fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 12 Outubro 2024

SÃO CARLOS/SP - A Policia Militar, com apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizou na noite de sexta (11/10) e madrugada de sábado (12/10) a operação “Moralização" em vários bairros da cidade.

 As equipes da Polícia Militar, os guardas municipais e os fiscais da Prefeitura realizaram a operação com o objetivo de coibir o funcionamento irregular e fora do horário permitido de comércios, evitando, dessa forma, a perturbação de sossego.

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, informou que os bares vistoriados foram alvos de  denúncias de irregularidades.
Gardini entafizou, ainda, a importância das denúncias. "A população deve fazer as denúncias na Ouvidoria para que as vistorias sejam programadas pelo 
Gabinete de Gestão Integrada( GGIM)".

Nesta operação, 20 pessoas foram abordadas e revistadas.  No total, foram 9 bares vistoriados, sendo que três foram notificados por irregularidades administrativas e um evento paralisado por descumprir as exigências e restrições da autorização.

O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, informou que as operações de fiscalização de barulho e perturbação de sossego em estabelecimentos são acompanhadas e determinadas pelo Promotor de Justiça, Sérgio Domingos de Oliveira.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - São Carlos se prepara para a Caminhada Outubro Rosa, uma iniciativa promovida pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), com o apoio do Studio Magda Bertelli. 

O evento acontecerá no próximo dia 19 de outubro, a partir das 8h, no Kartódromo de São Carlos, localizado na rua Dr. Donato dos Santos, 397, no Jardim Nova Santa Paula. 

Para Ivone Zanquim, presidente da ACISC, a Caminhada Outubro Rosa faz parte do movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres. “Além de promover a conscientização, o evento visa incentivar a prática de atividades físicas, um dos pilares para uma vida saudável”, afirmou. 

Como Participar? 

As inscrições para a caminhada estão abertas até o dia 18 de outubro. Os interessados podem se inscrever por meio do link disponível nas redes sociais da ACISC e do CMEC. Para garantir a camiseta oficial da caminhada, os participantes precisam doar uma lata de leite em pó, que deve ser entregue na sede da ACISC, onde poderão retirar a camiseta do evento, que está limitada a 100 unidades, entre os dias 15 e 18 de outubro. 

Programação do Dia 

A programação começa cedo, com a recepção dos participantes às 8h no Kartódromo. Antes da caminhada, haverá uma sessão de aquecimento conduzida por profissionais, garantindo que todos estejam preparados para o percurso. Após a caminhada, os participantes serão presenteados com uma mega aula de zumba, uma atividade animada e divertida que promete encerrar o evento com muita energia e alegria. “Além de cuidar da saúde física e apoiar uma causa tão importante, os participantes terão a oportunidade de compartilhar um momento de união, empatia e solidariedade. Prepare-se para um dia inesquecível e venha fazer parte dessa caminhada em prol da vida e da conscientização!”, convida Ivone Zanquim. 

Outubro Rosa: Um Movimento pela Vida 

O Outubro Rosa é celebrado internacionalmente e visa conscientizar a população sobre o câncer de mama, promovendo a importância do autoexame e dos exames preventivos regulares, como a mamografia. A detecção precoce é essencial para aumentar as chances de cura, e eventos como a Caminhada Outubro Rosa reforçam essa mensagem de forma engajada e solidária. 

Além de promover a conscientização, a doação de latas de leite em pó durante a retirada das camisetas também demonstra o lado solidário do evento. Os alimentos arrecadados serão destinados a instituições carentes, contribuindo para a assistência de famílias em situação de vulnerabilidade.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) finalizou a instalação de 23 novos abrigos de ônibus no centro da cidade, todos modernos, com acessibilidade (espaço para cadeirante aguardar a chegada do transporte público), com telhas térmicas e com proteção contra sol e chuva, utilização de energia fotovoltaica para iluminação e entrada USB para alimentar os carregadores dos usuários do transporte coletivo da cidade.
Os abrigos existentes na área central foram retirados, reformados e instalados nos bairros em locais que não possuíam abrigos com cobertura.
A contratação da empresa para a prestação dos serviços foi realizada através de procedimento licitatório e o investimento foi de R$ 1,5 milhão com recursos do Governo Federal, via Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), recursos relativos às atividades de importação e comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível. A arrecadação deste programa tem sua destinação para o financiamento de programas de infraestrutura de transportes, garantindo um fluxo constante de recursos para financiar os investimentos no setor.

