fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Reunião, sediada pelo Sincomercio Pirassununga, reuniu lideranças empresariais de 11 municípios da região Nordeste do Estado

 

PIRASSUNUNGA/SP - O possível fim da escala 6x1 e os impactos econômicos para o setor produtivo estiveram no centro dos debates da reunião da Câmara Regional Nordeste do Conselho do Comércio Varejista, órgão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), realizada no dia 6 de maio, pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de Pirassununga. O evento reuniu representantes de 11 Sindicatos Patronais da região para discutir temas considerados estratégicos aos empresários do comércio varejista.

Durante a reunião, a FecomercioSP advertiu sobre os impactos do possível fim da escala 6x1 e da redução da jornada semanal de trabalho por imposição legal. Um estudo da Entidade estima uma elevação de até R$ 158 bilhões na folha de pagamentos em um cenário conservador. Além disso, a redução da jornada de 44 para 40 horas pode elevar o custo da hora trabalhada entre 10% e 22%, muito acima do padrão histórico de 1% a 3%. Esse choque de custos, sem ganhos de produtividade, comprometeria a competitividade das empresas e poderia inviabilizar operações, sobretudo em setores intensivos em mão de obra.

A FecomercioSP também destacou que Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) seriam as mais afetadas, principalmente nos setores de Comércio, Construção e Agronegócio, que dependem de operação contínua e mão de obra intensiva. De acordo com a Entidade, o aumento dos custos pode reduzir contratações, pressionar preços, diminuir a competitividade e até inviabilizar negócios. 

Para além dos prejuízos às empresas, a ideia de mudar a jornada de trabalho por via legal ou constitucional afetará prefeituras, governos estaduais e até mesmo a União, que adotam o modelo de terceirização de serviços e, dessa forma, terão que arcar com a elevação da folha de pagamento das empresas contratadas.

Por isso, a Federação reforçou o posicionamento de que mudanças na jornada laboral devem ocorrer por meio de negociação coletiva, respeitando as particularidades de cada setor econômico. A FecomercioSP e seus Sindicatos filiados vêm atuando de forma permanente no Congresso Nacional, no Executivo e junto a autoridades de diferentes instâncias para sensibilizar parlamentares e defender um diálogo equilibrado sobre o tema.

A reunião — que teve como anfitrião o presidente do Sincomercio Pirassununga, Paulo Alonso — contou com as participações do presidente em exercício da FecomercioSP, Ivo Dall’Acqua Júnior, do assessor jurídico Paulo Igor de Souza e da assessora Kelly Carvalho, ambos também da Federação, além do presidente do Conselho do Comércio Varejista e do Sincomercio Araraquara, Antônio Deliza Neto. Também estiveram presentes representantes de Sindicatos Patronais pertencentes à Câmara Regional Nordeste nas cidades de Ribeirão Preto, Ituverava, São José do Rio Pardo, Sertãozinho, Jaú, Bebedouro, Botucatu, Franca, São Carlos e São João da Boa Vista.

“Receber um encontro regional como esse ressalta o protagonismo da cidade no comércio varejista do interior paulista e cria uma oportunidade importante para troca de experiências, alinhamento institucional e fortalecimento dos negócios da nossa região. É fundamental que os sindicatos estejam unidos para discutir temas que afetam diretamente a atividade empresarial e o desenvolvimento econômico local”, destacou Alonso.

 

 

Paulo Alonso ressalta a importância dos sindicatos estarem unidos no debate de temas que afetam diretamente a atividade empresarial.
 

Empreendedorismo e transformação digital

Além do debate sobre jornada de trabalho, a programação também trouxe conteúdos voltados para o fortalecimento da atividade empresarial. Em palestra conduzida pelo assessor Paulo Igor, foram abordadas estratégias para aumentar as chances de sucesso ao empreender no varejo, com destaque para planejamento financeiro, escolha do ponto comercial, definição do regime tributário e formalização adequada da empresa. O conteúdo enfatizou ainda a importância do conhecimento do mercado e da estruturação jurídica correta para garantir sustentabilidade aos negócios.

Outro tema apresentado foi a transformação digital no varejo, conduzido por Kelly Carvalho. A economista afirmou que o setor enfrenta pressão crescente sobre margens em razão dos juros elevados, da concorrência digital e do novo perfil do consumidor, cada vez mais conectado e sensível a preços. Segundo a especialista, investir em canais digitais, integração entre plataformas, uso de dados e estratégias omnichannel deixou de ser diferencial para se tornar condição essencial de competitividade e sobrevivência no mercado atual.

SÃO CARLOS/SP - A saúde pública de São Carlos recebeu mais um importante investimento nesta semana. A vereadora Cidinha do Oncológico esteve reunida nesta terça-feira com a supervisora do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Lilian Almeida Pinheiro, e com o cirurgião-dentista estomatologista Marcelo Domeniconi para oficializar a destinação de R$ 65 mil em emenda parlamentar para a unidade.

