RIO DE JANEIRO/RJ - Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos. Ele estava internado em um hospital em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, e nas últimas semanas vinha tratando de uma pneumonia.
Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou o Jornal Nacional cerca de 8 mil vezes.
Vida e carreira
Cid Moreira nasceu em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 1927 — ele completou 97 anos na última sexta-feira (27).
O jornalista iniciou a carreira no rádio em 1944, depois de ser descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Nos anos seguintes, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.
Em 1951, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Foi lá que, entre 1951 e 1956, começou a ter suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio.
G1
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, colocou em operação mais 14 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, são 4 câmeras LPR (License Plate Recognition – Reconhecimento de Placa Veicular) tecnologia que permite a leitura e gravação de placas de veículos em tempo real e mais 10 câmeras Speed Dome que possuem zoom óptico, se movimentam por 360° e são controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Guarda Municipal.
Samir Gardini, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, afirma que é mais um ganho para o município que passa a ter uma cobertura de monitoramento ainda maior. “É mais um conjunto de câmeras que entram em operação em locais estratégicos, pontos de interesse de segurança pública, de grande fluxo de veículos, de denúncias de ocorrências e verificamos que os locais onde as câmeras são instaladas temos uma diminuição dos indicadores criminais. Todas as câmeras estão ligadas ao programa “Muralha Paulista” que é um conjunto de inteligência em segurança pública com leitura facial, gravação de placas que verificam veículos roubados, abertura para uso de câmeras particulares, analises de dados coletados, tudo conectado ao sistema digital da Polícia, nossos sistemas estão ligados aos principais programas do Estado e do Governo Federal.
Samir destaca, ainda, que a infraestrutura de São Carlos é referência no Brasil e que todas as câmeras, gerenciamento e manutenção são do município, com profissionais da Guarda Municipal. “Temos relatos em cidades vizinhas onde os equipamentos são alugados, e se gasta em torno de R$ 600.000,00 por mês de locação, sem dizer do risco do programa acabar se o contrato não for renovado, não é o nosso caso, em São Carlos todos os equipamentos são nossos, a manutenção é nossa, isso é determinante para nosso grande avanço, principalmente na ampliação de câmeras, não temos a preocupação de perder ou do programa ser interrompido por algum motivo, hoje todas as câmeras instaladas funcionam e o município quer estar junto com as políticas públicas do Estado e da União, para que consiga enfrentar a violência e dar uma melhor qualidade de vida aos munícipes”, finaliza o secretário.
O investimento foi de aproximadamente de R$ 500,000,00 provenientes de emendas parlamentares de vereadores e contrapartida da Prefeitura de São Carlos. As câmeras foram instaladas no Douradinho, Maria Stella Fagá, Jockey Clube, Varjão, Morumbi, Moradas, Araucária, Embaré, Vida Nova São Carlos, entre outros locais.
SÃO CARLOS/SP - O risco de incêndios continua alto para a região central do estado. São Carlos deve ter temperaturas na casa dos 40° nos próximos dias e com índices de umidade relativa do ar muito baixa e sem previsão de chuva, condições favoráveis que aumentam o risco para incêndios florestais.
Segundo Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil de São Carlos, com a estiagem prolongada, índices de umidade do ar muito baixo e rajadas de ventos em determinados momentos, qualquer foco de fogo pode se transformar em incêndio. “O mais importante nesse momento em virtude da situação que estamos vivendo é ter prevenção e proteção, ou seja, quem não fez acero ainda deve fazer, a outra é que o cidadão observe se existe alguém colocando fogo, todos os incêndios foram propositais, é muito importante a fiscalização do próprio cidadão e a denúncia”.
Sobre o decreto de emergência o diretor explica que o atendimento tem que ser imediato. “A decretação de emergência é importante, porque temos um plano de contingência, com aproximadamente 20 entidades que trabalham juntas. No mês passado mais de 180 homens ajudaram apagar incêndios e o plano de emergência visa ter os recursos para poder atender a todos. Em agosto também usamos uma aeronave com 1.600 litros em cada voo, com duração de 15 minutos, porém para atender essa aeronave foi necessário um caminhão com o volume de água compatível e esse veículo se não for cedido pelo SAAE, precisa ser locado. Então o decreto é para poder suprir as deficiências e poder fazer contratação, quando necessário, para atender as necessidades do combate ao fogo. Quem pagou o caminhão com água para as aeronaves foi o Estado, que também já decretou estado de emergência, então é todo uma ação conjunta, dentro da lei, para agilizar o atendimento às áreas que estão queimando.
Caballero, ressalta, ainda, que o papel da Defesa Civil é coordenar as ações juntamente com as instituições. “É importante entender que a Defesa Civil é um centro de coordenação, de monitoramento e de apoio logístico para as instituições, em alguns momentos também somos operacionais de acordo com o protocolo, atendendo a emergência até a chegada da instituição responsável”, finaliza o diretor.