Os novos abrigos foram instalados nos seguintes pontos: 

1 - Avenida Sallum defronte a Igreja Santo Antônio;
2 - Avenida Sallum, oposto ao nº 1029;
3 - Avenida São Carlos oposto ao nº 947 (Funerária Santa Cruz);
4/5 - Avenida São Carlos defronte Banco Itaú;
6 - Avenida São Carlos defronte Catedral;
7 - Avenida São Carlos defronte Praça Coronel Salles;
8/9/10 - Avenida São Carlos defronte Escola Álvaro Guião; 
11 - Rua Bento Carlos defronte à Igreja São Benedito;
12 - Avenida São Carlos defronte ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo; 
13 - Rua Dona Alexandrina defronte Praça Santa Cruz;
14/15 - Rua Dona Alexandrina defronte Praça Catedral;
16 - Rua Dona Alexandrina defronte Praça Coronel Salles;
17 e 18 - Rua Dona Alexandrina defronte Escola Álvaro Guião; 
19 - Avenida Dr. Carlos Botelho defronte Praça XV;
20 - Avenida Dr. Carlos Botelho defronte SAAE;
21 - Avenida Francisco Pereira Lopes defronte Electrolux;
22 - Rua Marechal Deodoro defronte Praça Brasil;
23 - Avenida Comendador Alfredo Maffei defronte ao SESC;

Já os abrigos reformados foram instalados nos seguintes bairros:

1- Azulville (1);
2 - Santa Felícia (2);
3 - Maria Stella Fagá (1);
4 - Prolongamento do Jardim Medeiros (1);
5 - Cidade Aracy (3);
6 - Jockey Clube (1);
7 – Eduardo Abdelnur (1);
8 - Arcoville (3);
9 - Dream Santo Antônio (3);
10 - Itamarati (2);
11- Água Vermelha (1);
12 - Varjão (1);
13 - Tangará (1);
14 - Recreio São Judas Tadeu (1);
15 - Astolpho Luiz do Prado (1);

A Prefeitura já havia investido cerca de R$ 500 mil na manutenção de 233 abrigos de passageiros de ônibus, sendo 120 reformas complexas de coberturas de parada de ônibus, 36 reformas complexas com instalação de reforço e segundo apoio para coberturas em “L” ou “T” e 77 reformas simples de coberturas.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos foi reconhecido e premiado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo na última segunda-feira, dia 07 de outubro, no Fórum Estadual da Tuberculose 2024, realizado durante o 1º Simpósio Integrado de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

 A premiação foi pelo excelente trabalho realizado em 2023, quando o Centro de Atendimento às Infecções Crônicas (CAIC), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou 70% de avaliação dos contatos (pessoas que mantiveram contato com o paciente) a partir dos casos confirmados.

Ao longo do ano passado, o CAIC notificou 41 novos casos, sendo que a equipe identificou 117 contatos e investigou 101. Isto significa que o serviço local conseguiu examinar 86,5% dos contatos identificados. Os contatos que não foram investigados (adultos) foram por recusa, após várias tentativas.

Este prêmio é um reconhecimento do trabalho que o município vem prestando em relação ao controle da tuberculose. A equipe técnica teve um papel fundamental ao conscientizar e sensibilizar os pacientes sobre a importância da avaliação dos contatos em relação à tuberculose com o objetivo da identificação precoce de casos, visando reduzir ou mesmo interromper a transmissão da doença. 

Para os enfermeiros do CAIC, Luiz Henrique de Oliveira e Daniela Maria Falcão de Oliveira, o reconhecimento é uma conquista importante. “Este prêmio é um reflexo do nosso compromisso com a saúde pública, de um trabalho em equipe, na detecção precoce, tratamento, acompanhamento e cura da tuberculose e que busca um atendimento de qualidade, um acolhimento humanizado e interações com outras áreas dentro e fora do setor saúde”.

