Jornalista/Radialista
Vereador transformará antigo comércio em recinto popular que inclui piscina, oficinas e atividades lúdicas
SÃO CARLOS/SP - O vereador Leandro Guerreiro está esboçando um planejamento solidário, realizando um sonho antigo com recursos do próprio bolso e de possíveis parceiros estratégicos. Em um espaço que antes abrigava seu comércio de doces e artigos para festas, agora é uma proposta voltada para crianças e adolescentes, englobando atividades recreativas, oficinas de arte, pintura, desenho, letreiros e até aulas de informática — tudo gratuito e com foco na formação cidadã.
Em fase de conclusão das obras, esse complexo possui piscina com cobertura, banheiros adaptados e duchas. Além disso, os participantes poderão participar de atividades culturais e educativas. As oficinas apresentarão um sistema de pedagogia prática, ensinando desde a criação de cartazes de supermercados até técnicas de pintura, mistura de tintas e o uso de ferramentas de arte. "Será um ambiente direcionado a formar um artesão, ensinar um ofício, colocando essa ‘molecada’ para mexer no computador e desvendar todo o universo da internet e da Inteligência Artificial”, descreveu o parlamentar.
Sem recorrer a nenhum centavo de dinheiro público, Guerreiro revela que já investiu cerca de R$ 70 mil por meio de empréstimo consignado, cuja linha de crédito é oferecida pelo Banco do Brasil (BB). Esse projeto está com previsão para ser lançado no mês de setembro, com a meta de aproveitar o calor da primavera para as atividades na piscina. “O dinheiro é a parte menos importante desse processo, pois a alegria e o aprendizado de um jovem valorizam esse modelo de atividade, tanto como cidadão quanto como político”, agradeceu o edil.
Todo o processo carrega o peso e a inspiração de uma longa trajetória com juventude e arte. Guerreiro trabalhou durante 16 anos com dança de rua, ajudando a formar não apenas dançarinos, mas seres humanos com melhor expressividade corporal e comportamento mais extrovertido. “Ensinei muitos alunos que chegaram envergonhados e se transformaram em pessoas com a felicidade estampada no rosto”, relembrou, bastante emocionado.
Mesmo sendo um espaço comunitário, o vereador ressalta que haverá regras para garantir a ordem e boas práticas de uso do local. O objetivo é que o ambiente sirva não apenas para lazer e aprendizado, mas também como um espaço de transformação social, profissional e cidadã. "É claro que todo lugar dispõe de um estatuto, e aqui não será diferente, apresentando disciplina, organização e responsabilidade”.
Guerreiro também pretende promover gincanas, campeonatos esportivos e desafios curtos, premiando os vencedores com quantias que variam de R$ 200,00 a R$ 400,00. “Quando distribuía ovos de Páscoa, eu realizava o famoso desafio do travessão, onde todos se divertiam e se esmeravam para conquistar o primeiro lugar dessa brincadeira. Tenho muita criatividade e novos jogos serão inventados todos os meses”, garantiu.
Até o momento, esse centro conta apenas com o capital do vereador que está confiante no suporte subsidiado de amigos e empresários, formando uma excelente rede de parcerias e investimentos relevantes. “Quando a sociedade começar a perceber e a confiar nos resultados desse programa, não tenho dúvidas de que conseguirei muitos colaboradores e voluntários. Cada um pode ajudar com o que puder: desde o trabalho de monitorar os alunos, limpar o espaço, distribuir guloseimas ou simplesmente doar recursos financeiros”, enfatizou.
Eleito para o seu segundo mandato, Guerreiro está legislando em todas as áreas possíveis: atendendo à população ‘in loco’, defendendo pautas de interesses populares, emitindo e conquistando emendas, produzindo requerimentos, moções e indicações, além de elaborar projetos de lei (2 sancionados) com a finalidade de melhorar e otimizar a gestão do prefeito Netto Donato. “Quero fazer um mandato diferente do primeiro, sempre colocando o povo em primeiro lugar somado com um processo mais técnico”, finalizou.
SÃO CARLOS/SP - O Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECISP) publicou um estudo relativo ao mês de Abril de 2025, comparando os números obtidos nos mercados de venda e locação de casas e apartamentos com os de Março de 2025 em São Carlos e região.
