A apresentação acontece no teatro do Sesc no dia 18 de julho, quinta-feira, às 20h com venda de ingressos
O espetáculo
Cordas do Coração acontece por meio de um diálogo entre a música de Bach, a música caipira e o toque de viola. Além de homenagear nossas raízes profundas, o Stagium segue em sua busca por uma brasilidade, ultrapassando rótulos e modismos.
Tem inspiração na trilha sonora criada por Albert Schweitzer que mescla músicas de Johann Sebastian Bach com músicas africanas. Albert Schweitzer (1875-1965) foi um teólogo, filósofo, médico e músico alemão, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1952. O cerne de sua filosofia está num grande diálogo entre os seres vivos e o mundo, para ele cada ser humano deve considerar sagrada toda e qualquer vida.
A obra amplia o diálogo por meio dos versos de Rolando Bondrin, um dos maiores divulgadores da autêntica música brasileira e grande contador de “causos” destas terras, trazendo também músicas antológicas como “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira, que em 2018 completou cem anos; e “Viola Quebrada”, de Mario Andrade, cujos versos nos transportam para a alma do artista.
“A transversalidade de ‘Cordas do Coração’ no impulsiona para a compreensão das nossas relações criando eixos geradores de saberes e emoções”, comenta Décio Otero.
Sobre o Stagium
A filosofia principal é divulgar a dança pelo Brasil. Suas origens datam de 1971, quando o teatro, o cinema e a música popular eram controlados pela Ditadura Militar. Naquele contexto, o Stagium rejeitou o colonialismo e a alienação da época.
Seguindo nos passos do Teatro Oficina e do Cinema Novo, que não podiam se manifestar, tomou um rumo diferente daquele para o qual a dança no Brasil havia sido designada. As criações da companhia combinam tendências universais a aspectos tipicamente brasileiros, o que rapidamente cativou um grande público pelo país.
As produções do Stagium sempre foram adaptadas para todo o tipo de localidade, o que permitiu que seus espetáculos fossem levados a pátios de escolas públicas, periferias, cinemas, praças, blocos de carnaval, igrejas, praias, hospitais, estações de metrô, a um palco flutuante no Lago do Ibirapuera, ao solo do Alto e do Baixo Xingu e até mesmo ao deck de um barco que percorreu o Rio São Francisco.
A companhia seguiu pesquisando um programa de ballet clássico, moderno e folclórico, estendendo convites a artistas de diferentes partes do Brasil, em uma expansão contínua de possibilidades criativas. Os trabalhos passaram a incluir, além das trilhas de compositores brasileiros, produções de todos os gêneros musicais. A companhia ampliou o público interessando em dança, conquistando estudantes, operários e intelectuais que não se interessavam por ballet. Sem negar nenhum tipo de influência, o Stagium abrange, sem preconceito, tudo que o permita recriar uma dança sul-americana
Companhia de Dança
Seus diretores Marika Gidali e Décio Otero trabalharam entre 1974 e 2021 em um grande estúdio na rua Augusta, em São Paulo, desenvolvendo um programa de pesquisas em várias linguagens de dança. Desde 2022, a sede da companhia está localizada no Complexo Cultural Funarte SP.
O Ballet Stagium foi a primeira companhia nacional a utilizar trilhas sonoras da MPB, usando músicas de Pixinguinha, Waldir Azevedo, Geraldo Vandré, Chico Buarque, Lamartine Babo, Ari Barroso, Lina Pesce, Cartola e muitos outros. Vários outros compositores criaram partituras originais para a companhia, entre eles grandes personalidades como Milton Nascimento, (Missa dos Quilombos), Egberto Gismonti (Pantanal), Wiliam Sena (O Homem do Madeiro), Aylton Escobar (Quebradas do Mundaréu), André Abujamra (Shamain) e Marcelo Petragli (Luminescência).