 “O prêmio conferido pelos órgãos estaduais de saúde revela a atuação das equipes com empenho e profissionalismo. Isso é fruto de ação conjunta, descentralizada e intersetorial, entre o CAIC e toda a Atenção Primária, buscando o fortalecimento das ações de controle da tuberculose, priorizando a busca de sintomáticos respiratórios, o controle e o monitoramento da doença, bem como, o adequado registro dos sistemas de Informações em Saúde, na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde. Uma equipe comprometida e qualificada, o que resulta em ótimos indicadores”, afirmou Denise Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro), entre outros.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, que pode ser prevenida e curada, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose.

Todo indivíduo que apresente tosse por três semanas ou mais deve procurar uma unidade de saúde e realizar o exame de baciloscopia no escarro.

A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG que deve ser aplicada nas crianças logo ao nascer, pois protege contra as formas mais graves da tuberculose.

Já a melhor forma de prevenir a transmissão é por meio do diagnóstico precoce e início do tratamento adequado o mais rápido possível. Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde para avaliação, realização de exames e diagnóstico. Se o resultado for sugestivo de tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Vacinação com BCG, ambientes bem ventilados e limpos, além de hábitos saudáveis, são medidas de prevenção contra as doenças infectocontagiosas como a tuberculose.

No município, a assistência aos pacientes com Tuberculose é realizada no Centro de Atendimento às Infecções Crônicas, localizado na Rua José de Alencar, nº 36. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, por meio do Centro Municipal de Artes e Cultura "Thomaz Ceneviva", realiza neste domingo (hoje), a partir das 18h, no Teatro de Arena “José Saffioti Filho”, anexo ao Teatro Municipal Drº Alderico Vieira Perdigão, mais uma edição do programa Circuito Arena. Desta vez a atração musical fica por conta da banda Conexão Amazônica com o show  “Tributo a Legião Urbana”.

A banda são-carlense lançou o projeto com objetivo de homenagear em forma de tributo toda a carreira  do poeta, cantor e compositor Renato Russo com shows especiais celebrando o dia do seu nascimento 27/03/1960 e o dia de sua morte em 11/10/1996.

O projeto traz um repertório de toda a carreira de Renato Russo em ordem cronológica, desde Aborto Elétrico, O Trovador Solidário e Legião Urbana, além da carreira solo com uma roupagem própria, moderna e contagiante.

O Circuito Arena é um programa que acontece desde 2017, com o objetivo de proporcionar atividades culturais, gratuitamente, à população de São Carlos, sempre aos domingos.

Em 2024 já passaram pelo palco do Circuito Arena Maria Butcher, Regina Dias, Nara Dom e Lê Lopes com o show “Mulheres do Brasil”, Banda Fannk, banda In Pop, Fabrício Rosa, Banda Doce Veneno, SomaRock (festival com diversas bandas de rock), Yago Rocha, Banda Vinil 78 e Banda Gagged.

Publicado em Outras Notícias

Atenção e cuidados especiais promovem qualidade e expectativa de vida para cães e gatos na terceira idade

 

SÃO CARLOS/SP - Aos sete anos de idade uma criança está aprendendo a ler e a escrever e adora passar o tempo brincando intensamente. Já um cão, por volta dos sete anos, começa a apresentar pelos brancos na face, dificuldades de mobilidade e letargia. Uma criança de 11 anos entra na pré-adolescência. Na mesma idade, o olfato, o paladar e a audição de um gato começam a reduzir, problemas dentários e falta de apetite começam a surgir. A terceira idade chega bem depressa para os cães e os gatos, por isso, os tutores devem se preparar para essa fase que exige cuidado redobrado.

Pele mais fina e ressecada, maior tempo de sono, redução das atividades físicas, da audição e do olfato são sinais comuns do envelhecimento, porém, é preciso estar alerta às alterações. “Conhecer bem os hábitos do pet é a chave para diferenciarmos rapidamente pequenas mudanças relacionadas à idade, de sinais clínicos de uma doença mais grave”, afirma a médica veterinária e consultora da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade. Pets idosos têm maior probabilidade de desenvolver catarata, câncer, obesidade ou perda de peso, diabetes, doenças bucais, insuficiência renal, síndrome da disfunção cognitiva, doenças cardíacas e neurodegenerativas, paralisia ou fraqueza das extremidades, convulsões, osteoartrite e osteoartrose.

