fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MARÍLIA/SP - Marília recebe na próxima terça-feira (14) o espetáculo “Água à Vista”, peça teatral gratuita e aberta ao público, que integra o projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”. A iniciativa utiliza o teatro para inspirar jovens a desenvolverem soluções para problemas ambientais reais.
 

A história narra a aventura de dois cientistas que, acompanhados por um aventureiro, saem em uma expedição para tratar da escassez de água e investigar o futuro dos recursos hídricos. O enredo mistura humor e aventura para abordar temas como: A importância de preservar o meio ambiente, consumo consciente, entre outros.
 

Com sessões às 10h e às 19h30 no auditório da Fatec, a peça utiliza uma linguagem imersiva para pautar temas socioambientais. O espetáculo também serve como base para o “Ideathon” que ocorre no dia seguinte (15), quando os alunos participam de oficinas de inovação com apoio de mentores e apresentam propostas para desafios ambientais reais a uma banca de jurados. As melhores soluções são premiadas.

O circuito é realizado pela Loa Produções Culturais e Criativas, com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil. Além de Marília, o projeto passará por Bauru, Mogi das Cruzes e Jundiaí ao longo do ano.
 

O projeto é viabilizado por meio de recursos do Fomento Cult SP e conta com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.

 

Serviço

  • O quê: Peça teatral "Água à Vista" (projeto Arte de Inovar com Maratona de Inovação)
  • Quando: Terça-feira (14/04), às 10h e 19h30
  • Onde: Auditório da Fatec Marília (Av. Hygino Muzzi Filho, 529 – Entrada pela Rua Adão Stroppa)
  • Entrada: Gratuita

SÃO PAULO/SP - A Copa do Mundo FIFA 2026 já começou para o McDonald’s! E assim como colecionar álbum de figurinhas e pintar as ruas de verde e amarelo, conhecer e provar o menu “Seleções do Méqui” faz parte da cultura brasileira em ano de Copa do Mundo. Um dos momentos mais aguardados pelos brasileiros a cada quatro anos chegou: a escalação conta com  sete sanduíches que representam os países - Brasil, Argentina, Alemanha, México, França, Itália, Estados Unidos -, itens especiais para compor o combo Brasil, como McFritas Brasil, McShake Brasil, McFlurry Brasil, além de novidades com dois novos cafés para representar o Canadá - McCafé Canadá Gelado e McCafé Canadá Quente. 

Para destacar essas novidades e se conectar com os Méqui Lovers de maneira original, valorizando o sabor, a qualidade e as características de cada sanduíche, a campanha “Seleções do Méqui” une com muito appetite appeal a linguagem e o visual dos universos do futebol e da gastronomia. Na principal comunicação, temos um estádio lotado, um chef de cada país em sua bancada apresentando o sanduíche, quando chega a vez do Brasil o capitão Cafu entra em cena para vibração da torcida e mostra um combo que impõe respeito em qualquer adversário: assista aqui.     

“A energia da Copa do Mundo é única, e as Seleções do Méqui já se consolidaram como parte dessa tradição no Brasil. Em um país apaixonado por futebol, com uma história marcada por grandes conquistas, tudo que envolve o esporte naturalmente mobiliza e cria expectativa. É nesse contexto que nossas Seleções ganham ainda mais relevância: como parte desse ritual, queremos seguir alimentando essa paixão e transformar toda essa expectativa em momentos inesquecíveis para os nossos clientes”, afirma Ilca Sierra, Diretora de Marketing do McDonald’s no Brasil.

De acordo com Rodrigo Marangoni, diretor executivo de criação da GALERIA.ag, a campanha mostra que o Méqui é o sabor da Copa. “Desenvolvemos uma estratégia de comunicação que mantém o diálogo multiplataforma em jogo o tempo todo, como uma tabelinha narrativa entre Méqui e o público. Antes mesmo do principal filme entrar no ar criamos para o ambiente digital o ‘Grito dos Chefs’, filmete que desperta o desejo e a curiosidade para conhecer cada sanduíche refazendo um dos memes mais clássicos do TikTok”, completa.

