fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - Em virtude dos feriados de Natal e Ano Novo, o funcionamento de alguns setores da administração pública municipal será alterado, porém, os serviços essenciais, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Guarda Municipal (GM) funcionarão normalmente.

Nas terças-feiras (26/12 e 02/01), o município decretou ponto facultativo. Nos dias 25/12 e 01/01, também não haverá expediente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) não funcionarão nos dias decretados facultativos e feriados.

Já os ecopontos ficarão fechados somente nos feriados dos dias 25/12 e 01/01.
 
O Mercado Municipal “Antônio Massei” segue o horário do comércio local, portanto, ficará aberto no dia 24/12 (domingo) das 9h às 17h, enquanto nos dias 25/12, 31/12, 01/01 e 02/01 estará fechado. No dia 30/12, o horário de funcionamento é das 9h às 13h.
 
A Guarda Municipal poderá ser acionada por meio do telefone 153. Já a Defesa Civil pode ter seus serviços solicitados tanto pelo telefone 153 como pelo 193.
 
O Parque Ecológico Municipal estará fechado nos dias 24/12, 25 /12, 31/12 e 01/01.
 
Restaurantes Populares fecham nos dias 25/12 e 26/12 e nos dias 01/01 e 02/01.

A São Carlos Ambiental informa que o serviço de Coleta Seletiva será realizado normalmente, exceto aos feriados. Nas vésperas de feriado (24/12 e 31/12), os serviços serão iniciados mais cedo, às 17h. E, nos feriados (25/12 e 01/01), não haverá coleta de lixo comum.
 

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal deteve um jovem após desrespeitar uma medida protetiva na noite de ontem, 22.

Segundo consta, a GM foi informada que na Rua Luiz Procópio de Araújo, no Santa Felícia, havia um jovem de 22 anos, querendo entrar na casa de sua ex-companheira e que a moça tinha uma medida protetiva contra o mesmo.

Os GMs foram ao local e encontraram o portão arrombado e barulhos de choro dentro da residência. Os agentes de segurança ao adentrar à casa encontrou a vítima chorando e o acusado nervoso.

O sujeito foi conduzido à Central de Polícia Judiciária onde foi ouvido e recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - As equipes Aliança EC e Atlético Jardim Munique decidem o título do Campeonato de Futebol Máster neste sábado (23/12). A partir das 15h30, os times se enfrentam no Estádio Municipal Luiz Estevan de Siqueira “Zuzão” em partida única, valendo a taça de grande campeão ao vencedor. Antes, às 13h30, Bandeirantes EC e Inter FC disputam o terceiro lugar. A entrada é aberta ao público.
Iniciado no mês de setembro, o Campeonato de Futebol Máster é promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, e, neste ano, teve a participação de dez times – Delta, Pinhal, São João Batista, Sintufscar/AA Cruzeiro do Sul, Vasco e Vitória completam a relação –. A competição é voltada aos atletas com 45 anos ou mais, sem restrição de idade máxima.
Nesta edição, a novidade ficou por conta da inscrição das equipes, que, para participar, doaram cestas básicas. Os itens foram repassados pela Secretaria Municipal de Esportes e Cultura ao Fundo Social de Solidariedade e, posteriormente, distribuídos às instituições conveniadas do município.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos entregou, nesta sexta-feira (22/12), a reforma completa e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Benjamim Lopes Ozores”, no Santa Felícia, que ganhou remodelação interna e externa. Também foi inaugurada a denominação de “Luiz Paulo Selvágio” à farmácia da unidade, localizada anexa ao prédio, e que igualmente passou por reforma.
A obra contemplou melhorias estruturais na parte interna, pintura da unidade, modificações na fachada, troca do alambrado e instalação de uma academia ao ar livre no estacionamento e que ficará à disposição da população, entre outros serviços. A farmácia também foi contemplada com serviços como pintura e melhora da acessibilidade.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jora Porfírio, muitas reivindicações de munícipes e servidores da UBS Santa Felícia passam a ser atendidas com esta intervenção. “Tínhamos muitas reclamações quanto a sala de espera na UBS Santa Felícia por conta de fatores como o espaço físico e o Sol na calçada e que agora estão resolvidos. A população pediu uma reforma, pediu melhorias nas instalações físicas e começamos a entregar as obras por aqui por, entre outras questões, ser uma unidade que abrange um grande território”, explica Jora.
O presidente da Comissão de Saúde e Proteção Social da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, agradeceu a Prefeitura pela atenção dada ao projeto. “A Secretaria Municipal de Saúde apontou e o prefeito Airton Garcia entendeu a necessidade de se fazer esta reforma e hoje nós estamos com uma unidade totalmente recuperada para a população e com melhores condições de trabalho aos funcionários”, avalia o vereador.
O vice-prefeito Edson Ferraz lembra que esta é apenas mais uma melhoria essencial que a Prefeitura executa na região. “Tivemos o recape de 100% do Santa Felícia, a intervenção na nascente do Córrego do Mineirinho, a entrega do complexo esportivo do Santa Angelina e, agora, temos a reforma geral da Unidade Básica de Saúde, que está em boas condições e que trará um atendimento ainda melhor a todos os usuários”, enfatiza Edson.
Atualmente, a UBS Santa Felícia atende cerca de 25 bairros e mais de 10 condomínios e dispõe de 38 profissionais em suas instalações – seis auxiliares de enfermagem, três técnicos de enfermagem, três enfermeiras, três clínicos gerais, dois pediatras, três profissionais do Mais Médicos, um médico clínico/psiquiatra, dois ginecologista e obstetras, quatro auxiliares de saúde bucal, quatro dentistas, um fisioterapeuta, um psicólogo, um nutricionista e quatro assistentes administrativos.
Até o momento, somente em 2023, foram realizados 115.676 atendimentos na unidade, sendo 38.092 atendimentos individuais, 7.697 atendimentos odontológicos, 57.770 procedimentos individualizados, 11.690 doses de vacinação e 416 atividades coletivas.
Durante o período de execução da obra, a população foi atendida provisoriamente no posto do SAAE Santa Felícia, sem redução do número de atendimentos ou procedimentos. Com a entrega da reforma da unidade, os pacientes voltam a ser assistidos na UBS Santa Felícia a partir da próxima quarta-feira (27/12), das 7h às 17h, agora usufruindo de novas acomodações.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, preparou, na sexta-feira (22/12), uma surpresa de Natal nos quatro restaurantes populares da cidade, que contaram com cardápios especiais para apreciação pela população.
Os munícipes que optaram por almoçar ou jantar nestes locais puderam apreciar arroz temperado com cenoura e vagem, feijão carioca, farofa temperada com calabresa, lagarto ao molho e suco natural, além de panetone com gotas de chocolate de sobremesa.
Vale lembrar que o cardápio é preparado por orientação de nutricionista e todas as refeições são adquiridas por apenas R$1 pelo munícipe, com a Prefeitura complementando o valor da refeição com recursos próprios.

