fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - O Círculo Sãocarlense de Orquidófilos, com apoio da Prefeitura de São Carlos, realiza, nos dias 24, 25 e 26 de abril, a tradicional 61ª Exposição Nacional de Orquídeas, na Praça da XV.

Neste ano, o evento deverá reunir cerca de 40 expositores de associações orquidófilas de diversas regiões do país. Os visitantes poderão apreciar mais de mil orquídeas floridas, entre espécies nacionais e estrangeiras, além de adquirir plantas e produtos relacionados ao cultivo, como vasos, adubos e insumos especializados. Haverá também comercialização de suculentas e atendimento com vendedores profissionais do setor.

A programação começa na sexta-feira (24/04), com abertura das vendas a partir das 8h e cerimônia oficial de inauguração às 20h. O funcionamento segue até as 22h. No sábado (25/04), a exposição estará aberta das 9h às 22h. Já no domingo (26/04), o público poderá visitar o evento das 9h às 17h. As vendas ocorrerão durante todo o período de realização da exposição até as 22h.

De acordo com o presidente do Círculo Sãocarlense de Orquidófilos, Gilmar Juliak, durante o evento os visitantes poderão contar com orientações técnicas sobre o cultivo das plantas. “Nossos associados estarão devidamente identificados e à disposição para esclarecer dúvidas sobre rega, adubação, replantio, poda, manejo e cuidados gerais com as orquídeas, além de orientações sobre o estado fitossanitário das plantas”, destacou.

Como parte da programação, será oferecido um curso gratuito de cultivo e plantio de orquídeas no domingo (26/04), às 10h, na Associação dos Funcionários da Escola de Engenharia de São Carlos (AFEESC), localizada em frente à Praça da  XV.

A edição deste ano contará com melhorias na estrutura interna, organização do espaço e ambientação, proporcionando ainda mais conforto e qualidade ao público visitante.

Para a secretária adjunta de Cultura, Valéria Mazzola, a exposição é um evento tradicional do município. “Trata-se de uma excelente oportunidade de aprendizado, incentivo ao cultivo, aquisição de plantas e lazer para a população, que poderá conferir uma grande variedade de orquídeas”, afirmou.

Fundado em 25 de janeiro de 1963, o Círculo Sãocarlense de Orquidófilos tem como missão divulgar a orquidofilia em nível nacional, promovendo conhecimento técnico sobre o cultivo das orquídeas junto à população e aos seus associados. A entidade realiza reuniões semanais, palestras e, com apoio da Prefeitura, promove anualmente a tradicional exposição, reunindo participantes de todo o Brasil.

SERVIÇO
Local: Praça da XV – São Carlos
Datas: 24, 25 e 26 de abril
Horários:
- Sexta-feira (24/04): das 8h às 22h (inauguração às 20h)
- Sábado (25/04): das 9h às 22h
- Domingo (26/04): das 9h às 17h (vendas até as 22h).

SÃO CARLOS/SP - A Comissão da Pessoa com Deficiência e a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos realizaram uma reunião com entidades do terceiro setor com o objetivo de promover o alinhamento de pautas e fortalecer o diálogo institucional.

Participaram do encontro o presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência, o vereador Bruno Zancheta (REPUBLICANOS), e a vereadora Cidinha do Oncológico (PP), representando a Comissão de Saúde do Legislativo Municipal. A reunião contou ainda com a presença de representantes das instituições Acorde, APAE e Espaço Azul, que atuam diretamente no atendimento e na promoção de direitos das pessoas com deficiência.

Durante a reunião, foram discutidas demandas prioritárias, desafios enfrentados pelas entidades e possíveis ações conjuntas para ampliar o atendimento e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Os parlamentares colocaram as comissões à disposição para contribuir com o encaminhamento de pautas e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão e à saúde.

