Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Um homem de 39 anos foi preso na noite deste sábado (18) durante uma ação da Guarda Municipal no bairro Jardim Hikari, em São Carlos.
De acordo com as informações, a equipe do Grupo de Apoio Motorizado (GAM) realizava patrulhamento pela Rua Alois Partel, por volta das 19h52, quando avistou seis indivíduos em um local já conhecido por denúncias de tráfico de entorpecentes.
Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com os suspeitos. No entanto, após consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que um dos abordados possuía mandado de prisão em aberto pelo crime de ameaça, expedido pela Comarca de Tupã.
Diante da situação, o homem foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos.
Ele permaneceu à disposição da Justiça e foi recolhido à cadeia pública para cumprimento da ordem judicial.
BRASÍLIA/DF - Uma das maiores novidades da declaração do Imposto de Renda de 2026 vai impactar, curiosamente, pessoas que não prestaram contas ao fisco no ano passado.
Trata-se da restituição automática, chamada de cashback pela própria Receita Federal.
Quem não foi obrigado a declarar em 2025 e, de acordo com cálculos da Receita Federal, teve direito à restituição de até R$ 1.000, poderá receber o dinheiro de volta em conta via Pix em um lote a ser pago no dia 15 de julho deste ano. Porém, para isso, há algumas exigências.
A Receita Federal estima que 4 milhões de brasileiros deverão receber a restituição automática e que o valor médio de recebimento será de R$ 125.
O contribuinte será avisado pelos canais oficiais da Receita Federal, como o aplicativo Meu Imposto de Renda, portal do e-CAC, portal do contribuinte ou até mesmo no site da Receita Federal (na aba consulta pública das restituições).
"Caso o contribuinte cheque que tem restituição e a Receita não tenha feito essa inclusão na base do lote residual, ele pode entrar com um recurso demonstrando que ele tinha direito, pelo e-Processo da Receita Federal, e buscar esse valor para ele de volta", explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro, Edilson Júnior.
É importante destacar que, na realidade, essa restituição se refere ao ano-calendário de 2024, ou seja, a declaração do Imposto de Renda de 2025.
Eventuais valores relativos ao ano-calendário de 2025 e à declaração de 2026 só serão pagos no ano que vem.
Edilson Júnior alerta que vale a pena o contribuinte entregar a declaração deste ano, mesmo sabendo que terá direito ao cashback não sendo obrigado a declarar.
"Com certeza, porque quando você declara, você antecipa. Quem fez a declaração em 2025 recebeu, no ano passado mesmo, a restituição, e não só agora com o cashback. Ou seja, você deve fazer a declaração mesmo sem estar obrigado para ter esse dinheiro de volta".
O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda vai até 29 de maio deste ano.
A Receita Federal estima que cerca de 23 milhões de contribuintes devem receber a restituição neste ano. Em 2026 serão quatro lotes, pagos nos dias:
De acordo com a Receita Federal, 80% dos contribuintes devem ser restituídos nos dois primeiros lotes. A expectativa é de que até junho o dinheiro já esteja na conta.
Existem grupos prioritários para receber a restituição do Imposto de Renda:
Depois desses grupos, passam a ter prioridade os contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via Pix, com chave vinculada ao CPF.
É só consultar via internet, na página da Receita Federal, no aplicativo ou diretamente no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br.
O contribuinte precisa informar o CPF e a data de nascimento.
Mas saiba que, enquanto a declaração estiver na malha fina, não tem pagamento de restituição.
"A restituição do imposto de renda só pode ser creditada em conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pertencente ao CPF do titular da declaração, ou via Pix, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração", alerta o professor do Centro Universitário UDF, Deypson Carvalho.
AGÊNCIA BRASIL
SÃO CARLOS/SP - A operação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), denominada “Moralização”, mobilizou equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura na noite de sexta-feira (17) e madrugada de sábado (18), em diversos bairros da cidade.
A ação teve como objetivo coibir o funcionamento irregular de bares e estabelecimentos comerciais, especialmente aqueles que operam fora do horário permitido, além de combater a perturbação do sossego, pancadões e bailes funks.
Durante a operação, as equipes realizaram a abordagem e revista de 20 pessoas, não sendo localizado nenhum ilícito penal. Ao todo, 13 bares foram vistoriados. Desses, 01 foi multado por descumprimento de horário e 07 foram notificados por irregularidades administrativas.
De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, as operações de controle de barulho e perturbação do sossego são definidas no âmbito do GGIM e contam com acompanhamento e determinação do promotor de Justiça Sérgio Domingos de Oliveira.
SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos foi premiado durante o 39º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 8 e 10 de abril, em Santos. A conquista ocorreu no âmbito da 22ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que reuniu iniciativas inovadoras de todo o estado.
O reconhecimento foi concedido ao projeto “envelheSER na cIDADE: práticas e cuidados em Saúde Mental”, que recebeu o Destaque OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), figurando entre as 20 experiências municipais selecionadas pela relevância e alinhamento com diretrizes internacionais. O trabalho passa a ser referência para o Sistema Único de Saúde (SUS) e apresenta potencial de disseminação para outros países das Américas.
A iniciativa foi desenvolvida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), em parceria com a residência multiprofissional em saúde mental da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto foi fundamentado em dois eixos articulados: oficinas de educação permanente com equipes de Estratégia de Saúde da Família focadas em desafios do envelhecimento e manejo de instrumentos de rastreio geriátrico (10-CS, Katz, Lawton, GDS e GAI). As ações foram realizadas no Centro de Convivência do Idoso
“Roberto Kabbach” e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), com foco no cuidado integral à população idosa, especialmente na área da saúde mental.
Nesta edição, a Mostra registrou número recorde de participação, com 2.702 trabalhos inscritos, evidenciando o compromisso dos municípios paulistas com a qualificação do SUS. Além do prêmio da OPAS, também foram concedidos reconhecimentos em outras categorias, como o Prêmio David Capistrano e menções honrosas.
“Receber esse reconhecimento em um evento tão importante para a saúde pública é motivo de muito orgulho para São Carlos. O projeto ‘envelheSER na cIDADE’ mostra que é possível avançar no cuidado com a saúde mental da nossa população idosa de forma humanizada, integrada e inovadora. Esse prêmio reforça o compromisso das nossas equipes com a qualidade do SUS e evidencia que estamos no caminho certo, construindo políticas públicas que fazem a diferença na vida das pessoas e que podem, inclusive, servir de referência para outras cidades e países”, disse o secretário de Saúde Leandro Pilha, parabenizando a equipe.
A diversidade e a qualidade dos projetos apresentados reforçam a capacidade dos municípios em desenvolver soluções inovadoras e eficazes para os desafios da saúde pública, contribuindo para a melhoria do atendimento à população.
Representaram São Carlos na premiação a chefe de Seção de Apoio à Saúde Mental, Carmen Pereira, além das profissionais Carolina Squassoni, do CAPS II, e Amanda Peres, do CAPSiJ.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.