Iniciativa une esporte, educação e oportunidades de desenvolvimento social para alunos da rede pública
SÃO PEDRO/SP - A Eixo SP Concessionária de Rodovias desenvolve em São Pedro o projeto social "Bom de Nota, Bom de Bola", que oferece aulas de tênis a crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social e econômica. A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de São Pedro e executada pela Associação Pró-Esporte e Cultura (APEC), atende 30 alunos da rede pública, divididos em duas turmas de 15 participantes cada.
As aulas ocorrem no contraturno escolar, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, com duração de uma hora e meia por encontro. Cada turma participa de duas aulas por semana. As atividades são realizadas nas quadras poliesportivas da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin e da EMEB Professora Ondina Mendes Parreira. São espaços cedidos pelo município para a execução do projeto.
O objetivo da iniciativa é proporcionar aos alunos o acesso à prática esportiva como complemento à formação educacional e ao desenvolvimento social. Para Isadora Mendes, especialista ESG da Eixo SP, o projeto representa uma contribuição para o fortalecimento das capacidades dos estudantes.
“O esporte é um meio eficiente de estimular competências como disciplina, foco e respeito. Com o 'Bom de Nota, Bom de Bola', buscamos oferecer aos participantes um ambiente que complementa o aprendizado escolar e contribui para a formação cidadã”, afirma Isadora.
Avaliação completa
Durante o período de execução do projeto, os alunos e alunas serão avaliados não somente pelo desempenho dentro da quadra, mas também na sala de aula e em casa. Ao fim dos 12 meses do projeto, será realizado um festival de encerramento, quando os participantes receberão medalha de ouro, prata ou bronze, de acordo com seu desempenho e desenvolvimento esportivo, social e escolar.
Segundo Isadora, a proposta é reforçar a importância da educação formal em conjunto com a prática esportiva, estabelecendo um vínculo entre o bom rendimento na escola e a participação nas aulas de tênis.
O projeto também busca estimular a socialização e o fortalecimento de vínculos entre os alunos. Isadora ressalta que as aulas de tênis promovem o convívio em grupo e o respeito às regras, elementos que contribuem para o desenvolvimento pessoal dos participantes. "A ideia é oferecer um ambiente de convivência saudável que auxilie na formação de valores para além das quadras", conclui.
A iniciativa integra as ações sociais promovidas pela Eixo SP nos municípios atendidos pela concessionária e está alinhada aos compromissos de responsabilidade social da empresa. Além do "Bom de Nota, Bom de Bola", a Eixo SP desenvolve outros projetos sociais com foco no esporte, como o "SuperAção Ano Branco", que oferece aulas de tênis de mesa para pessoas com deficiência em Martinópolis.