Jornalista/Radialista
FORTALEZA/CE - O Corinthians perdeu para o Fortaleza por 2 a 1 na noite desta quinta-feira, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida na Arena Castelão foi uma prévia das semifinais da Copa Sul-Americana, que será resolvida em formato de ida e volta.
Com a derrota, o Corinthians se manteve na 14ª posição da liga nacional, com 26 pontos conquistados. Já o Fortaleza se encontra na oitava colocação, com 35 unidades.
O próximo compromisso do Corinthians será na segunda-feira, contra o Grêmio, em jogo adiado da 15ª rodada do Brasileirão. Já o Fortaleza volta a entrar em campo na quarta-feira, diante do São Paulo, pela 24ª rodada.
O jogo
O Fortaleza imprimiu forte ritmo no primeiro tempo e logo aos quatro minutos de jogo assustou com o meia Tomás Pochettino, que finalizou em cima de Cássio. Aos 26, o Leão do Pici abriu o placar com o atacante Martín Lucero, após desarme de Romarinho em cima de Ruan Oliveira.
Aos 33, o Corinthians chegou ao empate com o atacante Pedro. O jovem fez seu primeiro gol no profissional aproveitando rebote em cobrança de escanteio e completando a bola, de cabeça, para o fundo das redes. Pouco tempo depois, o Fortaleza marcou novamente, com Marinho, mas o árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima anulou após revisão no VAR, devido a um suposto toque no braço do atacante.
Para o segundo tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo mudou o esquema da equipe, voltando para a linha de quatro na defesa e um trio de ataque com Wesley, Pedro e Yuri Alberto. O Timão passou a sofrer menos e teve boa chance com Wesley, aos 10 minutos, mas o jovem errou o domínio e foi desarmado pelo goleiro João Ricardo.
Aos 30 minutos, quando o jogo parecia controlado para o Corinthians, Matheus Bidu cometeu pênalti em Marinho. O próprio atacante cobrou a penalidade e bateu para fora, tirando muito da meta de Cássio.
O Fortaleza cresceu nos minutos finais e passou a empurrar o Corinthians no campo de defesa. Aos 39 minutos, Britez teve grande chance de cabeça, mas acabou errando o alvo. O gol da vitória do Leão do Pici saiu nos acréscimos com Yago Pikachu, que ganhou disputa de Matheus Bidu e finalizou de esquerda para bater Cássio.
Alunos do 5º ano da Escola Antonio Adolfo Lobbe foram contemplados.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) realizou na tarde desta quinta-feira, 14/09, uma palestra sobre o uso consciente da água para um grupo de 35 alunos dos quintos anos A e B da Escola Estadual Antonio Adolfo Lobbe, na Vila Izabel, que atende em tempo integral 309 estudantes do 1º ao 5º ano.
Durante cerca de uma hora, o Gerente de Planejamento e Projetos, Dirceu Azzolini Filho, que é engenheiro agrimensor e civil, falou sobre o funcionamento da autarquia no dia a dia e, principalmente, a respeito das etapas de captação, tratamento, armazenamento e distribuição da água no município de São Carlos. Explicou como é feito o trabalho nas duas captações superficiais (Espraiado/Monjolinho e Ribeirão Feijão), nas 37 captações subterrâneas, além do cuidado e rigor empregado nas duas Estações de Tratamento de Água (ETA Carlos Botelho e ETA CEAT).
“Para além do excelente trabalho desenvolvido pela equipe de Educação Ambiental do SAAE, essas palestras mais pontuais e focadas têm um propósito fundamental de mostrar as outras atividades que exercemos, que poucos sabem e muitos desconhecem, mas, acima de tudo, alertar sobre a importância do uso racional da água e do comportamento individual e coletivo com relação ao consumo. O que todos precisam entender é que o SAAE não ‘fabrica’ água. Esse bem natural, precioso e finito, precisa, merece e pede respeito dia após dia”, frisou Dirceu Azzolini Filho.
A estudante Isabele Cristina Bonfim Lima, de 11 anos, do 5º ano B, considerou a proposta e a palestra muito interessantes. “Eu não sabia sobre o quanto é difícil e custa fazer as captações de água. Do trabalho que dá e as etapas que precisam ser executadas. Foi muito legal, gostei bastante”. Já o estudante Pietro de Luca Rodrigues Borges, de 11 anos, do 5º ano A, entendeu o alerta sobre os cuidados em casa. “Tomar banhos mais rápidos, fechar bem as torneiras e evitar desperdício são atitudes que vão permitir que a gente tenha água em maior quantidade e por tempo maior. Isso é o que vai fazer a diferença para o nosso futuro”.
