fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Radio Sanca Web TV - Sexta, 08 Mai 2026

SÃO CARLOS/SP - Um estudo recente, conduzido por pesquisadores da UNESP e da USP e financiado pela FAPESP, apresentou uma tecnologia que pode trazer impactos diretos à saúde e ao bem-estar da população. Trata-se de um sensor capaz de identificar, com rapidez e precisão, substâncias importantes presentes em medicamentos e no organismo humano, como a N-acetilcisteína* e a L-cisteína**.

Na prática, isso significa que exames laboratoriais podem se tornar mais simples, rápidos e acessíveis. Hoje, a análise dessas substâncias costuma exigir equipamentos caros e processos demorados. Com o novo sensor, a tendência é reduzir custos e facilitar o acesso a diagnósticos, especialmente em regiões com menos infraestrutura de saúde.

Outro benefício importante é o acompanhamento de tratamentos médicos. A tecnologia pode ajudar profissionais de saúde a monitorar com mais precisão a quantidade de medicamentos no organismo dos pacientes, ajustando as doses de forma mais segura e eficaz. Isso reduz os riscos de efeitos colaterais e aumenta as chances de sucesso dos tratamentos.

O avanço também tem potencial para aprimorar o controle de qualidade dos medicamentos. Indústrias farmacêuticas e órgãos reguladores poderiam usar esse tipo de sensor para verificar, de forma mais rápida, se os produtos estão dentro dos padrões exigidos, garantindo maior segurança aos consumidores.

Além da área da saúde, a tecnologia também pode ser aplicada a análises ambientais. Substâncias semelhantes às estudadas também ocorrem em processos industriais e podem impactar o meio ambiente. Detectá-las com facilidade ajuda a prevenir contaminações e a melhorar a fiscalização ambiental.

Os pesquisadores destacam ainda que o material utilizado no sensor é relativamente simples de produzir, o que aumenta as chances de aplicação em larga escala no futuro. Isso abre caminho para soluções mais baratas e eficientes, com impacto positivo tanto nos sistemas públicos de saúde quanto na indústria.

Em resumo, a inovação pode contribuir para diagnósticos mais rápidos, tratamentos mais seguros e maior controle sobre os medicamentos e o meio ambiente — benefícios concretos que aproximam a ciência do dia a dia da sociedade.

A pesquisa foi desenvolvida por Devaney Ribeiro do Carmo (primeiro autor), Alexsandro dos Santos Felipe, Murilo Santos Peixoto, Fábio Simões de Vicente e Pablo Colofatti Soto, todos da UNESP (campi de Ilha Solteira e Rio Claro), e por Valmor Roberto Mastelaro (IFSC/USP).

*A N-acetilcisteína (NAC) é um composto derivado da L-cisteína. Atua principalmente como antioxidante e como precursor da glutationa, ajudando a proteger as células. Também é usada como medicamento para fluidificar o muco e no tratamento de intoxicação por paracetamol.

**A L-cisteína é um aminoácido que contém enxofre e participa da formação de proteínas. É importante para a estrutura dos tecidos (como a pele e o cabelo) e também contribui para a produção de antioxidantes no organismo.

Confira o original deste estudo no link - https://link.springer.com/article/10.1007/s10904-025-04019-5

SÃO PAULO/SP - Após uma das vendas de ingressos mais disputadas do ano, Ed Sheeran confirmou uma apresentação extra da “LOOP TOUR” em São Paulo. O novo show acontece no domingo, 6 de dezembro de 2026, no Nubank Parque, após a alta procura pelas entradas da apresentação inicialmente anunciada para 5 de dezembro.

A movimentação em torno da turnê começou ainda durante as pré-vendas realizadas nos dias 4 e 5 de maio. Clientes Santander tiveram acesso antecipado aos ingressos em etapas exclusivas, que registraram forte demanda e esgotaram rapidamente. O desempenho nas pré-vendas já indicava o interesse do público brasileiro pelo retorno do artista ao país.

