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Redação

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 Jornalista/Radialista

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SÃO PAULO/SP - Entre os convidados do evento virtual e gratuito, Paulo Borges, idealizador da São Paulo Fashion Week; o maquiador de celebridades, Júnior Mendes; e a especialista em moda sustentável, Giovanna Nader, discutindo sobre o setor, negócios, comportamentos e cenários; e ainda apresentação de pesquisa exclusiva da WGSN

Atento às rápidas transformações de mercado por conta da Covid-19 e a aproximação cada vez mais real de um “novo normal”, o Senac São Paulo realiza o Senac Moda Informação 2021, de 10 a 13 de novembro. O evento tem 28 anos de história e trará nesta edição nomes importantes dos setores de moda e beleza para discutir temas voltados a tendências, mercado e profissões, negócios, transformação de hábitos de consumo, sustentabilidade e comportamento, principalmente por conta da pandemia.

O evento será transmitido 100% on-line e de forma gratuita, voltado para profissionais das áreas, estudantes e interessados pelos assuntos em geral, tudo via canal do YouTube da instituição. Para quem se inscrever em alguma das atividades no site do Senac Moda Informação, ganhará acesso gratuito a conteúdos exclusivos, workshops de edições anteriores e emissão de certificados pela participação. Também será possível a participação do público por meio da hashtag #ModaInfo2021 para marcação nas redes sociais.

“A relação do consumidor com a moda e a beleza se transformou durante esses quase dois anos de pandemia e, para que todos os interessados nesses temas estejam conectados e se alinhem a essa nova realidade, trazemos no evento uma série de conteúdos e tendências para que entendamos o futuro das áreas para tornar o mercado ainda mais movimentado, sustentável e plural”, define Nathalia Anjos, coordenadora da Senac Moda Informação 2021.

A abertura do #ModaInfo2021 acontece às 19h30 da quarta-feira, 10 de novembro, com a palestra Tendências de Comportamento para 2022, onde será divulgado relatório realizado pela Worth Global Style Network (WGSN), em parceria com o Senac São Paulo exclusivamente para esta edição, com dados mundiais inéditos de comportamento decodificados para a aplicação em coleções e serviços de moda no Brasil.

No dia 11 de novembro, quinta-feira, às 10 horas, tem Mercado de Moda Brasil Cenários para 2022, com o idealizador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges; juntamente com Rafael Cervone Netto, presidente emérito da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT); Mariele Lais Christ, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), e Anny Soares coordenadora Nacional da Cadeia de Valor da Moda do Sebrae. Os especialistas abordarão os cenários que estão por vir dentro da moda e como os profissionais brasileiros podem se reinventar a partir de novos panoramas.

Às 16 horas é a vez do talk WGSN Decodificando Tendências para o Desenvolvimento de Produtos. Neste painel, serão apresentadas informações técnicas para o desenvolvimento de novos produtos voltados para profissionais de estilo e desenvolvimento para quem deseja se especializar em carreiras da confecção.

Na sexta-feira, 12 de novembro, às 10 horas, a hairstylist Chris Oliveira e o maquiador Junior Mendes – que já maquiou a cantora Anitta, a apresentadora Eliana e as atrizes Marina Ruy Barbosa e Grazi Massafera, entre outras – se encontram para a live Tendências de Beleza 2022, mediada pela jornalista Tainá Goulart. Os especialistas vão debater sobre os desafios do profissional de beleza no mercado atual e como se preparar para novos cenários do próximo ano.

Às 19h30, é hora de refletir sobre os algoritmos por trás das redes sociais e suas aplicações no mercado de moda e beleza. Com Bruna Toni, do Pinterest, e Giovanna Nader, que é comunicadora socioambiental, a live Algoritmos da Moda e Beleza promete ser enriquecedor sobre inovações na comunicação e como esses setores no Brasil vêm se posicionando neste contexto.

Fechando a programação, no sábado, 13 de novembro, às 10 horas, acontecerá o workshop Compradores de Moda: Salão Casa Moda + Comprador Internacional. Com a expansão da função do comprador de moda, o evento trará os compradores internacionais, Simone Jordão, compradora da Coterie New York e Xavier Neto, do Salão Casa Moda, para apresentarem suas dinâmicas de trabalho, pesquisas e dicas de negociações importantes para quem deseja seguir essa carreira ou para quem quer ter experiência em lojas multimarcas.

 

Senac São Paulo é referência na formação em Moda e Beleza

Com mais de 75 anos de tradição na formação profissional cidadã, o Senac São Paulo possui em seu portfólio, atualmente, 63 títulos referentes à área de moda e 29 voltados à beleza, que vão de cursos livres e de curta duração à pós-graduação. Saiba mais sobre os cursos, unidades e campi ofertantes em www.sp.senac.br/.