Flávio Okamoto, Promotor de Justiça, afirma que na maioria das queimadas os responsáveis se enquadram no código penal no artigo 250 que trata do crime de incêndio, que consiste em causar fogo e expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem. A pena para este crime é de reclusão de três a seis anos, mais multa. “Nós temos também o crime de provocar incêndio em mata ou floresta, sem colocar ninguém em risco, vida ou patrimônio das pessoas e tem o artigo 250 do código penal que tem o agravante de colocar em risco pessoas ou patrimônio alheio, nesses eventos que tivemos em agosto quase todos se enquadram no código penal, no artigo 250, porque eles atingiram lavouras, que já caracteriza o dano ao patrimônio das pessoas. Aqui em São Carlos temos relatos de pessoas que ficaram ilhadas pelo fogo, morte de animais domésticos, criação e estamos direcionando a denuncia criminal para essa punição mais grave, admitindo até mesmo prisão preventiva, então é crime punido com 3 a 6 anos de prisão e quando atinge florestas ou lavoura pode ser de 4 a 8 anos de cadeia”, finaliza o promotor.
A Fiscalização está sendo realizada com patrulhamento ostensivo e rural, aumentando a presença da Polícia Militar, Ambiental e da Guarda Municipal, mas a participação da população também é importante, fazendo denúncias, filmagens, fotografia de qualquer pessoa que esteja em atitude suspeita próximo de fumaça ou ateando fogo em algum local. A denúncia pode ser feita pelo 190 da Polícia Militar ou pelo 153 da Guarda Municipal.
SÃO CARLOS/SP - Sob a liderança do delegado Dr. Miguel Carlos Capobianco Jr., a Polícia Civil de Ibaté elucidou mais um caso de vandalismo que vinha preocupando a população local. Após uma série de investigações, três indivíduos foram identificados como os autores de dezenas de pichações em diferentes áreas da cidade, incluindo escolas, creches e imóveis residenciais.
Os suspeitos, identificados como W.J.C.L, L.C.T.C e D.C.L, foram apontados como responsáveis por mais de 50 atos de pichação, a maioria marcada pela assinatura "Osso do Cão". Os atos de vandalismo afetaram principalmente os bairros Jardim do Bosque, Jardim Menzani, Santa Terezinha, Jardim Icaraí, Encanto do Planalto e o Centro da cidade, deixando moradores e autoridades preocupados com o crescente número de ocorrências.
A investigação, conduzida com rigor pela equipe de Dr. Capobianco, conseguiu identificar o trio, que agora enfrenta acusações por crime ambiental, previsto na legislação brasileira para atos de depredação do patrimônio público e privado. Além disso, a polícia continua em busca de outros possíveis envolvidos, já que investigações apontam que os três suspeitos podem estar ligados a outros casos de pichação ainda não solucionados na cidade.
A prisão dos responsáveis foi vista como um importante passo no combate ao vandalismo em Ibaté, sendo que ações como essa ajudam a preservar o patrimônio local e garantem maior segurança à população. As investigações seguem em andamento, com a expectativa de que novos casos sejam solucionados em breve.
A população tem sido incentivada a denunciar atos de vandalismo e outros crimes que prejudiquem a cidade, colaborando diretamente com o trabalho da polícia.
SÃO PAULO/SP - Depois de quatro anos fora do ar, os seriados de grande sucesso mundial, Chaves e Chapolin, estão de volta ao Brasil e no SBT. O canal, por sua vez, revelou a novidade ao fim de setembro, destacando a nova parceria com a Televisa, podendo exibir os programas na TV aberta e streaming.
Porém, o horário de exibição do seriado Chaves ainda não foi oficialmente divulgado, mas segundo informações do ‘Bastidores da TV’, através do colunista Hialley Gouveia, a ideia da direção do canal dos Abravanel, é colocar o seriado mexicano em cinco horários diferentes para salvar a programação da baixa audiência.
Segundo o colunista, o SBT estuda exibir o seriado de Roberto Bolaños no horário do almoço, de segunda a sexta-feira, entre 12h30 e 13h30. Horário tradicional em que o seriado sempre foi exibido desde os anos 90 e atingia altos índices de audiência, chegando a vencer o ‘Globo Esporte’ e o ‘Jornal Hoje’, da TV Globo.
Ainda segundo a informação, essa ideia trata-se de um horário estratégico, onde crianças e adolescentes estão chegando da escola e os pais estão em casa na pausa do serviço para o horário do almoço.
Chaves no SBT
Já o segundo horário é a faixa das 18h30 às 19h45, de segunda a sexta-feira. Mais um horário tradicional em que o seriado sempre foi exibido desde os anos 90 e atingia altos índices de audiência, chegando a incomodar o ‘Cidade Alerta’, da Record.
No sábado, o seriado deve ocupar a faixa das 06h00 às 08h00 da manhã, entregando para o ‘Sábado Animado’. E no domingo, deve ocupar a faixa das 09h00 às 11h00, entregando para o ‘Domingo Legal’. O seriado já era exibido nesses horários até o ano de 2020, quando saiu do ar devido a não renovação de direitos autorais entre a Televisa e o Grupo Chespirito.
