fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Associados da ACISC terão desconto de 10% no primeiro lote; evento acontece em julho com show da dupla Gian & Giovani

 

SÃO CARLOS/SP - A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) inicia nesta sexta-feira, 15 de maio, a venda de ingressos para o tradicional Jantar do Comerciante do Ano 2026. Até o dia 31 de maio, os convites serão comercializados exclusivamente para associados da entidade, com desconto de 10% sobre os valores de tabela. A partir de 1.º de junho, o segundo lote será aberto ao público em geral, sem desconto, seguindo até o dia 24 de julho ou enquanto houver disponibilidade.

Cada associado poderá adquirir até oito convites com desconto, quantidade equivalente a uma mesa completa. Os pagamentos poderão ser realizados à vista, via PIX ou dinheiro, ou parcelados em até três vezes no cartão de crédito. O mapa de ocupação das mesas ficará disponível exclusivamente na sede da ACISC, sem compartilhamento por imagem, devido às atualizações constantes conforme o andamento das vendas.

O evento será realizado no dia 25 de julho, no Oasis Eventos, em São Carlos. A abertura da casa está prevista para as 20h30, com buffet completo e bebidas servidos até 0h30, distribuídos entre pista fria e pista quente nas laterais do salão. O ponto alto da noite será o show da dupla sertaneja Gian & Giovani, previsto para começar às 22h. A organização informa ainda que o traje exigido será esporte fino, o estacionamento será gratuito e o evento é recomendado para maiores de 12 anos. Não haverá meia-entrada, já que o valor do ingresso contempla alimentação e bebidas.

A edição de 2026 homenageará dois importantes nomes do comércio local. Regina Agnelli, da Essencial Nutrição, foi escolhida como Comerciante do Ano, enquanto José Roberto Messali, da tradicional Peixaria Central, receberá o título de Comerciante Homenageado do Ano. Segundo a ACISC, as homenagens reconhecem trajetórias de dedicação, empreendedorismo e contribuição para o fortalecimento da economia de São Carlos.

A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destacou que o jantar é um dos momentos mais aguardados do calendário empresarial da cidade. “É um evento que celebra o comércio, valoriza empresários que fazem parte da história de São Carlos e também proporciona um momento especial de confraternização entre associados, parceiros e comunidade. Estamos preparando uma edição ainda mais organizada e acolhedora”, afirmou. 

Já o gerente administrativo e financeiro da entidade, Alexandre Rosa, reforçou a expectativa positiva para as vendas. “A procura costuma ser muito grande, principalmente no primeiro lote. Por isso orientamos que os associados garantam seus lugares o quanto antes para aproveitar o desconto e escolher melhor a localização das mesas”, finalizou.

BRASÍLIA/DF - O presidente Lula (PT) sugeriu nesta quinta-feira (14) a senadores aliados da Bahia que propusessem uma medida legislativa para vetar o uso de inteligência artificial nas eleições.

Um dia após a divulgação da troca de mensagens do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com o banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master, o presidente não fez menções nominais ao adversário, pré-candidato à Presidência da República, mas disse que "a verdade tarda, mas não falha".

"Eu confesso a vocês, um cidadão que aprendeu a ter caráter com a Dona Lindu, não aceitará inteligência artificial para fazer campanha política. Se tem uma coisa que um político tem que fazer é olhar no olho do povo e permitir que o povo olhe no olho dele para saber quem está mentindo. E vocês estão vendo na televisão. A verdade tarda, mas não falha", afirmou o presidente.

Lula participou de evento para entrega de 384 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida em Camaçari (BA).

Ele elogiou a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de proibir o uso de inteligência artificial em propaganda eleitoral três dias antes das eleições. Mas sugeriu aos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), presentes ao evento, que fosse proposta alguma forma de proibir o uso de IA em todo o processo eleitoral.

"Na eleição, será que é necessária IA? Nas eleições, as pessoas têm que votar numa coisa verdadeira, de carne e osso. As pessoas não podem votar numa mentira. [...] Fiquei pensando. O que a gente pode fazer para proibir em época de eleição, sobre a eleição, falar de inteligência artificial na política? Porque isso vai servir aos mentirosos. Porque como é mentira, posso falar tudo bonitão. E a política é o tempo da verdade. O cara que mente na política, deveria cair a língua dele. Porque ele, quando é eleito, foi eleito para representar o povo e não pode mentir."

"Então, é importante que a gente tenha em conta, Wagner, o que pode ser feito do ponto de vista legislativo para discutir com verdade esse negócio de inteligência artificial, que presta serviços extraordinários à ciência. Mas eu fico me perguntando: como é que você pode votar num candidato pela inteligência artificial?", afirmou o presidente.

Em março, o TSE definiu novas regras para o uso de IA nas campanhas. Entre as medidas adotadas está a proibição de conteúdos eleitorais produzidos por IA 72 horas antes e 24 horas depois de cada turno da votação.

A corte também manteve a determinação de que as propagandas devem indicar a existência de conteúdo sintético e informar qual tecnologia foi usada. Outra regra prevê o banimento de perfis falsos, apócrifos ou automatizados quando houver práticas que possam comprometer o processo.

A cinco meses das eleições, os conteúdos produzidos com inteligência artificial generativa inundam as redes sociais e se consolidam como trincheira da disputa política dentro e fora do aparato oficial das pré-campanhas.

