Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A manutenção das tampas dos túmulos nos cemitérios públicos de São Carlos passou a ser tema de atenção no Legislativo. O vereador Edson Ferraz apresentou requerimento solicitando informações à Prefeitura sobre a administração desses espaços e a execução dos serviços relacionados.
A iniciativa foi motivada por relatos de túmulos sem tampa, situação que acende um alerta não apenas pela conservação dos cemitérios, mas principalmente pelos riscos envolvidos.
Segundo o parlamentar, a ausência de tampas pode provocar acidentes graves, com possibilidade de quedas, inclusive envolvendo idosos e crianças que frequentam o local em momentos de fragilidade emocional.
Além da questão de segurança, o tema também envolve aspectos de saúde pública e respeito às famílias, já que os cemitérios são espaços que exigem cuidado permanente e manutenção adequada.
O requerimento apresentado busca compreender como os serviços estão sendo executados, especialmente no que se refere à manutenção das tampas dos túmulos, bem como os procedimentos adotados para fiscalização e acompanhamento por parte do Poder Executivo.
Edson Ferraz destacou que a atuação do mandato inclui o acompanhamento das ações da administração municipal, com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos.
“A manutenção adequada dos cemitérios é uma questão de segurança, saúde pública e dignidade. Nosso papel é acompanhar, apontar melhorias e garantir que a população seja atendida com respeito”, afirmou.
A proposta segue para tramitação regimental na Câmara Municipal.
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos realizou, nesta data, uma homenagem especial às 85 mulheres que atuam no Legislativo, em reconhecimento à dedicação, ao compromisso e à importância de cada uma no funcionamento da Casa.
A iniciativa contemplou vereadoras, assessoras, estagiárias, servidoras do setor administrativo e colaboradoras da equipe de limpeza, valorizando todas que, diariamente, contribuem para o andamento dos trabalhos legislativos.
A homenagem foi organizada pela Mesa Diretora, com o apoio de todos os vereadores, como parte das ações do mês dedicado às mulheres. Mais do que uma celebração simbólica, o momento representou uma demonstração de respeito, reconhecimento e carinho por aquelas que fazem a Câmara Municipal acontecer no dia a dia.
Durante a cerimônia, os parlamentares destacaram o papel essencial das mulheres na construção de um ambiente de trabalho mais humano, eficiente e comprometido com a população.
Participaram da entrega das homenagens os vereadores Lucão Fernandes, Bruno, Fernanda, Raquel, Larissa, De Alvim, Thiago de Jesus, Fábio Zanchin, Cidinha e Lineu Navarro, que fizeram questão de prestigiar e agradecer pessoalmente cada uma das colaboradoras.
A ação reforça o compromisso da Câmara Municipal de São Carlos com a valorização das mulheres e o reconhecimento de sua contribuição em todos os setores do Legislativo.
ANDRADINA/SP - A Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Federal, apreendeu mais de 200 quilos de maconha nesta terça-feira (24), na Rodovia Marechal Rondon, em Andradina, no interior paulista. O motorista que transportava a droga foi preso em flagrante.
As equipes patrulhavam a região quando suspeitaram do veículo e fizeram a abordagem. Durante as buscas no carro, os agentes encontraram 238 tijolos de maconha escondidos no porta-malas e no banco do veículo. Ao todo, a carga pesou cerca de 220 quilos.
O criminoso disse que tinha recebido o entorpecente na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, e o entregaria em Botucatu, região de Sorocaba, no interior de São Paulo. Além disso, os agentes identificaram que as placas do veículo haviam sido trocadas e que o suspeito possui antecedentes por tráfico de drogas e estava foragido por pensão alimentícia.
A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal de Araçatuba, onde o homem permaneceu preso à disposição da Justiça.
Evento ocorreu simultaneamente em quatro cidades e promoveu conexões entre empreendedores, estudantes e instituições
SÃO CARLOS/SP - O Startup Day 2026 reuniu 526 participantes no último sábado (21), com programação realizada em quatro cidades da região: São Carlos, Araras, Rio Claro e Pirassununga. O encontro mobilizou empreendedores, estudantes, pesquisadores e empresários interessados em inovação e no desenvolvimento de novos negócios. Promovido pelo Sebrae-SP, o evento reforça a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento regional.
Realizado de forma colaborativa com instituições de ensino, empresas e organizações do ecossistema local, o encontro teve como foco a troca de experiências, a geração de conexões e a apresentação de oportunidades para quem deseja empreender ou fortalecer sua atuação no mercado.
Para o gestor de inovação do Sebrae-SP Ícaro Tiberti, o evento evidencia o potencial da região. “O Startup Day mostra a força do nosso ecossistema. Quando a gente conecta universidades, empreendedores, empresas e instituições, cria um ambiente mais favorável para transformar ideias em negócios e gerar desenvolvimento para a região.”
A gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas destaca o impacto da iniciativa para o território. “A integração entre as cidades fortalece o empreendedorismo regional e amplia o acesso à inovação. O Sebrae atua para apoiar o desenvolvimento de startups e conectar essas iniciativas a oportunidades que contribuem para o crescimento dos pequenos negócios e da economia local.”
A realização contou com o envolvimento de mais de 40 parceiros, entre universidades públicas e privadas, associações comerciais, entidades, ambientes de inovação e representantes das governanças locais, reforçando a atuação conjunta no fortalecimento do ecossistema empreendedor na região.
São Carlos destaca conexão entre ciência e empreendedorismo
Com 280 participantes, São Carlos teve a maior adesão entre as cidades da região. O encontro ocorreu no campus da Universidade de São Paulo (USP) e trouxe discussões sobre a transformação de pesquisas científicas em negócios e os desafios de levar soluções inovadoras ao mercado.
Para a empreendedora Cláudia Amigo, que atua com educação digital para o público 50+, o evento contribuiu para ampliar a visão sobre o setor. “Eventos como esse ajudam a gente a se atualizar, conhecer novas tecnologias e entender o que está sendo desenvolvido. Isso estimula a continuar aprendendo e evoluindo no negócio”, afirmou.
A diversidade de propostas também chamou a atenção de participantes como Eduardo Cominotti, da PWTech. “Tem várias empresas com ideias diferentes e isso motiva. O empreendedorismo é o que impulsiona a tecnologia e a economia”, disse.
Entre os participantes do painel “Da Ciência ao Mercado”, o gerente operacional da PWTech, Claudio Silva, destacou a troca de experiências promovida pelo evento. “Foi uma experiência muito enriquecedora, com trocas importantes com outros empreendedores e com o público presente”, afirmou.
Segundo ele, a participação da empresa também contribuiu para ampliar a visibilidade do negócio e fortalecer conexões. “A exposição foi bastante produtiva, permitindo apresentar nossa solução, fazer networking com tecnologias locais e abrir portas para possíveis parcerias em projetos”, destacou.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.