Assista ao documentário sobre o Stagium que a TV Cultura produziu em 2016, quando a companhia tinha completado 45 anos de existência:
https://www.youtube.com/watch?v=GU50j1TDgx4&t=7s
Ficha técnica:
Ideia e coreografia: Décio Otero
Direção teatral: Marika Gidali
Músicas: Mário de Andrade, Angelino de Oliveira e Johann Sebastian Bach
Texto: Rolando Boldrin
Desenho de luz: Décio Otero
Iluminação: Fernanda Guedelha
Produção: Marika Gidali, Antonio Marcos Palmeira e Fabio Villardi
Serviço:
Data: dia 18 de julho, quinta-feira.
Horário: 20h.
Ingressos: R$ 40,00 inteira / R$ 20,00 meia entrada / R$ 12,00 Credencial Plena. Lugares Limitados. 10 anos.
Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP
Mais informações pelo telefone: 3373-2333
Essa recomendação também serve para quem se deslocará para outros países
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, informa que todos os imunizantes recomendados por meio da Nota Técnica Nº 127/2024 do Ministério da Saúde que dispõe sobre a vacinação dos atletas, delegações e visitantes que vão participar da Olimpíada e Paraolimpíada de Paris 2024, realizada entre julho e setembro, estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família USF’s).
Entre os imunizantes destacados estão as doses da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela ou catapora), DTP (difteria, tétano e pertussis ou coqueluche), influenza e COVID-19. Essa recomendação do Ministério da Saúde também serve para quem se deslocará para outros países.
A medida foi tomada diante da atual situação epidemiológica das doenças imunopreveníveis em diversas partes do mundo, a exemplo da ocorrência de surtos de sarampo, rubéola e coqueluche, além da circulação de influenza e COVID-19 em várias regiões da Europa, além da realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris, competição que atrai grandes contingentes populacionais e aumenta o risco de transmissão dessas doenças.
De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, quem precisar atualizar a vacinação para viajar deve apresentar o comprovante de viagem. “Os viajantes que vão para as Olímpiadas ou para outros países devem atualizar a vacinação pelo menos 15 dias antes da viagem, sendo este o período mínimo para que uma pessoa vacinada apresente anticorpos em níveis protetores contra essas doenças”, alerta a diretora.
A medida é eficaz para o viajante se proteger contra essas doenças, visando minimizar o risco de adoecimento da população que viaja, mas também da população residente no Brasil, ao retorno do viajante.
Recomenda-se ainda aos viajantes que apresentarem sinais e sintomas característicos das doenças citadas, que procurem imediatamente o atendimento de saúde no local do destino e, sobretudo, ao retornar ao Brasil. Caso os sinais e sintomas manifestem durante a viagem, que informem a tripulação.
A vacinação é uma das medidas mais eficazes de proteção contra as doenças imunopreveníveis e, para adequada proteção do indivíduo, deve ser realizada de forma oportuna e, preferencialmente, nas faixas etárias/idade recomendadas no Calendário Nacional de Vacinação.
“As pessoas quando não comprovarem vacinação anterior, geralmente pessoas que nasceram a partir de 1960 e que não tem mais comprovação da tríplice viral, tetraviral e de DTP, necessitam procurar uma unidade de saúde para receber novas doses”, reforça Denise Martins.
Em São Carlos a vacinação está é realizada nas unidades básicas de saúde (UBS’s) e unidades de saúde da família (USF’s), com exceção da UBS da Vila São José e da USF Aracy - Equipe II, que passam por reforma, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. Para receber a vacina basta levar um documento oficial com foto, o comprovante de viagem e a caderneta de vacinação.
SÃO CARLOS/SP - Um homem foi preso pela Força Tática na tarde desta terça-feira, 16 de julho, na Rua Américo Botelho, no Santa Angelina, em São Carlos.
A equipe de Força Tática estava em patrulhamento pelo bairro Santa Angelina, quando avistou um indivíduo, que ao perceber a presença da viatura tentou se evadir para um barraco, mas foi detido.
Durante a abordagem, foi constatado um mandado de prisão em seu desfavor, não restando outra alternativa aos PMs, a não ser conduzi-lo à Central de Polícia Judiciária de São Carlos e depois recolhido à cadeia pública.
SÃO CARLOS/SP - Um boletim de ocorrência (B.O) foi registrado após uma mulher saber que suas fotos estavam em uma rede social de relacionamentos, sem sua autorização.
