fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 14 Dezembro 2024

SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de promover a inclusão, o respeito às diversidades, ampliar a comunicação e o atendimento à população – em especial aos usuários surdos dos serviços públicos –, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou, ao longo do ano, uma série de capacitações dos servidores públicos municipais de várias secretarias, fundações e autarquias, ensinando alguns colaboradores a se comunicarem pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nesta semana, foi concluída mais uma etapa de capacitação do módulo do curso de libras para 16 servidores que fazem o atendimento em diversos departamentos das secretarias municipais.

A iniciativa visa proporcionar o ensino e a melhoria desta comunicação aos servidores, evitando a barreira da língua entre os colegas de trabalho e a população surda. O domínio da linguagem em Libras, por meio da capacitação apropriada, humaniza o atendimento porque permite aos servidores atender as pessoas surdas da mesma forma que as ouvintes.

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rafinha Almeida, a qualificação é importante para que toda a população seja acolhida. “Nós ficamos felizes em ter esta parceria com o SENAC e que preza pela capacitação dos servidores municipais. Vale destacar a satisfação dos colaboradores que relataram as experiências que tiveram no dia a dia de trabalho ao realizarem os atendimentos de munícipes surdos, que conseguiram se comunicar e serem compreendidos. A Língua Brasileira de Sinais é um idioma gestual visual usado para promover acessibilidade comunicacional de pessoas com  deficiência auditiva e surdas, e a capacitação promove esta inclusão”, salienta Rafinha.

A SMPDMR afirma que a meta é capacitar o maior número de servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento para as Pessoas com Deficiência (PCDs) e, principalmente, o acolhimento que é feito às pessoas surdas nos órgãos municipais. O curso busca não apenas ensinar a comunicação em Libras, mas também sensibilizar os servidores sobre a importância de saber se comunicar bem para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou comunicativas, tenham acesso apropriado aos serviços públicos.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Governo do Estado, concluiu a qualificação de cerca de 70 servidores da rede municipal de saúde sobre ações de imunização, trazendo informações atualizadas a estes profissionais a respeito do tema.

Foram três encontros ao todo, sendo o último ocorrido na quinta-feira (12/12), ocasiões em que auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros de diversas unidades de saúde do município receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas sobre as normas vigentes de imunização.

Entre outros assuntos, a qualificação abordou fundamentos teóricos das vacinas, a técnica de aplicação, os eventos adversos e outras questões de imunização, bem como estudos de casos onde puderam vivenciar situações de rotina e aplicar o conteúdo repassado.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, comenta os objetivos desta ação. “Este conteúdo é importante porque há a necessidade de se fazer uma atualização anual sobre as vacinas, já que o Ministério da Saúde vem adotando notas técnicas e novas medidas de orientação. A gente também tem recebido muitos profissionais novos concursados e a capacitação constante é fundamental para todos nós prestarmos um atendimento ainda mais qualificado à população. Nossa ideia é de que estas pessoas que participaram da capacitação sejam multiplicadoras em suas unidades”, disse Denise, recordando que a iniciativa também contou com o apoio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da SMS.

Projeto tem como objetivo incentivar artes diversas e valorizar artistas locais com apresentações gratuitas e abertas ao público em geral

 

Porto Ferreira/SP; Teatro, dança, música, artes circenses, contação de histórias e arte urbana são algumas das intervenções previstas durante o Festival Cultura do Bem, que será realizado em 22/12 na cidade de Porto Ferreira. O sábado será marcado por apresentações culturais diversas, gratuitas e abertas ao público em geral, que buscam valorizar os artistas locais e democratizar o acesso à cultura para a população.

Um dos objetivos do evento é transformar a realidade das pessoas, oferecendo novas possibilidades de diversão durante o final de semana. Sendo assim, o sábado será marcado por atividades diferentes, que despertem o interesse das pessoas pela arte e pela cultura. Essa também é uma forma de incentivar a produção artística local e valorizar os artistas da cidade. Ao longo do dia, o público terá acesso a pelo menos sete apresentações artísticas.

