Jornalista/Radialista
Encontro nesta terça (29) oferece estratégias práticas para participar de feiras e conquistar visibilidade da marca
SÃO CARLOS/SP - Participar de uma feira pode ser o ponto de virada na busca de crescimento e visibilidade no mercado. Para ajudar micro e pequenas empresas a aproveitarem ao máximo esse tipo de oportunidade, o Sebrae-SP promove, nesta terça-feira (29), às 19h, a palestra gratuita “Sua marca no centro das atenções: estratégias inteligentes para lucrar com feiras e eventos”. O encontro é gratuito e será realizado no Escritório Regional de São Carlos.
O município conta hoje com 38.566 empresas de micro e pequeno porte, sendo que 582 foram abertas neste ano — um dado que reforça a importância de iniciativas que apoiem o crescimento e a consolidação desses negócios.
A proposta é mostrar que esse tipo de participação vai muito além da venda direta. “Feiras e eventos são oportunidades para testar novos produtos, divulgar a marca, fechar negócios, conhecer fornecedores e firmar parcerias”, explica Paola Goulart Rosa, consultora de negócios do Sebrae-SP. “Elas colocam o empreendedor em contato com tendências de mercado e ajudam a projetar a empresa para novos públicos”, complementa.
Com uma abordagem dinâmica, a palestra vai apresentar dicas práticas e ideias criativas para tornar a experiência mais estratégica e rentável. Também serão abordados cuidados específicos para quem trabalha com produtos perecíveis, além de orientações para quem deseja expor na Feira do Empreendedor 2025, um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina.
Com uma abordagem dinâmica, a palestra vai apresentar estratégias para que empreendedores se destaquem da concorrência, transformando a presença em feiras e eventos em resultados rentáveis. Também serão abordados cuidados importantes na hora de expor produtos — especialmente no caso de alimentos perecíveis — e a importância de planejar com antecedência cada detalhe do estande.
O encontro trará ainda orientações sobre como se preparar para participar da Feira do Empreendedor 2025, promovida pelo Sebrae-SP, que será realizada de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo. Em 2024, o evento movimentou cerca de R$ 45 milhões em negócios, reuniu mais de 100 mil visitantes e contou com mais de mil expositores de todo o país.
SERVIÇO
Palestra gratuita – Estratégias para lucrar com feiras e eventos
Data: 29/07 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos (Av. Bruno Ruggiero Filho, 649, Santa Felícia)
Inscrições gratuitas: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/pj/35690424
Iniciativa une esporte, educação e oportunidades de desenvolvimento social para alunos da rede pública
SÃO PEDRO/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias desenvolve em São Pedro o projeto social "Bom de Nota, Bom de Bola", que oferece aulas de tênis a crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de São Pedro e executada pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), atende 30 alunos da rede pública, divididos em duas turmas de 15 participantes cada.
As aulas ocorrem no contraturno escolar, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, com duração de uma hora e meia por encontro. Cada turma participa de duas aulas por semana. As atividades são realizadas nas quadras poliesportivas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin e da EMEB Professora Ondina Mendes Parreira. São espaços cedidos pelo município para a execução do projeto.
O objetivo da iniciativa é proporcionar aos alunos o acesso à prática esportiva como complemento à formação educacional e ao desenvolvimento social. Para Isadora Mendes, especialista ESG da Eixo SP, o projeto representa uma contribuição para o fortalecimento das capacidades dos estudantes.
“O esporte é um meio eficiente de estimular competências como disciplina, foco e respeito. Com o 'Bom de Nota, Bom de Bola', buscamos oferecer aos participantes um ambiente que complementa o aprendizado escolar e contribui para a formação cidadã”, afirma Isadora.
Avaliação completa
Durante o período de execução do projeto, os alunos e alunas serão avaliados não somente pelo desempenho dentro da quadra, mas também na sala de aula e em casa. Ao fim dos 12 meses do projeto, será realizado um festival de encerramento, quando os participantes receberão medalha de ouro, prata ou bronze, de acordo com seu desempenho e desenvolvimento esportivo, social e escolar.
Segundo Isadora, a proposta é reforçar a importância da educação formal em conjunto com a prática esportiva, estabelecendo um vínculo entre o bom rendimento na escola e a participação nas aulas de tênis.