Para o vereador Bruno Zancheta, o encontro reforça a importância da escuta ativa e da parceria com as instituições. “Nosso objetivo é construir pontes e trabalhar de forma conjunta com as entidades que estão na linha de frente. Colocamos a Comissão à disposição para apoiar, encaminhar demandas e buscar soluções que realmente impactem a vida das pessoas com deficiência”, destacou.

Já a vereadora Cidinha do Oncológico ressaltou a relevância do diálogo contínuo. “Essas instituições desenvolvem um trabalho essencial e precisam ser ouvidas. A Comissão de Saúde está aberta para colaborar, acompanhar as demandas e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas na área”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso do Legislativo municipal em atuar de forma integrada com a sociedade civil, buscando soluções efetivas para as demandas da população

SÃO PAULO/SP - O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia nesta quinta-feira contra três ex-dirigentes do Corinthians, além de um ex-funcionário do clube por fatos ocorridos entre 2018 e 2023, nas gestões de Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves.

Como revelou o ge no mês passado, o ex-chefe da segurança João Odair de Souza, conhecido como Caveira, recebeu mais de R$ 3,4 milhões em espécie do Corinthians ao longo de seis anos e não apresentou comprovantes da destinação da maior parte dos recursos.

Por isso, o MP denuncia Caveira pelo crime de apropriação indébita e pede que ele ressarça o clube em R$ 3,4 milhões (valor que deve ser corrigido pela inflação). Nos cálculos da Promotoria, o montante atualizado ultrapassa R$ 7,3 milhões.

Já os ex-diretores financeiros Matías Romano Ávila e Wesley Melo, além do ex-gerente financeiro Roberto Gavioli, foram denunciados pelo mesmo crime, além de omissão relevante. Segundo o MP, eles tinham o dever de fiscalizar e impedir o suposto desvio, mas não o fizeram.

O MP pede que os três ex-dirigentes indenizem o Corinthians por danos morais. A Promotoria quer que os três paguem o correspondente a 75% do valor dos danos materiais (aproximadamente R$ 2,6 milhões, além da correção pela inflação).

Além da condenação criminal, o Ministério Público pede o bloqueio de bens dos denunciados e a quebra de sigilos bancário e fiscal, com o objetivo de rastrear o destino dos recursos e verificar a eventual participação de terceiros no caso.

Andrés Sanchez e Duilio Monteiro Alves não foram denunciados nesta etapa do processo. Porém, segundo o MP, a investigação sobre a eventual participação de ambos na dinâmica dos repasses segue em curso, uma vez que parte dos valores era classificada como “adiantamento para a presidência” nas duas gestões. A Promotoria aponta que a relação direta entre Caveira e os então mandatários será analisada em desdobramentos do caso.

Procurado, Matias Ávila afirmou que a denúncia é infundada e sem provas concretas. Os demais dirigentes não responderam ao contato do ge. A reportagem será atualizada caso eles se manifestem.

 

Entenda o caso

De acordo com a denúncia, os valores em espécie eram repassados periodicamente ao ex-chefe da segurança em geral como adiantamentos para despesas ligadas à presidência, especialmente com serviços de segurança em eventos e outras situações pontuais.

Parte relevante dos depósitos foi feita tanto na conta pessoal quanto na conta da empresa de Caveira, o que, segundo a Promotoria, reforça a tese de desvio de finalidade dos recursos.

No mês passado, em contato telefônico com o ge, Caveira confirmou que movimentava valores em espécie enquanto era funcionário do Corinthians e justificou a ausência de notas fiscais:

– Aos sábados, domingos e feriados é preciso contratar muitos seguranças freelancers para o clube. Isso também acontecia quando havia protestos no CT ou no Parque São Jorge. Antes de eu assumir (a chefia da segurança) quem fazia isso era a Atual (empresa de vigilância), que cobrava mais ou menos R$ 450, mas pagava R$ 120, R$ 150 ao segurança. Eu conversei com o Andrés sobre isso, e ele mandou eu falar com o jurídico e o Roberto Gavioli (ex-gerente financeiro) – disse Caveira, que prosseguiu:

– Dentro do clube tem uma série de esportes. Vai ter jogo de vôlei, basquete, futebol de salão.... São oito seguranças em cada evento desse. Evento na piscina? 20 seguranças. Teve dia de protesto que eu coloquei mais de 60 seguranças no CT. Muitos deles eram policiais em horários de folga. PM não dá nota fiscal. Eu não podia nem fazer ordem de serviço – argumentou Caveira.