Algumas dicas vão contribuir para o bem-estar dos pets na terceira idade:

Check-ups periódicos

O ideal é que o intervalo entre as consultas de rotina seja menor: ao menos a cada seis meses. Exames de sangue e de imagem podem ser necessários pelo menos uma vez ao ano, conforme as condições clínicas, o histórico e a idade do paciente. “É comum que o médico veterinário passe a solicitar exames cardiológicos, ultrassonografia e check-ups sanguíneos como forma de garantir um diagnóstico precoce de doenças relacionadas à terceira idade. Terapias integrativas, que colaborem com a mobilidade e o controle da dor, como fisioterapia e acupuntura, também podem ser indicadas”, comenta Farah.

Atividade física adequada

Dificuldades de locomoção e dores vão fazer com que o pet se exercite menos, porém, a atividade física é fundamental para evitar a obesidade e a perda de massa magra. Tente manter a atividade física do pet de acordo com as novas condições: caminhadas mais leves em terrenos mais planos e menos escorregadios e brincadeiras menos intensas para os cães; túneis, caixas de papelão e móveis mais baixos para os gatos.

A saúde mental do pet não pode ser esquecida. Por isso, vale investir em brincadeiras e brinquedos que estimulem a caça ao alimento e ajudem a distraí-lo.

Ambiente adaptado

Os pets também podem ter problemas de visão e redução do olfato e da audição, então é importante retirar móveis e objetos que ofereçam riscos, evitar o acesso à piscina, a terrenos desnivelados e locais de passagem dos carros.

Adaptar o ambiente com rampas e pisos menos escorregadios vai evitar que forcem as articulações, já desgastadas com a idade. Comedouros e bebedouros elevados evitarão esforço extra da coluna e colaboram com a digestão. Além disso, vale distribuir mais bebedouros e fontes de água pela casa para incentivar que os pets, especialmente os gatos, bebam mais água, colaborando com a prevenção de problemas renais.

Alimentação especial

Animais idosos têm digestão mais lenta e mais dificuldade na mastigação, portanto, ofereça uma alimentação própria para essa fase. Rações para pets seniores têm grãos que facilitam a mastigação e ingredientes específicos para a idade e o porte dos animais. Também vale optar pelo mix feeding (mistura de ração seca com úmida) para estimular o apetite do pet, também mais caprichoso nessa fase. Alimentação natural também é uma excelente alternativa, porém, vale lembrar que deve ser receitada e acompanhada por um médico veterinário especialista. A introdução de vitaminas, suplementos e nutracêuticos junto à dieta também pode ser indicada.

Prevenção sempre

A higiene bucal é importante em todas as fases da vida do pet e, muitas vezes, é preciso fazer o tratamento periodontal para evitar doenças mais graves e a perda dos dentes. Cabe ao médico veterinário indicar a limpeza ou não, conforme as condições de saúde do animal, mas o tutor deve manter os cuidados diários para a manutenção da saúde bucal.

Os demais cuidados rotineiros também continuam, como a vacinação e a vermifugação e o uso de repelentes e protetor solar. “É importante reforçar que é preciso usar produtos de higiene e cuidados específicos para os pets, evitando assim intoxicação e ressecamento da pele. Pets idosos costumam ter a pele mais fina e seca, então a dica é usar shampoos, condicionadores e leave-in que colaborem com a hidratação da pele e dos pelos. A aplicação de hidratante de patinhas nos coxins, focinho e cotovelos, especialmente dos cães de grande porte, vai proteger a pele e evitar fissuras”, recomenda a veterinária.

Inovação e cuidado personalizado

Mais do que em qualquer idade, o pet idoso precisa de acompanhamento veterinário, com cuidados e tratamentos adequados à sua idade, porte, histórico e condições de saúde. A medicina veterinária está sempre em evolução e o tutor pode desfrutar dos benefícios para oferecer melhores condições para o seu pet.

“Um dia eles estão pulando e brincando sem parar, no outro, já estão precisando de cuidados especiais e de mais medicamentos, porém, a dificuldade em aceitar a medicação é ainda maior. Percebemos, no nosso dia a dia, o aumento da procura por medicamentos manipulados para facilitar o tratamento dos pets idosos. Caldas e molhos com sabor têm sido grandes aliados dos tutores”, revela a farmacêutica e sócia-proprietária da DrogaVET, Sandra Schuster. 

