Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação, recebeu na segunda-feira (29/01), o primeiro lote dos uniformes escolares que serão entregues para os alunos da rede municipal de ensino.
No total serão entregues 159 mil peças de uniformes para 17 mil alunos da rede, um investimento de R$ 5,4 milhões via Consórcio Intermunicipal da Região Central do Estado de São Paulo (CONCEN), com recursos do próprio município. Todas as 62 unidades escolares vão receber as peças que serão distribuídas para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A distribuição será realizada por cada unidade escolar desde os primeiros dias de aula. A intenção é que até o final de fevereiro todos os alunos já tenham recebido os novos kits.
O kit é composto por camisa escolar manga curta (39 mil peças) camiseta escolar regata para as atividades de educação física (20 mil peças), bermuda masculina (20 mil peças), camiseta escolar manga longa (20 mil peças), bermuda feminina (20 mil peças), jaqueta escolar (20 mil peças) e calça escolar (20 mil peças).
O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, explicou que é necessário ter um pouco de paciência na entrega dos uniformes porque o volume é grande e as equipes da SME estão separando as peças por kits para entregar aos alunos até o final de fevereiro.
“O uniforme escolar não é só bonito, ele significa segurança, igualdade, isonomia e principalmente a uniformização das nossas crianças, por isso é com muito prazer que recebemos os uniformes para iniciar o ano letivo 2024 com tudo preparado e organizado”, disse.
Vale lembrar que os recursos disponibilizados para a aquisição dos uniformes não são contabilizados nos 25% obrigatórios de investimento na educação.
Na Corrida Decor Run, ela conquistou a primeira colocação geral
PORTO FERREIRA/SP - Mais uma atleta da ASA/ADN brilhou no final de semana. Joana Motta foi a campeã geral da Corrida Decor Run, ocorrida na manhã de domingo, 28, em Porto Ferreira.
A corredora mostrou muita qualidade e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, após manter um ritmo forte nos cinco quilômetros de percurso.
“A atleta está treinando muito bem e em todas as corridas que participa está no pódio. É uma atleta que participa muito de corrida de rua e que esse ano também vai para às competições de pista”, disse o coordenador e técnico da equipe, Altair Maradona Pereira.
Com a finalidade de buscar novas perspectivas para Joana, ele disse que irá modificar um pouco o treino da atleta para ficar um pouco mais veloz. “Queremos que ela conquiste pódios em competições de pista oficiais representando a equipe e principalmente São Carlos. Parabéns a nossa atleta”, finalizou Maradona.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Lucão Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara (presidida por ele e integrada pelos vereadores Cidinha do Oncológico e Sérgio Rocha), encaminhou na segunda-feira (29) ofício ao prefeito Airton Garcia e à secretária municipal de Saúde Jôra Porfírio, solicitando abertura de procedimento administrativo para verificar as condutas e procedimentos na UPA de Cidade Aracy com relação ao caso de um adolescente, vítima de atropelamento no último domingo. O atendimento ao menor, que deveria ser de emergência, foi retardado em duas horas.
Conforme relatado no ofício, o adolescente de 14 anos chegou por meios próprios à UPA, onde um médico verificou a necessidade de transferência do paciente para a Santa Casa, sendo acionado o SAMU, com o pedido de remoção através de uma USA (Unidade de Suporte Avançado) às 18h10. A USA é o veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências.
“Há notícia da negativa do médico de plantão do SAMU, em um primeiro momento, em realizar tal remoção através da USA, sendo-lhe encaminhada uma unidade básica do SAMU por volta das 18h30. Somente após a chegada da unidade básica do SAMU à UPA é que percebeu-se a gravidade da situação ante ao quadro clínico apresentado pelo paciente, com o rebaixamento de seu nível de consciência e vômitos”, prossegue o relato.
Ainda conforme a Comissão de Saúde, “após essa verificação, o médico do SAMU então, se convenceu a encaminhar uma Unidade de Suporte Avançado para remoção do paciente à Santa Casa (às 19h15), pedindo para que se estabilizasse o paciente”.
“Entretanto, neste ínterim, a ocorrência de outro acidente grave no bairro Eduardo Abdelnur levou a USA a ser deslocada da UPA do Cidade Aracy, o que fez com que o paciente fosse transferido à Santa Casa através de uma unidade básica do SAMU com acompanhamento do médico plantonista da UPA, o que se deu apenas às 20h08”.
No ofício, Lucão Fernandes observa que “o ocorrido merece investigação quanto ao atendimento e conformidade dos procedimentos realizados”. Ele solicita que seja enviada à Comissão de Saúde da Câmara toda a documentação referente ao caso “para acompanhamento de tais fatos” e que o órgão seja comunicado a respeito do andamento do processo a ser instaurado pela Secretaria Municipal de Saúde “à luz da contínua melhoria nas condições de prestação e de atendimento à população dos serviços de saúde no Município”.
Pós-graduação EaD capacita profissionais para atuarem em parceria com familiares de crianças
SÃO CARLOS/SP - No Brasil, historicamente, as ações de intervenção com famílias de crianças com deficiência têm se baseado no modelo clínico e de reabilitação. Porém, estudos e práticas mais recentes na Europa e nos Estados Unidos têm indicado a necessidade da evolução para um modelo de intervenção precoce chamado de terceira geração, no qual a família é a protagonista da atenção, a equipe atua de modo transdisciplinar e as intervenções são baseadas nas rotinas e no contexto. Para habilitar profissionais a utilizarem métodos, protocolos e estratégias fundamentadas e coerentes com tais práticas, estão abertas as inscrições no III Curso de Especialização (EaD) "Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais" da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A pós-graduação conta com material diferenciado apresentado em dinâmicas teórico-práticas. O curso aborda desde a origem das práticas centradas na família, sua história, princípios, assim como políticas e diretrizes no Brasil que envolvem a primeira infância. É ensinado como identificar as características da criança, as necessidades familiares e como implementar uma avaliação em uma perspectiva centrada na família. Todo o conteúdo tem fundamentação em pesquisas científicas atualizadas sobre as práticas recomendadas na área. Com um método de ensino eficaz, a especialização - alinhada com as demandas do mercado de trabalho - ainda oferece uma visão ampla e global para a equipe de saúde atuar em conjunto com a família, em parcerias recíprocas, para obter resultados efetivos a curto prazo. Por meio de estudos de caso, os pós-graduandos podem aplicar instrumentos e protocolos e construir um Plano Individualizado de Intervenção Precoce, com seus objetivos funcionais.
As aulas começam em março. Com duração de 400 horas distribuídas ao longo de 18 meses, as disciplinas são desenvolvidas em uma aula síncrona mensal de quatro horas, aos sábados. O III Curso de Especialização (EaD) "Intervenção Precoce na Infância: Práticas centradas na família e nos contextos naturais" tem um corpo docente composto por professores da UFSCar, de outras universidades brasileiras, além de especialistas europeus e latino-americanos, por meio do apoio da Rede Iberoamericana de Intervenção Precoce e da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP - Portugal).
Profissionais graduados que atuam na Primeira Infância, nos setores da Saúde, Educação, Educação Especial, Assistência Social e Reabilitação - em serviços públicos ou privados - podem participar. As inscrições devem ser realizadas pela plataforma Box UFSCar, em www.box.ufscar.br. Na página, há mais informações, como valores de investimento. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
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