fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Sexta, 24 Abril 2026

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realizou, nesta sexta-feira (24/04), mais uma edição do bazar itinerante na ocupação “Em Busca de uma Moradia”, localizada na região do bairro Cidade Aracy.

A iniciativa levou roupas, agasalhos e produtos de higiene diretamente às famílias da comunidade, facilitando o acesso de moradores que enfrentam dificuldades de deslocamento até a sede do órgão. Ao todo, foram disponibilizadas cerca de 1.500 peças de vestuário, entre diferentes modelos e tamanhos, além de 645 itens de higiene pessoal, como creme dental, sabonetes, absorventes e escovas de dentes.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, acompanhou a montagem do bazar e auxiliou na organização das peças. Segundo ela, a proposta é ampliar o alcance das ações sociais. “O objetivo é atender com dignidade quem vive distante da região central, levando o poder público até onde as necessidades são mais urgentes. O bazar itinerante vai além da distribuição de roupas, representa um gesto de cuidado com a população”, afirmou.

Uma das lideranças da ocupação, Paloma da Rocha Silva, destacou a importância da ação para as 92 famílias atendidas. “Temos muitas crianças, que precisam constantemente de roupas, além dos adultos que necessitam de agasalhos e não têm condições de adquirir. A visita e o cumprimento do compromisso de trazer o bazar fizeram toda a diferença. Os produtos de higiene também serão de grande ajuda”, disse.

Durante a atividade, Herica Ricci Donato também reforçou o início da Campanha do Agasalho 2026, previsto para a próxima segunda-feira (27/04). “Contamos com a solidariedade da população de São Carlos para ampliar as doações e atender todas as famílias em situação de vulnerabilidade. Podem ser doados agasalhos, cobertores, meias, calçados e roupas de frio em bom estado. Cada peça faz a diferença”, destacou.

Os pontos de coleta da campanha incluem o Fundo Social de Solidariedade, o Paço Municipal, unidades do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), SIGA (Sistema Integrado de Gestão Administrativa), entre espaços públicos da cidade.

Interessados em se tornar pontos de arrecadação podem entrar em contato pelo telefone (16) 3362-1014 ou comparecer à sede do Fundo Social, localizada na Rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. Em casos de grandes volumes de doações, o órgão disponibiliza transporte para a retirada dos itens.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE, promoveu na noite desta quinta-feira (23/04), no Onobolab, mais uma etapa estratégica do programa Crie Audiovisual. O workshop presencial, intitulado "Produção Audiovisual: Como assegurar qualidade em projetos de baixo custo", trouxe a São Carlos os videomakers Leo Longo e Diana Boccara, criadores do aclamado projeto Couple of Things.

O encontro foi direcionado a alunos de cursos como Imagem e Som, profissionais de produtoras locais e entusiastas que buscam ingressar no mercado de videodocumentários e criação de conteúdo. Durante a apresentação, o casal compartilhou como o planejamento estratégico e a criatividade podem superar limitações orçamentárias, permitindo entregas de alto nível técnico e artístico.

Com notoriedade internacional conquistada desde 2015, Leo Longo e Diana Boccara são conhecidos pela estética refinada e narrativas humanizadas. Durante o workshop, eles apresentaram cases reais de produções que hoje figuram em grandes plataformas de streaming, como o Globoplay e o Prime Vídeo, além do projeto "Around the World in 80 Music Videos", no qual percorreram o mundo dirigindo videoclipes em plano-sequência para bandas como Pato Fu e Walk Off the Earth.

Os participantes puderam conferir detalhes dos bastidores de obras como One Take Show e Abitah, recebendo insights valiosos sobre a produção independente e as novas janelas de oportunidade no mercado audiovisual contemporâneo.

A iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, que visa o fortalecimento econômico e social de São Carlos. Para a gerente regional do SEBRAE, Ariane Canelas, a ação reforça o compromisso com a profissionalização do setor.

“É mais uma ação do Programa Cidade Empreendedora em São Carlos. Temos um guarda-chuva de soluções pensando no desenvolvimento econômico e social da cidade em parceria com a Prefeitura Municipal. O SEBRAE traz toda a parte de formação e gestão empresarial para ajudar essas pessoas a permanecerem no mercado. O tema desta quinta-feira foca tanto em quem já atua na área quanto em quem deseja iniciar sua trajetória no audiovisual", destacou Ariane.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, celebrou a relevância do tema para a vocação tecnológica e criativa da cidade.

“É muito importante um workshop presencial do programa Crie Audiovisual, executado pela Brasil Audiovisual Independente em parceria com a nossa secretaria. São Carlos tem muita força nesse setor, com o curso de Imagem e Som da UFSCar e grandes produtoras que estiveram presentes. A apresentação foi muito interessante, as pessoas ficaram sensibilizadas e o feedback foi extremamente positivo. Agradeço ao SEBRAE pela iniciativa”, afirmou o secretário.

