fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A vereadora Fernanda destacou, na sessão de terça-feira (07) a importância de ampliar o apoio institucional ao paradesporto no município de São Carlos, após reunião realizada em seu gabinete com representantes da Associação Paradesportiva de São Carlos e atletas que atuam nas modalidades de handebol e basquete adaptados.

Durante o encontro, participaram o educador físico Welson, a terapeuta ocupacional Bárbara e os paratletas Lucas e Antônio Carlos, que apresentaram o trabalho desenvolvido pela entidade e relataram desafios enfrentados para garantir a continuidade das atividades esportivas inclusivas. A associação reúne profissionais de diferentes áreas, como saúde e treinamento esportivo, e conta com apoio de academia local para promover a prática esportiva voltada a pessoas com deficiência física.

A vereadora destinou emenda parlamentar para apoiar a compra de cadeiras esportivas, equipamento essencial para a participação dos atletas nas competições. Segundo Fernanda, o investimento representa um passo importante para garantir condições de acesso ao esporte adaptado e contribuir para a inclusão social da pessoa com deficiência. 

Além do financiamento, foram relatadas dificuldades estruturais que comprometem o acesso dos atletas aos espaços de treinamento. Entre os problemas apontados estão a ausência de adaptações adequadas em ginásios municipais e problemas constantes com o elevador em um dos locais utilizados. 

A vereadora ressaltou que políticas públicas de inclusão exigem recursos efetivos para assegurar condições concretas de participação das pessoas com deficiência, algo que atualmente não se vê na lei orçamentaria anual - LOA. Destacou ainda que o esporte contribui para a saúde física e mental, além de fortalecer vínculos coletivos e ampliar a visibilidade das pessoas com deficiência no espaço público.

A Associação Paradesportiva de São Carlos busca ampliar o número de participantes nas modalidades desportivas em que atua, incluindo mulheres e pessoas com diferentes tipos de deficiência, fortalecendo o caráter inclusivo do projeto. A iniciativa reforça a importância de políticas públicas voltadas à acessibilidade, à promoção do esporte adaptado e à garantia de direitos para todas as pessoas.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realiza, no próximo sábado (11/04), das 8h30 às 12h, uma caminhada em alusão ao Mês de Conscientização do Autismo. Com o tema “Caminhar, Brincar e Incluir: venha viver esse momento!”, a iniciativa tem como objetivo mobilizar a população, ampliando o debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e incentivando a inclusão social.

A programação tem início às 8h30, com concentração na Praça Coronel Salles. Às 9h, os participantes seguem em caminhada pela Avenida São Carlos até a Praça dos Voluntários, reunindo representantes de instituições, secretarias municipais e a comunidade em geral.

A partir das 9h20, as atividades continuam na Praça dos Voluntários, com ações gratuitas voltadas principalmente às famílias e às pessoas com TEA. Estão previstas atrações recreativas para o público infantil, distribuição de algodão-doce e pipoca, além do Trenzinho Azul.

O evento contará ainda com a participação de diferentes secretarias municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia oferecerá serviços por meio da Secretaria Itinerante, com divulgação de vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Já a Secretaria Municipal de Saúde promoverá orientações e atividades educativas contra a Dengue.

Durante a programação, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos também realizará a emissão do Cartão Mais Acesso. Para obter o documento, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico.

De acordo com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, a ação busca ampliar a conscientização e fortalecer a inclusão. “Será um momento de chamar a atenção da sociedade para a causa do autismo, promovendo também a convivência e o acolhimento, com atividades voltadas às crianças e às pessoas com autismo”, destacou.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes, promove uma série de reformas em praças esportivas da cidade, com destaque para o estádio Luiz Stevan de Siqueira, o Zuzão, que já recebeu a troca do gramado e a reforma dos vestiários. Agora, os mesmos serviços serão feitos no estádio Álvaro Zuim, na Vila Isabel, e também no estádio Francisco da Costa, o Chico Preto, no Santa Felícia, além do campo de Água Vermelha. Ao todo, os investimentos somam R$ 400 mil nesta primeira etapa.

O objetivo é garantir mais segurança, qualidade e infraestrutura adequada para atender às demandas esportivas do município, que promove diversas competições ao longo do ano.
Segundo o secretário de Esportes, Fernando Carvalho, “São Carlos é uma cidade que respira esporte e promove inúmeras competições em diferentes modalidades. Essa é uma demanda antiga, pois há muito tempo não havia manutenção nos campos de futebol. Atendendo ao pedido do prefeito Netto Donato e da sociedade, estamos começando pelos quatro principais estádios utilizados em campeonatos, desde o infantil até o master”.

Fernando Carvalho lembrou que São Carlos conta com duas ligas de futebol, a Liga Desportiva, com Série Ouro e Série Prata, e a Liga São-carlense, tradicional há mais de 60 anos, que realiza os campeonatos Amador, Varzeano, Master e Veterano. Além disso, a Secretaria organiza o Campeonato Municipal Infantil, do Sub-8 ao Sub-17, com mais de 20 equipes confirmadas neste ano. “Com o apoio do prefeito Netto Donato e do vice-prefeito Roselei Françoso, vamos entregar uma boa estrutura de gramado, vestiários e banheiros para atletas e torcedores. Essa é apenas a primeira etapa, pois outros campos e ginásios também passarão por reformas”, disse.

Já o prefeito Netto Donato, destacou a preocupação da Prefeitura em cuidar dos espaços esportivos. “A Prefeitura tem o compromisso de cuidar dos espaços esportivos com responsabilidade, oferecendo mais segurança, qualidade e uma estrutura que valoriza o esporte em São Carlos. Estamos investindo, acompanhando de perto e entregando o que a população merece, porque acreditamos que o esporte é uma ferramenta de integração e desenvolvimento social”.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Edson Ferraz protocolou na Câmara Municipal de São Carlos um requerimento solicitando melhorias urgentes no sistema de trânsito e segurança viária da Avenida Bruno Ruggiero Filho, nas proximidades do Shopping Iguatemi.

A iniciativa ocorre em um momento de expansão da região, que receberá a primeira unidade do Oba Hortifruti no município. Com inauguração prevista para janeiro de 2026, o empreendimento terá cerca de 4 mil metros quadrados e expectativa de geração de aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos.

Segundo o parlamentar, o crescimento da região exige planejamento adequado por parte do poder público, especialmente no que diz respeito à mobilidade urbana e à prevenção de acidentes.

“Não somos contra o desenvolvimento. Pelo contrário, ele é fundamental para a cidade. Mas precisa vir acompanhado de planejamento e segurança para a população”, destacou Edson Ferraz.

A preocupação se intensifica após um acidente recente registrado na avenida, envolvendo caminhões e múltiplos veículos, o que reforçou o alerta sobre as condições atuais do trânsito no local.

No requerimento, o vereador solicita à Prefeitura e aos órgãos competentes a realização de estudos técnicos e a adoção de medidas como reforço na sinalização horizontal e vertical, implantação de travessias seguras para pedestres, instalação de placas de orientação e avaliação de intervenções viárias que garantam maior segurança.

O documento também questiona se há planejamento específico para absorver o aumento do fluxo de veículos e pedestres com a chegada do novo empreendimento.

Para o vereador, a adoção de medidas preventivas neste momento é essencial. “Nosso papel é agir agora para evitar problemas maiores no futuro. Segurança no trânsito é uma questão de responsabilidade com vidas”, afirmou.

O requerimento será encaminhado ao Executivo Municipal para análise e resposta.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.