Entre as melhorias que deverão ser viabilizadas com o recurso está a aquisição de um bisturi eletrônico, equipamento que irá modernizar os atendimentos realizados no CEO, especialmente em pequenas e médias cirurgias na cavidade oral. O aparelho proporciona mais precisão nos procedimentos, segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho aos profissionais da saúde.

Além de ampliar a capacidade de atendimento da unidade, o investimento também representa mais agilidade e eficiência no serviço prestado à população que depende do atendimento especializado oferecido pelo município.

Durante a reunião, Cidinha destacou a importância de fortalecer constantemente os investimentos na saúde pública e afirmou que acompanhar de perto a realidade das unidades tem reforçado ainda mais a necessidade de atenção à área.

“A saúde precisa ser uma prioridade permanente. Tenho acompanhado de perto as necessidades do município e sei o quanto cada investimento faz diferença no atendimento à população. Essa conquista é fruto de muito diálogo, compromisso e responsabilidade com as pessoas que dependem do serviço público diariamente”, afirmou a vereadora.

SÃO CARLOS/SP - A população de São Carlos já tem um programa completo para este domingo (17/5). Das 10h às 17h, a Praça Padre Roque Pinto de Barros, na Vila Prado, recebe o projeto Brincando na Praça, com uma programação gratuita voltada para todas as idades.

A iniciativa é realizada pela Rumo, maior operadora de ferrovias de cargas do país, por meio do Instituto Rumo, via Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com execução da RMC Esportes e apoio da Prefeitura de Araraquara. A ação faz parte das iniciativas da companhia voltadas ao fortalecimento das comunidades próximas às suas operações ferroviárias, promovendo bem-estar e integração social.

Com foco na qualidade de vida, convivência em comunidade e incentivo à prática esportiva, o evento oferece atividades como vôlei, basquete, futebol, mini tênis, peteca, aulas de dança e jogos de tabuleiro. A programação inclui ainda damas gigantes, cama elástica, brinquedos infláveis e aferição de pressão arterial.

“O Brincando na Praça é uma forma de levar esporte, lazer e convivência para as comunidades onde estamos presentes. Mais do que um evento, é uma oportunidade de ocupar o espaço público, fortalecer vínculos e aproximar as pessoas. Esse é um dos caminhos em que a Rumo acredita para contribuir com o desenvolvimento social. Queremos que todos aproveitem esse dia leve. Estão todos convidados”, afirma Tatiana Montório, coordenadora do Instituto Rumo.

Ao longo do dia, o espaço público se transformará em um ponto de encontro para diferentes gerações, incentivando a participação da comunidade em um ambiente acolhedor e descontraído.

 

Serviço

Brincando na Praça – São Carlos (SP)

● Data: 17/05/2026

● Horário: das 10h às 17h

● Local: Praça Padre Roque Pinto de Barros - Av. Sallum, 778 - Vila Prado - São Carlos/SP

● Evento gratuito e aberto ao público

SÃO CARLOS/SP - A banda Chococorn and The Sugarcanes desembarca em São Carlos no próximo dia 21 de maio com a turnê “Operação Embaixo d’Água”, que divulga o novo álbum Todos os Cães Merecem o Céu, lançado em 2026 pelo selo +um HITS. O show acontece no MESS Bar, na Avenida São Carlos, e promete reunir fãs da cena alternativa e do rock independente em uma noite marcada por intensidade sonora e experimentação musical.

Formado em Santa Bárbara d’Oeste, o grupo vem ganhando espaço no cenário nacional ao misturar influências do emo, rock alternativo e post-punk com elementos que eles próprios definem como “emo caipira”. A formação conta com Alexandre Luz, Pedro Guerreiro, Pietro Sartori e Pipe Bacchin, com todos os integrantes dividindo os vocais no palco.

A turnê já passou por cidades do interior paulista, Sul do país e até apresentações internacionais em Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai. Agora, a banda segue em uma extensa agenda pelo Brasil, incluindo regiões Norte e Nordeste, consolidando uma das maiores excursões da carreira do grupo.

O novo disco amplia as referências musicais da Chococorn, trazendo letras que abordam temas como vida na estrada, saudade de casa, relações humanas, conflitos pessoais e questões sociais. O trabalho também explora novas sonoridades, combinando elementos do rock alternativo dos anos 1990, música eletrônica e da cena underground contemporânea brasileira.

Além do show da banda, a noite em São Carlos contará ainda com discotecagem do coletivo Cutucu Mob. A apresentação começa a partir das 18h no MESS Bar, localizado na Avenida São Carlos, 2493.

Após a passagem por São Carlos, a turnê segue para cidades como Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Salvador e São Paulo, onde a banda encerra essa etapa de shows em julho, na Casa Natura Musical.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.