Foram consultadas 77 imobiliárias das cidades de Araraquara, Casa Branca, Matão, Porto Ferreira, Santa Cruz Das Palmeiras, São Carlos e São José Do Rio Pardo.
As vendas aumentaram 55,09% e o volume de novos contratos de locação assinados no período teve alta de 48,96%.
O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, analisou o levantamento. “No acumulado do ano, as vendas apresentaram um aumento de 2,64%, demonstrando uma recuperação gradual e consistente. As locações, por sua vez, cresceram impressionantes 133,27%, destacando um mercado aquecido e com potencial de crescimento contínuo. Esses números refletem não apenas os desafios enfrentados, mas também as oportunidades que surgem no mercado imobiliário de São Carlos. É fundamental que aproveitemos essas tendências para desenvolver estratégias que beneficiem tanto os profissionais do setor quanto os consumidores.”
Vendas
Casas: 53%; apartamentos: 47%
Locações:
Casas: 61%; Apartamentos: 39%
Vendas em Abril
A média de valores das casas e apartamentos vendidos no período ficou em até R$ 200 mil.
A maioria das casas era de 2 dormitórios, com área útil de 50 até 100 m².
Os apartamentos vendidos eram, na maioria, de 2 dormitórios, e área útil de até 50 m².
45,2% das propriedades vendidas em Abril estavam situadas na periferia, 47,6% nas regiões centrais e 7,1% nas áreas nobres.
Com relação às modalidades de venda, 66,7% foram financiadas pela CAIXA, 13,9% por outros bancos, 5,6% diretamente pelos proprietários, 8,3% dos negócios foram fechados à vista e por consórcios, 5,6% no período.
Locações em Abril
A faixa de preço de locação de preferência dos inquilinos de casas e apartamentos ficou entre R$ 1.000,00 até R$ 1.500,00.
A maioria das casas era de 3 dormitórios com 100 até 200 m² de área útil.
A maioria dos apartamentos era de 3 dormitórios com até 200 m² de área útil.
A principal garantia locatícia escolhida pelos locatários foi o fiador. Os novos inquilinos optaram por imóveis situados na periferia das cidades pesquisadas (34%), na região central (31%) e nos bairros mais nobres (35%).
E daqueles que encerraram os contratos de locação, 50% não informaram a razão da mudança, 20% optaram por aluguéis mais baratos, 30% para alugueis mais caros.
Vendas em Abril
Vendas |
% |
Casas Vendidas |
53% |
Apartamentos Vendidos |
47% |
Casas vendidas
Dormitórios Casa |
Percentual |
1 Dorm. |
3,8% |
2 Dorm. |
76,9% |
3 Dorm. |
15,4% |
4 Dorm. |
3,8% |
5 Dorm. |
0,0% |
Mais de 5 Dorm. |
0,0% |
Área útil |
Percentual |
1 a 50 m² |
23,1% |
51 a 100 m² |
46,2% |
101 a 200 m² |
23,1% |
201 a 300 m² |
3,8% |
301 a 400 m² |
0,0% |
401 a 500 m² |
3,8% |
acima de 500 m² |
0,0% |
Aptos vendidos
Dormitórios Apto |
Percentual |
Quitinete |
0,0% |
1 Dorm. |
0,0% |
2 Dorm. |
83,3% |
3 Dorm. |
16,7% |
4 Dorm. |
0,0% |
5 Dorm. |
0,0% |
Mais de 5 Dorm. |
0,0% |
Área útil |
Percentual |
1 a 50 m² |
83,3% |
51 a 100 m² |
16,7% |
101 a 200 m² |
0,0% |
201 a 300 m² |
0,0% |
301 a 400 m² |
0,0% |
401 a 500 m² |
0,0% |
acima de 500 m² |
0,0% |
Casas e aptos vendidos
localização Casa/Apartamento |
Percentual |
Central |
47,6% |
Nobre |
7,1% |
Demais Regiões |
45,2% |
Forma de Pagamento Casa/Apartamento |
Percentual |
À Vista |
8,3% |
Financiamento CAIXA |
66,7% |
Financiamento Outros Bancos |
13,9% |
Direto com Proprietário |
5,6% |
Consórcios |
