Jornalista/Radialista
Projeto alia diversão e aprendizado para abordar questões a respeito de segurança viária com alunos de 6 a 10 anos da rede pública
ITIRAPINA/SP - Nesta terça-feira (19), o projeto "Vira e Mexe Tem Arte", com o tema Educação no Trânsito, será apresentado aos alunos da Escola Municipal Abener Augusto Pires, em Panorama. Será a primeira de onze apresentações patrocinadas pela Eixo SP Concessionária de Rodovias por ocasião da Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro. As ações educativas terão como foco alunos da faixa etária de 6 a 10 anos.
Além de Panorama, a equipe da Renovarte, organizadora do projeto, passará também por Tupi Paulista, Pacaembu, Adamantina, Osvaldo Cruz, Quintana, Lupércio, Piratininga, Jaú, Santa Maria da Serra e Itirapina. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção dos alunos para a importância de atitudes que promovam a segurança no trânsito. A estimativa é envolver mais de 2 mil crianças até o dia 3 de outubro com espetáculo teatral, aulas gamificadas e distribuição de revistinhas informativas com atividades.
Durante a apresentação do projeto, os alunos são divididos em cinco grupos, que estarão em atividades simultaneamente. Enquanto as salas de aula são utilizadas para exibição de esquetes cênicas com atividades dinâmicas, onde os alunos participam das ações. Enquanto isso, o pátio e a quadra das escolas receberão a montagem da peça teatral e a performance de mágica.
A performance abordará de maneira interativa, com brincadeiras e truques de mágica, os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. A dinâmica tem como proposta ensinar as crianças que um trânsito seguro é feito de atitudes. Sem mágica, sem truques, mas com muita consciência e responsabilidade.
Além das ações desenvolvidas com os alunos, o projeto conta também com o workshop “Semear”, voltado para os professores. A finalidade do workshop é estimular reflexões sobre a educação como ferramenta de transformação e sobre a importância do autocuidado e do bem-estar desses profissionais.
De acordo com Maurício Góes, Relações Institucionais da Eixo SP, investir na educação das crianças a respeito das regras básicas de segurança no trânsito é fundamental para a formação de adultos mais conscientes e responsáveis, tanto como pedestres quanto como motoristas.
Confira a agenda das apresentações:
Data: 19/9
Cidade: Panorama
Local: Escola Municipal Abener Augusto Pires
Endereço: Rua Domingos Chiararia, 1100 - Marrecas
Data: 20/9
Cidade: Tupi Paulista
Local: Escola Municipal Emília Diogo do Amaral
Endereço: Rua Tiradentes, 986 - Centro
Data: 21/9
Cidade: Pacaembu
Local: EMEF Manoel Teixeira Júnior
Endereço: Rua Amador Rodrigues, 349 - Vila Peres
Data: 22/9
Cidade: Adamantina
Local: EMEF Teruyo Kikuta
Endereço: Rua dos Jasmins, 154 - Vila Jardim
Data: 25/9
Cidade: Osvaldo Cruz
Local: Escola Municipal Professora Rosa Ruth Ruggia Martins
Endereço: Avenida José Siqueira, 45 - Jardim Alvorada
Data: 26/9
Cidade: Quintana
Local: EMEF Professora Neide Aparecida Sobreiro Lisboa
Endereço: Via Perimetral Sul, s/n° - Bairro Santo Antônio
Data: 27/9
Cidade: Lupércio
Local: EMEF Professor João Ferreira Neto
Endereço: Rua Manoel Quito, 600 - Centro
Data: 28/9
Cidade: Piratininga
Local: EMEF Professora Jacyra Motta Mendes
Endereço: Rua Faustino Ribeiro da Silva, 6 - Centro
Data: 29/9
Cidade: Jaú
Local: EMEF Professor Antonio Waldomiro de Oliveira
Endereço: Rua Luís de Roque, 77 - Jardim Conde Pinhal I
Data: 2/10
Cidade: Santa Maria da Serra
Local: EMEB Dona Zina Saviolo Cury
Endereço: Rua Jose Maria Da Silva, 555 - Jardim Bom Jesus
Data: 3/10
Cidade: Itirapina
Local: EMEF José Cruz
Endereço: Rua Seis, 58 - Centro
O motorista do caminhão foi preso em flagrante; carga estava escondida em meio a fardos de papel higiênico
SUMARÉ/SP - Policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí prenderam um homem de 54 anos, que transportava uma carga de 300 mil maços de cigarros ilegais. O flagrante aconteceu na rodovia Anhanguera (SP-330), município de Sumaré.
Os agentes receberam uma denúncia anônima alegando que um caminhão estava transportando um carregamento de cigarros ilegais, passando pela cidade de Sumaré, em direção a Jundiaí.
Os investigadores passaram a monitorar o caminhão e realizaram acompanhamento do veículo. O motorista tentou desviar a rota para fugir dos policiais, mas foi abordado.
Durante revista veicular foi encontrada uma camada de fardos de papel higiênico para disfarçar as caixas de cigarro. Ao todo foram apreendidas 600 caixas de cigarros, cuja comercialização da marca é proibida no Brasil, sendo eles confeccionados no Paraguai.
Diante dos fatos, o homem foi indiciado e o caso registrado como contrabando na DIG de Jundiaí.
Os entorpecentes eram transportados em dois veículos
ITATIBA/SP - Policiais militares do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) prenderam, na última quinta-feira (14), dois homens que transportavam 198,6 kg de maconha dentro de dois carros. A prisão aconteceu na rodovia Luciano Consoline, em Itatiba.
Os veículos foram abordados por uma equipe que fazia patrulhamento no local. Os agentes realizaram vistoria e encontraram 198,6 kg de maconha distribuídos nos automóveis.
A dupla foi detida em flagrante e levada para a Delegacia de Polícia de Jundiaí, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas.
IBATÉ/SP - Durante a semana passada, as escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram atividades sobre a inclusão, alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado na última quinta-feira (21).
Com o objetivo de gerar reflexões que possam resultar em práticas que contribuam com a metodologia de ensino e favoreçam a inclusão dos alunos com deficiência da rede, a programação contou com palestras, roda de conversas e atividades pedagógicas.
Foi uma semana muito especial, em que as escolas trabalharam os vários aspectos da pessoa com deficiência, despertando nos alunos a necessidade de inclusão, respeito e amor a todos.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Danielle Beatriz Silva Garcia Chaves, explica a importância de chamar atenção das pessoas para a causa. “O dia de luta nos traz a necessidade de um olhar mais atento para as demandas e dificuldades das pessoas com deficiência; e questões com acessibilidade. Convidamos a sociedade para refletir e fazer parte desta luta”, convida a secretária.
A inclusão só acontece realmente quando toca no coração. “Todos temos alguma deficiência, pois estamos nos construindo e aprendendo todos os dias. O respeito deve fazer parte da nossa lição de vida diária, assim como precisamos do ar para respirar, precisamos respeitar para sermos respeitados e na luta da pessoa com deficiência, o respeito é o primeiro passo para ajudar para que realmente a inclusão aconteça”, disse o prefeito José Luiz Parella.
Sentir na pele o que é ser ou estar deficiente, sendo privado de movimentos que aparentemente são básicos, mas que fazem muita diferença para realização de qualquer atividade, por mais simples que pareça, nos leva a refletir o quanto uma pessoa com deficiência precisa se esforçar a todo o momento para vencer os desafios enfrentados em seu cotidiano e como cada conquista significa uma vitória e realização.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.