A venda geral para o show em 5 de dezembro, iniciada nesta quarta-feira (6), às 10h, confirmou o cenário: os ingressos para a primeira data se esgotaram poucas horas após a abertura das vendas. Diante da procura intensa, uma apresentação extra foi adicionada ao roteiro brasileiro da turnê.

Apresentada por Santander Brasil e com realização da Move Concerts, a “LOOP TOUR” marca a nova fase ao vivo de Ed Sheeran após o encerramento da “Mathematics Tour”, que percorreu o mundo ao longo de três anos. O novo espetáculo traz uma produção inédita, palco renovado e músicas do álbum Play, além de sucessos que acompanham a trajetória do artista.

A data extra contará também com participação especial de FINNEAS na abertura. O cantor, compositor e produtor norte-americano vem consolidando sua carreira solo paralelamente aos trabalhos ao lado de Billie Eilish e lançou recentemente o álbum For Cryin’ Out Loud!.

Para mais informações sobre a turnê, acesse

midiorama.com/ed-sheeran-anuncia-loop-tour-no-brasil

 

SERVIÇO - SÃO PAULO EXTRA


Data: 06/12/2026 (Domingo)
Local: Nubank Parque
Endereço: Rua Palestra Itália, 200 - Água Branca - São Paulo - SP

Horários:
Finneas: 19h30
Ed Sheeran: 21h

Classificação Etária: 16 anos desacompanhado. Menores de 16 anos apenas acompanhados pais/responsável legal. Sujeito a alteração, conforme decisão judicial.
Limitação: 6 ingressos por CPF, limitado a 2 ingressos meia-entrada.
A Eventim não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais.

Pré-venda (*): 

Pré-venda Santander, Clientes Private e Select começa: Dia 11 de maio (segunda-feira) de 2026, às 10h
Pré-venda Santander, Clientes Private e Select termina: Dia 12 de maio (terça-feira) de 2026, às 09h59

Pré-venda para os Demais clientes Santander começa: Dia 12 de maio (terça-feira) de 2026, às 10h
Pré-venda para Demais clientes Santander termina: Dia 14 de maio (quinta-feira) de 2026, às 08h00
*Os ingressos disponíveis para a pré-venda são limitados. 

Venda para o Público Geral: Dia 14 de maio (quinta-feira) de 2026, às 10h

 

Cartões Válidos para a Pré-venda Santander, Clientes Private e Select: Santander Unique Infinite; Santander Unlimited Infinite; Decolar Santander Infinite; GOL Smiles Santander Infinite; American Express® Gold Card Santander; American Express® Platinum Card Santander; American Express® Centurion Card Santander; Santander Unique Black; Santander Unlimited Black; Santander / AAdvantage® Black.

Cartões Válidos para a Pré-venda Santander, demais Clientes: todos os cartões são elegíveis, exceto os de viagens.

 

SETORES E PREÇOS (*)
Pista Premium - R$880,00 (inteira) / R$440,00 (meia-entrada)

Pista - R$490,00 (inteira) / R$245,00 (meia-entrada)

Cadeira Nível 1 Lateral - R$760,00 (inteira) / R$380,00 (meia-entrada)

Cadeira Nível 1 Central - R$730,00 (inteira) / R$365,00 (meia-entrada)

Cadeira Superior - R$440,00 (inteira) / R$220,00 (meia-entrada) 

(*) Sujeito à disponibilidade.
 

Condições de parcelamento:

Clientes Santander podem parcelar em até 9 vezes (6 vezes sem juros e de 7 a 9 vezes com juros). 

Portadores de outros cartões podem parcelar em até 6 vezes (3 vezes sem juros e de 4 a 6 vezes com juros).

 

BILHETERIA OFICIAL

Nubank Parque - BILHETERIA B (Na abertura da Pré-venda e na Abertura da Venda Geral)

Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Portão B - Água Branca - São Paulo/SP
Funcionamento: Terça à Sábado das 10h às 17h | *Fechado em feriados, emenda de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

Nubank Parque - BILHETERIA A (Demais dias)

Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes - São Paulo/SP
Funcionamento: Terça à Sábado das 10h às 17h | *Fechado em feriados, emenda de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.

MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS
Confira aqui as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.

Publicado em Pop & Arte

Redação de Anna Julia Barreto da Silva, de 13 anos, conquistou o 1º lugar na fase estadual do concurso; na etapa nacional, a aluna Liz Medeiros Mota, de Brasília, foi a vencedora 

 

PORTO FERREIRA/SP - A estudante Anna Julia Barreto da Silva, de 13 anos, do 8º ano do Colégio Cooperativo, da cidade de Porto Ferreira/SP é a vencedora da etapa estadual da 55ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU), com sede em Berna, na Suíça, e realizado no Brasil pelos Correios. A aluna e a escola receberão premiações nos valores R$ 1.725 mil e R$ 1.875 mil, respectivamente, além de certificados. O concurso ocorre em quatro etapas: escolar, estadual, nacional e internacional – esta última coordenada pela UPU.

O objetivo é estimular a alfabetização, a criatividade e o desenvolvimento da escrita de crianças e adolescentes, por meio da redação de cartas, incentivando a reflexão crítica sobre temas contemporâneos. "Hoje parece que estamos sempre disponíveis, mas raramente presentes. Estamos cercados por mensagens, notificações e atualizações constantes, mas isso não significa que estamos verdadeiramente conectados. Mutas vezes, respondemos sem pensar, apenas para não deixar uma conversa 'pendente', como se falar tivesse se tornado uma obrigação, e não um desejo", diz um dos trechos da redação de Anna Julia.

Etapa nacional - Liz Medeiros Mota, de 12 anos, do Colégio The British School of Brasília, é a vencedora da etapa nacional da 55ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas. A aluna e a escola receberão premiações no valor de R$ 7,5 mil e R$ 7.875 mil, respectivamente, além de certificados e troféus.  O tema desta edição  “Escreva uma carta a um amigo explicando a importância das relações humanas em um mundo digital” — convidou os participantes a refletirem sobre seus vínculos e sobre como a comunicação pode promover empatia, gentileza e compreensão em uma sociedade cada vez mais mediada por telas. Na redação vencedora, Liz aborda a importância das relações humanas com sensibilidade e criatividade, dialogando com o universo de Alice no País das Maravilhas. A autora constrói paralelos entre a obra literária e a realidade contemporânea para refletir sobre solidão, pressa, superficialidade e pertencimento nas interações digitais.

Surpresa com o resultado, Liz destacou a qualidade da competição. “Fiquei muito feliz com o resultado, mas também um pouco surpresa, porque sabia que o nível era muito alto e que havia muitos textos bons de alunos mais velhos”, afirmou. Para a estudante, o concurso foi mais do que uma disputa. “Foi um sentimento especial de ver que uma ideia que começou só comigo conseguiu chegar a outras pessoas e outros lugares. Mais importante do que ganhar foi perceber que não era só sobre ganhar, mas ser ouvida e compreendida, e eu acho que eu fui e isso é o que me deixa mais feliz”, completou. Segundo a aluna, a mensagem central de sua carta trata do desejo de pertencimento e dos riscos de tentar se encaixar em padrões impostos no ambiente digital. Ao lembrar a cena em que rosas brancas são pintadas de vermelho para agradar à Rainha de Copas, Liz traça um paralelo com o uso de filtros e máscaras sociais nas redes. “Quis mostrar que relações verdadeiras não acontecem quando todos tentam ser iguais, mas quando cada um pode ser quem é, sem medo de não ser aceito ou julgado por ser diferente”, explicou.