5,6% |
Desconto concedido |
Percentual |
Vendida no MESMO VALOR ANUNCIADO |
47,7% |
Vendida com desconto de até 5%, ABAIXO do Anunciado |
13,6% |
Vendida com desconto de 6 a 10%, ABAIXO do Anunciado |
22,7% |
Vendida com desconto de 11 a 15%, ABAIXO do Anunciado |
4,5% |
Vendida com desconto de 16 a 20%, ABAIXO do Anunciado |
6,8% |
Vendida com desconto de 21 a 25%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Vendida com desconto de 26 a 30%, ABAIXO do Anunciado |
2,3% |
Vendida com desconto de 31 a 35%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Vendida com desconto de 36 a 40%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Vendida com desconto de 41 a 45%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Vendida com desconto de 46 a 50%, ABAIXO do Anunciado |
2,3% |
Vendida com desconto maior que 50%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Faixa de preço média |
Percentual |
Até R$25 mil |
0,0% |
De R$ 25mil a R$50 mil |
0,0% |
De R$ 51mil a R$100 mil |
0,0% |
De R$ 101mil a R$150 mil |
4,9% |
De R$ 151mil a R$200 mil |
29,3% |
De R$ 201mil a R$250 mil |
14,6% |
De R$ 251mil a R$300 mil |
14,6% |
De R$ 301mil a R$350 mil |
22,0% |
De R$ 351mil a R$400 mil |
0,0% |
De R$ 401mil a R$450 mil |
7,3% |
De R$ 451mil a R$500 mil |
0,0% |
De R$ 501mil a R$600 mil |
2,4% |
De R$ 601mil a R$700 mil |
0,0% |
De R$ 701mil a R$800 mil |
2,4% |
De R$ 801mil a R$900 mil |
2,4% |
De R$ 901mil a R$1 milhão |
0,0% |
De R$ 1milhão a R$1.2 mi |
0,0% |
De R$ 1.3 mi a R$1.5 mi |
0,0% |
De R$ 1.6 mi a R$ 2 mi |
0,0% |
De R$ 2.1 mi a R$ 2.5 mi |
0,0% |
De R$ 2.6 mi a R$ 3 mi |
0,0% |
De R$ 3.1 mi a R$ 4 mi |
0,0% |
De R$ 4.1 mi a R$ 5 mi |
0,0% |
Acima de R$ 5 mi |
0,0% |
Locações em Abril
Locações |
% |
Casas Alugadas |
61% |
Apartamentos Alugadas |
39% |
Casas alugadas
Dormitórios |
Percentual |
Quitinete |
0,0% |
1 Dorm. |
0,0% |
2 Dorm. |
27,8% |
3 Dorm. |
66,7% |
4 Dorm. |
5,6% |
5 ou mais Dorm. |
0,0% |
Área útil |
Percentual |
1 a 50 m² |
5,6% |
51 a 100 m² |
33,3% |
101 a 200 m² |
44,4% |
201 a 300 m² |
11,1% |
301 a 400 m² |
0,0% |
401 a 500 m² |
0,0% |
acima de 500 m² |
5,6% |
Aptos Alugados
Dormitórios |
Percentual |
Quitinete |
0,0% |
1 Dorm. |
22,2% |
2 Dorm. |
33,3% |
3 Dorm. |
44,4% |
4 Dorm. |
0,0% |
5 ou mais Dorm. |
0,0% |
Área útil |
Percentual |
1 a 50 m² |
33,3% |
51 a 100 m² |
22,2% |
101 a 200 m² |
33,3% |
201 a 300 m² |
0,0% |
301 a 400 m² |
0,0% |
401 a 500 m² |
11,1% |
acima de 500 m² |
0,0% |
Casas e aptos alugados
Modalidade |
Porcentagem |
Fiador |
41,0% |
Depósito caução |
13,1% |
T. de Capitalização |
3,3% |
Seguro Fiança |
37,7% |
Outros |
4,9% |
Localização |
Percentual |
Central |
31,1% |
Nobre |
35,1% |
Demais Regiões |
33,8% |
Motivo da mudança |
Percentual |
Mudou para um aluguel mais caro |
30,0% |
Mudou para um aluguel mais barato |
20,0% |
Mudou sem dar justificativa |
50,0% |
Desconto concedido Casa / Apartamento |
Percentual |
Mesmo valor anunciado |
40,7% |
Desconto de até 5%, ABAIXO do Anunciado |
25,9% |
Desconto de 6% a 10%, ABAIXO do Anunciado |
29,6% |
Desconto de 11% a 15%, ABAIXO do Anunciado |
3,7% |
Desconto de 16% a 20%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Desconto de 21% a 25%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Desconto de 26% a 30%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Desconto maior que 30%, ABAIXO do Anunciado |