Para receber e celebrar as “Seleções do Méqui”, o Méqui 1000, localizado na Avenida Paulista em São Paulo (SP), se transformou em palco para um evento exclusivo para convidados, como Cafu, Bianca Andrade, Fernanda Gentil, Lucas Rangel, Brino, entre outros, que tiveram a oportunidade de conhecer e provar o menu em primeira mão. O restaurante também ganhou uma nova fachada: pintada com as cores da bandeira brasileira, adornos com referências à Copa, mini-arquibancada e ações de experiência para o consumidor. 

Além de filme para TV e Digital, com versões de 90’ e 30’ de duração, a campanha traz robusta estratégia digital, peças em mídia OOH (Out of Home), ações com creators e influenciadores. 

A disponibilidade dos sanduíches segue a mesma dinâmica dos anos anteriores: o sanduíche Brasil estará todos os dias no cardápio, enquanto os outros estarão em um dia específico na semana. As novidades, assim como os demais clássicos da marca, são preparados na hora, e seguem o compromisso com a qualidade em primeiro lugar. 

Conheça em detalhes a escalação da “Seleções do Méqui”:

Combo BRASIL: disponível todos os dias
Sanduíche feito com pão tipo brioche, dois hambúrgueres de carne 100% bovina, molho sabor vinagrete, farofa defumada, cebola fresca, tomate, bacon, molho sabor churrasco e queijo sabor emental.

McFlurry Brasil:
Sobremesa preparada com bebida láctea sabor baunilha, Cobertura caramelo com coco e uma deliciosa farofa crocante de coco.

McShake Brasil:
O McShake Brasil é preparado com leite, bebida láctea sabor baunilha, cobertura de caramelo com coco e uma deliciosa farofa crocante de coco. 

McFritas Brasil:
A batata frita mais famosa do mundo, agora com maionese verde e bacon crispy.

ESPANHA: segunda-feira
Sanduíche feito com pão tipo brioche, dois hambúrgueres de carne 100% bovina, molho sabor páprica, cebola fresca, tomate, copa fatiada e queijo sabor emental.

ARGENTINA: terça-feira
Sanduíche feito com pão tipo brioche, dois hambúrgueres de carne 100% bovina, maionese sabor chimichurri, cebola fresca, alface, tomate, bacon, e queijo sabor emental. 

ALEMANHA: quarta-feira
Sanduíche feito com pão tipo brioche, dois hambúrgueres de carne 100% bovina, molho de mostarda escura, cebola fresca, cebola crispy, tomate, bacon e queijo sabor emental.  

MÉXICO: quinta-feira
Sanduíche feito com pão tipo brioche, empanado de frango sabor nacho, molho sabor nacho jalapeño, cebola fresca, alface, tomate e queijo sabor cheddar. 

EUA: sexta-feira
Sanduíche feito com pão tipo brioche, dois hambúrgueres de carne 100% bovina, molho Ranch,  molho barbecue, bacon e queijo sabor cheddar.

ITÁLIA: sábado
Sanduíche feito com pão tipo brioche, polpettone, molho de tomate e queijo sabor emental. 

McCafé Canadá:
O nosso famoso café do Méqui, feito com grãos arábica, 100% nacional e certificado, combinado com leite integral, xarope sabor maple, que pode ser servido quente ou frio. 

SÃO CARLOS/SP - Na sessão da Câmara desta terça-feira (07), o vereador Lineu Navarro (PT) manifestou seu reconhecimento ao presidente Lula pela sanção da lei que põe fim ao modelo da lista tríplice para a escolha de reitores e vice-reitores das universidades públicas federais. Com a nova legislação, o presidente da República deve nomear o candidato mais votado na consulta realizada pela comunidade universitária, tornando obrigatório o respeito à decisão democrática das universidades públicas.

“Trata-se de uma conquista histórica para a Educação Brasileira. O fim da lista tríplice representa o fortalecimento da autonomia universitária e o respeito à vontade expressa por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos”, declarou o vereador.

Antes da nova lei, após consulta à comunidade universitária, as instituições encaminhavam ao governo federal uma lista tríplice com os três candidatos mais votados. Coerente em seus ataques às universidades públicas, o ex-presidente Bolsonaro, entre 2019 e 2021, das 50 nomeações feitas, nomeou 18 reitores que não haviam vencido as consultas internas. 