A vítima, ao adentrar no aplicativo de relacionamentos, ficou “P” da vida, pois alguém estava com uma conta falsa e ainda usando suas fotos. Além das fotos, o nome da pessoa virtual era “safadinha”.
No B.O, a vítima disse que nunca teve uma conta em redes de namoro ou algo do tipo e pediu que esse fake fosse investigado.
SÃO CARLOS/SP - A Equipe Canil da Guarda Municipal localizou diversas drogas na Rua José Quatrochi, no bairro São Carlos V. A ação da GM ocorreu na manhã desta terça-feira, 16 de julho.
Os GMs do Canil estavam em patrulhamento preventivo pelo CRAS Santa Felícia, quando ao adentrar na via citada, avistou um indivíduo ao longe pulando o muro de um terreno e empreendendo fuga, tomando rumo ignorado.
Devido à suspeita de haver algo de ilícito pelo local, foi empregado o trabalho de faro com a cachorra k9 Índia, que logrou êxito em localizar no interior do terreno, em um buraco em meio ao mato, uma sacola contendo 74 eppendorfs de cocaína, 24 invólucros de haxixe, 51 invólucros de maconha, 46 tubetes de Skank, 10 tabletes de maconha, 10 comprimidos de êxtase e uma maquininha de cartão.
O material localizado foi apresentado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - Um homem foi preso pela Guarda Municipal na madrugada desta terça-feira, 16 de julho, na Vila Prado, em São Carlos.
Durante o patrulhamento preventivo pela região da Vila Prado com vistas à proteção sistêmica da população, a equipe avistou um indivíduo que, ao notar a presença das motocicletas do GAM, mostrou certa preocupação e mudou de direção, levando a fundada suspeita, onde foi abordado.
Em consulta via sistema INFOSEG foi constatado que havia 4 mandados de prisão em aberto em desfavor de E.U.J., 36 anos, por tráficos de drogas, violências domésticas e roubo, totalizando mais de 17 anos de prisão a cumprir, sendo os 4 mandados da cidade de Araras.
Ante os fatos, o sujeito foi recolhido ao centro de triagem (CPJ), ficando à disposição da justiça.
Equipes conquistaram expressivos resultados e ambas passam por boa fase na fase de classificação
SÃO CARLOS/SP - O MVC e o Golden Team, de Américo Brasiliense passam por um bom momento na fase de classificação da 9ª Copa AVS/Smec de Vôlei Feminino. Ambas equipes venceram e estão na parte de cima da tabela e com isso são candidatas a lutarem por vagas na Série Ouro da competição.
Na manhã de domingo, 14, aconteceu rodada dupla no ginásio municipal de esportes José Favoretto, Jardim Pacaembu, quando as equipes praticaram um bom vôlei e superaram seus adversários por 3 sets a 0.
Em 1h15, o MVC superou o Alpha com parciais de 25/18, 25/19 e 25/14, tendo na levantadora Karla, o destaque do jogo. Com a vitória, a equipe assumiu a quinta colocação com 8 pontos. Já o Alpha, em má fase, soma 1 ponto.
Na sequência, em 1h20 de jogo, o Golden Team despachou o Elite com parciais de 25/14, 25/17 e 25/16. Dani, ponteira do Golden, foi destaque do jogo. Com o resultado, o time de Américo chegou aos 13 pontos e lidera ao lado da AVS/Smec com 13 pontos. O Elite estacionou na 6ª posição com 7 pontos.
As partidas foram arbitradas por Alessandra Borges e Fernanda Oliveira. Apontador: Narciso Borges.
Equipes
Alpha: Juliana, Fernanda, Jaque, Gisele, Gabi, Camila, Dani, Fabiane, Ana, Kizzi, Isabela, Maria, Ketelyn e Sandra. Técnica: Karine.
MVC: Jane, Ludmilla, Karla, Daiane, Marlene, Ana e Vanessa. Técnico: Lucas Labaki
Golden Team: Isabela, Giovana, Ana, Denise, Luana C., Patrícia, Greyce, Dani, Josiane, Luana, Marli, Egles, Tati e Luelen. Técnico: Balu.
