso é fundamental para garantir que os novos guardas municipais estejam preparados técnica e emocionalmente para servir à população com disciplina, responsabilidade e respeito à cidadania”.

SÃO CARLOS/SP - O Auditório do Paço Municipal de São Carlos recebeu, nesta sexta-feira (22/05), o lançamento oficial do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, iniciativa internacional desenvolvida pela American Psychological Association e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como ferramenta eficaz na prevenção da violência contra crianças. O evento contou com a presença do prefeito Netto Donato e do deputado federal Adilson Barroso (PL), além de autoridades locais e representantes da comunidade escolar.

O prefeito Netto Donato destacou a relevância da iniciativa para o município. “São Carlos dá um passo importante ao abraçar o ACT. Nosso compromisso é garantir que cada criança cresça em um ambiente seguro, com afeto e respeito. Esse programa fortalece nossa rede de proteção e aproxima ainda mais famílias e escolas”.

Representando a Câmara, o vereador André Rebello ressaltou a importância do ACT para orientar famílias. “O programa ACT vem para orientar as famílias com crianças de até 8 anos. Quando a gente casa, tem muito amor envolvido, mas a criança não vem com manual de instrução. Esse programa ajuda nos diferentes desafios, desde o bebê até a primeira infância. É um subsídio para que as famílias tenham mais tranquilidade nessa missão de criar os filhos”. Ele também destacou o papel da escola. “A escola caminha junto. Hoje em dia muita gente terceiriza para as escolas a criação dos filhos, mas a criação é primordialmente dos pais. A escola vai educar, dar cultura, mas a educação básica é nas famílias”.

O secretário municipal das Famílias, Felipe Vieira, explicou os objetivos da iniciativa. “O ACT tem o objetivo de apoiar famílias que cuidam de crianças até 8 anos, tornando o lar um fator de proteção e prevenção à violência. Vamos ajudar pais, mães e responsáveis a terem uma relação positiva com seus filhos, especialmente na primeira infância, que é crucial para o desenvolvimento”. Ele reforçou a necessidade de enfrentar a violência doméstica. “Grande parte da violência contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa.

Por isso precisamos atuar junto às famílias, apoiando práticas positivas e relações saudáveis. Os resultados já são comprovados internacionalmente: melhora nos comportamentos positivos e redução nos violentos”.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Monsenhor Alcindo Siqueira, Ana Patrícia Veloso, relatou a receptividade em sua comunidade. “Foi um programa muito bem recebido. As mães viram nele uma oportunidade de entender melhor o desenvolvimento das crianças. A importância é implantar uma educação mais assertiva”.

Já Renata Pierini Ramos, diretora do CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira, destacou o envolvimento das famílias. “Iniciamos o projeto nessa semana e o retorno foi muito positivo. Ajustamos os horários para facilitar a participação das mães, e isso foi um ponto positivo. É uma ação pedagógica, porque o que acontece em casa reflete diretamente na escola”.

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato e o secretário de Saúde, Leandro Pilha, entregaram na manhã desta sexta-feira (22/05), o alvará de funcionamento das novas instalações referente a 32 novos leitos hospitalares e duas novas salas cirúrgicas do Hospital Universitário (HU-UFSCar).

Além disso, também foi entregue o certificado de habite-se do prédio com área existente aprovada anteriormente de 27.022,60m², área regularizada neste ato com mais 3.149,71m², área licenciada para ampliação de 1.320,00m² e agora com área total de construção de 31.492,31m².

Os novos espaços foram construídos com recursos do PAC 3 e inaugurados no dia 25 de março deste ano, quando foram entregues pelo Governo Federal os novos serviços e estruturas viabilizados por investimentos de R$ 25,6 milhões do Novo PAC, R$ 5,8 milhões da Rede Ebserh, que agora passou a se chamar HU Brasil, e R$ 2,5 milhões de emenda parlamentar. Com a ampliação o hospital conta agora com 135 leitos, ampliando a assistência para cerca de 400 mil habitantes de seis municípios da região.

“A emissão do alvará representa mais uma etapa administrativa necessária para a plena operacionalização da nova estrutura assistencial. Após a formalização documental, as próximas etapas envolverão os trâmites operacionais necessários para o início efetivo do funcionamento dos novos serviços”, explicou Thiago Russo, superintendente do HU-UFSCar.

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, Valéria Gabassa, destacou a importância da ampliação da estrutura hospitalar com a entrega do alvará dos novos leitos. Segundo ela, a unidade conta atualmente com 93 leitos em funcionamento e, com a nova etapa de expansão, passa a disponibilizar mais 32 leitos para atendimento de pacientes das áreas de clínica médica e clínica cirúrgica.

“Os novos espaços serão destinados a pacientes em pré e pós-operatório, fortalecendo a capacidade de atendimento em especialidades já ofertadas pelo hospital, como cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, cirurgia geral, otorrinolaringologia e ortopedia”, explica a gerente.

Ainda de acordo com Valéria Gabassa, a ampliação proporciona melhores condições para o crescimento das cirurgias e garante estrutura adequada para a internação e recuperação dos pacientes atendidos pela unidade.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, destacou a importância da regularização e da ampliação da estrutura do Hospital para o fortalecimento do atendimento regional.

Segundo ele, todos os convênios e recursos destinados à área da saúde exigem adequações legais, como licenças da Vigilância Sanitária e alvarás de funcionamento. 

Entre os avanços anunciados está a implantação do serviço de nefrologia e hemodiálise. “O superintendente do hospital, Dr. Thiago Russo, já conduz as etapas técnicas necessárias para o funcionamento do setor, incluindo o rigoroso controle da qualidade da água, essencial para evitar riscos de infecção nos pacientes. A nova estrutura contará com 12 cadeiras para hemodiálise, permitindo o atendimento de até 24 pacientes em escalas alternadas ao longo da semana. Com isso, pacientes que atualmente precisam se deslocar para cidades como Matão e Araraquara poderão realizar em breve o tratamento em São Carlos, reduzindo o desgaste, especialmente de pessoas com mobilidade reduzida”.

O prefeito Netto Donato destacou que a entrega do alvará representa mais um avanço importante para a saúde pública de São Carlos e de toda a região, garantindo segurança, regularização e ampliação da capacidade de atendimento do HU.

“Hoje é um dia muito importante para São Carlos e para toda a nossa região. Estamos entregando o alvará de funcionamento das novas alas do HU, uma etapa fundamental para que essa grande estrutura possa ampliar ainda mais o atendimento à população. São 32 novos leitos e duas novas salas cirúrgicas que vão fortalecer o SUS, oferecendo mais dignidade, mais agilidade e melhores condições de atendimento para quem mais precisa. Essa ampliação é resultado de uma união de esforços entre o Governo Federal, a Ebserh, a UFSCar e a Prefeitura de São Carlos, mostrando que quando existe parceria séria, quem ganha é a população”, finalizou Netto Donato.

Também participaram da entrega dos documentos o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, os vereadores Dé Alvim e Elton Carvalho, a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o diretor de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Rodolfo Penela, Flávio Fernandes, diretor do Departamento de Aprovação de Projetos Edilícios, João Muller, assessor de Gabinete, Solange Melo e Renata Vanelli, respectivamente Gerente Administrativa e Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.