Os medicamentos manipulados são produzidos na dose exata para o pet e o tutor pode solicitar que o medicamento seja feito em uma forma farmacêutica que o animal prefira, como biscoitos, pastas, xaropes, caldas e molhos e flavorizados com sabores como carne, bacon, leite condensado, banana, beijinho, entre outros, o que facilita a adesão ao tratamento. Além disso, alta tecnologia e bioengenharia avançada têm sido usadas para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de fármacos e fórmulas, como o nanoencapsulamento de ativos e o uso de ácido hialurônico reticulado em medicamentos oftálmicos. Novidades não faltam para que o tutor e o médico veterinário possam oferecer tratamentos que garantam a qualidade de vida dos pets.

Publicado em Cidadania
Domingo, 13 Outubro 2024 00:51

Aprenda a fazer Bolo de Cenoura Trufado

SÃO CARLOS/SP - As receitas de bolo de cenoura são as mais procuradas em toda internet! Esse é diferente, pois é recheado com trufa! Muito saboroso e com certeza fará sucesso! Experimente!

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 3 cenouras médias picadas e sem casca
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento em pó pra bolo
  • 1/2 xícara de chá de óleo

Cobertura:

  • 5 colheres de sopa de manteiga ou margarina sem sal
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó se usar achocolatado diminua a quantidade de açúcar
  • 3/4 de xícara de chá de açúcar
  • 5 colheres de sopa de leite

Recheio:

  • 220 g de chocolate meio amargo picado
  • 1 xícara de chá de creme de leite
  • 1 colher de chá de essência de rum

Modo de Preparo

No liquidificador bata os ovos, óleo, cenoura e açúcar até fazer um creme. Passe pra uma tigela ou refratário e junte a farinha e o fermento (peneirados). Misture sem bater. Coloque em uma forma untado forrada com papel-manteira (também untado). Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos. Dica: espete o bolo com um garfo. Se o garfo sair seco é porque já está bom.

Recheio: No microondas derreta o chocolate e acrescente o creme de leite até virar um creme homogêneo. Em seguida acrescente a essência.

Cobertura: Coloque todos os ingredientes em uma panelinha em fogo baixo. Mexa até o açúcar dissolver e engrossar um pouco.

Montagem: Tire do forno e desenforme (ainda morno). Corte no meio e passe o recheio. Em seguida cubra com a cobertura.

 

 

André Holmo / RECEITA TODA HORA

Publicado em Culinária

RIO CLARO/SP - Um laboratório de refino drogas foi descoberto pela Polícia Civil em Rio Claro, interior de São Paulo. Agentes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) prenderam dois homens, de 26 e 39 anos, que mantinham uma estufa usada para cultivar pés de maconha. Ao todo, 47 quilos da droga foram apreendidos.

As investigações contra os dois homens envolvidos em uma série de furtos de veículos no município de Americana, na região de Campinas, levaram os policiais civis a descobrir que eles usariam um “depósito” para esconder os veículos furtados.

Diante disso, os agentes continuaram a investigação e foram verificar o endereço de um imóvel no bairro Jardim São Paulo. Os policiais realizaram campana em frente ao local, monitorando a movimentação, até que identificaram os dois suspeitos, que foram abordados.

Durante as buscas, a equipe descobriu que no local funcionava um “laboratório” de entorpecentes. Quatro cômodos estavam preparados com estufas para o cultivo de maconha. Foram apreendidos 47 quilos da substância, além de sacos de terra, vasos plásticos, reatores de lâmpadas, balanças de precisão e outros apetrechos usados no preparo da droga.

Segundo os investigadores, um dos homens era responsável pelo imóvel há cerca de um ano, utilizando o local para plantar e distribuir o entorpecente em várias cidades, incluindo a capital paulista.

A dupla foi encaminhada à Delegacia de Investigações Gerais de Rio Claro, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas, associação para o tráfico e fabricação de entorpecentes.