Ainda segundo o ex-funcionário, ele também utilizava o dinheiro recebido em espécie para pagar despesas pequenas ou dar gorjetas quando estava a serviço de Andrés ou Duilio.

Caveira afirma que prestava contas ao departamento financeiro do clube e faz questão de destacar que nunca sofreu contestações do Conselho Fiscal, órgão responsável por analisar as contas do clube.

As apurações sobre dinheiro em espécie entregue a funcionários do Timão começou após o ge revelar gastos para fins pessoais na gestão de Duilio.

De acordo com apuração do Ministério Público, Denilson Grillo, ex-motorista de Duilio, recebeu mais de R$ 1,2 milhão em espécie ao longo de três anos. Há suspeita que empresas de fachada foram utilizadas para justificar os gastos e, assim, desviar o dinheiro do clube.

 

 

Por Bruno Cassucci / ge

BRASÍLIA/DF - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a expansão dos jogos de apostas no ambiente digital tem contribuído para o endividamento das famílias brasileiras. Lula defendeu uma regulação mais rígida tanto desse setor como das grandes plataformas digitais, conhecidas como big techs.

As declarações foram dadas nesta sexta-feira (17), em Barcelona, em coletiva de imprensa após o anúncio de uma série de acordos entre os governos do Brasil e da Espanha.

Endividamento familiar

De acordo com Lula, a ausência de regras regulatórias para bets e big techs coloca em risco a saúde mental e financeira da população, a soberania dos países e a própria democracia.

O presidente lembrou que, historicamente, o Brasil sempre adotou como postura a restrição aos jogos de azar, mas que, com o avanço da tecnologia, o cassino acabou “entrando dentro da casa das pessoas” por meio do celular.

Para o presidente, as apostas online estimulam gastos que muitas vezes não cabem no orçamento familiar, aprofundando dificuldades financeiras.

“Uma das coisas que está endividando a sociedade, fazendo com que ela gaste aquilo que não poderia gastar, são as apostas no mundo digital”, disse.

Proteção

Lula lembrou que o governo brasileiro tem adotados medidas visando proteger as crianças dos efeitos nocivos causados pelo mundo digital.

“Já proibimos o celular nas escolas no ensino fundamental. Muita gente achava que não era bom, mas foi um sucesso extraordinário. As crianças voltaram a se comportar como seres humanos. Voltaram a fazer um monte de brincadeiras, como sempre faziam, e esqueceram um pouco o celular”.

Nesse sentido, garantiu que o governo vai avançar ainda mais na regulação de todas as plataformas que causem qualquer dano à democracia, à soberania e à felicidade das pessoas.

“A internet não é para transmitir ódio, nem mentira. Não é para transmitir violência. Quem acompanha a internet sabe do que eu estou falando”, argumentou.

Problema da humanidade

Na avaliação do presidente brasileiro, avançar com as políticas de regulação do ambiente digital é um desafio a ser enfrentado de forma coletiva, uma vez que o problema atinge a todos países.

“Espero que o mundo tenha consciência de que este é um problema da humanidade. Precisamos regular tudo que for digital, para que a gente dê soberania aos nossos países, de forma a não permitir intromissões vindas de fora, sobretudo no ano eleitoral. Mundo afora, estão sendo criadas verdadeiras fábricas ou fazendas de mentiras”, acrescentou.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.