SÃO CARLOS/SP - O recadastramento dos candidatos ao programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, em São Carlos, começou nesta sexta-feira (24/04) com a presença do prefeito Netto Donato, que participou diretamente do atendimento e efetuou o recadastramento da moradora Isadora Nascimento Cruz. A ação marca uma etapa decisiva para a seleção das famílias que concorrerão às 200 unidades habitacionais do Residencial Santa Felícia II.

Isadora, que vive de aluguel e sonha com a casa própria, relatou a satisfação de ser atendida pelo próprio prefeito. “Pago R$ 600,00 por mês e isso pesa muito no orçamento, porque minha renda vem do Bolsa Família e trabalhos informais. É um dinheiro que vai embora sem retorno. Ter uma moradia própria significa segurança para mim e para minha filha. Fiquei feliz de ser cadastrada pelo prefeito e espero que dê certo”, disse.

O prefeito Netto Donato destacou a relevância do momento para a cidade. “Esse recadastramento é uma exigência da Caixa Econômica Federal e estamos dando todo o suporte para que as famílias possam ser contempladas. Há uma grande expectativa, porque o novo padrão do programa garante qualidade de vida e integração com o bairro. Ver quase 5 mil pessoas procurando o recadastramento nos motiva a buscar ainda mais moradias junto ao Governo Federal e ao programa Casa Paulista, do Governo do Estado. Quando trabalhamos em conjunto, conseguimos trazer resultados concretos para a população”, afirmou.

O secretário de Habitação Social e Regularização Fundiária, Rodson Magno do Carmo, também avaliou positivamente os primeiros dias. “Foram quase 5 mil famílias atendidas, o que mostra a dimensão da demanda. Hoje, só no primeiro dia de recadastramento, esperamos receber 550 pessoas. Vamos até o dia 30 de abril, sempre das 9h às 19h, e apenas quem retirou senha poderá participar”, explicou. Ele reforçou que a seleção dos beneficiários seguirá critérios da portaria do Ministério das Cidades e será conduzida pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Prefeitura. “Haverá uma triagem técnica. Ao final, 200 famílias serão contempladas e 60 ficarão como suplentes”, acrescentou.

Rodson também adiantou que a administração já trabalha para ampliar o número de unidades habitacionais. “Nossa meta é entregar pelo menos 3 mil moradias nos próximos anos. Para isso, estamos em diálogo com o Governo do Estado, que pode oferecer subsídio de R$ 30 mil pelo Casa Paulista, garantindo prestações mais acessíveis”, disse.O

recadastramento pode ser feito presencialmente, com estrutura montada na Estação Ferroviária e apoio de 30 profissionais e 10 atiradores do Tiro de Guerra, ou de forma online, pelo sistema HABISOFT, até 30 de abril, no link https://app.habisoft.com.br/acessocidadao?hs=bc17zi1CBcXYqbqHmkk7ww.

A Prefeitura reforça que o processo atende às exigências da Caixa e do Ministério das Cidades e que grupos prioritários incluem mães solo, famílias com pessoas com deficiência, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Publicado em Política

MOGI MIRIM/SP - Mogi Mirim será palco nos dias 29 e 30 de abril, de uma das iniciativas mais vibrantes de criatividade e impacto socioambiental do país: o projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação. A ação gratuita, realizada pela Loa Produções Culturais e Criativas, combina arte, educação e inovação para inspirar jovens a desenvolver soluções reais para desafios ambientais, fortalecendo o ecossistema de inovação e ampliando o acesso à cultura. O evento passou por Mogi Guaçu e segue agora para Mogi Mirim.

“Quando arte e inovação se unem, os jovens talentos passam a transformar os desafios ambientais em criação. O projeto faz dos locais por onde passa, espaços vivos de inovação, o aluno se torna protagonista na construção de soluções inovadoras para o meio ambiente. Assim fortalecemos a economia criativa e inspiramos um futuro mais sustentável”, afirma Andréia Nunes, diretora-geral da Loa Produções Culturais e Criativas.

Com uma programação dinâmica, o evento integra linguagens artísticas com apresentações teatrais, oficinas gamificadas de inovação e atividades formativas que estimulam o pensamento crítico, protagonismo e visão de futuro. O projeto se consolida como uma plataforma de impacto social que conecta educação, cultura e sustentabilidade, ampliando oportunidades para estudantes e instituições da região.

 

 

 

Arte que mobiliza e prepara para a inovação

A programação abre com o espetáculo “Água à Vista”, da Companhia de Teatro Parafernália, que sensibiliza o público sobre os desafios da sustentabilidade e da crise hídrica, tema cada vez mais urgente no país. A peça prepara os participantes para a jornada de inovação que se segue e funciona como um catalisador criativo, despertando consciência ambiental, senso de responsabilidade coletiva e engajamento para o desenvolvimento de soluções reais.

