fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

TAILÂNDIA - A Tailândia se tornou, nesta terça-feira (18), o primeiro país do Sudeste Asiático a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma histórica votação no Parlamento que foi celebrada como uma "vitória" para a comunidade LGBTQIA+.

O projeto de lei, resultado de mais de duas décadas de esforço de ativistas, foi aprovado no Senado com 130 votos a favor, 4 contra e 18 abstenções. Agora o texto será encaminhado ao rei Maha Vajiralongkorn para promulgação e entrará em vigor 120 dias após sua publicação no Diário Oficial. Espera-se que as primeiras uniões igualitárias sejam formalizadas em outubro.

Defensores LGBTQIA+ chamaram a medida de "um passo monumental adiante". Na Ásia como um todo, apenas Nepal e Taiwan já haviam permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Plaifah Kyoka Shodladd, ativista que trabalhou na comissão que analisou o texto, disse aos senadores, após a votação, que "hoje o amor venceu os preconceitos". Congressistas também foram vistos comemorando no plenário, agitando bandeiras com as cores do arco-íris.

O texto altera as referências a "homens", "mulheres", "maridos" e "esposas" na lei sobre o casamento para substituí-los por termos neutros. Além disso, concede aos casais homossexuais os mesmos direitos previstos aos heterossexuais para adoção e herança.

"Celebramos mais um marco significativo na jornada do nosso Projeto de Lei de Casamento Igualitário", disse o primeiro-ministro tailandês, Srettha Thavisin, que apoia a comunidade LGBTQIA+, em uma postagem no X. "Continuaremos nossa luta pelos direitos sociais de todas as pessoas, independentemente de seu status."

De maioria budista, a Tailândia tem a reputação de ser um país tolerante com a comunidade LGBTQIA+, e pesquisas publicadas pela mídia local mostram um forte apoio popular ao casamento igualitário.

Na província de Chiang Mai, no norte, a ativista de direitos humanos Matcha Phornin, sua esposa Veerawan Wanna e sua filha adotiva acompanhavam a sessão do Senado pela TV. "Temos apoio do Parlamento. Isso significa que estamos protegidas pela lei", disse Matcha, depois de comemorarem e se abraçarem após a aprovação. "E ela será legalmente adotada depois disso", afirmou ela, referindo-se à filha.

Continua depois da publicidade

Os ativistas também organizaram uma manifestação no centro da capital, Bancoc, onde várias lojas mantinham bandeiras do arco-íris hasteadas desde o início de junho, Mês do Orgulho Gay.

A chegada ao poder de Srettha Thavisin, o primeiro civil a ocupar o cargo desde o golpe de Estado de 2014, contribuiu para acelerar a tramitação da lei.

Ativistas da comunidade LGBTQIA+ afirmam, porém, que a norma aprovada é insuficiente porque não reconhece as pessoas trans e não binárias, que não têm o direito de mudar sua identidade em documentos oficiais.

Com a Tailândia, 40 países no mundo legalizaram o casamento igualitário, desde que em 2001 a Holanda autorizou as uniões plenas entre casais do mesmo sexo. Nessa conta não estão incluídos territórios e estados associados, como Nova Caledônia (França), Malvinas (Falklands) e Porto Rico (EUA).

No Brasil, a união homoafetiva foi aprovada pelo STF (Superior Tribunal Federal) em 2011. Na região, países como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai também reconhecem esse tipo de matrimônio.

 

 

POR FOLHAPRESS

SÃO PAULO/SP - A partida entre Palmeiras e Corinthians, válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, teve uma mudança na data. O Derby acontecerá no dia 1° de julho, uma segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo (SP).

O duelo estava marcado para acontecer no dia 29 de junho, um sábado, no mesmo horário. O Allianz Parque, porém, poderia estar indisponível, já que receberá o evento Global Agribusiness Festival, nos dias 27 e 28, às vésperas da partida.

O Palmeiras vinha conversando com a Real Arenas, empresa da WTorre responsável pela gestão do Allianz Parque, para tentar viabilizar a utilização do estádio no dia da partida. Uma opção era alterar o jogo para a Arena Barueri, estádio em que o Verdão disputou sete jogos neste ano como mandante quando não tinha o Allianz à disposição.

Continua depois da publicidade

As equipes já disputaram um clássico nesta temporada, na Arena Barueri. Na ocasião, o duelo válido pela oitava rodada da fase de grupos do Paulistão terminou empatado por 2 a 2. Endrick e Flaco López fizeram para o Verdão, enquanto Yuri Alberto e Rodrigo Garro anotaram para o Timão.

Antes disso, Palmeiras e Corinthians ainda terão três compromissos. O Verdão joga com Red Bull Bragantino e Juventude, ambos em casa, e contra o Fortaleza fora; enquanto o Timão duela com Internacional e Athletico-PR, como visitante, e contra o Cuiabá, como mandante.

 

 

GAZETA ESPORTIVA

NANCY - A seleção feminina de vôlei sentado conquistou a medalha de bronze no World Super Six, último evento de preparação da modalidade para a próxima edição dos Jogos Paralímpicos. No torneio disputado em Nancy (França) no último final de semana, a seleção brasileira garantiu um lugar no pódio após derrotar a Itália por 3 sets a 0 (parciais de 25/13, 25/23 e 25/22) no domingo (16).

O torneio, que reuniu as melhores equipes do mundo (Brasil, França, Estados Unidos, Canadá, Itália e China), foi vencido pelos Estados Unidos, que superaram a China na grande decisão.

Continua depois da publicidade

A seleção brasileira de vôlei sentado já tem vaga garantida na próxima edição dos Jogos Paralímpicos, que serão realizados entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, em Paris (França). A classificação foi conquistada com o título mundial da modalidade, em 2022 na Bósnia.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - Na tarde desta terça-feira, 18 de junho, a Guarda Municipal conseguiu localizar uma caminhonete de propriedade da prefeitura municipal, que havia sido furtada na rua Argentina, Vila São José, em São Carlos.

Segundo consta, a GM foi informada do furto e ficou em alerta, quando a viatura 681 se deparou com a caminhonete S-10 na estrada Municipal João Ponce Costa, no KM 1.

Continua depois da publicidade

O motorista, ao ver a viatura da Guarda Municipal, parou a caminhonete e entrou em um estabelecimento comercial de recicláveis, e pediu para o funcionário dizer que ele era trabalhador da empresa. Obviamente, que tal pedido foi negado e ele foi preso pelos GMs.

O indivíduo foi conduzido à Central de Polícia Judiciária de São Carlos, onde foi autuado por furto de patrimônio público.

A caminhonete foi devolvida para a prefeitura municipal de São Carlos.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.