SÃO CARLOS/SP - O ritmo acelerado de desenvolvimento de novas tecnologias tem provocado grandes mudanças em empresas dos mais variados setores e levado profissionais dos mais diferentes setores a buscarem capacitações para atualizar seus processos e operações para aproveitar dos benefícios vindos dessas inovações. Atualmente, a UFSCar recebe inscrições no Curso de Especialização Master of Business Engineering (MBE) em Gestão da Produção.
A gestão da produção é uma parte crucial das operações de uma empresa. Estar atualizado com as melhores práticas, metodologias e tecnologias nesse campo pode proporcionar várias vantagens. "Acreditamos que agregar diversos conhecimentos, métodos e tecnologias das áreas de Engenharia de Produção e Gestão de Operações à gestão das empresas pode se constituir em diferencial competitivo", avalia Rosane Alcantara, professora do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar e coordenadora da pós-graduação.
A grade curricular, dividida em seis módulos, aborda conceitos de gestão de operações, da qualidade, econômica, além da própria dinâmica organizacional e do trabalho, assim como modelos de negócios digitais. Dentre outros assuntos, são tratados sistemas de produção e estratégia, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de produtos, planejamento e controle. Também há conteúdos sobre logística integrada, marketing e outros relacionados a economia, como engenharia econômica, administração financeira e microeconomia gerencial.
As aulas online e ao vivo do Curso de Especialização MBE em Gestão da Produção, que começam em abril de 2024, ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 22 horas. Engenheiros, administradores, economistas e demais profissionais graduados em nível superior interessados no tema, podem participar. Os interessados devem se inscrever pelo site www.dep.ufscar.br. Na página, há mais informações, como valores de investimento.
SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta, protocolou um ofício junto ao secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho, solicitando que seja realizado um mutirão de castrações de animais nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.
“Destaco o trabalho realizado pelo secretário Paraná Filho e por toda sua equipe. Através do CADPET, proposto pelo nosso mandato, mais de seis mil castrações já foram realizadas. Friso que sem o esforço de todos os envolvidos, nada disso teria acontecido”, disse Bruno Zancheta. Vale lembrar que no ano de 2022, foi realizada uma etapa de castração de animais nos distritos, e foi um sucesso com mais de 300 animais atendidos.
“Precisamos de um olhar especial para nossos distritos, principalmente no que diz respeito à causa animal e os cuidados básicos de saúde para toda população. Quando castramos nossos animais, melhoramos sua qualidade de vida e de seu tutor/família. Acredito na sensibilidade do secretário e tenho a certeza que lograremos êxito nessa demanda”, finalizou o vereador Bruno Zancheta.
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal encontrou drogas em um terreno baldio na Rua José Quatrochi, no São Carlos 5, na noite de ontem.
Os GMs realizavam o patrulhamento quando avistaram dois indivíduos em atitude suspeita, ao perceberem a presença da viatura, os dois saíram correndo no sentido oposto, e um deles arremessou uma sacola em um terreno. Não sendo possível a abordagem dos dois, porém a sacola foi resgatada e dentro da mesma foram encontradas: 72 porções de maconha, 57 pinos de cocaína, 10 porções de Skank e 01 maquininha de cartão.
Devido aos fatos, a equipe apresentou os entorpecentes no Plantão Policial, onde o delegado apreendeu as drogas.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, se reuniu na tarde desta sexta-feira (19/01) com representantes da empresa Rigras Transportes e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes para debater a paralisação dos ônibus ocorrida nesta manhã, feita isoladamente por um conjunto de motoristas, que não permitiu aos demais colaboradores trabalharem e interrompeu as atividades do transporte coletivo por cerca de três horas.
Sem aviso prévio à empresa, ao sindicato e muito menos à Prefeitura, um pequeno grupo de motoristas impediu a saída dos ônibus da garagem da empresa e, assim, prejudicou trabalhadores de diversos setores a se deslocarem aos seus respectivos locais de trabalho, bem como outros munícipes que utilizam o transporte coletivo. O motivo seria uma discussão sobre uma cláusula do acordo coletivo envolvendo empresa e trabalhadores e sem qualquer relação com a Prefeitura.
Os motoristas que impediram os colegas de trabalhar reivindicam a revisão de um prêmio estipulado entre empresa e sindicato para os colaboradores que cumprem determinadas metas, no valor de R$ 300,00 mas empresa, sindicato da categoria e tampouco a Prefeitura foram notificados de uma eventual paralisação.
O advogado do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, Amador Bandeira, salienta que a iniciativa de interrupção de atividades foi feita por um grupo restrito de motoristas, que também não consultou o conjunto dos trabalhadores. "Não estávamos cientes da paralisação e a própria empresa já havia adiantado que, na próxima semana, iria se reunir com o sindicato para discutir a questão do prêmio. A greve precisa ser notificada com 72h de antecipação depois de esgotadas as negociações e de uma assembleia com a categoria em que a maioria apoia a greve, e não uma minoria. O sindicato jamais iria apoiar uma greve repentina e a população não pode pagar o preço", explica Amador.