 

Serviço:

Senac Moda Informação 2021 #ModaInfo2021

Data: de 10 a 13 de novembro

Dias e Horários: às 10h, às 16h e às 19h30, de quarta-feira a sábado

Programação e inscrições: www.senacmoda.info/modainfo-2021/

Links diretos para as transmissões no canal do Senac SP no YouTube:

·        Tendências de Comportamento para 2022: 10 de novembro, 19h30

·        Mercado de Moda Brasil Cenários para 2022: 11 de novembro, 10 horas

·        WGSN Decodificando Tendências para o Desenvolvimento de Produtos: 11 de novembro, 16 horas

·        Tendências de Beleza 2022: 12 de novembro, 10 horas

·        Algoritmos da Moda e Beleza: 12 de novembro, 19h30

·        Compradores de Moda: Salão Casa Moda + Comprador Internacional: 13 de novembro, 10 horas

Evento virtual e gratuito

Evento acontece nos dias 10 e 11 de novembro

 

SÃO CARLOS/SP - Nos dias 10 e 11 de novembro, a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), em parceria com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), realiza o 1º Encontro do livro de acesso aberto. 
Com o objetivo de colocar em discussão o livro de acesso aberto no Brasil, o evento terá uma dimensão de formação. Especialistas e pesquisadoras da área discutirão os diversos aspectos do tema, além de trazer experiências, brasileiras e estrangeiras, de associações e editoras públicas.
A programação tem início no dia 10/11, às 14 horas, com a conferência de abertura "O livro, a leitura e suas tecnologias, agora", ministrada por Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG) e com mediação de Rejane Rocha (UFSCar). Às 16 horas, acontece a conferência "Editoras universitárias e livros abertos: cenário das políticas editoriais e modelos de negócio", com a palestrante Fátima Beatriz Manieiro do Amaral (UFSCar) e com mediação de Fernando Costa Mattos (EDUFABC/ABEU). 
No dia seguinte, às 14 horas, a programação conta com a mesa "Livros de Acesso Aberto: o triunfo da colaboratividade", com a participação de Agata Morka (SPARC Europe), Lucy Barnes (Open Book Publishers), Tom Mosterd (OASPA/DOAB) e com mediação de Ariadne Chloe Furnival (UFSCar); e, às 16 horas, ocorre o debate de encerramento com a temática "Experiências brasileiras de acesso aberto no contexto da ABEU", com mediação de Wilson Alves-Bezerra (EdUFSCar / UFSCar).
O evento conta com o apoio do Instituto de Cultura Científica da UFSCar e será transmitido pelas redes sociais da UFSCar, Facebook (www.facebook.com/ufscaroficial) e YouTube (https://www.youtube.com/c/UFSCarOficial).

Estância evoluiu em infraestrutura para os visitantes e estabelecimentos gastronômicos no alto da Serra do Itaqueri ampliaram espaços e serviços

 

SÃO PEDRO/SP -  A alta temporada em São Pedro, estância turística localizada na encosta da Serra do Itaqueri, região de rara beleza natural no interior de São Paulo, começou com novidades. As escadarias do Parque do Cristo, um dos principais atrativos do destino, que oferece uma vista privilegiada da serra, ganharam pinturas artísticas, entre outras melhorias. A Praça Gustavo Teixeira, outro ponto de visitação, recebeu o letreiro com a frase “Eu amo São Pedro”, que é perfeito para selfies de fazer inveja. Na gastronomia, estabelecimentos localizados no alto da serra, aproveitando que a pedida do momento ainda é atividade ao ar livre, ampliaram seus espaços e serviços. Tomar café ou almoçar contemplando a natureza e respirando o ar puro, cada vez mais é o programa que não pode faltar na visita a São Pedro.

Além das belezas naturais, que atraem famílias para contemplação e várias atividades de ecoturismo e turismo de aventura, com destaque para passeios em cachoeiras, tirolesa, off road, balonismo e voo livre, fica em São Pedro um dos parques aquáticos mais visitados do estado de São Paulo, que possui em sua estrutura espaços de lazer e entretenimento. Os investimentos são a comprovação da importância da parceria do poder público com a iniciativa privada para elevar o padrão do destino turístico. 

Clarissa Campos Quiararia, secretária de Turismo de São Pedro, frisa que a estância se preparou para a retomada das atividades turísticas após um longo tempo de restrições por causa da pandemia. Neste período, o Posto de Atendimento ao Turista foi totalmente repaginado e ganhou identidade visual com logomarca e fotos de atrativos da estância turística. A Avenida Imigrantes, a principal de São Pedro, recebeu novo projeto paisagístico e está toda florida.

A iluminação da Avenida Imigrantes, principal acesso à cidade, foi renovada com lâmpadas LED, mais eficiente e econômica, além de proporcionar maior segurança aos moradores e visitantes. O Parque do Cristo, além das pinturas nas escadarias, passou por uma manutenção de toda sua estrutura e agora tem playground, o que atende as famílias com crianças que visitam São Pedro. “Estamos num momento em que o turismo, principalmente o regional e o de natureza, que é o nosso aqui em São Pedro, está em alta. Atualmente, temos aproximadamente 3 mil leitos que, em feriados, chegam a 90% de ocupação. Até por isso, a procura por áreas em São Pedro para instalação de novos empreendimentos do setor hoteleiro tem aumentado”, acrescenta.