Elite: Débora, Ana, Jhenifer, Edvania, Herika, Kalisa, Carla, Uina, Sandra, Patrícia, Thaís, Maria, Thainá R., Thainá H. Técnica: Patrícia.
Classificação
AVS/Smec – 13 pontos
Golden Team, 13 pontos
Caaso, 11 pontos
Fênix/LBR Sports – 9 pontos
MVC – 8 pontos
Elite - 7 pontos
Country Club – 6 pontos
São Carlos Clube – 6 pontos
UFSCar – 6 pontos
Scorpions – 4 pontos
AVS/Smec sub21 – 1 ponto
Alpha – 1 ponto
Ibaté – 1 ponto
Atividade é aberta a empresários e industriais e as inscrições são gratuitas
SÃO CARLOS/SP - No dia 17 de julho, próxima quarta-feira, às 15 horas, será realizado o evento "Diálogo Indústria & UFSCar: como a Embrapii pode ajudar a sua indústria!", promovido pela parceria entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). A atividade é gratuita, aberta a empresários e industriais de São Carlos e região e a inscrições estão abertas.
O evento vai apresentar a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) UFSCar-Materiais, as possibilidades de cooperação e as alternativas para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as indústrias de São Carlos e região. Serão apresentadas também as formas de financiamento de projetos e como as parcerias entre a UFSCar e as indústrias podem ser realizadas.
Durante a programação, serão abordados os seguintes temas: Funcionamento da Embrapii-UFSCar; Casos de sucesso; Propriedade Intelectual nos projetos com a Embrapii; Como fazer um projeto com a Embrapii-UFSCar; e Suporte jurídico aos projetos.
A atividade terá início às 15h, no Auditório do Ciesp, que fica na R. Cel. José Augusto de Oliveira Salles, 1.515, na Vila Izabel, em São Carlos. As inscrições devem ser feitas pelos telefones do Ciesp - (16) 3368-1037 e (16) 99783-3365 -, pelo Whatsapp da Embrapii - (16) 3306-6949 - ou pelo link https://bit.ly/3Lmu31S.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos conquistou o 3º lugar nos 66° Jogos Regionais da Terceira Região do Estado de São Paulo, conquistando 216 pontos no total. Bauru ficou com o 2º lugar com 223 pontos e Botucatu se sagrou campeã com 283 pontos.
O encerramento dos Jogos Regionais de Botucatu aconteceu na noite do último sábado, dia 13 de julho, em uma cerimônia no Ginásio Doutor Mário Covas Júnior, com a passagem da bandeira dos Jogos para o município de Lins, que sediará a competição em 2025. Também ocorreu a extinção do fogo olímpico, quando foi apagada a pira.
Ao todo, foram 10 dias de Jogos Regionais, 34 modalidades e 45 cidades participantes. Cerca de 5 mil atletas passaram pelos equipamentos esportivos botucatuenses.
A cidade de São Carlos se destacou nas modalidades do atletismo masculino, futsal feminino, ginástica artística feminino, handebol feminino e xadrez masculino e feminino.
Na classificação final por modalidade livre, a cidade ficou com o 1º lugar no atletismo masculino, futsal feminino, ginástica artística feminino, handebol feminino, xadrez masculino e feminino. Conquistaram o 2º lugar o ciclismo masculino, judô masculino, handebol masculino, karatê feminino, natação masculino e a natação feminino.
Com o 3º lugar ficaram a Bocha, ciclismo feminino, karatê masculino, voleibol masculino, vôlei de praia masculino e no taekwondo feminino.
Segundo Fabiano Lourenço, chefe da Delegação e diretor de Esportes de Rendimento, São Carlos foi muito bem representada. “Nos inscrevemos em 34 modalidades esportivas oficiais e em mais duas extras de exibição. Das 34 equipes, 18 se classificaram para os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” que acontecem no próximo mês de novembro em São José do Rio Preto”, comenta o diretor.
A delegação de São Carlos nos 66º Jogos Regionais 2024 foi composta por 380 atletas, mais 50 pessoas entre técnicos e staff. São Carlos ficou alojada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Dr. João Maria de Araújo Junior”.