A própria UFSCar, patrimônio de nossa cidade, e referência pela luta democrática em nosso país, foi vítima deste autoritarismo e afronta à autonomia universitária do ex-presidente Bolsonaro. Em janeiro de 2021, ele desrespeitou o resultado da eleição promovida pelos docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes: não nomeou o Professor Adilson de Oliveira, primeiro colocado, e nomeou a professora Ana Beatriz, que compunha a chapa do professor Adilson como candidata à Pró-Reitoria de Extensão.

“A nova lei garante que nunca mais um reitor eleito deixe de tomar posse por critérios políticos ou ideológicos. Oprocesso de eleição e a definição do peso do voto de cada segmento da comunidade universitária serão regulamentados por colegiado constituído especificamente para esse fim, respeitando a autonomia universitária, que é um princípio constitucional inegociável”, acrescentou Lineu.

Também em São Paulo, precisamos acabar com a lista tríplice ou dúplice na escolha dos reitores das universidades públicas, para que casos como o do professor Glaucius Oliva não se repita. Professor do Instituto de Física de São Carlos da USP, primeiro lugar no processo de escolha interno no ano de 2009, foi preterido pelo governador Serra, que nomeou o segundo colocado.

Lineu Navarro, que tem uma trajetória ligada à educação e ao movimento estudantil, afirmou que “esta lei dialoga com os princípios constitucionais de gestão democrática e valorização das instituições públicas de ensino”.

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Raquel Auxiliadora (PT) protocolou requerimento solicitando informações detalhadas à Prefeitura sobre a aquisição, eventual doação, custeio, logística e distribuição de ovos de Páscoa e caixas de bombons destinados à rede municipal de educação e a entidades filantrópicas nos anos de 2025 e 2026.

A iniciativa faz parte da atuação fiscalizatória do mandato e busca esclarecer informações que, segundo o requerimento, apresentam divergências entre processos licitatórios, respostas oficiais já encaminhadas pela administração e a distribuição efetivamente realizada às unidades atendidas. O objetivo é garantir transparência, controle dos atos públicos e respeito ao interesse da população.

No caso de 2025, o documento aponta que foram publicados dois pregões eletrônicos para a aquisição de ovos de Páscoa e caixas de bombons, mas ambos acabaram revogados. Em resposta anterior, a Secretaria Municipal de Educação informou que houve suspensão do processo por inconsistências nas exigências do edital e falta de tempo hábil para correção. Também foi informado que os produtos teriam sido disponibilizados por meio de doação e entregues às escolas e entidades filantrópicas.

Diante dessas informações, Raquel pede esclarecimentos sobre a origem dos produtos, os responsáveis pelas doações, as quantidades recebidas, os critérios de aceite, as condições de armazenamento, o transporte, a distribuição e os registros administrativos que comprovem todo o procedimento.

Em relação a 2026, o requerimento também questiona o Pregão Eletrônico nº 021/2026, com sessão designada para 31 de março, às vésperas da Páscoa. O documento menciona ainda que, em resposta oficial datada de 27 de março de 2026, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que não havia intenção de realizar a entrega dos produtos na Páscoa daquele ano.

No entanto, segundo o requerimento, em 1º de abril foi encaminhado comunicado às unidades escolares informando problema com a empresa responsável pela entrega dos ovos de Páscoa, além da obtenção de doação junto a uma empresa do município para viabilizar a distribuição. Depois disso, houve divulgação institucional informando a entrega de produtos para alunos da rede municipal e entidades filantrópicas, alcançando 62 escolas, 17 entidades e 17,5 mil unidades.

Para a vereadora, a situação exige esclarecimento completo sobre a origem dos bens distribuídos, a formalização de eventuais doações, os custos envolvidos na operação, a participação de agentes públicos e a compatibilidade entre os procedimentos administrativos adotados e a entrega efetivamente realizada.

O requerimento reúne 22 questionamentos e solicita documentos como notas fiscais, empenhos, comprovantes de recebimento, registros logísticos, identificação de eventuais doadores e manifestações técnicas dos setores responsáveis. A proposta é reunir todas as informações necessárias para verificar a regularidade dos atos praticados e assegurar transparência à população.

A ação reforça o papel do mandato de Raquel Auxiliadora na fiscalização da administração pública, acompanhando de perto temas que envolvem recursos, planejamento e políticas voltadas às crianças e às entidades atendidas pelo município.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.