SÃO CARLOS/SP - A Comissão da Pessoa com Deficiência do legislativo, composta pelos vereadores, Robertinho Mori (presidente), Ubirajara Teixeira- Bira (secretário) e Bruno Zancheta (membro), realizou a entrega simbólica de cadeiras adaptadas para trilhas, que foram entregues ao Parque Ecológico Municipal, Dr. Antônio Teixeira Vianna. Participaram também, representando a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Amariluz Garcia, o secretário Adjunto Carlos Augusto Colussi, e representando o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho, o diretor de Departamento de Gestão do Parque Ecológico, Fernando Magnani.

Os parlamentares destacaram todo trabalho realizado pela Comissão do legislativo juntamente com a secretária da Pessoa com Deficiência: “Estivemos em São Paulo em 2021, reunidos com a ex-secretária estadual da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, para reivindicarmos recursos e melhorias quanto a acessibilidade de nossa cidade. Fomos contemplados com duas vans acessíveis 0Km, áreas de lazer totalmente adaptadas e as cadeiras de trilhas, totalizando quase 1 milhão de reais destinado pela Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência, algo muito positivo para São Carlos. Agradecemos também o atual secretário estadual da Pessoa com Deficiência, Dr. Marcos da Costa que chancelou os pedidos de São Carlos”

“Gostaríamos de agradecer a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Amariluz Garcia pela parceria e principalmente por estar conosco em São Paulo sempre em busca de recursos. Destacamos também o trabalho do secretário Paraná Filho. Deixamos o trabalho da Comissão do Legislativo para que possamos avançar em projetos futuros”, concluíram os membros da Comissão.