Por meio do Concurso Internacional de Redação de Cartas, os Correios reforçam seu compromisso com a responsabilidade social e com o incentivo à educação. O desempenho consistente do Brasil no certame também evidencia a contribuição da iniciativa para ampliar a representatividade do país no cenário internacional, promovendo a formação cidadã de jovens estudantes. Do ponto de vista postal, as cartas seguem como um símbolo poderoso de conexão humana. Escrever uma carta exige tempo, cuidado e intenção, permitindo a troca de experiências e emoções de forma profundamente pessoal. Nesse processo, destaca-se também o papel dos carteiros, que, ao levar mensagens a diferentes lugares, ajudam a fortalecer laços de confiança, solidariedade e pertencimento entre pessoas e comunidades.

O segundo e o terceiro lugares da etapa nacional ficaram com Luísa Scarpa Zanon, de 13 anos, do Colégio e Curso Gauss, de Barreiras (BA), e Nina Allers de Freitas, de 14 anos, do Colégio Espaço Verde, de Volta Redonda (RJ). As estudantes receberão prêmios de R$ 6 mil e R$ 4,5 mil, respectivamente, enquanto as escolas serão contempladas com R$ 6.375 mil e R$ 4.875 mil, além de certificados e troféus. Nesta edição, os Correios também concederão menção honrosa aos alunos e às escolas que conquistaram o 4º lugar, Victor Hugo da Cunha, de 10 anos, da 1ª Escola de Tempo Integral Laudimiro de Jesus Tormin, Luziânia/GO, o 5º lugar, Neianne da Silva Souza, de 15 anos, do Colégio Salesiano São José, Natal/RN e o 6º lugar, João Pedro Weirich Almeida, de 14 anos, do Colégio Farroupilha, Porto Alegre/RS, com a entrega de certificados e um kit especial de selos.

 

Todas as informações sobre a 55ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas estão disponíveis no site dos Correios.

Publicado em Outras Cidades

JABOTICABAL/SP - O Governo de São Paulo inaugurou na quinta-feira (7) o Ambulatório Médico Municipal de Especialidades (AMME) Dr. Armando Caetano Assirati, em Jaboticabal. Durante a solenidade, que integra o segundo dia da Caravana 3D pela região de Ribeirão Preto, também foi descerrada a placa das novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aurélio Niero.

“Nós temos um gargalo na medicina de especialidades e, com o AMME, vamos oferecer atendimento com diversos especialistas, o que ajuda a dar fluxo ao sistema de saúde. Esse equipamento será fundamental não só para Jaboticabal, mas para toda a região. Os investimentos e parcerias, à medida que vão se materializando, fazem toda a diferença na vida das pessoas”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O AMME é um serviço de atenção secundária voltado à ampliação do acesso da população a consultas especializadas, exames e procedimentos. O atendimento será realizado mediante encaminhamento das UBSs, garantindo a organização do fluxo assistencial e maior resolutividade dos casos. Para a implantação da unidade, o Governo de São Paulo destinou R$ 3,5 milhões em recursos estaduais, repassados em 2022 por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais.

Estrutura

Com estrutura moderna, o AMME conta com mais de 70 salas de atendimento, 11 salas de recepção, ambulatório de fisioterapia e reabilitação, além de equipamentos de alta tecnologia. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h.

A unidade também oferecerá serviços complementares, como atendimento domiciliar, transporte sanitário, regulação de vagas, assistência social e acompanhamento especializado para pacientes com diabetes.

A equipe será composta por mais de 50 profissionais e disponibilizará especialidades como cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, pneumologia e urologia, entre outras.

A unidade também oferecerá serviços complementares, como atendimento domiciliar, transporte sanitário e assistência social. Foto: João Valerio/Governo de SP

Também serão ofertados exames como ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, holter, raio-X, mamografia, ultrassonografia e densitometria óssea, além de procedimentos como pequenas cirurgias, endoscopia e colonoscopia.

Atenção básica fortalecida

A revitalização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aurélio Niero, que passou por obras de reforma e ampliação, recebeu investimento de R$ 300 mil por meio de emenda parlamentar.

A unidade atende mais de 7 mil pessoas e conta com consultórios médicos e odontológico, salas de vacinação, curativos e medicação, além de espaços para atendimento em grupo e atuação dos agentes comunitários de saúde.