O projeto Cultura do Bem é realizado pela MR2 Cultural, via ProAC, recebendo o apoio da Think Projetos e patrocínio das empresas Margirius, Cia Muller, Alleanza Cerâmicas, Scalla Cerâmicas e Porto Brasil.

 

Serviço:

 

Intervenções artísticas marcam Festival Cultura do Bem em Porto Ferreira

 

Data: 22/12

Horário: das 10 às 20 horas

Local: Parque Linear Dorival Braga - Avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, s/n - Centro, Porto Ferreira/SP

Publicado em Outras Cidades

SÃO PAULO/SP - O calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo foi divulgado pelo Governo de São Paulo.

Os contribuintes podem antecipar o pagamento do imposto em janeiro, em cota única, com desconto de 3%; pagar integralmente em fevereiro, sem desconto; ou parcelar o tributo em até cinco vezes (janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo.

Para quem optar pelo parcelamento, para facilitar a memorização dos vencimentos, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) manteve todos os vencimentos no mesmo dia do mês para cada final de placa. Por exemplo, veículos com final de placa 1 tem vencimento em 13 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio. Se o vencimento ocorrer no final de semana, feriado ou dia em que não houver expediente bancário no município de registro do veículo, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil (confira a tabela abaixo).

 

Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral antecipado em janeiro, é concedido desconto de 3% – o calendário começa em 13 de janeiro e segue até o dia 24, conforme as tabelas abaixo. O vencimento em cota única, sem desconto, é 22 de abril. Para os proprietários que optarem p​​elo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro (veja as tabelas completas abaixo).

Formas de pagam​​ent​​o

Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, o contribuinte precisa utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor​​ (Renavam).

Pix​​

No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, sendo ma​is rápido, fácil e confirmado imediatamente. O recolhimento é feito por meio de QR Code junto a cerca de 800 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.

​Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento. O QR Code Pix tem validade de 15 minutos. Não tendo sido pago no prazo, será necessário emitir um novo QR Code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR Code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará. Ao ler o código com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.

Rede bancária

As tradicionais formas de pagamento estão mantidas. É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.​​

Valores vena​​​is

A tabela de valores venais, que serve de parâmetro para o cálculo do IPVA 2025 e envolve milhares de diferentes marcas, modelos e versões de veículos, de​​verá ser publicada pela Sefaz-SP nos próximos dias.

Licenciamento​​​

Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.​​​

Destino do IPVA​

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Do total arrecadado, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) e o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado. A quota-parte estadual vai compor o orçamento anual e, dessa forma, será utilizada nas diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais Saúde, Educação Segurança Pública e Infraestrutura, por exemplo.​​

Veja os calendários de pagamento do IPVA 2025 em São Paulo:

Publicado em Economia

Evento do dia 17 de dezembro (terça-feira), no Dabi Business Park, prepara lideranças femininas do agro para edição nacional em Piracicaba, em junho de 2025

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - O movimento Caravana AgroMulher, que busca fortalecer a liderança feminina no agronegócio, inicia sua edição 2025 com um workshop especial em Ribeirão Preto. O evento será realizado no dia 17 de dezembro (terça-feira), no Dabi Business Park, e servirá como prévia do encontro nacional programado para o dia 20 de junho de 2025, em Piracicaba.

A caravana faz parte do projeto de eventos presenciais do AgroMulher, um clube voltado para o desenvolvimento de carreira e negócios para mulheres e empresas do agronegócio e que em 2024 chegou a um público de cerca de 1.200 pessoas em dez eventos presenciais e on-line.

O workshop em Ribeirão Preto deve reunir cerca de 150 mulheres, entre profissionais do agro, gestoras e lideranças. A programação inclui a apresentação da proposta da Caravana AgroMulher e três palestras temáticas com lideranças de destaque no setor.