 

Oficinas que transformam criatividade em soluções

Nas oficinas de inovação, os jovens desenvolvem as habilidades do futuro, trabalham em equipes e recebem apoio de mentores para criar soluções voltadas ao meio ambiente, com destaque para desafios relacionados à água e à crise hídrica, que impactam diretamente a vida nas cidades. Ao final, apresentam suas propostas em formato de pitch para uma banca avaliadora e as melhores ideias são reconhecidas e premiadas.

 

 

 

Impacto que se multiplica

O projeto já percorreu 31 cidades em seis estados, beneficiando mais de 20 mil pessoas e gerando cerca de 750 ideias inovadoras com foco em sustentabilidade. Em cada cidade, o projeto fortalece redes locais, estimula a economia criativa e amplia oportunidades para jovens talentos.

 

Fomento à cultura e à economia criativa

O projeto é viabilizado com recursos do Fomento CultSP e conta com apoio do ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

Esses mecanismos de incentivo são fundamentais para ampliar o acesso à cultura, fortalecer a economia criativa e promover iniciativas que unem arte, educação e inovação, pilares centrais do projeto.

 

SERVIÇO

Data: 29 e 30 de abril de 2026

Local: Instituto ICA (Avenida Brasília, 350 – Loteamento Nova Mogi Mogi Mirim - SP CEP: 13.800-280)

Horário: Espetáculo: 9h e 14h30 (dia 29) e ideathon: das 13h30 às 16h (dia 30).

Mais informações pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em Outras Cidades

Evento reúne colecionadores e novos públicos em torno da música e dialoga com o crescimento das vendas físicas no país.

 

SÃO CARLOS/SP - O Shopping São Carlos recebe mais uma edição da Feira de Discos, que chega à sua 5ª Edição, reunindo colecionadores, apaixonados por música e novos curiosos em torno de uma experiência que vai além do streaming. O evento acontece nos dias 25 (Hoje) e 26 de abril, na Rotatória da Riachuelo e reforça um movimento que vem ganhando força: o crescimento o do consumo de mídias físicas, especialmente o vinil.

Embora ainda representem menos de 1% da receita total do mercado musical, as vendas físicas registraram alta de 25,6% no último ano, movimentando cerca de R$ 24 milhões, segundo relatório da Pro-Música Brasil, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país. O avanço é impulsionado principalmente pelo vinil, que se consolida cada vez mais como um formato de valor cultural, promocional e complementar para nichos específicos do mercado da música gravada.

Com um acervo diversificado de vinis, CDs e DVDs, a Feira apresenta desde clássicos da música nacional e internacional até raridades e edições especiais. A proposta vai além da compra: o evento convida o público a explorar, descobrir e se reconectar com a música de forma mais sensorial e afetiva.

Segundo o organizador da feira, Rodrigo Marques Foresto, a recorrência do evento tem fortalecido esse movimento. “A Feira já criou um público próprio na cidade. Tem gente que acompanha todas as edições e outras que descobrem agora esse universo. O interessante é ver como o vinil desperta curiosidade e acaba aproximando pessoas com gostos muito diferentes”, comenta.

Para a coordenadora de marketing do Shopping São Carlos, Nancy Araujo, a continuidade da feira mostra a conexão com o público. “Quando uma programação volta e cresce, é porque faz sentido para quem frequenta o shopping. A Feira de Discos tem esse caráter de descoberta, de pausa, de olhar com mais atenção, algo que se destaca na rotina e gera uma experiência diferente”, afirma.

Com entrada gratuita, a Feira de Discos integra a proposta do shopping de oferecer atrações que combinam entretenimento e conteúdo cultural, promovendo encontros entre diferentes públicos. “A ideia é que o Shopping seja também um lugar para descobrir coisas novas, passar o tempo e viver experiências diferentes. A Feira de Discos entra nesse contexto, criando um ambiente mais leve, de circulação, onde as pessoas podem explorar, conversar e se conectar por meio da música”, afirma Fábio Maria, gerente geral do Shopping São Carlos.

 

 

Serviço – 5ª Feira de Discos
Data: 
25 (Hoje) e 26 de abril

Local: Rotatória da Riachuelo
Entrada gratuita

Sobre o Shopping São Carlos

Publicado em Comércio

RIBEIRÃO PRETO/SP - O Novo Shopping recebe neste domingo, 26 de abril, mais uma edição da tradicional Feira de Adoção de Cães e Gatos, novamente em parceria com a ONG Paraíso dos Pets. A ação mensal acontece das 14h às 17h e convida o público a oferecer um novo lar para animais resgatados, incentivando a adoção responsável.

