SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de promover a inclusão, o respeito às diversidades, ampliar a comunicação e o atendimento à população – em especial aos usuários surdos dos serviços públicos –, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), realizou, ao longo do ano, uma série de capacitações dos servidores públicos municipais de várias secretarias, fundações e autarquias, ensinando alguns colaboradores a se comunicarem pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Nesta semana, foi concluída mais uma etapa de capacitação do módulo do curso de libras para 16 servidores que fazem o atendimento em diversos departamentos das secretarias municipais.
A iniciativa visa proporcionar o ensino e a melhoria desta comunicação aos servidores, evitando a barreira da língua entre os colegas de trabalho e a população surda. O domínio da linguagem em Libras, por meio da capacitação apropriada, humaniza o atendimento porque permite aos servidores atender as pessoas surdas da mesma forma que as ouvintes.
Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Rafinha Almeida, a qualificação é importante para que toda a população seja acolhida. “Nós ficamos felizes em ter esta parceria com o SENAC e que preza pela capacitação dos servidores municipais. Vale destacar a satisfação dos colaboradores que relataram as experiências que tiveram no dia a dia de trabalho ao realizarem os atendimentos de munícipes surdos, que conseguiram se comunicar e serem compreendidos. A Língua Brasileira de Sinais é um idioma gestual visual usado para promover acessibilidade comunicacional de pessoas com deficiência auditiva e surdas, e a capacitação promove esta inclusão”, salienta Rafinha.
A SMPDMR afirma que a meta é capacitar o maior número de servidores públicos municipais como forma de melhorar o atendimento para as Pessoas com Deficiência (PCDs) e, principalmente, o acolhimento que é feito às pessoas surdas nos órgãos municipais. O curso busca não apenas ensinar a comunicação em Libras, mas também sensibilizar os servidores sobre a importância de saber se comunicar bem para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou comunicativas, tenham acesso apropriado aos serviços públicos.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e em parceria com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Governo do Estado, concluiu a qualificação de cerca de 70 servidores da rede municipal de saúde sobre ações de imunização, trazendo informações atualizadas a estes profissionais a respeito do tema.
Foram três encontros ao todo, sendo o último ocorrido na quinta-feira (12/12), ocasiões em que auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e enfermeiros de diversas unidades de saúde do município receberam orientações e puderam esclarecer dúvidas sobre as normas vigentes de imunização.
Entre outros assuntos, a qualificação abordou fundamentos teóricos das vacinas, a técnica de aplicação, os eventos adversos e outras questões de imunização, bem como estudos de casos onde puderam vivenciar situações de rotina e aplicar o conteúdo repassado.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Mello Martins, comenta os objetivos desta ação. “Este conteúdo é importante porque há a necessidade de se fazer uma atualização anual sobre as vacinas, já que o Ministério da Saúde vem adotando notas técnicas e novas medidas de orientação. A gente também tem recebido muitos profissionais novos concursados e a capacitação constante é fundamental para todos nós prestarmos um atendimento ainda mais qualificado à população. Nossa ideia é de que estas pessoas que participaram da capacitação sejam multiplicadoras em suas unidades”, disse Denise, recordando que a iniciativa também contou com o apoio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial da SMS.
Projeto tem como objetivo incentivar artes diversas e valorizar artistas locais com apresentações gratuitas e abertas ao público em geral
Porto Ferreira/SP; Teatro, dança, música, artes circenses, contação de histórias e arte urbana são algumas das intervenções previstas durante o Festival Cultura do Bem, que será realizado em 22/12 na cidade de Porto Ferreira. O sábado será marcado por apresentações culturais diversas, gratuitas e abertas ao público em geral, que buscam valorizar os artistas locais e democratizar o acesso à cultura para a população.
Um dos objetivos do evento é transformar a realidade das pessoas, oferecendo novas possibilidades de diversão durante o final de semana. Sendo assim, o sábado será marcado por atividades diferentes, que despertem o interesse das pessoas pela arte e pela cultura. Essa também é uma forma de incentivar a produção artística local e valorizar os artistas da cidade. Ao longo do dia, o público terá acesso a pelo menos sete apresentações artísticas.