0,0% |
Valor Aluguel Casa/apto |
Percentual |
Até R$500 |
0,0% |
de R$501 a $750,00 |
0,0% |
de R$751 a $1.000,00 |
7,7% |
de R$1.001,00 a R$1250,00 |
30,8% |
de R$1.251,00 a R$1500,00 |
3,8% |
de R$1.501,00 a R$1750,00 |
7,7% |
de R$1.751,00 a R$2.000,00 |
11,5% |
de R$2.001,00 a R$2.500,00 |
15,4% |
de R$2.501,00 a R$3.000,00 |
3,8% |
de R$3.001,00 a R$3.500,00 |
3,8% |
de R$3.501,00 a R$4mil |
3,8% |
de R$4.001,00 mil a R$5mil |
11,5% |
Mais e R$5mil |
0,0% |
Evolução de venda e locação 2025
Mês |
Variação/Vendas |
Variação/Locações |
Janeiro |
- 0,30% |
-1,10% |
Fevereiro |
-12,78% |
+106,20% |
Março |
-39,37% |
-20,79% |
Abril |
+55,09% |
+48,96% |
Acumulado 2025 |
+2,64% |
+133,27% |
Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades do Campus Sorocaba, apresentou a pesquisa em evento nacional do Fórum de Empresas e Direitos LGBT
SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa desenvolvida por Cesar Alves Ferragi, docente do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fundação da Associação Internacional de Turismo LGBTQ+ (IGLTA Foundation) e a Casa Cênica Produtora Artística, mapeou o perfil e identificou práticas de viagem de turistas LGBTI+ no Brasil. O estudo buscou compreender tendências de comportamento desse público, contribuindo para a construção de políticas e ações mais inclusivas no setor de turismo.
Conduzido entre maio e agosto de 2024, o levantamento resultou no "Relatório de Pesquisa sobre Turismo LGBTI+ no Brasil". A coleta de dados ocorreu presencialmente, durante a Feira Cultural da Diversidade LGBT+ da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, e também via formulário online, amplamente divulgado em redes sociais de instituições parceiras. No total, 405 pessoas responderam ao questionário.
Entre os principais resultados, destaca-se que a maior parte dos participantes está na faixa etária de 35 a 44 anos (30,1%), seguida pelo grupo de 25 a 34 anos (28,1%). A maioria se identifica como pessoa cisgênera (90%), sendo 61,5% homens e 28,6% mulheres. Pessoas trans representam 2,9% dos respondentes, enquanto outras identidades de gênero, como não-binária e fluida, somam cerca de 2,7%.
Em relação à orientação sexual, predominam os homossexuais (69,1%), seguidos por bissexuais (15,3%), heterossexuais (9,1%) e pansexuais (4,7%). Geograficamente, a maioria das respostas veio do estado de São Paulo (68,4%), seguido por Rio de Janeiro (5,2%) e Distrito Federal (4,2%). Essa concentração se explica pela aplicação presencial na capital paulista e pela divulgação online realizada, em sua maior parte, por instituições sediadas neste estado.
Quanto à escolaridade, 30,1% dos respondentes possuem Ensino Superior completo - o dobro da média brasileira, que está na casa dos 15% - e 26,9% alguma especialização.
Práticas turísticas do público LGBTI+ e desafios
Além do perfil sociodemográfico, a pesquisa revelou aspectos sobre as práticas turísticas desse público. A maioria declarou viajar prioritariamente a lazer (81,7%), sendo que 58,5% já priorizam destinos identificados como LGBTI+ friendly - ou seja, que oferecem maior segurança e acolhimento. Por outro lado, cerca de 37% relataram já ter deixado de viajar ou alterado os planos por receio de discriminação.