A iniciativa reúne cães e gatos de diferentes portes e idades, todos à espera de uma família. Os animais disponíveis para adoção passam por avaliação e recebem os cuidados necessários antes de serem encaminhados aos novos tutores, reforçando o compromisso com o bem-estar animal.

Além de proporcionar a chance de encontrar um novo companheiro, a feira também tem caráter educativo, conscientizando sobre a importância da guarda responsável e do cuidado contínuo com os pets.

Para adotar, os interessados devem ser maiores de 18 anos e apresentar documento com foto, além de passar por uma breve entrevista com a equipe responsável, que orienta sobre os cuidados necessários para garantir uma adoção segura e consciente. A ação é gratuita e aberta ao público.

Serviço:

Feira de Adoção Pet

Quando: 26/04

Horário: das 14h às 17h

Local: no corredor de acesso ao Savegnago

Endereço: Novo Shopping Ribeirão Preto – Av. Presidente Kennedy, 1500

Publicado em Ribeirão Preto

BRASÍLIA/DF - A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) avaliou de forma positiva o endurecimento das regras do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), destacando que as medidas chegam em momento “oportuno” para reduzir riscos e preservar a estabilidade do setor.

Segundo a entidade, as mudanças aprimoram tanto a gestão de liquidez dos bancos quanto os mecanismos ligados ao FGC, considerado uma peça central na proteção de investidores. A avaliação é de que a decisão acompanha a evolução recente do mercado e fortalece a regulação financeira no país.

"Além de positiva, a iniciativa é oportuna e tempestiva para responder à evolução recente do mercado, no que tange à mitigação de riscos e à preservação da estabilidade financeira", destacou a entidade em nota.

Na avaliação da ABBC, o conjunto de medidas reforça a solidez do sistema financeiro brasileiro ao equilibrar dois objetivos: proteger investidores e evitar que problemas isolados em instituições específicas se transformem em crises mais amplas.

Aperto

Em reunião nesta quinta-feira (23), o CMN aprovou um pacote de medidas que busca evitar que bancos assumam riscos excessivos ao captar recursos com garantia do FGC, fundo que funciona como uma espécie de “seguro” para aplicações como CDBs, cobrindo até R$ 250 mil por CPF ou empresa em caso de quebra de uma instituição, limitado a R$ 1 milhão a cada quatro anos.

Um dos principais pontos da mudança é a criação de um novo indicador, chamado Ativo de Referência (AR). Esse mecanismo mede a qualidade e a liquidez dos ativos que um banco possui, a capacidade de transformar investimentos em dinheiro rapidamente.

Com a nova regra, instituições que captarem muitos recursos com proteção do FGC, mas tiverem ativos considerados de maior risco ou de difícil venda, serão obrigadas a aplicar parte desse dinheiro em títulos públicos federais, que são mais seguros. A intenção é limitar o uso excessivo da garantia do fundo e desestimular estratégias agressivas de crescimento.

Segundo a associação, a mudança atende a uma demanda antiga do setor, ao criar uma ligação direta entre o volume captado com garantia do FGC e a qualidade dos ativos dos bancos. Com isso, a tendência é reduzir práticas que envolvem captação elevada combinada com investimentos de baixa liquidez e pouca transparência.

"Como resultado, a medida contribui para restringir o uso excessivo da garantia do FGC e desestimular estratégias baseadas em crescimento acelerado, especialmente quando associadas a ativos de maior risco e menor transparência", ressaltou a nota da ABBC.

As medidas também reforçam o combate ao chamado “risco moral”, quando instituições assumem mais riscos por saberem que contam com algum tipo de proteção, como a cobertura do FGC.

Exigências

Além das mudanças no FGC, o CMN também ampliou as exigências de liquidez dos bancos, alinhando o Brasil a padrões internacionais como o acordo de Basileia 3. O principal indicador, conhecido como Razão de Cobertura de Liquidez (LCR, na sigla em inglês), mede se a instituição tem recursos suficientes para enfrentar um cenário de estresse por 30 dias.

Agora, essa exigência passa a valer também para bancos de médio porte, enquanto instituições menores terão uma versão simplificada, chamada LCRS. Segundo a ABBC, a implementação gradual das regras é importante para permitir a adaptação dos sistemas e processos internos das instituições.

O cronograma prevê que, em 2027, os bancos cumpram inicialmente 90% das exigências, chegando a 100% na etapa final.

O aperto regulatório ocorre após episódios recentes de instabilidade no sistema financeiro, como o colapso do Banco Master, liquidado pelo Banco Central do Brasil. O caso chamou atenção porque o banco oferecia rendimentos elevados para atrair investidores, mas mantinha grande parte dos recursos em ativos de baixa liquidez, o que dificultou honrar compromissos.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Abril 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.