fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A atuação do sistema de vigilância contribuiu para a prisão de um suspeito de furto na noite desta terça-feira (24), na área central de São Carlos.

Por volta das 21h50, operadores identificaram movimentação suspeita na Praça do Comércio, o que levou ao acionamento imediato de uma equipe da Guarda Municipal. No local, os agentes abordaram um homem que carregava barras de alumínio.

Após verificação, constatou-se que o material havia sido subtraído da área pública. O suspeito foi conduzido ao Centro de Polícia Judiciária, onde permaneceu detido após a confirmação da prisão pela autoridade policial.

A ocorrência reforça o papel do monitoramento urbano como ferramenta no combate a crimes patrimoniais na região central da cidade.

SÃO CARLOS/SP - A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2026 começa neste sábado (28/03), com o Dia D de Mobilização Nacional. Em São Carlos, a imunização será realizada das 8h às 13h em diversas unidades de saúde. O município recebeu 17 mil doses da vacina para o início da campanha.

A vacinação estará disponível nas unidades UBS Aracy, USF Antenor Garcia, UBS Redenção, UBS Azulville, UBS Vila Isabel, UBS São José, USF São Rafael/Itamarati, USF Água Vermelha, UBS Santa Felícia e USF Jóquei Clube/Guanabara. Especificamente neste sábado, dia 28, também será instalado um posto volante na sala da administração do Mercado Municipal para a vacinação de adultos, das 9h às 13h.

A vacina deste ano é trivalente e foi atualizada com novas cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e tipo B). A imunização deve ser realizada anualmente, já que o vírus sofre mutações frequentes. A vacina pode ser administrada junto a outros imunizantes do calendário oficial, com exceção da vacina contra a dengue (Butantan-DV).

Neste primeiro momento, a campanha é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade, além de pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus influenza, além de diminuir sua circulação, especialmente no período de maior transmissão. “A gripe é uma infecção viral aguda, altamente transmissível, que pode evoluir para formas graves, principalmente em grupos mais vulneráveis”, alerta.

A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. O período de incubação varia de um a quatro dias.

A campanha segue até o dia 30 de maio. Após esse período, a vacina será disponibilizada para a população em geral. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que, desde 2025, crianças, gestantes e idosos podem se vacinar durante todo o ano, e não apenas durante a campanha.

“Nós reforçamos o chamado para que a população dos grupos prioritários procure as unidades de saúde neste Dia D e ao longo da campanha. Precisamos aumentar a cobertura vacinal no município, que ficou abaixo do ideal no último ano. Além disso, é importante lembrar que a influenza continua sendo uma preocupação de saúde pública, assim como outras doenças respiratórias. Vacinar-se é um ato de cuidado individual e coletivo, que protege não só quem recebe a dose, mas toda a comunidade”, finaliza Leandro Pilha, secretário de Saúde.

Em 2025, foram aplicadas 79.792 doses da vacina contra a gripe em São Carlos. A cobertura vacinal dos grupos prioritários foi de 55,41%, abaixo da meta estabelecida. Entre os idosos, a cobertura foi de 55,73%; nas crianças, 53,23%; e entre gestantes, 66,11%.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos aprovou, nesta terça-feira (24/03), o convênio entre o município e o Governo do Estado de São Paulo para a execução da obra de ampliação do Reservatório Simeão (Piscinão da Travessa 8). O projeto, estimado em R$ 150 milhões, integra medidas estruturais voltadas ao enfrentamento dos problemas históricos de enchentes na cidade.O convênio será firmado com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SP), garantindo a execução da obra dentro de programas estaduais de drenagem e manejo de águas pluviais.

O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, ressaltou o papel do Legislativo na viabilização do projeto. “A Câmara cumpriu seu papel ao aprovar esse convênio. É um investimento robusto, mas necessário, que vai trazer segurança e qualidade de vida para milhares de famílias. Essa união entre Executivo e Legislativo mostra que São Carlos está preparada para enfrentar seus desafios”, disse.

O prefeito Netto Donato destacou que a aprovação representa um marco para São Carlos. “Estamos falando de uma obra estratégica, que vai proteger vidas e patrimônios. O Piscinão da Travessa 8 é uma resposta concreta ao sofrimento da população com as enchentes. Com o apoio do Governo do Estado e da Câmara Municipal, conseguimos avançar em uma solução definitiva”, afirmou. Com a aprovação legislativa, o município dará sequência à formalização do convênio.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, inicia nesta quinta-feira (26/03) o Projeto Cidadania Itinerante. A ação será realizada na Praça do Mercado Municipal e oferecerá diversos serviços gratuitos à população.

O atendimento ocorre na quinta-feira (26/03) e sexta-feira (27/03), das 9h às 17h, e no sábado (28/03), das 9h às 13h. A iniciativa reúne, em um único local, serviços que facilitam o acesso da população a direitos e políticas públicas.

Entre os atendimentos disponíveis estão orientações para geração de emprego e renda, por meio da Casa do Trabalhador Itinerante, além de suporte do Procon e informações do Sistema Integrado de Municípios (SIM).

Na área social, serão realizados atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e atendimentos da Secretaria Itinerante da Pessoa com Deficiência e da Secretaria da Família. Já a Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente participa nos dias 26 e 27 com a doação de mudas, incentivando a arborização urbana e a conscientização ambiental.

Para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de endereço e Carteira de Trabalho, seja física ou digital.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.