"As pessoas querem viajar relaxadas, podendo ser quem são", analisa Ferragi. Para ele, essa busca por autenticidade impacta diretamente na escolha dos destinos: "87% dos respondentes sinalizaram que segurança e acolhimento são fatores fundamentais na seleção dos destinos e meios de hospedagem".
Outro dado relevante é que 30% viajam com a família. "Quando acolhemos bem os viajantes LGBTI+, e também as famílias que os apoiam, promovemos um ambiente mais inclusivo e acolhedor - e isso é fundamental", afirma.
Além disso, 42,7% dos participantes afirmaram utilizar redes sociais e plataformas digitais específicas da comunidade LGBTI+ para buscar informações sobre destinos e acomodações. Experiências anteriores de discriminação influenciam diretamente o planejamento e a escolha de roteiros, o que, segundo o pesquisador, "reforça a importância de ambientes mais inclusivos, com políticas públicas e estratégias de marketing turístico que considerem as especificidades desse público".
Nesse sentido, Ferragi aponta lacunas identificadas pela pesquisa: "O que falta, segundo as respostas? Falta segurança; relaxamento; tranquilidade. Falta representatividade - as pessoas querem ver pessoas como elas trabalhando ali naquele hotel, no setor turístico. E falta também serviços e funcionários preparados para atender as pessoas LGBTI+".
A principal contribuição do estudo está em oferecer um panorama atualizado e empírico sobre o comportamento de turistas LGBTI+ no Brasil, um tema ainda pouco explorado academicamente no país. Embora de caráter exploratório, o levantamento fornece subsídios para agentes públicos e privados interessados na promoção de práticas de acolhimento, redução de barreiras e desenvolvimento de ações afirmativas no setor, com foco na promoção dos direitos humanos e no combate à discriminação.
"É papel da universidade contribuir com esse diálogo, construindo conhecimento para a sociedade. Ela precisa dialogar com as empresas, com a sociedade, e trazer educação laica, democrática, gratuita, com o acesso que precisamos", finaliza.
O estudo foi apresentado por Ferragi no Fórum de Empresas e Direitos LGBT, evento nacional que reúne representantes do setor público, privado e da sociedade civil para debater políticas e práticas inclusivas voltadas à comunidade LGBTI+. A participação do docente ocorreu no painel "A arte da hospitalidade: recebendo bem viajantes LGBTI+", que contou com mediação de Catarina Costa, embaixadora do Comitê LGBTI+ da Accor no Brasil.
A gravação completa do evento está disponível no canal do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e pode ser acessada no YouTube (youtube.com/watch?v=
Ação conjunta no bairro Jardim do Lago reuniu diversas Secretarias, voluntários e moradores em um grande esforço por uma cidade mais limpa e consciente.
DESCALVADO/SP – A Prefeitura Municipal de Descalvado realizou no último sábado (31) a primeira edição da operação “Descalvado + Limpa”, um grande mutirão de limpeza e revitalização urbana. A ação ocorreu no bairro Jardim do Lago e contou com a participação ativa de moradores, voluntários e servidores municipais. Durante o mutirão, as equipes realizaram poda de árvores, limpeza de ruas, calçadas, terrenos e pontos de descarte irregular de lixo. O objetivo da ação foi não apenas promover melhorias visíveis no ambiente urbano, mas também estimular a conscientização coletiva sobre a importância do cuidado com o espaço público.
Segundo a Prefeitura, o descarte irregular de lixo representa um problema recorrente e prejudicial para a cidade. Além de causar impactos ambientais e de saúde, essa prática gera custos significativos aos cofres públicos, recursos que poderiam ser investidos em áreas essenciais como saúde, educação e segurança.
“Essa foi uma demonstração clara do que podemos fazer quando unimos forças. A presença da comunidade, das nossas equipes e das lideranças mostra que todos têm um papel fundamental na construção de uma Descalvado mais limpa e digna”, afirmou o prefeito Luisinho Panone durante a ação.
A Prefeitura reforça que o sucesso do “Descalvado + Limpa” depende da colaboração contínua da população e lembra que o compromisso com a limpeza da cidade é uma responsabilidade compartilhada. Novas edições do mutirão já estão previstas para outros bairros do município.
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