Publicado em Outras Cidades

O encontro, totalmente online e gratuito, busca propor reflexões sobre o tema e levar aos participantes as principais tendências locais e globais

 

SÃO PAULO/SP - A discussão sobre ética e sustentabilidade nas organizações está se tornando cada vez mais relevante, chamando a atenção de diferentes setores da sociedade. No Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, esses temas têm sido abordados com periodicidade em diversos eventos e produções de conteúdo. 

Objeto de estudo do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade - GEES do Conselho, que completa 22 anos de atividades em 2024, o tema também será discutido durante a IX Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade, que acontecerá dia 15 de outubro, das 13h30 às 18h25. 

 Entre os assuntos constantes da programação do evento estão a liderança e a cultura nas organizações, a atuação do administrador no processo de sustentabilidade, os riscos e as oportunidades diante da avalanche tecnológica, além dos aspectos subestimados pelas organizações. 

Para falar sobre eles, a jornada receberá Aron Zylberman, professor de responsabilidade socioambiental e ética empresarial e diretor-executivo dos institutos Cyrela e CCP; Ailton Luiz Esperandio, consultor organizacional e professor universitário; Elubian Sanchez, empresária e coordenadora da pós em IFRS, soft skills e TCC na FECAP; Germano Julio Badi, coordenador do GEES; João Paulo Lopez, consultor empresarial e professor; e Maria Cecília Coutinho, autora de livros e professora de ética empresarial. 

De acordo com o Adm. Germano Julio Badi, coordenador do GEES, a jornada tem o intuito de promover a reflexão e a ação para os profissionais da área. “Do nosso ponto de vista, o administrador tem um papel fundamental no processo de sustentabilidade das organizações pois possui formação e características únicas para ser um catalisador do processo, coordenador e gestor contribuindo assim para o sucesso da empreitada”, conta. 

O evento, gratuito, acontecerá de maneira inteiramente online e será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube. A realização acontece em apoio ao Global Ethics Day - GED 2024, instituído pelo Carnegie Council for Ethics in International Affairs, que tem como proposta conscientizar as organizações e a sociedade sobre a importância da ética em diversas esferas da vida, incluindo os negócios. 

Os participantes do webinar terão direito a certificado desde que cumpram duas etapas: inscrição prévia na página do evento e a solicitação durante a transmissão ao vivo, por meio de um link disponível no chat do YouTube. 

Serviço 

IX Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade

Data: 15 de outubro de 2024, terça-feira

Horário: das 13h30 às 18h25 

Informações e Inscrições:  https://crasp.gov.br/crasp//site/on-line/ix-jornada-de-etica-nos-negocios-e-sustentabilidade 

Sobre o Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade - GEES: Fundado em 2002, o grupo busca, por meio de suas criações e difusões, abordar a ética e a sustentabilidade, até de forma correlata, com vistas a oferecer ao administrador reflexões sobre o tema que possam ser de fato aplicadas na realidade corporativa.

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

Publicado em Economia

Realidade virtual, tecnologia imersiva, revolução digital na medicina, empreendedorismo, games e bem-estar são alguns dos destaques do evento, que acontece nos dias 19 e 20 de outubro, em Ribeirão Preto, com entrada gratuita
 

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - Nos dias 19 e 20 de outubro, Ribeirão Preto recebe a 2ª edição do POW Festival, no espaço A Fábrica, com entrada totalmente gratuita. O evento, que oferece uma experiência única aos participantes, com oficinas, workshops, artes, exposições e games, também contará com uma programação extensa de palestras com alguns dos maiores nomes em inovação, tecnologia, sustentabilidade, arte e empreendedorismo. Ao todo, 18 especialistas, com destaque nacional e internacional, compartilharão seus conhecimentos, estratégias e ideias durante os dois dias de evento. 
 
Na programação de conteúdo, o público poderá aprender mais sobre temas contemporâneos de forma interativa e instigante. Os assuntos “passeiam” por questões como consciência sonora (Wesley Lima); realidade virtual como a nova e revolucionária mídia mundial (Tadeu Jungle); XR na indústria (Osvaldo Ortega); economia e sustentabilidade para cidades inteligentes (Ian Oliveira); origami para o bem-estar (Marcio Okabe); música com instrumentos recicláveis (Grupo Percutindo), entre outros. Além disso, o POW Festival será palco da primeira obra de ficção criada de forma coletiva com Inteligência Artificial, durante a palestra de André Chaves, e contará com a presença do artista audiovisual holandês Werner de Valk, apresentando seu software que traduz paisagens sonoras, permitindo ouvir o horizonte. 
 
