fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RIBEIRÃO PRETO/SP - Uma operação da Polícia Civil realizada nesta quarta-feira (8) prendeu 19 integrantes de uma organização criminosa que atuava na região de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. De acordo com a corporação, eles faziam a função de “disciplinas” da facção, impondo as leis do crime e garantindo o seu cumprimento. Outros dois suspeitos foram detidos em flagrante por tráfico de drogas.

Ao todo foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão preventiva nas cidades de Ribeirão Preto, Ituverava, Monte alto, Brodowski, Araraquara, Ibaté, Taquaritinga, Itápolis, Guariba, Américo Brasiliense, Cravinhos e Uberlândia, em Minas Gerais.

A operação Lex Inversa foi realizada pelo Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold), do Departamento de Polícia Judiciária do Interior 3, com participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.

A apuração realizada há um ano pela unidade de inteligência da Polícia Civil analisou a atuação dos investigados na facção, que conduziam “tribunais do crime” para pessoas que descumprissem ordens impostas pela organização criminosa. 

Do total de presos, 18 foram decorrentes de mandados de prisão preventiva. Outros três foram detidos em flagrante durante a operação por tráfico de drogas. Os policiais descobriram que uma das presas em flagrante também atuava como “disciplina” da facção.

Segundo a Polícia Civil, quase todos os detidos possuem reincidência criminal. Um deles já tinha cumprido pena por homicídio. Os casos estão sendo registrados na Seccold como tráfico de drogas e crime de integrar ou constituir organização criminosa.

SÃO CARLOS/SP - O 68º Congresso Estadual de Municípios, que aconteceu até esta quarta-feira (08/04), no Distrito Anhembi, em São Paulo, reuniu lideranças de todo o país para discutir soluções voltadas ao municipalismo. No Painel Amarelo – Polo de Inovação, o prefeito de São Carlos, Netto Donato, destacou o papel da cidade como polo de tecnologia e apresentou frentes de investimento voltadas à consolidação do município como referência tecnológica.

Netto ressaltou que os investimentos futuros de São Carlos estão ancorados na expansão de parcerias com hubs de inovação, como o Onovolab, aproximando a gestão pública das startups, que somam aproximadamente 300 na cidade. Outro ponto foi o desenvolvimento regional, defendendo que os avanços tecnológicos da cidade sejam compartilhados com municípios vizinhos, criando uma “região inteligente”. Por fim, abordou a necessidade de educação e retenção de talentos, com parcerias público-privadas para manter profissionais formados pelas universidades locais atuando em empresas da região.

Durante sua fala, Netto Donato explicou que a Prefeitura tem buscado desburocratizar processos ao instalar secretarias municipais dentro de hubs de tecnologia, permitindo maior convivência com startups e aprendizado sobre agilidade. 

O painel contou ainda com a participação de Thaís Fornícola Neves, secretária de Desenvolvimento Econômico de Piracicaba, que apresentou o projeto PiN (Piracicaba Innovation). Ela descreveu o PiN como uma identidade estratégica da cidade, estruturada em três frentes: infraestrutura física, governança institucional e conexão estratégica. Thaís destacou o papel da ESALQ/USP e das agtechs na consolidação de Piracicaba como “Vale do Silício do Agro” e defendeu a integração regional para fortalecer corredores de inovação no interior paulista.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, trouxe a perspectiva do Governo do Estado. Ele destacou o fortalecimento do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), o apoio a startups por meio da FAPESP e novos editais, além da capacitação de mão de obra pelas Fatecs e Etecs. Agopyan também defendeu a adoção de padrões de governança digital para garantir interoperabilidade entre sistemas municipais e estaduais.

SÃO CARLOS/SP - O Coletivo Hip Hop Salva, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para o Ciclo de Formação Hip Hop Salva 2026, que oferece cursos gratuitos voltados à formação cultural e artística de jovens e adultos. As atividades serão realizadas na Sala Cultural “Hip Hop São Carlos”, localizada Miguel Petroni, nº 3.220 - casa criativa e solidária, e em outros espaços da cidade.