SÃO CARLOS/SP - Produzido em São Carlos ao longo de mais de 12 anos, o longa-metragem "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", dirigido por Tiago Mal, Eduardo Perdido e Diego Doimo, levou o Prêmio Especial do Júri de Animação no 44º Festival del Nuevo Cine Latinoamericano, em premiação realizada na última semana em Havana, Cuba.
O filme apresenta a pequena traça Teca e seu ácaro de estimação Tuti em uma aventura que busca valorizar os livros e a leitura. Com o uso de diferentes técnicas de animação e filmagem, a produção foi realizada na cidade de São Carlos pela empresa Rocambole Produções. 
Com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura do Governo Federal, dois dos diretores do filme puderam prestigiar a edição de 2023 do Festival de Cinema da América Latina. Selecionados no edital de intercâmbio cultural para circulação audiovisual no exterior, Diego Doimo e Eduardo Perdido receberam uma bolsa para custear a viagem para o evento.
"Pudemos apresentar o filme antes das sessões e conversar com o público e outros realizadores do Brasil e de outros países da América Latina, além de estarmos presentes no encerramento para receber esse prêmio tão significativo não só para nós, mas para todo o cinema de animação brasileiro", comenta Eduardo.
Para Diego Doimo, “levar o troféu mostra que o filme está conseguindo dialogar com diferentes públicos e lugares do mundo todo”.
Desde outubro de 2023, o longa "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca" já foi exibido em países como Rússia, Estados Unidos, País de Gales (Reino Unido) e Índia, onde levou o prêmio de Melhor Filme de Animação na 17ª edição do Ayoudhia Film Festival. As exibições continuam ao longo de 2024, quando o filme deve estrear nos cinemas brasileiros.

SÃO CARLOS/SP - Um motorista teve seu veículo furtado nesta última 5ª feira, no Santa Mônica, em São Carlos.

A vítima esteve na Central de Polícia Judiciária de São Carlos e relatou aos Policiais que estacionou o seu UP! Branco, na Rua São Sebastião e foi trabalhar. Quando retornou o carro não estava mais no local deixado.

O caso foi registrado.

SÃO CARLOS/SP - Uma mulher foi à Central de Polícia Judiciária de São Carlos para registrar um boletim de ocorrência de agressão e ameaça na região central da cidade.

De acordo com a vítima, ela estava na Rua José Bonifácio, e avistou uma vaga para estacionar seu veículo, porém havia um carro com um casal em seu interior, e a motorista teria pedido para a motorista arrumar o veículo para que ela conseguisse estacionar, mas segundo a vítima, o casal não teria gostado e começou o imbróglio.

O casal a teria ameaçado de morte e desceram do carro e partiram para agressão, quando pessoas foram apartar a briga.

O caso foi registrado.

Festa na ETA Vila Pureza também teve chegada do Papai Noel em carro aberto e animação de personagens da Disney.

 

SÃO CARLOS/SP - Centenas de adultos e crianças estiveram na noite da última quarta-feira, 20/12, no espaço público da Estação de Tratamento de Água – ETA Vila Pureza, na Avenida Dr. Carlos Botelho, para acompanhar a Cantata de Natal que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) organizou e realizou. 
O encontro também teve a chegada do Papai Noel em carro aberto e a presença de personagens da Disney, como Mickey, Minnie, Pato Donald, Margarida e Pateta. Tanto o Papai Noel como os personagens do famoso desenho animado de Walt Disney ficaram à disposição das crianças para fotos. A animação musical ficou por conta do Samah Coral e foi um show à parte que contagiou o público.
Além dessas atrações, também foram expostos alguns dos 3.150 brinquedos arrecadados pelo SAAE durante os dezoito dias da primeira campanha de doação da autarquia ( 01 a 19 de dezembro) , que espalhou caixas de coleta por todas as unidades do Serviço, além da contribuição de parceiros: Prefeitura, Câmara Municipal, FESC, Prohab, AEASC, COGEB, Eduardos Brinquedos e Diretoria Regional de Ensino. 
Toda a arrecadação será entregue ao Fundo Social de Solidariedade que, primeiro, fará a triagem por gênero e faixa etária e, depois, a distribuição entre as crianças que fazem parte das famílias cadastradas pelo Fundo e que participam de seus programas. Estiveram presentes na ETA o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo; a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama de São Carlos, Dra. Rosaria Mazzini; o secretário de Governo, Netto Donato (que representou o prefeito Airton Garcia) e o vereador Bruno Zancheta, que representou o presidente e os vereadores da Câmara Municipal.
O presidente do SAAE, Mariel Olmo, agradeceu a presença de todos em geral e disse que a Cantata foi um fechamento de 2023 com muita alegria e emoção. “Foi um ano de muito trabalho para o SAAE e para a Prefeitura e esse encontro é como uma despedida do ano que chega ao fim e boas vindas ao ano que vai chegar. Prossigamos com o mesmo esforço e que nossas conquistas sejam renovadas em 2024”. A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dra. Rosaria Mazzini, agradeceu ao SAAE e a todas as pessoas que colaboraram com a campanha. “Nossa gratidão ao presidente Mariel Olmo e toda a equipe do SAAE e colaboradores externos. Esses brinquedos, com certeza, garantirão a alegria de muitas crianças neste Natal”.
O vereador Bruno Zancheta disse que foi um privilégio para a Câmara Municipal também ajudar nessa ideia. “A Câmara, acreditem, sempre será parceira em projetos e propostas que tenham esse caráter social e de solidariedade. Contem sempre com a instituição e com os seus vereadores”. 

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.