Confira a seguir a programação completa com os temas que serão debatidos na 2ª edição do POW Festival. 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
DIA 19/10 - (SÁBADO)
 
11h - Quando a inovação cria novos signos de comunicação, por Alê Garcia (Auditório)
Criador de conteúdo, escritor, apresentador e publicitário, Alê Garcia abordará como a tecnologia está revolucionando a comunicação, em combinação com a cultura e o marketing de influência.
  
11h - Consciência Sonora através da vivência de Sound Healing, por Wesley Lima (Sala NEWDUCA)
Pioneiro da técnica Sound Healing (Cura pelo som) e fundador da Limash Sound Healing, Wesley Lima discutirá como o som afeta a produtividade e a saúde mental, explorando a conexão entre cérebro, respiração e comunicação. Os participantes terão a oportunidade de experimentar os efeitos benéficos dos sons e vibrações terapêuticas.
 
12h - A realidade virtual pode mudar o mundo? A trajetória de uma produtora brasileira, por Tadeu Jungle (Auditório)
O público irá mergulhar em uma experiência imersiva de realidade virtual em 360º e conhecer o poder da tecnologia como uma nova mídia mundial com o roteirista, diretor e precursor do cinema VR no Brasil, Tadeu Jungle. 
 
12h40 – Como a IA pode impactar na gestão dos novos negócios, por Edson Machado ((Sala NEWDUCA)
Coordenador do Centro de Empreendedorismo e Inovação Ibmec e do Ibmec Hubs, Edson Machado abordará sobre como a Inteligência Artificial pode transformar a gestão de empresas, além de estratégias práticas para implementar soluções inteligentes, otimizar processos e aumentar a eficiência operacional. 
 
15h - Tecnologias imersivas – XR na prática aplicada as indústrias, por Osvaldo Ortega (Sala NEWDUCA)
Osvaldo Ortega, diretor de negócios da indústria de games e realidades imersivas, apresentará a intersecção entre realidade estendida e diversos setores do mercado e da sociedade. O especialista exibirá cases criados pelos associados da XRBR (Associação Brasileira de Realidades Estendidas). 
 
14h - “Songs of the Horizon” (Canções do Horizonte), por Werner de Valk (Auditório)
O artista audiovisual holandês Werner de Valk é reconhecido por tratar do som, interação e do meio ambiente, aliado nas fronteiras entre arte, tecnologia e psicologia. O convidado internacional desenvolveu um software que traduz esse perfil em uma paisagem sonora, permitindo ouvir o horizonte. 
 
14h - Economia e Sustentabilidade para Cidades Inteligentes, por Ian Oliveira (Sala NEWDUCA)
O pesquisador Ian Oliveira abordará como as cidades inteligentes podem ser projetadas para equilibrar o crescimento econômico com práticas sustentáveis, visando uma transição para um futuro mais resiliente e inclusivo. 
 
15h - Tipografia analógica, por Marcos Mello (Auditório)
Tipógrafo, designer e artista gráfico, Marcos Mello explora o caráter experimental da tipografia, com foco na força expressiva da palavra enquanto imagem. O convidado também participará da Oficina de Colagem Gráfica, que acontece das 17h30 até 20h30, no Espaço Maker. 
 
16h - Revolução digital na medicina: o impacto da tecnologia na formação dos novos médicos, por Carla Petean (Sala NEWDUCA)
Coordenadora do curso de Medicina Estácio IDOMED Ribeirão Preto, Carla Campos Petean irá explorar como as inovações tecnológicas estão transformando o ensino médico com o uso de simulação clínica, realidade virtual, inteligência artificial, big data e telemedicina no aprendizado, além de destacar a gamificação e ferramentas digitais no ensino. 
 
