fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PORTO ALEGRE/RS - O governo do Rio Grande do Sul iniciou, na segunda-feira (10), a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte do mês de maio.

A meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é arrecadar o suficiente para montar cerca de 100 mil kits escolares completos que possibilitem que os estudantes voltem às aulas em boas condições.

Entre os itens sugeridos para doação estão mochilas, cadernos, conjuntos de lápis de cor e canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, caneta (azul, preta ou vermelha), estojos, lápis preto e lapiseiras, caixas de grafite, borrachas, calculadoras, réguas e squeezes (garrafas para transportar líquidos).

A direção-geral da Seduc fará a seleção e a organização dos donativos para compor cada kit, de acordo com idade e série escolar do beneficiário.

Livros de literatura

A secretaria estima que será necessário recompor o acervo mínimo em 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes nos municípios gaúchos. Para isso, são necessários 48.662 títulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar, aproximadamente, cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.

Por isso, a campanha estadual Mochila Cheia também aceitará livros de literatura infantojuvenil. A lista completa dos livros está disponível no site da Seduc.

O primeiro ponto de coleta da campanha Mochila Cheia está localizado em Porto Alegre, na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (Rua Furriel Luíz Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista). O espaço funciona das 10h às 16h.

No interior, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que definirá os locais onde os itens estão sendo recebidos.

Situação da educação

O Rio Grande do Sul conta com 2.338 escolas públicas estaduais, com mais de 741,8 mil estudantes matriculados em 2024.

De acordo com boletim do governo estadual que atualiza diariamente o panorama de escolas, 94,2% do total de unidades de ensino estaduais já retomaram as atividades, com 92,8%, ou 688.387 estudantes, de volta às salas de aula.

Porém, 1.086 escolas estaduais foram impactadas pelas fortes chuvas em 255 municípios gaúchos. Essas unidades foram danificadas, têm problemas de acesso ou estão servindo de abrigo emergencial a famílias que foram forçados a deixar as próprias casas por causa dos temporais.

 

 

Por Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

Seis deputados estiveram presentes; auditório ficou lotado de apoiadores

 

SÃO CARLOS/SP - O lançamento da pré-candidatura de Netto Donato (PP) a prefeito de São Carlos ficou marcado pela emoção, pela convicção e pelas diversas manifestações de apoio. Na noite de segunda-feira (10/06), uma multidão de apoiadores lotou o Salão CENACON do Hotel Nacional Inn para participar do evento, demonstrando a popularidade da pré-candidatura de Netto e o anseio por uma cidade com vistas para o futuro.

Desde o início, o que não faltou foram palavras de incentivo. Ao todo, seis deputados estiveram presentes e abordaram a importância da pré-candidatura de Netto para São Carlos, bem como tantos outros encaminharam mensagens de apoio e que foram exibidas no telão. Diversos prefeitos e vereadores da cidade e da região também compareceram, assim como representantes de associações de classe, entidades sindicais e do terceiro setor e outras modalidades da sociedade civil organizada.

Em se tratando de mensagens, quem também enviou seu apoio a Netto foi o prefeito Airton Garcia, destacando que ele é o seu pré-candidato a prefeito e que confia em Netto para dar continuidade administrativa aos trabalhos da Prefeitura.

Netto, por sua vez, demonstrou alegria ao ver a proporção que o evento teve. “Uma felicidade imensa ver o auditório do Salão CENACON lotado, chegando ao ponto de não ter mais lugar pra sentar. Isso é a vontade do são-carlense em construir a cidade do futuro, uma cidade moderna, que acolhe as pessoas. Nós temos que ter a sensibilidade de que as pessoas precisam ter este anseio respondido e, principalmente, de uma cidade que vai cuidar com muito amor de toda a população. O que a gente tem que prometer é a lealdade, a dedicação e muito amor por São Carlos”, destaca Netto.

Ao término do evento, a população pôde conversar, tirar fotos e fazer filmagens com os parlamentares que se deslocaram até a cidade. Participaram presencialmente os deputados federais Carlos Sampaio (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL) e Mauricio Neves (PP) e os deputados estaduais Bruno Zambelli (PL), Gil Diniz (PL) e Paulo Mansur (PL).

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos iniciou a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado “Dr. Samuel Valentie de Oliveira”. Serão investidos R$ 771 mil neste importante equipamento de saúde que realiza em média 350 atendimentos diários, casos de urgência e emergência com classificação de risco, ou seja, que necessitem de atenção especial e atendimento intermediário entre as demais unidades hospitalares.
Inaugurada em 4 de dezembro de 2010, o prédio da UPA da Vila Prado necessitava de reformas estruturais e modernização para oferecer agilidade no atendimento e maior conforto para a população e os servidores.
Entre as intervenções será feita a reforma ampla do telhado com troca de telhas, calhas e rufos para correção dos problemas de infiltração, troca de todas as portas internas e reparo nas portas de ferro, troca de rede elétrica (poste, disjuntores e fiação para climatização e informatização de todos os ambientes), reforma de banheiros (trocas de vasos, válvulas e lavatórios necessários), revestimento vinílico no piso da sala de raio-x, troca de iluminação, instalação de refletores, reparos e ampliação da rede lógica e de telefonia, reparo das rampas de acesso da ambulância com construção de piso em concreto e piso intertravado e desentupimento das galerias pluviais. Instalação de grelhas, trocas dos portões de acesso a ambulância, manutenção geral no forro de toda a unidade, construção de mais uma sala de acolhimento, instalação de película de controle solar nos vidros, recuperação dos canteiros e reparos nas calçadas, instalação de ar condicionado na recepção e consultórios, pintura interna e externa total e instalação de identificação visual em ACM nas salas internas e fachada.
A UPA da Vila Prado conta com recepção e sala de espera, salas para consultórios (uma para ortopedia equipada com raio-X), salas de sutura, curativo, esterilização, observação clínica pediátrica, observação clínica adulta masculino e feminino, medicação, inalação, urgência e emergência, consultório odontológico e médico, além de acesso para ambulâncias e área administrativa com almoxarifados e salas para arquivo.
Daniele Robles Antoneli, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde, explica que a reforma teve início pela parte estrutural, com reforma do teto e a parte externa da UPA. “A obra não está implicando em alteração dos atendimentos. Na próxima etapa as intervenções internas serão feitas na parte onde só os profissionais de saúde tem acesso e, portanto, restrito aos servidores da equipe multiprofissional de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de odontologia e pessoal administrativo. Nas próximas semanas quando for necessário realizar as intervenções no setor de atendimento ao público, vamos organizar o fluxo interno de atendimento evitando impacto, suspensão ou interrupção dos atendimentos de urgência e emergência”, ressaltou Daniele Antoneli.

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realiza no próximo sábado, dia 15 de junho, das 9h às 16h, no Canil e Gatil Municipal, localizado na Estrada Washington José Pêra, s/nº, na Água Fria, o arraiá da adoção, feira PET destinada à adoção consciente de animais domésticos.

Na feira os interessados poderão adotar cães ou gatos, filhotes ou adultos. Hoje o Canil Municipal abriga 180 cães e 120 gatos.

Para adotar, basta o munícipe levar um documento pessoal com foto e o comprovante de endereço. É importante lembrar que todos os animais são castrados e contam com um microchip de identificação, sendo possível localizar os pets em caso de abandono.

Em 2023 foram adotados 504 animais que estavam abrigados no Canil Municipal. Já esse ano outros 216 cães e gatos já ganharam um novo lar.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.