Netto Donato, secretário municipal de Governo, exigiu providências imediatas e salientou que as discussões internas entre empresa e colaboradores não podem afetar quem utiliza o serviço de transporte coletivo. "Logo pela manhã, ao tomarmos conhecimento da paralisação que estava ocorrendo, entramos em contato com o sindicato e com a empresa Rigras para entendermos o que estava acontecendo, pois há, inclusive, regras para o início de uma greve e fomos todos pegos de surpresa, sendo inadmissível que cinco pessoas parem o transporte de uma cidade por conta de um entendimento e sem diálogo. Nesta reunião, à tarde, a empresa trouxe a documentação e o acordo coletivo celebrado com os trabalhadores e o sindicato, indicando que estão sendo cumpridas todas as regras e cláusulas do acordo coletivo. Todos os repasses do município à empresa estão em dia e a Prefeitura continuará fiscalizando esta situação de perto, com a certeza de que não podem ficar impunes as pessoas que estão prejudicando a população são-carlense", disse Netto.
Para o vice-prefeito Edson Ferraz, o importante é que essa questão seja resolvida rapidamente para que o usuário do transporte coletivo não seja prejudicado novamente.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno, e de Relações Legislativas e Institucionais, Mateus de Aquino, o diretor do Departamento de Transporte, Acenir Magalhães, o gerente da empresa Rigras, Marcelo Santana, e a também advogada do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, Renata Ávila.
SÃO CARLOS/SP - Um homem acabou preso após furtar uma residência que está em reforma na Rua 7 de Setembro, em São Carlos.
Segundo consta, a Polícia Militar foi acionada, passando as informações do ocorrido e do acusado. Após uma breve diligência pelas imediações, os Militares conseguiram abordar um sujeito com as mesmas características passadas pelo denunciante. Em sua posse estava uma mochila e uma sacola, a qual carregava os objetos subtraídos da residência em questão.
De imediato, o indiciado confessou a prática do delito e disse ainda que pretendia vender os produtos para angariar dinheiro para a compra de entorpecentes. Os objetos apreendidos foram reconhecidos pela vítima. O autor informou que é morador de rua e que não possui familiares pela cidade.
O acusado foi conduzido ao plantão policial, onde o delegado de plantão tomou ciência e o atuou em flagrante, permanecendo recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - O PROCON São Carlos garantiu uma economia de R$ 10,8 milhões aos cofres públicos em 2023. O órgão resolveu, de forma extrajudicial, 5.437 casos no ano passado. Cada caso que é resolvido extrajudicialmente representa uma economia de R$ 2 mil para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
De acordo com o Diretor do PROCON São Carlos, André Di Salvo, o órgão serviu à sociedade com muita determinação e eficiência. “Por meio de ações na área de educação, comunicação e atendimento ao público, o órgão esteve próximo dos cidadãos e condutas inadequadas e ilegais foram alvo de intervenções da equipe de fiscalização”.
O órgão realizou um total de 6.123 atendimentos no período de novembro de 2022 a novembro de 2023. Segundo Di Salvo, a eficiência melhorou ainda mais após o órgão aderir ao novo sistema integrado PROCON SP Digital. “Antes, os atendimentos em fase preliminar duravam até 30 dias e a fase processual até 120 dias. Após a adesão ao sistema, a fase preliminar não passa de 10 dias e a fase processual não ultrapassa os 50 dias. Ganhamos em agilidade e eficiência”.
O diretor ainda pontuou que, a cada 100 reclamações, 89 são solucionadas ao término dos processos administrativo no PROCON. “O índice total de resolução de demandas extrajudiciais foi de quase 90%. Ou seja, apenas 10% das demandas foram encaminhadas para serem resolvidas pelo Poder Judiciário. O Procon é um órgão extrajudicial e atua como um meio alternativo de resolução de conflitos, que também objetiva efetivar o direito fundamental de acesso à justiça”.
Segundo Di Salvo, os tribunais estão abarrotados de processos, seja na Justiça Comum ou no Juizado Especial. “As audiências estão sendo marcadas com mais de seis meses após o ajuizamento das iniciais e as sentenças chegam a ser proferidas depois de um ano da realização das audiências. O PROCON traz celeridade e eficiência na resolução dos problemas dos cidadãos. Consequentemente, traz economia ao Poder Judiciário, uma vez que reduz em muito o número de ações nos juizados especiais”.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com o Sindicato Rural de São Carlos e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), abre inscrições para o curso de hidráulica – Rede de Água e Rede de Esgoto.