O projeto Cultura do Bem é realizado pela MR2 Cultural, via ProAC, recebendo o apoio da Think Projetos e patrocínio das empresas Margirius, Cia Muller, Alleanza Cerâmicas, Scalla Cerâmicas e Porto Brasil.
Serviço:
Intervenções artísticas marcam Festival Cultura do Bem em Porto Ferreira
Data: 22/12
Horário: das 10 às 20 horas
Local: Parque Linear Dorival Braga - Avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, s/n - Centro, Porto Ferreira/SP
SÃO PAULO/SP - O calendário do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 para proprietários de veículos licenciados no Estado de São Paulo foi divulgado pelo Governo de São Paulo.
Os contribuintes podem antecipar o pagamento do imposto em janeiro, em cota única, com desconto de 3%; pagar integralmente em fevereiro, sem desconto; ou parcelar o tributo em até cinco vezes (janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o final da placa do veículo.
Para quem optar pelo parcelamento, para facilitar a memorização dos vencimentos, a Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) manteve todos os vencimentos no mesmo dia do mês para cada final de placa. Por exemplo, veículos com final de placa 1 tem vencimento em 13 de janeiro, 13 de fevereiro, 13 de março, 13 de abril e 13 de maio. Se o vencimento ocorrer no final de semana, feriado ou dia em que não houver expediente bancário no município de registro do veículo, o pagamento pode ser feito no próximo dia útil (confira a tabela abaixo).
Os caminhões têm prazos diferenciados: para o pagamento integral antecipado em janeiro, é concedido desconto de 3% – o calendário começa em 13 de janeiro e segue até o dia 24, conforme as tabelas abaixo. O vencimento em cota única, sem desconto, é 22 de abril. Para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro (veja as tabelas completas abaixo).
Para efetuar o pagamento do IPVA 2025, o contribuinte precisa utilizar a rede bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam).
No Estado de São Paulo, o Pix é a forma preferencial de pagamento, sendo mais rápido, fácil e confirmado imediatamente. O recolhimento é feito por meio de QR Code junto a cerca de 800 instituições financeiras, contemplando especialmente os cidadãos com contas digitais e que não possuem conta nos grandes bancos.
Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento. O QR Code Pix tem validade de 15 minutos. Não tendo sido pago no prazo, será necessário emitir um novo QR Code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR Code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará. Ao ler o código com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.
As tradicionais formas de pagamento estão mantidas. É possível efetuar o recolhimento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Sefaz-SP.
A tabela de valores venais, que serve de parâmetro para o cálculo do IPVA 2025 e envolve milhares de diferentes marcas, modelos e versões de veículos, deverá ser publicada pela Sefaz-SP nos próximos dias.
Os proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e, se for o caso, multas de trânsito.
O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Do total arrecadado, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) e o valor restante é repartido metade para os municípios de registro dos veículos, que devem corresponder ao local de domicílio ou residência dos respectivos proprietários, e a outra metade para o Estado. A quota-parte estadual vai compor o orçamento anual e, dessa forma, será utilizada nas diversas áreas de atuação do Estado, dentre as quais Saúde, Educação Segurança Pública e Infraestrutura, por exemplo.
Evento do dia 17 de dezembro (terça-feira), no Dabi Business Park, prepara lideranças femininas do agro para edição nacional em Piracicaba, em junho de 2025
RIBEIRÃO PRETO/SP - O movimento Caravana AgroMulher, que busca fortalecer a liderança feminina no agronegócio, inicia sua edição 2025 com um workshop especial em Ribeirão Preto. O evento será realizado no dia 17 de dezembro (terça-feira), no Dabi Business Park, e servirá como prévia do encontro nacional programado para o dia 20 de junho de 2025, em Piracicaba.
A caravana faz parte do projeto de eventos presenciais do AgroMulher, um clube voltado para o desenvolvimento de carreira e negócios para mulheres e empresas do agronegócio e que em 2024 chegou a um público de cerca de 1.200 pessoas em dez eventos presenciais e on-line.
