fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (28), às 19h, no Edifício Euclides da Cunha uma sessão solene para entrega oficial  dos  títulos  de  “Mulher   Empreendedora  do  Ano”  para Cristina Yumi Wakizaka, “Mulher  Empreendedora  Homenageada  do  Ano” para  Débora Aparecida de Almeida Balthazar, e de “Mulher  Empreendedora Emérita do Ano“ para Glória Aparecida Quinzani Keppe.

As homenageadas são, respectivamente, proprietárias dos empreendimentos comerciais Lojas Sumirê, Picnic Fotos e Padaria Vovó Lúcia.

A solenidade, prevista em lei municipal e aberta ao público, coloca em evidência a contribuição das mulheres empreendedoras ao desenvolvimento empresarial de São Carlos.

Cristina, Débora e Glória foram eleitas para receber os títulos pelo Conselho da Mulher Empreendedora e pela Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC).

A sessão solene será transmitida ao vivo pelo canal 20 da NET, pelo canal 31 da DESKTOP/C.LIG, online via Facebook e canal do Youtube por meio da página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.

Pesquisa convida participantes para responderem questionário online

 

SÃO CARLOS/SP - Um estudo na área de gestão e análise ambiental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está avaliando o alcance e a efetividade do uso da plataforma digital Observa Sanca (www.observasanca.ufscar.br) e, para isso, está convidando participantes para responderem um questionário online.
O Observa Sanca nasceu da união de diversos grupos, que produzem conhecimento sobre São Carlos e região, e que desejavam ampliar o acesso a trabalhos acadêmicos para toda a sociedade, tornando acessível o conhecimento, e compartilhar informações produzidas pela gestão pública, universidades, educadores, grupos sociais e por toda a população.
A pesquisa de iniciação científica, intitulada "Avaliação do alcance e a efetividade do uso da plataforma - Observatório do conhecimento para ações transformadoras’ pelo seus principais público-alvo", é desenvolvida por Kaueh Cardoso Marangon, estudante do curso de graduação de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental da UFSCar. 
Pode participar do estudo qualquer pessoa que já tenha acessado a Plataforma Digital "Observa Sanca" - incluindo educadores e educandos, gestores e organizações sociais, além de outros possíveis usuários. Para participar, basta responder o questionário disponível em https://bit.ly/questionario-ObservaSanca, que tem tempo de resposta estimado de cerca de 20 minutos. O prazo é até 25 de setembro.
O trabalho é orientado pelo professor Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos, do Departamento de Hidrobiologia (DHb) e coordenador do Laboratório de Estudos sobre Sistemas Complexos Ambientais (LASCA), e tem coorientação da professora Renata Bovo Peres, do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm).
O estudo conta com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da UFSCar. Dúvidas podem ser esclarecidas com o professor Sérgio de Mattos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE:: 69533423.0.0000.5504).

SÃO CARLOS/SP - Na manhã de ontem, 24, uma criança morreu na UPA Santa Felícia, em São Carlos. Segundo relatos da mãe, a criança começou a passar mal na 6ª feira (22), e foi atendida primeiro em Ibaté, onde residem, depois em uma unidade particular em São Carlos. Como permanecia com dores e aparente hemorragia na boca, foi levada a UPA Santa Felícia, porém já chegou sem sinais vitais.

O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) para saber a causa da morte. Também foi recolhido material e encaminhado ao IAL (Instituto Adolfo Lutz) de Ribeirão Preto para verificar se a criança estava com alguma arbovirose como Dengue, Zika ou Chikungunya.

SÃO CARLOS/SP - Um sujeito que estava sendo procurado pela Justiça acabou preso na manhã de hoje, 25, no Parque Itaipu, em São Carlos.

De acordo com informações, o procurado tentava entrar no condomínio de chácaras, porém o 190 foi acionado. Os PMs Cabo Rodrigues e Gomes foram ao local e detiveram o individuo e em uma prevê pesquisa constou como procurado pelo crime de homicídio no Estado de Alagoas.

M.S, foi conduzido à Central de Polícia Judiciária, onde ficou à disposição da autoridade Policial.

SÃO CARLOS/SP - A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para o Transplante (CIHDOTT) do Hospital Unimed São Carlos – Unidade I, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, realizou o evento #SOUDOADOR. “DOE ÓRGÃOS, DOE VIDA!”. O evento foi realizado no Anfiteatro da Unimed São Carlos e contou com a presença de profissionais da área da saúde, estudantes de cursos Medicina e Enfermagem, além da Diretoria Executiva da Unimed Unimed São Carlos, representada pelo Fabrizio Margarido Albertini, Vice-Presidente, Alexandre Scalli, Diretor Financeiro, e Leonardo Iezzi, Diretor Administrativo. 

 

A abertura do evento foi feita pelo Fabrizio Margarido Albertini, Vice-Presidente da Unimed São Carlos, pelo Victor Hugo Maion, Diretor Técnico do Hospital Unimed – Unidade, Fabio Augusto Vasilceac, médico urologista e Coordenador Médico da CIHDOTT e pela Coordenadora Assistencial Hospitalar, Vanessa Marolla B. Antonio.  