As formações são destinadas a participantes a partir de 12 anos, com vagas limitadas. Os cursos são totalmente gratuitos e os participantes que alcançarem mínimo de 75% de presença receberão certificado ao final das atividades.

A iniciativa é realizada pelo Coletivo Hip Hop Salva, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Política Nacional de Cultura Viva. As inscrições devem ser feitas online pelo formulário: https://forms.gle/NvDft8wZ2M6qmhKKA.

Confira os cursos oferecidos:

- Produção Cultural: Captação de Editais Públicos
Com mediação de Luiz “Zidane” (LZ), professor, arte-educador e conselheiro de políticas culturais, o curso terá quatro encontros semanais às sextas-feiras, das 18h às 20h, na concentração da BDYY (Praça dos Voluntários).
Datas: 10/04 e 17/04.
O conteúdo abordará a criação de portfólios e a elaboração de projetos culturais voltados à participação em editais públicos.

- Jurados em 3, 2, 1: Critérios de Avaliação nas Batalhas de Rima
A formação será conduzida por HTA, poeta, compositora, MC e jurada de batalhas. Os encontros acontecem aos sábados, das 16h às 18h, na Sala Cultural “Hip Hop São Carlos”.
Datas: 11/04 e 18/04.
O curso tratará do papel dos jurados nas batalhas de rima, critérios de avaliação, análise técnica de batalhas e desenvolvimento da argumentação.

- Da tela em branco à timeline cheia: dominando a atenção na era digital
Ministrado por Marcelo “Psy”, produtor audiovisual, sociólogo e doutorando em Educação. O curso terá encontros quinzenais aos domingos, das 14h às 16h, na Sala Cultural “Hip Hop São Carlos”.
Datas: 12/04, 26/04 e 10/05.
A formação abordará estratégias de marketing digital com foco em produção audiovisual, incluindo concepção de ideias, captação, edição, design e distribuição de conteúdo nas redes sociais.

- Silêncio ao Poeta: da criação ao palco
A atividade será mediada por Nega MC, poeta, slammer, rapper, produtora cultural e mestre de cerimônias. Os encontros acontecem às segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Sala Cultural “Hip Hop São Carlos”.
Datas: 13/04 e 20/04.
O curso trabalhará a construção da poesia, presença de palco e postura diante do público e jurados em competições de slam.

Tem que ter Freestyle: fundamentos e prática
Com mediação de Caiê Strue, educador físico, produtor cultural e mestre de cerimônias do Hip Hop Salva, o curso será realizado aos sábados, das 16h às 18h, na Sala Cultural “Hip Hop São Carlos”.
Datas: 18/04, 25/04, 02/05 e 09/05.
Os encontros terão foco na prática do freestyle, explorando o desenvolvimento do pensamento rápido, a ocupação do espaço e a rima como instrumento de expressão e intervenção social.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) em parceria com o SENAI, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Programação Básica em Python, voltado para pessoas interessadas em dar os primeiros passos no mundo da tecnologia e da programação.

As aulas terão início no dia 25 de abril, com encontros presenciais realizados aos sábados, das 9h às 12h. O curso é destinado a participantes com idade mínima de 14 anos e não exige conhecimento prévio.
As atividades acontecerão no Campus 1 da FESC, localizado na Rua São Sebastião, nº 2.828, na Vila Nery. O período de matrículas ficará aberto até 17 de abril.
A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão digital e oferecer formação básica em lógica de programação utilizando a linguagem Python, uma das mais utilizadas atualmente nas áreas de tecnologia, ciência de dados e automação.

Os interessados devem realizar a inscrição dentro do prazo, pois as vagas são limitadas.

Outras informações podem ser obtidas no site da Fundação no www.fesc.com.br ou no aplicativo fesc.app.br/vagas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones  (16) 3362.0580, 3362.0581 ou 3362.0582.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.