Mensalmente, são realizadas cerca de 1,2 mil consultas médicas, além de atendimentos de enfermagem, visitas domiciliares e ações de promoção à saúde. A equipe multiprofissional garante o acompanhamento contínuo da população, fortalecendo a atenção primária e a integração com os serviços especializados.

A agenda reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a regionalização da saúde e a ampliação do acesso a serviços de qualidade em todas as etapas do cuidado.

Desde 2024, o governo Tarcísio de Freitas fortalece a atenção básica nos municípios por meio do IGM SUS Paulista, programa que amplia os repasses estaduais para os serviços públicos de saúde condicionados ao cumprimento de indicadores assistenciais estratégicos pelas prefeituras.

Na região do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto, já foram destinados R$ 51,1 milhões, sendo R$ 2 milhões para Jaboticabal.

Entre os critérios considerados pelo programa estão a ampliação da cobertura vacinal, incluindo a imunização contra o HPV, a redução da mortalidade infantil, a qualificação da cobertura da Estratégia Saúde da Família, a diminuição das internações por condições sensíveis à atenção primária, o acompanhamento adequado de gestantes diagnosticadas com sífilis e o enfrentamento das arboviroses urbanas.

Além de exames como raio-X, mamografia, ultrassonografia e densitometria óssea, unidade realizará procedimentos como pequenas cirurgias. Foto: Foto: João Valério/Governo Estado SP

Caravana 3D

A Caravana 3D é uma iniciativa do Governo de São Paulo que percorre as regiões do estado para levar políticas públicas com foco nos três pilares da gestão: desenvolvimento, dignidade e diálogo. A proposta é fortalecer a articulação com os municípios, promovendo entregas e investimentos que considerem as necessidades locais e contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. A comitiva já passou pelas regiões de Campinas, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Marília, Sorocaba, Presidente Prudente e Itapeva.

A Caravana reforça o compromisso do governo paulista com uma atuação mais próxima e integrada, baseada na escuta do cidadão e no diálogo com lideranças locais. Em cada etapa, são realizadas visitas aos municípios e ocorrem anúncios de ações concretas nas áreas de saúde, educação, habitação, infraestrutura e segurança.

Cerimônia também contou com descerramento de placa das novas instalações da UBS Aurélio Niero. Foto: João Valerio/Governo de SP
Publicado em Outras Cidades

IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, realizará neste sábado, dia 9 de maio, às 14h, um aulão especial de Zumba e Ritbox em comemoração ao Dia das Mães.

O evento acontecerá em frente ao Centro Comunitário, ao lado do Campo Municipal, localizado na Rua Doutor Teixeira de Barros, no Centro.

A atividade promete reunir muita animação, música, diversão e incentivo à prática de atividades físicas, proporcionando um momento especial para as mães, famílias e toda a população ibateense.

A Prefeitura de Ibaté convida toda a comunidade para participar deste grande encontro, preparado com muito carinho em homenagem ao Dia das Mães.

Publicado em Ibaté

BRASÍLIA/DF - O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, promulgou nesta sexta-feira (8) a chamada Lei da Dosimetria, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sancionar o texto dentro do prazo constitucional. A nova legislação deve ser publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

A medida altera regras relacionadas ao cálculo de penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito, incluindo condenações ligadas aos atos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília. O texto prevê que, em determinadas situações, seja aplicada apenas a pena mais grave, em vez da soma de punições.

O projeto havia sido vetado integralmente pelo Palácio do Planalto, sob argumento de que a proposta poderia enfraquecer a proteção à democracia. No entanto, o Congresso Nacional derrubou o veto em sessão conjunta realizada no fim de abril, com ampla maioria tanto na Câmara quanto no Senado.

Pela Constituição Federal, após a derrubada de um veto presidencial, cabe ao presidente da República promulgar a lei em até 48 horas. Como Lula não se manifestou dentro do prazo, a responsabilidade passou automaticamente ao presidente do Senado, função exercida por Alcolumbre.