Na sequência, foram apresentados todos os membros que compõe a CIHDOTT e Fabio Augusto Vasilceac iniciou a palestra explicando as funções e responsabilidades da Comissão. Em seguida, aconteceu a palestra do Coordenador Médico da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Ribeirão Preto, Marcelo Boaventura, que explicou sobre a lista de espera, toda a logística desde a captação até a efetiva doação, além de enfatizar a importância da família do doador.  


Além das palestras, a ação contou com dois relatos de experiência: de um paciente que recebeu o transplante de rim e de um familiar de uma paciente que teve morte encefálica e foi possível a captação dos órgãos.  


O encerramento do evento ficou por conta do grupo de musicalização do Hospital - Unidade I, que fez uma linda apresentação da música Dias Melhores – Jota Quest.  

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi preso na tarde de ontem, por importunação sexual no bairro Residencial Itamarati, em São Carlos.

Segundo consta, uma mulher estava pela Avenida Dr. Aurélio Cattani, em um ponto de ônibus, quando um indivíduo de estatura alta, forte, trajando camiseta vermelha de time, shorts preto, boné preto e óculos, agarrou a vítima e começou a passar as mãos no seu corpo, mais precisamente pelos seios e nádegas, dizendo que queria chupar as suas partes íntimas, porém a mulher conseguiu empurrar o autor e saiu correndo, momento em que sua blusa que estava amarada na cintura caiu e também a quantia de cem reais em dinheiro. Logo em seguida, a vítima conseguiu pedir ajuda a um homem que transitava no local e acionou a Polícia Militar.

Diante das informações passadas aos Militares, o autor foi localizado transitando pela rua Francisco dos Santos, onde foi realizada a abordagem e localizado em seu bolso um eppendorfs de cocaína, e em sua carteira a quantia de R$ 72 reais.

De imediato a vítima reconheceu sem sombra de dúvidas o autor que foi conduzido à CPJ, onde a autoridade de polícia Judiciária tomou ciência dos fatos e ratificou a prisão em Flagrante Delito pelo Crime de Importunação Sexual e Porte de Entorpecente, permanecendo preso à disposição da Justiça.

SÃO CARLOS/SP - No último final de semana, um homem acabou morrendo após passar mal em sua residência localizada na Avenida Odete dos Santos, em São Carlos.

De acordo com informações, o filho da vítima percebeu que o pai estava passando mal e gritou para o vizinho lhe ajudar, o mesmo atendeu a solicitação e acionou o SAMU.

A Unidade de Suporte Avançado (USA), foi até o local, porém o homem não resistiu e veio a óbito. O corpo foi levado ao IML. O filho de 7 anos ficou em estado de choque.

A Guarda Municipal auxiliou na ocorrência.

UFSCar realiza sua XVI Semana de Engenharia Civil

 

SÃO CARLOS/SP - A XVI Semana de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ocorrerá, nos dias 16 e 17 de outubro de 2023, no Auditório do Núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) do CECH e, nos dias 18 e 19, no Auditório do Unidade de Pesquisa Integrada da Biodiversidade Tropical (BIOTROP) no Campus São Carlos da UFSCar, além de oferecer visitas técnicas no dia 20 (sexta-feira). De segunda a quinta, haverá palestras, workshops e mesas-redondas das 8h30 às 17h30 (3 em cada dia, com 1h30 de duração cada) e coffe breaks entre as atividades. Em particular, no dia 19/10 (quinta-feira) das 16h às 17h30, será realizado a avaliação e premiação referente a um Concurso de Maquetes em parceria com a empresa EcoRodovias. Das 18h30 às 20h30, serão oferecidos minicursos com temas variados relacionados à capacitação e obtenção de habilidades diversas. Em especial, a Semana contará com a participação do Marcio França, ex-Governador do Estado de São Paulo e atual Ministro de Empreendedorismo, Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, como palestrante na terça feira (17/10), às 10h30.
O evento é realizado pela Comissão Organizadora da XVI Semana da Engenharia UFSCar, formada pelos membros do grupo de extensão SECiv, do Departamento de Engenharia Civil (DECivi). Além disso, conta com apoio das empresas: Dryko, Metax, TQS, Astra, GeoBrugg, EcoRodovias, Arteris, AESabesp, ADN, Ambar e Maccaferri e Mana Poke. 
A XVI SECIV é gratuita e aberta a todo o público, já que, por mais que tenha majoritariamente temas voltados aos estudantes do curso de Engenharia Civil, conta com palestras que podem ser assistidas por alunos de qualquer curso. O evento ainda oferece certificado que pode ser contabilizado como horas complementares no perfil do estudante.

