Jornalista/Radialista
A ação acontece nas Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas e para População em Situação de Rua
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), promoveu na tarde da última terça-feira (04/06), mais uma ação preventiva no combate ao câncer bucal. Desta vez a Instituição de Longa Permanência para Pessoas Idosas “Helena Dornfeld” recebeu a equipe de odontologia do Dr. Luís Guilherme Manelli, que realizou a avaliação para prevenção do câncer bucal, além de avaliar os dentes e próteses dos idosos.
Esse trabalho teve início no final do mês de maio com o diagnóstico realizado no Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro POP), que atende em média 80 pessoas em situação de rua, e termina no Cantinho Fraterno no próximo dia 11 de junho. Somente nas duas instituições de longa permanência serão atendidos aproximadamente 100 idosos.
A campanha busca estimular ações preventivas e educativas relacionadas a prevenção do câncer bucal, que é um tumor maligno que afeta lábios, gengiva, bochecha, céu da boca, língua (mais as bordas), e região de assoalho de língua. É mais comum em homens de mais de 40 anos. Os fatores de risco são exposição ao sol, alcoolismo e tabagismo.
Haverá limpeza, conserto, reforma, pintura e adequação estrutural em 12 espaços da autarquia, em uma primeira etapa.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) deu início a um processo de recuperação e modernização de seus reservatórios de água espalhados por toda a cidade. Neste primeiro momento, estão sendo revitalizadas doze Unidades de Produção, Reservação e Distribuição. Os trabalhos já foram concluídos no Parque Faber II e estão sendo finalizados os serviços no reservatório do Parque Faber I e no Centro de Produção e Reservação do Santa Felícia. Na sequência, serão iniciadas as obras nos reservatórios do Jardim Alvorada, Parque Fehr e Jardim Embaré.
RECURSOS PRÓPRIOS - O trabalho de modernização inclui serviços de limpeza, consertos, reforma, pintura geral e otimização dos espaços internos e externos, além de muros e calçadas. A empresa que venceu a licitação terá um prazo de quatro meses para a execução completa. O investimento do SAAE está na ordem de R$ 2,1 milhões, com recursos próprios.
ARARAS/SP - Ricardo Viani, professor da UFSCar no Centro de Ciências Agrárias (CCA), campus Araras, lançou um livro que une espécies arbóreas e canções da música popular brasileira. Duas paixões, segundo o autor, que é engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (2010). O título da publicação é As Árvores e a Música Brasileira (Editora IPEF, 442 p.)
Mas as conexões de Ricardo Viani vão ainda um pouco mais longe. A inspiração do autor está nas ondas sonoras de rádio. O livro foi concebido a partir do podcast homônimo apresentado na Rádio UFSCar, o livro compila cerca de 600 canções que falam de árvores e apresenta descrições e fotografias de mais de 200 espécies arbóreas, nativas e exóticas do Brasil, citadas nestas canções.
"As árvores são essenciais à vida de milhares de espécies, inclusive à humana, e em maior ou menor grau estão no dia a dia de todas as pessoas. A música, como as árvores, permeia a vida de praticamente todos nós", explica Ricardo Viani.
Destinada a todos que se interessam por natureza, árvores ou por música e cultura popular brasileira, a obra procura tornar o conteúdo técnico-científico sobre árvores acessível a todos e todas. Além disso, o livro apresenta o diversificado cancioneiro relacionado ao tema e a tão rica cultura popular que temos no país, abrindo as portas para o apreço por novos sons e artistas. A obra conta com prefácio do importante violeiro, compositor e cantador mineiro Chico Lobo.
"É um livro tanto para botânicos e quem trabalha com ou gosta de árvores quanto para um público leigo e mais amplo que simplesmente gosta de natureza, plantas e/ou música", reitera Ricardo Viani. A versão digital do livro pode ser acessada gratuitamente em https://www.ipef.br/publicacoes/as-arvores-e-a-musica-brasileira/.
ARARAQUARA/SP - Na quinta-feira (6), uma idosa moradora do Jardim Brasil, em Araraquara, procurou a delegacia depois de cair em um golpe da falsa central de atendimento bancário.
Segundo a vítima, durante uma ligação telefônica, um homem se identificou como sendo funcionário do Banco Bradesco e a convenceu de que precisava atualizar a chave do aplicativo referente à sua conta bancária.
A vítima então abriu o aplicativo do banco em seu celular e seguiu a orientação do indivíduo.
Após a realização dos procedimentos indicados pelo estelionatário e encerramento da ligação, a idosa percebeu que R$ 2.540,00 foram retirados de sua conta através de diversas operações.
A vítima forneceu os dados das transações bancárias para a Polícia Civil, que se encarregará das investigações.
Ed Junior / PORTAL MORADA
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.