A promulgação reacende o debate político e jurídico sobre as punições aplicadas aos envolvidos nos atos antidemocráticos. Integrantes da base governista avaliam recorrer ao Supremo Tribunal Federal questionando a constitucionalidade da nova legislação.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Seção de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), realiza neste sábado, 9 de maio, das 8h30 às 13h30, o 1º Sábado Letivo da EJA, com o tema “África-Brasil: Saberes, Identidades, Territórios e Cuidado”.

O encontro acontecerá no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, localizado na Rua Dona Alexandrina, nº 844, no centro, reunindo estudantes, educadores e parceiros em uma proposta pedagógica integrada, fundamentada no diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. O evento será aberto ao público.

A programação contará com oficinas temáticas que abordarão história e cultura afro-brasileira; saberes ancestrais e práticas culturais, como a confecção de bonecas abayomi; quintal de casa, com foco em ervas e plantas medicinais; cuidado e saúde, com a participação de médico e enfermeira; além de atividades relacionadas ao mundo do trabalho, empregabilidade e direitos sociais, incluindo orientações sobre a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Além das oficinas, o evento contará com espaços de circulação e interação, como o “Varal da EJA”, com exposição de produções desenvolvidas pelos estudantes nas unidades escolares, e o espaço “Sabores e Saberes”, com degustação voltada à valorização da cultura alimentar afro-brasileira e indígena.

Durante o encontro, os estudantes da EJAI apresentarão produções desenvolvidas ao longo das atividades escolares, reforçando o protagonismo dos educandos e incentivando a troca de experiências entre alunos, educadores e comunidade.

O 1º Sábado Letivo da EJAI tem como objetivo proporcionar uma experiência educativa integrada, valorizando os conhecimentos, trajetórias e vivências dos estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos. A iniciativa busca aproximar os conteúdos pedagógicos das realidades culturais, sociais e territoriais dos educandos, fortalecendo o vínculo com a escola e incentivando a permanência e continuidade dos estudos.

A ação também pretende ampliar o acesso a práticas educativas significativas e promover reflexões sobre identidade, cultura, cuidado, trabalho, direitos e ancestralidade, destacando as relações entre África e Brasil. Além disso, o evento visa fortalecer as ações intersetoriais e o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e políticas públicas, reafirmando o compromisso da Educação Municipal com uma formação inclusiva, humanizada e socialmente referenciada.

A iniciativa conta com a colaboração das unidades escolares que ofertam a EJA no município, entre elas a Escola Municipal de EJA “Austero Mangerona” e as EMEBs Arthur Natalino Deriggi, Dalila Galli e Carmine Botta, além das ações desenvolvidas pelo Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) e pelo Programa Brasil Alfabetizado (PBA).

Publicado em Cidadania

Aliança estratégica une a maior plataforma de shows do país a um dos mais consolidados festivais de música nacional, fortalecendo o mercado do entretenimento ao vivo

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A Opus Entretenimento e o Festival João Rock, realizado pela Bananas Eventos, anunciam uma parceria que une duas forças criativas e complementares do cenário musical brasileiro. A entrada da Opus como sócia do evento marca um novo capítulo para ambas as marcas, em um movimento estratégico que fortalece o mercado de festivais no Brasil, um dos principais polos de produção de eventos do mundo.

Com cinco décadas de atuação, a Opus Entretenimento é hoje a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do país. Presente em praticamente todos os segmentos do setor, a companhia administra casas de espetáculo em diferentes regiões, realiza turnês nacionais e internacionais, agencia carreiras, produz shows próprios e atua fortemente em festivais e grandes eventos. Essa estrutura sólida e diversificada reflete o compromisso da empresa com a excelência operacional e com a experiência do público.