Para mais informações, acesse as redes sociais da SECIV.
Instagram: instagram.com/seciv.ufscar
Youtube: www.youtube.com/@SECivSemanadaEngenhariaCivil
Linkedin: linkedin.com/company/secivufscar
Facebook: facebook.com/seciv.ufscar

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos sediará na nos próximos dias 27, 28 e 29, na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha, a Conferência Municipal da Cidade, que será promovida pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano em parceria com o COMDUSC (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano) e o Legislativo.

Com o tema “Atualidades do Desenvolvimento Urbano”, a conferência discutirá o desenvolvimento urbano sustentável de São Carlos e as políticas públicas setoriais elencadas e base para definições a integrar o Plano Diretor do Município. Trata-se de um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade para discutir soluções relacionadas aos problemas decorrentes da urbanização.

O evento constará de palestras e debates com participação de especialistas e visa colocar na agenda pública e política, questões urbanas que devem ser observadas além do âmbito local, como o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Planejamento Urbano.  Também objetiva a busca do bom convívio entre o rural e urbano, desenvolvimento e sustentabilidade, previstos em legislações municipais que devem interagir com as estaduais e federais, priorizando as estratégias integradas para tratar as questões que refletem diretamente no bem estar dos são- carlenses.

Deverão participar profissionais e entidades ligadas ao setor de urbanismo, a população em geral para apresentar e conhecer propostas de expansão urbana, do convívio entre o urbano e rural, habitações históricas e ocupação.

A Conferência será aberta na quarta-feira (27) às 9h, discutindo o eixo temático urbanização/planejamento territorial, com palestras de Claudio Bernardes (Secovi) e Lacir Balduco (Graprohab), seguida de debates a partir das 11h.  

No período da tarde, às 14 horas, será desenvolvido o eixo temático meio-ambiente/sustentabilidade/acessibilidade, com palestras de André Graziano e Cauê Martins (Licuri Paisagismo) e de Fernando Perea, com discussão dos temas às 16h.

 Na quinta-feira (28), a partir das 9h, será discutido o eixo temático planejamento urbano e social com palestras de Antonio Nigro Falcoski (UFSCar) e de Celso de Oliveira (UFSCar), com abertura para discussão às 11h. Na parte da tarde, às 14h, será a vez do eixo temático planejamento/desenvolvimento com palestra de José Roberto (consultor FIA) e abertura para discussões a partir das 15h.

 A Conferência será encerrada na sexta-feira (29), discutindo o eixo temático meio ambiente, sustentabilidade urbana e rural com palestras de Elisa Rocha/Lara Freitas (Instituto Ecobairro Brasil/Paisagem DesignRegenerativo) e de Rui Machado (Embrapa) a partir das 9h. As discussões dos temas terão início às 11h. No período da tarde, às 14h, haverá a participação do professor e estatístico Jorge Oishi (Statsol). A partir das 15h será aberta a palavra para os participantes, encerrando as atividades da Conferência.

As palestras e discussões da Conferência  da Cidade serão transmitidas ao vivo pelo canal 20 da NET, pela rádio São Carlos AM 1450, pelo canal 49.3  - TV aberta digital, canal 31 da DESKTOP/C.Lig, online via Facebook e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal de São Carlos.

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, inicia mais uma edição do Campeonato Municipal de Futebol Máster neste sábado (23/09). A competição é destinada aos atletas com 45 anos ou mais de idade, que movimentarão as praças esportivas da cidade até o mês de dezembro.
Neste ano, o torneio terá a participação de dez equipes, que se enfrentam em grupo único na primeira fase. Os oito melhores se classificam para as quartas de final, que, assim como na semifinal, terá jogo único, enquanto a decisão do grande vencedor será feita em duas partidas. Desta forma, cada time jogará entre 9 e 13 jogos em sua participação.
Durante a primeira fase, os compromissos acontecem no Estádio Municipal “Luiz Estevan de Siqueira – Zuzão”, na Vila São José, nos campos municipais de Água Vermelha e da Vila Izabel e no campo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com todos os jogos contando com entrada aberta ao público.
O secretário municipal de Esportes e Cultura, Anderson Ferrares, ressalta a importância da valorização da modalidade no calendário esportivo da cidade. “O Campeonato Máster é tradicional em São Carlos e entendemos ser relevante a sua realização anual. Por isso, a Prefeitura está promovendo mais uma vez a competição e irá dar toda a estrutura para os nossos atletas, seja fornecendo os campos municipais, custeando arbitragem e premiação e buscando parcerias para melhorar ainda mais as condições de jogo para todos”, comenta Anderson.

Veja o calendário de jogos da primeira rodada:

ESTÁDIO ZUZÃO (23/09):
13h45 – São João Batista X Bandeirantes
15h15 – Jardim Munique X Inter
CAMPO DA UFSCar (23/09):
13h45 – Sintufscar/AA Cruzeiro do Sul X Aliança
15h15 – Vasco X Pinhal
CAMPO DE ÁGUA VERMELHA (23/09):
15h15 – Vitória X Delta

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.