Para o curso serão oferecidas 16 vagas, totalmente gratuitas e as inscrições podem ser realizadas de 05 a 09 de fevereiro ou até o preenchimento das vagas, na Casa do Trabalhador, localizada na avenida São Carlos, nº 1.839, no Centro.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para realizar a inscrição é necessário ser maior de idade, apresentar RG, CPF, e comprovante de endereço.
As aulas ocorrerão no auditório da Casa do Trabalhador, na avenida São Carlos, nº 1.839, no Centro, com carga horária de 64 horas. O curso será dividido em 2 etapas: nos dias 19, 20, 21 e 22 de fevereiro será sobre Rede de Água e nos dias 11, 12, 13 e 14 de março as aulas serão sobre Rede de Esgoto, das 8h às 17h. Os alunos inscritos receberão, alimentação gratuita e certificado de conclusão de curso.
O curso tem como objetivo, a instalação e reparos de rede de água e a rede de esgoto em edificações prediais.
“O curso de hidráulica tem sido muito requisitado aqui no Departamento de Políticas de Trabalho, Emprego para Juventude e Capacitação Profissional – SMTER, e a parceria com o Sindicato Rural e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, nos possibilitou a realização do curso”, comentou Luciano Ortega diretor do departamento.
A secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Valenti, garante que até o final do ano, em parceria com o SENAR, vai oferecer mais de 20 cursos de qualificação profissional.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas “Ana Claudia Lucato Cianflone” (CAIC), realiza no próximo dia 23 de janeiro, a partir das 13h30, no auditório do Departamento de Economia Solidária, localizado na rua José Bonifácio, nº 885, no centro, uma palestra para que a população tenha mais informações sobre a hanseníase e para que ocorra uma intensificação de busca ativa de doentes, com o tratamento oportuno e interrupção da cadeia de transmissão da mesma.
Apesar dos esforços dispensados para o seu combate, a hanseníase ainda se mantém endêmica. No Brasil, cerca de 30 mil novos casos da doença são detectados todos os anos. É um dado alarmante, cujo enfrentamento depende da conscientização da população sobre as características da doença para o diagnóstico precoce.
A transmissão do bacilo de Hansen ocorre por meio de gotículas de saliva e secreções nasais de paciente com forma transmissora não tratada, após convivência muito próxima e prolongada, geralmente na mesma residência.
Segundo a dermatologista do CAIC, Lorena Carla Oliveira Costa, profissional que vai ministrar a palestra, a hanseníase se manifesta na pele pelo aparecimento de manchas brancas ou vermelhas e de lesões vermelhas altas denominadas placas ou infiltrações. Essas lesões se caracterizam por terem a perda da sensibilidade (a pessoa se queima e se machuca sem perceber), porque a bactéria tem uma afinidade grande pelos nervos periféricos. Áreas da pele com diminuição dos pelos e do suor, também são sintomas da doença. O diagnóstico constatado por um médico envolve uma avaliação clínica, dermatológica e neurológica do paciente por meio de testes de sensibilidade, palpação de nervos e avaliação de força motora.
“O tratamento da hanseníase está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Varia de seis meses, nas formas paucibacilares (referentes a doentes que apresentam poucos ou nenhum bacilo em seus exames) a um ano, nas formas multibacilares (referentes àqueles que apresentam muitos bacilos e são os responsáveis pela transmissão da doença). No entanto, é importante destacar que, após o início da medicação, o paciente irá parar de transmitir a doença, não devendo ser afastado da sociedade. O tratamento é eficaz e cura”, relata a médica dermatologista.
O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), localizado na rua José de Alencar, nº 36, no Parque Arnold Schimidt, atende atualmente 16 pacientes com a doença. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Os agendamentos para diagnóstico podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), com os retornos marcados no CAIC após a consulta.
SÃO CARLOS/SP - O Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira "Odette dos Santos", coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, promove, neste domingo (21/01), o "Encontro pelo Respeito, Paz e Tolerância Religiosa", em evento a ser realizado no Campus I - Vila Nery da FESC São Carlos, localizado na rua São Sebastião, nº 2828, a partir das 9h30.
A programação prevê reuniões e conversas com a sociedade civil visando garantir a tolerância religiosa no município, trazendo ideias e sugestões que poderão ser acatadas pelo poder público municipal para o incremento das políticas públicas destinadas a este tema.
Além disso, também haverá palestras com líderes religiosos de São Carlos, podendo a população tirar dúvidas e conhecer mais sobre as particularidades de cada denominação ao longo de toda a manhã.
O encontro faz parte da programação do "Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa", celebrado anualmente em 21 de janeiro em função da Lei Municipal nº 18.136/2017, de autoria do vereador Robertinho Mori.
SÃO CARLOS/SP - O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) está abrindo vagas para médico em início de carreira - já com CRM ativo -, dentista e fisioterapeuta em final de curso de graduação para desenvolverem atividades em pesquisas de laserterapia na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF), na Santa Casa da Misericórdia de São Carlos (SCMSC).
Os interessados deverão enviar o respectivo CV para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.