 

Palestrantes

Camila Pennink, head de Marketing na BP Agro e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV, abordará o tema “Posicionamento de Marca que Impacta”. Para ela, o movimento se diferencia pelo caráter transformador. “O AgroMulher me atraiu pelo propósito genuíno de transformar mulheres através do conhecimento e me fez ficar pelo alto nível de excelência com que as ações são conduzidas. Cada conteúdo gera um estímulo imediato para pensar e agir de forma diferente, impulsionando evolução e realização”, destaca Camila.

Flávia do Val, engenheira agrônoma, fundadora e CEO da Akaiá Food Factory, com 24 anos de experiência no setor e 12 dedicados ao ESG, falará sobre “Gestão Estratégica e Sustentabilidade”. Flávia destaca a importância do ambiente colaborativo proporcionado pelo grupo: “Sou muito orgulhosa de participar desta frente que é o AgroMulher. Há um senso de comunidade e ajuda mútua que dissemina conhecimento de alto nível e conecta profissionais com empresas, promovendo crescimento e oportunidades reais para as mulheres do agro”.

Já Vanessa Sabioni, head de Marketing, Comunicação e Educação no AgroMulher Clube, engenheira agrônoma e mestre em Fitopatologia, trará a palestra “Liderança de Impacto no Agro”, ressaltando o compromisso do evento com a formação de lideranças femininas. “A Caravana AgroMulher é um projeto que chegou para ficar. Com uma proposta inovadora de desenvolver lideranças femininas estratégicas e de impacto, o evento traz uma transformação positiva para o agronegócio, inspirando horizontes sustentáveis e fortalecendo o protagonismo das mulheres no setor”, comenta Vanessa.

O workshop também contará com um painel especial em que as palestrantes compartilharão suas trajetórias, desafios e conquistas, oferecendo inspiração e conhecimento prático para as participantes. As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/workshop-gestao-e-lideranca-estrategica-no-agronegocio-lancamento-da-caravana-agromulher-2025/2757249

 

Serviço

Workshop Caravana AgroMulher 2025

Data: 17 de dezembro de 2024 (terça-feira), das 14h às 18h

Local: Dabi Business Park (rua General Augusto Soares dos Santos, 100, Parque Industrial Lagoinha, Ribeirão Preto/SP)

Programação:

14h: Credenciamento

14h30: Abertura

14h45: Palestras temáticas:

Liderança de Impacto no Agro – Vanessa Sabioni

Gestão Estratégica e Sustentabilidade – Flávia do Val

Posicionamento de Marca que Impacta – Camila Pennink

16h45: Painel com as palestrantes

18h: Coffee e Networking

Inscrições limitadas e gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-gestao-e-lideranca-estrategica-no-agronegocio-lancamento-da-caravana-agromulher-2025/2757249

Publicado em Ribeirão Preto

Artigo destaca como hábitos e oportunidades influenciam a saúde

 

SÃO CARLOS/SP - Como hábitos e oportunidades influenciam a saúde ao longo da vida? Um estilo de vida saudável pode trazer benefícios importantes na velhice, mas será que depende apenas de escolhas individuais ou, também, de oportunidades?

Este foi o tema do artigo mensal da coluna EnvelheCiência, de autoria de Grace Angélica de Oliveira Gomes, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa, idealizada por Marcia Regina Cominetti, também docente no DGero, é uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição.

O intuito é divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.

Na publicação deste mês - "Estilo de vida saudável para pessoas idosas: oportunidade ou escolha?" -, Gomes reflete sobre como escolhas e contextos sociais afetam a saúde das pessoas idosas e destaca caminhos para um envelhecimento mais equilibrado e saudável.

O artigo está disponível para leitura no site do ICC, em https://bit.ly/envelheciencia-vida-saudavel.

Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-br/projetos/sementes-da-cultura-cientifica/coluna-envelheciencia.

Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.