 

 

por Folhapress

BRASÍLIA/DF - O número de pessoas que buscam emprego há dois anos ou mais caiu 21,7% no primeiro trimestre de 2026 em relação ao mesmo período de 2025. Esse contingente representa 1,089 milhão de pessoas, o menor já registrado desde 2012, quando começou a série histórica da principal pesquisa sobre mercado de trabalho no país.

Em 2025, o país tinha quase 1,4 milhões de pessoas que estavam há pelo menos 24 meses tentando uma ocupação. Já o maior nível foi em 2021, ano de pandemia de covid-19, com 3,5 milhões.

Os recordes fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral, divulgada nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O patamar mínimo de pessoas à procura de trabalho também se reflete em outras duas faixas temporais. 

- de mais de um mês a menos de um ano: 3,380 milhões de pessoas em busca de vaga, recuo de 9,9% em relação ao primeiro trimestre de 2025. Nessa faixa, o maior volume foi 7 milhões, em 2021.

- de mais de um ano a menos de dois anos: 718 mil pessoas procuravam emprego, redução de 9% se comparado a 2025. O maior patamar pertence também a 2021, quando eram 2,6 milhões de pessoas nessa situação.

A única faixa temporal que não apresenta recorde mínimo é a de menos de um mês procurando vaga. De janeiro a março o país tinha quase 1,4 milhão de pessoas nessa situação. Esse patamar fica 14,7% abaixo do registrado no ano passado, mas acima do nível de 2014 (1,016 milhão).

A pesquisa do IBGE detalhou o contingente dos 6,6 milhões de desocupados do país nas faixas de tempo de procura:

- Menos de um mês: 21,2% dos desocupados

- Um mês a menos de um ano: 51,4%

- Um ano a menos de dois anos: 10,9%

- Dois anos ou mais: 16,5%

Mercado de trabalho dinâmico

O analista da pesquisa, William Kratochwill, aponta que os patamares mínimos de pessoas à procura de emprego nas faixas de tempo estão relacionados ao desempenho do mercado de trabalho.

“As pessoas estão gastando menos tempo para se realocar. O mercado está mais dinâmico”.

No fim de abril, o IBGE já havia divulgado que a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2026 ficou em 6,1%, a menor da série histórica. 

O pesquisador, no entanto, faz uma ressalva sobre a nova ocupação encontrada: “não necessariamente é melhora na qualidade do trabalho”.

Mais conta própria

A pesquisa do IBGE apura o comportamento no mercado de trabalho para pessoas com 14 anos ou mais e leva em conta todas as formas de ocupação, seja com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo.

Pelos critérios do instituto, só é considerada desocupada a pessoa que efetivamente procurou uma vaga 30 dias antes da pesquisa. São visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

William Kratochwill descarta que a redução do desemprego mais longo tenha a ver com o desalento, termo utilizado para definir a situação das pessoas que não procuraram trabalho por acharem que não encontrariam.

“A desistência é um ponto que já podemos descartar. O mercado de trabalho tem se mostrado persistente nas contratações e na manutenção do emprego”.

Ele acrescenta que o aumento no número de pessoas trabalhando por conta própria também colabora para redução do desemprego mais longo.

De acordo com a Pnad, o Brasil tinha 25,9 milhões de trabalhadores por conta própria, o que representa 25,5% da população ocupada no primeiro trimestre de 2026. Nos três primeiros meses de 2012, eram 20,1 milhões de trabalhadores nessa condição.

“Eles tomam a iniciativa de ser seu próprio negócio”, conclui Kratochwill.

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos formalizou, na quarta-feira (13/05), a cessão do Centro Municipal de Televisão Marechal Rondon à Fundação Educacional São Carlos (FESC). O espaço abriga três torres de transmissão que concentram o sinal de 18 emissoras de rádio e televisão. Com a assinatura do prefeito Netto Donato, a responsabilidade pela gestão e manutenção da área passa oficialmente para a Fundação, garantindo maior segurança e autonomia na administração das estruturas. Durante o ato, o prefeito ressaltou a importância da medida. “É muito importante a gente regularizar e deixar em ordem os próprios públicos. A FESC já tinha por muitos anos a posse desse terreno, onde ficam as antenas de televisão, e agora a gente consolida e transfere esse próprio público para a Fundação, para ela poder ter toda a autonomia para cuidar e zelar dessa instalação. É assim que a gente vai continuar trabalhando aqui na cidade de São Carlos”.

O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, destacou o caráter histórico e estratégico do local. “Esse terreno foi cedido pela Prefeitura para que as emissoras pudessem instalar suas antenas. Hoje, nesse espaço, centralizamos 18 emissoras de rádio e televisão, com três antenas que a Fundação administra. É um cuidado muito específico, com licenças da Anatel e responsabilidade federal. Essa doação não é apenas simbólica, ela resolve um problema jurídico e garante segurança para toda a população”.

Cotrim reforçou ainda o impacto direto para os moradores. “Sem esse terreno, sem esse local, nós não teríamos a transmissão dos canais abertos na cidade. É um trabalho que atende ao interesse público, porque são emissoras gratuitas, acessíveis a toda a população de São Carlos”. Com a oficialização da cessão, o Centro Municipal de Televisão Marechal Rondon passa a ser administrado integralmente pela FESC, assegurando que o sinal de rádio e TV continue chegando com qualidade às casas dos são-carlenses.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.