O João Rock, realizado há 23 anos em Ribeirão Preto (SP), pela Bananas Eventos, é um dos festivais mais emblemáticos e consistentes de música nacional. O evento se destaca por reunir, em um único dia, mais de 65 mil pessoas para viver em cinco palcos mais de 14 horas de música brasileira, com apresentações simultâneas que transitam entre rock, rap, trap, MPB e reggae, um retrato autêntico da pluralidade sonora do país. Neste ano, o João Rock já anunciou que os ingressos disponíveis, de todos os setores, estão esgotados.

Para Lucas Zaffari, CEO da Opus Entretenimento, a parceria representa uma convergência de valores e visões. “O João Rock possui uma história consolidada e uma identidade reconhecida no cenário da música nacional. Integrar esse projeto representa a união do nosso expertise em operação, produção e gestão de arenas à relevância cultural e constante de um festival que estabelece uma conexão genuína com o público e com o mercado”.

Marcelo Rocci, sócio-fundador da Bananas Eventos, destaca que, a escolha de um parceiro estratégico como a Opus se dá através da conexão das duas empresas que têm valores coerentes e em sintonia plena. “Um novo ecossistema nasce desta união feliz e com certeza impactará os amantes do entretenimento de qualidade. Por mais de 20 anos, a Bananas Eventos fez do João Rock uma verdadeira celebração da música brasileira, priorizando qualidade na entrega e momentos inesquecíveis para o público. Agora, isso será ainda mais potencializado com a chegada da Opus”, destaca.

Sérgio Peixoto, diretor do segmento Talents, Tours & Festivals da Opus, reforça o caráter estratégico da união. “O João Rock é um dos festivais mais relevantes do entretenimento brasileiro, com uma base fiel e um DNA muito bem definido. Essa parceria reforça o movimento da Opus de ampliar sua presença no segmento de grandes eventos e experiências ao vivo, permitindo compartilhar estruturas, conhecimento e práticas de gestão que fortalecem o festival e ampliam nossa presença no circuito de grandes projetos. É uma movimentação natural de duas marcas que entendem a importância de trabalhar com visão de longo prazo e foco na experiência do público”.

Na visão de Luit Marques, este é um movimento estratégico. “Mais do que crescer é preciso direção e alinhamento. As duas empresas vivem momentos de consolidação em suas histórias e esta união não poderia nascer com mais força e pujança para começarmos juntos um novo capítulo", celebra o sócio-fundador da Bananas Eventos.

A Opus Entretenimento administra oito casas de espetáculos no país. Em São Paulo, é responsável pela Vibra São Paulo, pelo Teatro Bradesco e pelo Teatro Sabesp Frei Caneca. Em outras regiões, realiza a gestão da Arena Opus (Grande Florianópolis), Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre), Teatro RioMar Recife, Teatro RioMar Fortaleza e Teatro Riachuelo Natal.

A empresa realiza mais de 3 mil espetáculos por ano e recebe cerca de 5 milhões de espectadores anuais em suas produções e espaços. Também assina grandes realizações do entretenimento, com turnês e eventos de artistas e marcas como Disney On Ice, KISS, Guns N’ Roses, Avril Lavigne, Norah Jones e Paramore.

O João Rock, idealizado e produzido pela Bananas Eventos, já reuniu mais de 300 apresentações em suas duas décadas de história e se tornou referência ao promover encontros inéditos entre artistas e diferentes expressões culturais. Além da música, o festival abriga manifestações artísticas, esportes radicais e ações interativas, consolidando-se como um dos maiores símbolos da cena cultural brasileira.

Com essa união, Opus Entretenimento e Festival João Rock inauguram uma nova fase no entretenimento ao vivo, unindo gestão, propósito e experiência em torno de um mesmo ideal: fortalecer o público e a música brasileira.

Mais detalhes sobre os futuros projetos, fruto desta colaboração, serão anunciados em breve.

Publicado em Ribeirão Preto

BRASÍLIA/DF - Maior empresa de criptomoedas no mundo, a Tether cobra o Banco Master na Justiça paulista o pagamento de um empréstimo de US$ 300 milhões que fez a uma holding ligada à instituição financeira em março do ano passado.