O workshop em Ribeirão Preto deve reunir cerca de 150 mulheres, entre profissionais do agro, gestoras e lideranças. A programação inclui a apresentação da proposta da Caravana AgroMulher e três palestras temáticas com lideranças de destaque no setor.
Palestrantes
Camila Pennink, head de Marketing na BP Agro e pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV, abordará o tema “Posicionamento de Marca que Impacta”. Para ela, o movimento se diferencia pelo caráter transformador. “O AgroMulher me atraiu pelo propósito genuíno de transformar mulheres através do conhecimento e me fez ficar pelo alto nível de excelência com que as ações são conduzidas. Cada conteúdo gera um estímulo imediato para pensar e agir de forma diferente, impulsionando evolução e realização”, destaca Camila.
Flávia do Val, engenheira agrônoma, fundadora e CEO da Akaiá Food Factory, com 24 anos de experiência no setor e 12 dedicados ao ESG, falará sobre “Gestão Estratégica e Sustentabilidade”. Flávia destaca a importância do ambiente colaborativo proporcionado pelo grupo: “Sou muito orgulhosa de participar desta frente que é o AgroMulher. Há um senso de comunidade e ajuda mútua que dissemina conhecimento de alto nível e conecta profissionais com empresas, promovendo crescimento e oportunidades reais para as mulheres do agro”.
Já Vanessa Sabioni, head de Marketing, Comunicação e Educação no AgroMulher Clube, engenheira agrônoma e mestre em Fitopatologia, trará a palestra “Liderança de Impacto no Agro”, ressaltando o compromisso do evento com a formação de lideranças femininas. “A Caravana AgroMulher é um projeto que chegou para ficar. Com uma proposta inovadora de desenvolver lideranças femininas estratégicas e de impacto, o evento traz uma transformação positiva para o agronegócio, inspirando horizontes sustentáveis e fortalecendo o protagonismo das mulheres no setor”, comenta Vanessa.
O workshop também contará com um painel especial em que as palestrantes compartilharão suas trajetórias, desafios e conquistas, oferecendo inspiração e conhecimento prático para as participantes. As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/
Serviço
Workshop Caravana AgroMulher 2025
Data: 17 de dezembro de 2024 (terça-feira), das 14h às 18h
Local: Dabi Business Park (rua General Augusto Soares dos Santos, 100, Parque Industrial Lagoinha, Ribeirão Preto/SP)
Programação:
14h: Credenciamento
14h30: Abertura
14h45: Palestras temáticas:
Liderança de Impacto no Agro – Vanessa Sabioni
Gestão Estratégica e Sustentabilidade – Flávia do Val
Posicionamento de Marca que Impacta – Camila Pennink
16h45: Painel com as palestrantes
18h: Coffee e Networking
Inscrições limitadas e gratuitas: https://www.sympla.com.br/
Artigo destaca como hábitos e oportunidades influenciam a saúde
SÃO CARLOS/SP - Como hábitos e oportunidades influenciam a saúde ao longo da vida? Um estilo de vida saudável pode trazer benefícios importantes na velhice, mas será que depende apenas de escolhas individuais ou, também, de oportunidades?
Este foi o tema do artigo mensal da coluna EnvelheCiência, de autoria de Grace Angélica de Oliveira Gomes, docente no Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A iniciativa, idealizada por Marcia Regina Cominetti, também docente no DGero, é uma parceria com o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Instituição.
O intuito é divulgar informações - baseadas em evidências científicas - sobre o processo de envelhecimento, tornando assim o conhecimento e as descobertas importantes da área disponíveis para um público mais amplo.
Na publicação deste mês - "Estilo de vida saudável para pessoas idosas: oportunidade ou escolha?" -, Gomes reflete sobre como escolhas e contextos sociais afetam a saúde das pessoas idosas e destaca caminhos para um envelhecimento mais equilibrado e saudável.
O artigo está disponível para leitura no site do ICC, em https://bit.ly/envelheciencia-
Mais informações sobre o projeto EnvelheCiência estão disponíveis em https://www.icc.ufscar.br/pt-
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.