O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, reforçou a ideia de que todas as iniciativas na direção do uso consciente e consumo razoável da água são sempre muito bem-vindas. “Obrigado ao Dirceu por ser voluntário nessa iniciativa e desejo que todos os alunos que recebem essas informações sejam multiplicadores nos diversos ambientes que frequentam: famílias, escolas, igrejas, etc. Revelar o trabalho do SAAE, e mostrar que há uma equipe fantástica de 461 servidores que atuam sem parar para prestar este serviço de qualidade, é extraordinário”.
Adecco aponta que profissionais com mais de 50 anos têm conseguido novas oportunidades e a empresa contratou 62% mais pessoas nesta faixa etária neste ano
SÃO PAULO/SP – Os idosos correspondem a quase 15% da população brasileira hoje e a estimativa de longevidade só vem aumentando nos últimos anos – segundo relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, a expectativa de vida no país era de 76,6 anos.
Ainda assim, a idade ainda é uma questão no mercado de trabalho e se reflete no chamado etarismo, ou seja, a discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade. Bianca Machado, Diretora de Talent Solutions, Adecco RPO & Pontoon explica que julgar a capacidade de desempenhar uma função ou atividade, duvidar da produtividade de um indivíduo ou até mesmo excluí-lo da convivência entre colaboradores em razão da idade são atitudes típicas do etarismo no mundo corporativo.
Dados corroboram que o preconceito é ainda muito comum. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego para a população a partir de 40 anos ficou em 9,5%, no primeiro trimestre de 2023. Contudo, a Adecco acredita que é um cenário que tende a mudar, uma vez que a projeção é de que mais da metade da força de trabalho no país seja formada por pessoas com mais de 45 anos até 2040, de acordo com Ipea, órgão de pesquisas ligado ao Governo Federal.
Na realidade, o panorama de contratações já está mudando. Segundo levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a partir de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de trabalhadores acima de 50 anos dobrou no país, entre os anos de 2006 e 2021, de 4,4 milhões para 9,6 milhões de pessoas. Se em 2006 os trabalhadores 50+ ocupavam apenas 12,6% das vagas de emprego, em 2021, esse percentual subiu para 19,1%.
Na Adecco essa progressão na contratação de profissionais com mais de 50 também vem ocorrendo e entre janeiro e julho já foi de 62% a mais que no mesmo período em 2022. “A diversidade é a tônica atual na maior parte das empresas. Muitas têm promovido políticas de inclusão já nos processos de recrutamento e seleção. De qualquer forma, na Adecco, sempre orientamos que essa política deva ir além da contratação. É necessário garantir que esses profissionais tenham as mesmas oportunidades de crescimento e aprendizado que os demais colaboradores”, reforça a Diretora de Talent Solutions, Adecco RPO & Pontoon.
SÃO CARLOS/SP - A cooperativa de crédito Sicoob Crediacisc abriu uma nova unidade em São Carlos. O novo ponto de atendimento já está funcionando na avenida Miguel Petroni, região do Santa Felícia. A inauguração está prevista para o dia 29 de setembro.
Única cooperativa de crédito fundada em São Carlos, o Sicoob Crediacisc completará 18 anos em novembro e o objetivo é expandir o atendimento presencial e personalizado ao mesmo tempo em que oferece as ferramentas tecnológicas disponíveis no Sicoob.
Inaugurada em novembro de 2005 a partir da união de 30 pequenos empresários ligados à Associação Comercial (Acisc), a Crediacisc passou a ser de livre admissão em janeiro de 2021, permitindo a pessoas físicas e jurídicas se tornarem cooperadas. Atualmente, são mais de 2,6 mil cooperados.
Em São Carlos, o Sicoob Crediacisc tem ponto de atendimento presencial na avenida Sallum, 526, avenida São Carlos, 2323, e na avenida Miguel Petroni, 1.765. A cooperativa também expandiu seus serviços para os municípios de Ribeirão Bonito (Shopping Central) e Dourado (Galeria Pérola).
“Estamos em sintonia com o sistema de cooperativas de crédito, que é expandir o atendimento presencial e personalizado para oferecer às pessoas atenção e educação financeira”, frisou a presidente do Conselho de Administração, Lídia Maria Mendes.
Diferente do passado, cada vez mais pessoas compreendem que fazer parte de uma cooperativa de crédito é igual a abrir uma conta no banco, porém com mais vantagens. Todos os serviços e produtos do sistema financeiro são fornecidos pela cooperativa, como poupança, cheque especial, cartão de débito e crédito, previdência privada, consórcio, seguros, empréstimo consignado, entre outros.
“A vantagem é que na cooperativa não visamos lucro, portanto, todas as taxas e tarifas são menores e caso tenhamos resultados positivos ele é dividido entre os cooperados”, diz o diretor operacional da cooperativa, Adão Luís Garcia. Para ingressar na cooperativa, o interessado integralizará R$ 20,00 por mês, que não é taxa e poderá ser resgatado quando deixar a cooperativa.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.