fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
UFSCar conquista Prêmio Fortec de Inovação com cultivares de alface Foto: AIn.UFSCar

UFSCar conquista Prêmio Fortec de Inovação com cultivares de alface

Escrito por  Jul 19, 2026

Programa de melhoramento genético do Campus Araras já lançou 21 cultivares, com mais de 20 contratos de licenciamento

 

ARARAS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio de sua Agência de Inovação (AIn.UFSCar), conquistou os prêmios regional e nacional na categoria "Cultivar" do Prêmio Fortec de Inovação 2026, com o case "Cultivares de alface da UFSCar: inovação científica com transferência efetiva e impacto no setor produtivo". A categoria contempla variedades de plantas desenvolvidas por melhoramento genético.

A premiação ocorreu durante o XX Encontro Nacional do Fortec (Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia), realizado de 7 a 10 de julho em Campina Grande (PB). O evento reúne gestores de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), pesquisadores, universidades, instituições de pesquisa, empresas e representantes de órgãos governamentais em torno de temas como inovação, propriedade intelectual, empreendedorismo e transferência de tecnologia. O Fórum é presidido por Ana Lúcia Vitale Torkomian, docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFSCar.

A tecnologia premiada é desenvolvida no âmbito do Programa de Melhoramento Genético de Hortaliças da UFSCar (GEHORT), coordenado por Fernando César Sala, docente do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal (DBPVA-Ar), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Araras. O trabalho partiu de demandas do setor produtivo brasileiro, especialmente a necessidade de variedades mais adaptadas às condições tropicais, com maior qualidade pós-colheita e melhor desempenho agronômico.

O programa utiliza técnicas de melhoramento genético convencional, com seleção criteriosa de linhagens, resultando em cultivares com atributos diferenciados, como maior crocância, resistência a doenças, melhor adaptação climática e maior durabilidade pós-colheita. Estudantes participam de todas as etapas, da pesquisa à validação em campo.

Até o momento, o programa já desenvolveu 21 cultivares de alface, sendo cinco de titularidade exclusiva da UFSCar (Brunela, Rubinela, Crocantela, Romanela e Saladela) e 16 em cotitularidade com a empresa Feltrin. As tecnologias foram transferidas ao mercado por meio de mais de 20 contratos de licenciamento firmados com empresas e instituições como Feltrin, Korin, Fundação Mokiti Okada e Cooperativa Agroecológica Nacional Terra e Vida Ltda., consolidando um dos mais bem-sucedidos casos de transferência de tecnologia na área de horticultura.

"O caso das cultivares de alface é um excelente exemplo de como a pesquisa, quando conduzida em parceria e com foco nas necessidades da sociedade e do setor produtivo, é capaz de gerar soluções que promovem ganhos econômicos, sociais e tecnológicos. Além de fortalecer a competitividade da agricultura brasileira, tecnologias como essa contribuem para ampliar a oferta de produtos de maior qualidade e apoiar o desenvolvimento sustentável do País", registra o Diretor Executivo da AIn.UFSCar, Daniel Braatz.

A AIn.UFSCar foi responsável por estruturar, negociar e formalizar os contratos de licenciamento, atuando na gestão dos fluxos de royalties em articulação com a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI UFSCar).

"Essa conquista representa um reconhecimento importante da capacidade da UFSCar de transformar conhecimento científico em inovação com impacto concreto para a sociedade. Receber o Prêmio Fortec de Inovação, tanto na etapa regional, mas principalmente na nacional, demonstra a excelência da pesquisa desenvolvida na Universidade e reforça o papel estratégico das instituições públicas de pesquisa na geração de tecnologias que chegam efetivamente ao mercado", reforça Braatz.

A premiação também evidencia a importância de um ambiente institucional comprometido com a proteção da propriedade intelectual, a transferência de tecnologia e a aproximação entre universidade, empresas e sociedade. "É esse conjunto de ações que permite que os resultados da pesquisa ultrapassem os laboratórios e gerem benefícios concretos para a população. Ficamos muito felizes com essa conquista e esperamos que ela inspire novos pesquisadores e fortaleça ainda mais a cultura de inovação na UFSCar e no Brasil", conclui.

Mais informações sobre a AIn.UFSCar, incluindo seu portfólio de tecnologias, estão disponíveis em https://ain.ufscar.br.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Julho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.