No alto da serra

A Venda do Brílio, aberta há 50 anos, inicialmente um armazém para atender os moradores da zona rural e que, com o passar do tempo, tornou-se um point dos motociclistas, é exemplo do quanto o “turista está subindo a serra”. O café servido aos domingos ganhou fama na região toda. Entre motociclistas e famílias, nos finais de semana, o estabelecimento atende até 500 pessoas por dia em sua cafeteria, mas sem perder a característica de café caipira, de mesa farta bem ao estilo de “casa da vó”.  Cléber Fabiano Zanette assumiu a propriedade da família há cerca de três anos e fez uma grande reformulação no espaço. Com o aumento dos clientes, abriu restaurante para o almoço.

Atualmente, ele conta que há domingos que serve até 1 mil pessoas no almoço. “Chega a formar fila de espera, até por isso fomos ampliando e ampliando o restaurante. Agora, mais recentemente, montamos mesas debaixo das árvores porque o salão não estava mais sendo suficiente e os turistas adoraram o espaço”, conta. O carro-chefe do restaurante da Venda do Blilio é o costelão assado, um corte Angus. “Aqui todos os produtos são de muita qualidade, tudo produzido por nós. Nada industrializado”, afirma Cleber.

Outra novidade de São Pedro no alto da serra é a Estação da Cachaça. O estabelecimento, aberto há dois anos, envelhece a bebida que está no seu nome, mas o forte da casa é outro. É a cafeteria e a doceria. Motociclistas, principalmente aos domingos, e turistas de várias localidades vão para São Pedro para contemplar a Serra do Itaqueri e tomar um café caprichado no local. “Os motociclistas e as famílias vêm para cá para se reunir, se confraternizar e tomar um café especial. Temos também a coxinha mais famosa da região”, conta Juliano de Santis, proprietário da casa que tem recebido entre 4 e 5 mil pessoas por mês.

Vendo a clientela aumentar, Juliano está ampliando a casa. A previsão é, até o Carnaval, inaugurar o restaurante. A meta dele é que o estabelecimento seja, por si só, um grande atrativo de São Pedro para famílias e grupos de amigos. Antes, agora em novembro, Juliano vai abrir uma imobiliária ao lado da Estação da Cachaça. “Como muitos clientes perguntam sobre imóveis para venda aqui em São Pedro e região, resolvi abrir uma imobiliária”, justifica.

Na cidade

Café da manhã realmente é um forte atrativo de São Pedro. Na cidade, outro empreendimento, o Quintal da Serra, oferece café colonial rural todos os sábados e domingos pela manhã. O buffet, com mais de 50 itens, inclui polenta, almôndega de frango, cuscuz, linguiça caseira, salgados, ovos, pão de queijo, além de frutas, frios, bolos, tortas e doces feitos – estes últimos três, todos caseiros. O carro-chefe é a torta de frango, uma receita da família e que faz muito sucesso, conta João Pedro de Brito Lima Valicente, que comanda a casa ao lado de sua mãe. “Somos um café colonial rural. Inclusive, o buffet quente é servido no fogão a lenha no meio do salão. Mas como nosso cardápio tem várias opções salgadas, realmente é um brunch. Quem vem para tomar café, já sai almoçado”, comenta.

Além de buffet farto, outro atrativo é o lugar. O Quintal da Serra funciona numa casa com amplo jardim, numa área muito tranquila, bastante verde e é petfrindely. “As pessoas comentam muito sobre a paz que reina no Quintal da Serra. E é isso: um grande quintal aos pés da serra com ótima comida”, frisa Valicente. Ele conta que é uma empresa familiar, que sua mãe, em 2011, começou a cozinhar para fora. Fez tanto sucesso que chegou a ter uma rotisserie no centro de São Pedro, mas em 2019 decidiram investir num café colonial. Agora, com a flexibilização das restrições, o movimento vem aumentando mês a mês. Por final de semana, entre 200 e 250 pessoas passam pelo Quintal da Serra.   

SÃO CARLOS/SP - Nesta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, juntamente com a empresa responsável pelo transporte coletivo de São Carlos, a Suzantur, atendendo um pedido do vereador Bruno Zancheta, colocaram à disposição da população mais um veículo responsável pela realização do transporte “porta a porta” – exclusivo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“Protocolei um documento pedindo o acréscimo de mais linhas do transporte ‘porta a porta’ no dia sete de setembro, depois de pedidos que recebi de diversos munícipes. Obtive a resposta de forma positiva da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e hoje este novo veículo já está atendendo a população. Nosso intuito é claro: que as pessoas com deficiência sejam atendidas de forma digna e respeitosa. Gratidão a todos os envolvidos”, afirmou Bruno Zancheta.

“Esta não é só uma vitória minha ou do nosso mandato, mas sim de todos que serão atendidos. Fico muito feliz com a inclusão de mais um veículo para que possa realizar este serviço. Com muita luta, pouco a pouco, vamos transformando nossa cidade mais acessível”, completou o parlamentar que é presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal.

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