DIA 20/10 (DOMINGO)
 
11h - Coragem: como ser você mesma na mais profunda essência, por Amanda Momente (Auditório)
Creator, CEO e fundadora da Wonder Size, primeira marca de performance esportiva plus size focada na usabilidade e mobilidade de pessoas gordas, Amanda Momente falará sobre empreendedorismo e a importância de se viver de maneira autêntica para empreender.  Referência na comunidade plus size no esporte, a empresária participou, em 2023, do programa “No Limite”, da Rede Globo.
 
11h - Sintetizadores, o que são?, por Arthur Joly (Sala NEWDUCA)
Fundador do selo Reco-Head Records, Arthur Joly atua como técnico de masterização na Reco-Master e na construção de sintetizadores analógicos: “os Reco-Synths”. O produtor musical paulista possui mais de 25 anos de trabalho produzindo sons e fazendo trilhas para seriados de TV e filmes. 
 
12h - O Game que mudou minha vida, por Yuri ‘Gamer’ Costa (Auditório)
Yuri ‘Gamer’ Costa é criador de conteúdo na internet e conhecido por seu canal homônimo no YouTube. Com um enfoque direcionado ao público infanto-juvenil, o gamer cativou sua audiência com conteúdo centrado no popular jogo GTA V (Grand Theft Auto 5), na vertente online. Seu canal é assistido por milhares de inscritos.
 
12h - E.R.A. – Eterna Revolução da Alegria, por Guilherme Matos, Diego Gonçalves e Rafael Gomes (Sala NEWDUCA)
Estudantes da Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, em São Paulo, Guilherme Matos, Diego Gonçalves e Rafael Gomes são responsáveis pelo projeto Eterna Revolução da Alegria (ERA): aprendendo eletrônica e automação através de brinquedos. A partir de materiais recicláveis, eles criaram um robô que obedece a comando de voz para demonstrar como o projeto pode ser divertido na montagem dos próprios brinquedos. 
 
14h - Inspirar e imaginar futuros – 1ª obra de ficção criada de forma coletiva em tempo real do mundo, por André Chaves (Auditório)
Fundador da Future Hacker – plataforma global com mais de 400 especialistas em ciência e tecnologia, André Chaves irá falar sobre o AI-Book, projeto que utiliza inteligência artificial para transformar o conteúdo de eventos em e-books interativos. Os participantes criarão a primeira obra de ficção científica de forma colaborativa em tempo real.
 
14h - Percurtindo e Reciclando, por Grupo Percurtindo (Sala NEWDUCA)
O grupo é conhecido por suas performances, que envolvem a percussão e a entrega dos músicos. No POW, o projeto fará um “Pocket Show” e um passeio rítmico brasileiro com materiais recicláveis e reutilizáveis.
 
15h - Origami para sua criatividade e espiritualidade, por Márcio Okabe (Sala NEWDUCA)
Idealizador do Origami Club – clube de origamistas brasileiros –, Márcio Okabe mostrará para o público como o origami pode ser uma das melhores maneiras de estimular a criatividade e meditação ativa. Suas palestras são inovadoras e usam o origami como metáfora para a vida.
 
15h - Criando instrumento musical Knurl, por Rafaele Andrade (Auditório)
Com formação em regência, composição, violoncelo, codificação ao vivo e sonologia, Rafaele Andrade projetou seu próprio instrumento de cordas chamado Knurl, tocando suas produções em palcos na América Latina e Europa.
 
16h - Computação quântica e a explosão da inovação, por Gil Giardeli (Auditório)
Escritor, professor, palestrante renomado com foco em inteligência artificial, transformação digital e economia criativa, Gil Giardeli traz para o festival as últimas inovações e aplicações em computação quântica. 
 
Todas as palestras do evento terão tradução simultânea de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As vagas são limitadas e devem ser garantidas antecipadamente no site oficial powfestival.com.br.
 
 
Agenda
Data: 19 e 20 de outubro de 2024
Local: A Fábrica – R. Mariana Junqueira, 33 – Centro
Horário: das 10h às 21h
Ingressos gratuitos e programação: powfestival.com.br
Mais informações: @pow_festival
 
Realização: Ministério da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura Economia e Indústria Criativas.
 
Projeto: “POW Festival - 2ª Edição” é aprovado nas Leis de Incentivo Fiscal à Cultura - Federal: PRONAC Nº 238809 e Estadual: PROAC Nº 47101.

Publicado em Ribeirão Preto

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Outubro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.