O projeto também busca estimular a socialização e o fortalecimento de vínculos entre os alunos. Isadora ressalta que as aulas de tênis promovem o convívio em grupo e o respeito às regras, elementos que contribuem para o desenvolvimento pessoal dos participantes. "A ideia é oferecer um ambiente de convivência saudável que auxilie na formação de valores para além das quadras", conclui.
A iniciativa integra as ações sociais promovidas pela Eixo SP nos municípios atendidos pela concessionária e está alinhada aos compromissos de responsabilidade social da empresa. Além do "Bom de Nota, Bom de Bola", a Eixo SP desenvolve outros projetos sociais com foco no esporte, como o "SuperAção Ano Branco", que oferece aulas de tênis de mesa para pessoas com deficiência em Martinópolis.
PENÁPOLIS/SP - A Polícia Militar Rodoviária prendeu um caminhoneiro, de 37 anos, com quase três toneladas de maconha na rodovia Assis Chateaubriand, em Penápolis, no interior de São Paulo, no domingo (27). Após consulta nos sistemas de inteligência, a equipe descobriu que o suspeito é reincidente criminal, com prisão anterior por tráfico de drogas.
Os militares realizavam fiscalização na região, quando abordaram um caminhão com placas do Paraguai tracionando um semi-reboque. Durante a vistoria, eles descobriram um fundo falso que escondia as drogas.
Foram apreendidos mais de três mil tabletes de maconha, que totalizaram 2,9 toneladas. Além das drogas, o veículo também foi recolhido para a perícia.
O caminhoneiro foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas e encaminhado à sede da Polícia Federal de Araçatuba, onde permaneceu à disposição da Justiça.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), realizou nesta segunda-feira (28/07) uma ação de conscientização na Fundação Educacional São Carlos (FESC) em alusão ao Julho Amarelo. A campanha, de abrangência nacional, tem como foco a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das hepatites virais, doenças que afetam o fígado e podem evoluir de forma silenciosa, provocando complicações graves como cirrose e câncer hepático.
Durante a ação, foram oferecidos testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis, além de vacinação contra a hepatite B. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, sobretudo entre populações mais vulneráveis, como profissionais da saúde, pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, usuários de drogas e pessoas com múltiplos parceiros sexuais.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 296 milhões de pessoas convivem com a hepatite B e 58 milhões com a hepatite C no mundo. Anualmente, mais de 1,1 milhão de mortes estão relacionadas às hepatites virais. No Brasil, segundo o Boletim Epidemiológico de Hepatites Virais 2024, mais de 700 mil casos foram confirmados nos últimos 20 anos, com predominância das hepatites B e C — muitas vezes diagnosticadas de forma tardia.
Em São Carlos, a Vigilância em Saúde notificou 27 casos de hepatite B e 5 de hepatite C em 2024. De janeiro a junho de 2025, foram 9 novos casos de hepatite B e 3 de hepatite C, sendo a maioria em adultos entre 30 e 60 anos.
A supervisora do CAIC, Cintia Martins Ruggiero, reforça a importância da testagem. “As hepatites são silenciosas. Muitas pessoas não apresentam sintomas e só descobrem quando a doença já está avançada. Por isso, é fundamental fazer o teste de rotina. A campanha do Julho Amarelo intensifica essa ação, mas os testes e a vacina estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde”.
O médico clínico do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do CAIC, Leonardo Pozzi Marques Novo, destacou a agilidade dos exames oferecidos. “Os testes rápidos fornecem o resultado em cerca de 15 minutos. A vacina contra hepatite B também está disponível e é essencial completar as três doses para garantir a proteção”.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Martins, alertou para a ausência de sintomas nas fases iniciais da doença. “Mesmo sem sentir nada, é importante fazer o teste. O diagnóstico precoce permite o início do tratamento, que pode levar à cura no caso da hepatite C e ao controle da hepatite B, evitando agravamentos”.
A iniciativa integra as estratégias do município para ampliar o acesso à informação, à prevenção e ao cuidado com a saúde pública. A campanha Julho Amarelo reforça que a prevenção e o diagnóstico precoce são as principais armas contra as hepatites virais.
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