Das 22 moradias do condomínio de idosos, 11 ainda estão disponíveis
SÃO CARLOS/SP - Dez meses após serem contemplados com uma moradia no Residencial “Wilson Marques, inaugurado em setembro de 2023 na rua João Tonassi, nº 351, no Jardim Hikare, os 11 moradores relatam a felicidade de ter um novo lar, fazer novos amigos, melhoria na qualidade de vida e serem assistidos pela Prefeitura por meio de convênio com a Cáritas Diocesana São Carlos, administradora do condomínio.
O primeiro condomínio república para idosos denominado “Residencial “Wilson Marques”, é um residencial com 22 moradias e foi construído por meio do Programa Vida Longa do Governo do Estado de São Paulo.
Atualmente de acordo com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social ainda existem 11 vagas disponíveis para abrigar novos moradores. Para se cadastrar o interessado deve procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), sendo necessário ter 60 anos ou mais, estar inscrito no Cadastro Único (situação de vulnerabilidade e risco social), ser independente para as atividades da vida diária e ter renda mensal de até no máximo 02 salários mínimos.
O município fez a doação do terreno e ficou responsável pela indicação dos beneficiários, via cadastro realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Para o morador Saulo Bernardes a nova moradia melhorou a qualidade de vida. “Graças a Deus tenho um novo lar e está sendo legal morar aqui e conviver com novos amigos e agradeço a Deus e a Prefeitura por essa moradia maravilhosa. Quem ajuda os pobres é abençoado por Deus. A Prefeitura me ajudou também a realizar cirurgia de hérnia e as moças da assistência nos tratam com carinho e tudo o que precisamos eles tomam providências”.
Maria Fernanda de Aguiar Azevedo, assistência social da Cáritas realiza o serviço de acolhimento dos moradores. “O trabalho sempre é desafiador, os moradores estão felizes e aprendendo a viver com a convivência e senso coletivo permanente. Eles cuidam da horta, realizamos diversas oficinas, como informática, artesanato, culinária, jogos, cognição e exercícios físicos. Para disciplinar as decisões coletivas eles têm participação popular nas assembleias mensais, grupos de convivência opinando sobre regras, o cotidiano, temas como saúde mental, política de assistência, saúde bucal, esportes, buscando ofertar serviços para que eles vivam bem, acessem seus direitos de idosos e tenham um envelhecimento saudável e feliz”.
Iara Nogueira se sente agraciada com a nova moradia, “estou feliz aqui e me sinto presenteada por Deus, foi uma graça recebida. Estou bem, ganho um salário mínimo e gastava R$ 900 por mês de contas, hoje pago a comida e o gás, únicos gastos que tenho, só tenho a agradecer”.
José Carlos dos Santos Lacerda, ex-morador do bairro Arnon de Melo, morava sozinho e pagava aluguel. “Estou feliz por morar em um condomínio para idosos, é o céu para mim. Não pago mais aluguel, realizo meu trabalho como marceneiro, participo do jogo da memória com meus vizinhos, uso a academia ao ar livre pra cuidar da saúde e adoro o trabalho das cuidadoras, coordenadoras, psicólogas e assistentes sociais”, disse.
O programa Vida Longa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e a Prefeitura de São Carlos, que disponibiliza moradias para idosos na modalidade república - equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita. O investimento foi de R$ 3,5 milhões a fundo perdido.
“O projeto é 100% pensado para pessoas idosas que tem os vínculos quebrados, que precisam ser protegidos ou então que não tem mais parentes e nem para aonde ir. É uma obra com áreas comuns projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso”, explica a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Ingridi Ienco Cazella.
O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no projeto social.
Para fazer tudo isso o Governo do Estado precisou da ajuda da Prefeitura para construir o condomínio em uma área muito bem localizada e com 5 mil metros quadrados para que tudo fosse projetado com o devido espaço necessário.
A Secretaria de Cidadania e Assistência Social ressalta que o residencial atende idosos que têm a capacidade de se locomover, de fazer suas tarefas diárias. Os beneficiários não pagam nenhuma prestação, mas precisam seguir as regras do condomínio. Em parceria com a UFSCar, por meio do curso de Gerontologia, Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, são oferecidas diversas atividades para os moradores.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.