A multinacional, conhecida por criar uma das versões do dólar digital, o USDT, cobra do Master R$ 1,64 bilhão (US$ 327,4 milhões), considerando os juros anuais e moratórios que somam 13,87%. O caso foi revelado pelo jornal o Estado de S.Paulo e confirmado pela Folha de S.Paulo.

A dívida venceria em março deste ano, mas teve seu prazo de pagamento antecipado por cláusulas contratuais acionadas quando o banco de Daniel Vorcaro teve sua nota de crédito rebaixada no ano passado. A Tether pede a penhora de uma conta que era destino do pagamento de empréstimos consignados para servidores públicos, usada como garantia do negócio, e a localização de demais bens do Master para liquidação do débito.

Procurada, a defesa de Daniel Vorcaro, presidente e controlador do Master na época do negócio, disse que não irá comentar o caso. A Tether afirma que o calote desde setembro não afeta a liquidez de suas criptomoedas, que são lastreadas em ativos reais como o dólar, o euro e ouro.

Documentos anexados aos autos mostram que o Master reconheceu a dívida em uma corte de arbitragem de Londres. A Tether alega ainda que não sabia das operações policiais que estavam em curso contra o banco, que foram anunciadas apenas em novembro.

Com o pedido, a Tether também tenta furar a fila de credores do Master, estabelecida desde a liquidação, que prioriza créditos trabalhistas e tributários. Uma estimativa recente do Fundo Garantidor de Créditos aponta que o Master consumiu cerca de R$ 50 bilhões.

O gigante das criptomoedas, sediado em El Salvador, alega que seu contrato de empréstimo foi firmado com uma empresa de fora do conglomerado bancário do Master, a Titan Holding, uma companhia que Vorcaro abriu nas Ilhas Cayman e depois repassou para outros diretores do Master. O trato envolveu ativos no Brasil como garantia, e a Tether pede que a Justiça desconsidere esses ativos como patrimônio do Master no cumprimento de dívidas com outras instituições.

O Master garantiu o empréstimo com a multinacional com cédulas de créditos bancários decorrentes de empréstimos consignados de servidores públicos da linha Credcesta, então operadas pelo próprio banco. Os valores caem mensalmente em uma conta no Master, segundo o contrato firmado com a Tether.

A Titan recebeu o empréstimo em duas parcelas: US$ 100 milhões em 28 de março de 2025 e US$ 200 milhões em 1º de abril do mesmo ano. Em agosto, suas empresas deixaram de pagar a rolagem mensal da dívida -o valor principal tampouco foi quitado.

O empréstimo deveria ser pago, com valor acrescido de juros anuais de 11,78%, no prazo de um ano, que se esgotaria em março. A multinacional argumenta, no entanto, que uma cláusula de vencimento antecipado foi acionada quando a agência de avaliação de risco Fitch rebaixou a nota do Master devido ao veto a compra do banco de Vorcaro pelo BRB (Banco de Brasília).

O contrato ainda determinava o vencimento antecipado da dívida em outras situações, como o não pagamento de qualquer valor no vencimento e eventos relacionados à situação do Banco Master, entre eles a suspensão de suas atividades, a perda da autorização do Banco Central para operar como instituição financeira, o descumprimento de requisitos regulatórios de capital ou sua liquidação extrajudicial. Todos os eventos aconteceram desde que a Polícia Federal anunciou investigações contra o Master em novembro.

O Master mantinha negócios com empresas de criptomoedas desde que Vorcaro assumiu o controle da instituição, ainda chamada de Banco Máxima, em 2019. A chegada do ex-banqueiro mineiro à instituição alavancou as operações de câmbio da instituição financeira, que, em geral, eram voltadas a operações com criptoativos.

A operação Colossus, da Polícia Federal, mostrou que o então Banco Máxima fez remessas de US$ 531 milhões, entre dezembro de 2018 e abril de 2021, para uma empresa investigada sob a suspeita de lavar dinheiro para a facção criminosa PCC e o grupo terrorista Hezbollah.

 

 

por Folhapress

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.