O quinto e último horário em estudo para exibição do seriado é no sábado, das 14h20 às 16h00. Atualmente, o SBT exibe duas sessões seguidas do ‘Cinema em Casa’ aos sábados. A intenção é deixar apenas uma sessão, das 16h00 às 18h00.
Como citado, o SBT ainda não confirmou o horário em que o seriado entrará no ar e novos detalhes, publicaremos aqui.
Fernando Melo / AREAVIP
SÃO CARLOS/SP - Uma dentista foi vítima de um assalto na noite de terça-feira (1°), por volta das 22h, enquanto saía de uma igreja no bairro Jardim Botafogo, em São Carlos. Ela estava acompanhada de seu filho, de 10 anos, e da sogra, quando foram abordadas por três homens armados.
De acordo com o boletim de ocorrência, os assaltantes abordaram as vítimas e, de maneira violenta, deram um “mata-leão” na sogra da dentista. Sob ameaça, os criminosos anunciaram o assalto e roubaram o carro da família, um Chevrolet Onix, além de dois celulares e documentos.
As vítimas, embora abaladas, não sofreram ficaram feridas. A Polícia Civil já está investigando o caso, e até o momento, os criminosos não foram identificados.
Este é mais um registro de violência que tem alarmado a população local, que pede por mais segurança nas ruas da cidade.
SÃO PAULO/SP - A Lei Seca, que proíbe a venda e distribuição de bebidas alcoólicas durante as eleições, é uma medida que os estados podem optar por implementar. Essa decisão visa garantir a segurança e a integridade do processo eleitoral, embora não esteja explicitamente prevista no Código Eleitoral ou determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A regulamentação da Lei Seca é de responsabilidade de cada estado, que a define por meio de suas Secretarias de Segurança Pública e dos Tribunais Regionais Eleitorais.
Os estados que decidirem adotar a medida têm a liberdade de estabelecer limites para o consumo e a comercialização de bebidas alcoólicas. Até o momento, os estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais informaram que não irão restringir a venda de bebidas. Espírito Santo e Santa Catarina também não solicitaram a implementação da Lei Seca.
O TRE de São Paulo destacou que a última vez que a proibição foi aplicada no Estado foi em 2006. Enquanto isso, Paraná e Rio Grande do Norte ainda não se pronunciaram sobre a questão, e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estão avaliando a situação.
No Rio de Janeiro, a Lei Seca não é aplicada desde 1996. O TRE do Acre anunciou que a venda e o consumo de bebidas alcoólicas estarão proibidos a partir da noite de 5 de outubro, véspera do primeiro turno das eleições. O Piauí também confirmou a adoção da Lei Seca, mas não detalhou a abrangência da medida.
É importante ressaltar que, mesmo em locais onde a Lei Seca for implementada, pode haver apenas restrições à venda e distribuição, sem limitações ao consumo. Eleitores que estiverem embriagados podem ser impedidos de exercer seu direito de voto. As eleições de 2024 estão agendadas para o dia 6 de outubro, com um possível segundo turno marcado para o dia 27 do mesmo mês.
SÃO CARLOS/SP - Uma mulher de 35 anos denunciou um colega de trabalho por importunação sexual na cidade de São Carlos. O caso foi registrado na terça-feira (1º) na Delegacia da Polícia Civil.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem teria realizado repetidas vezes gestos e atitudes de conotação sexual, além de usar palavras ofensivas de teor sexual. A vítima afirmou que essas ações ocorreram diversas vezes no ambiente de trabalho, causando desconforto e constrangimento.
A mulher relatou ainda que outra colega de trabalho presenciou algumas das situações, o que pode reforçar o testemunho da vítima e contribuir para o andamento das investigações.
O crime de importunação sexual, tipificado na legislação brasileira desde 2018, ocorre quando alguém pratica atos libidinosos contra outra pessoa sem seu consentimento, com a intenção de satisfazer desejo próprio ou de terceiros. A pena para este tipo de delito pode variar de um a cinco anos de reclusão, dependendo das circunstâncias do caso.
A Polícia Civil deverá ouvir os envolvidos e possíveis testemunhas. Nenhum outro detalhe sobre o acusado foi divulgado até o momento.
A denúncia de importunação sexual é um passo importante para que as vítimas possam buscar justiça e proteção, e reforça a necessidade de ambientes de trabalho seguros e respeitosos.
BRASÍLIA/DF - O Brasil registrou 341.806 acidentes com animais peçonhentos ao longo de todo o ano de 2023 – sendo 43.933 ocasionados por aranhas. O número representa 12% do total. O Ministério da Saúde alerta que as aranhas respondem, atualmente, como o segundo maior causador de envenenamentos por animais peçonhentos no país, atrás apenas dos escorpiões.
“Acidentes por animais peçonhentos representam um importante desafio para a saúde pública no Brasil. Devido à rica biodiversidade e ao clima tropical favorável, o país abriga uma grande variedade de serpentes, aranhas, escorpiões e outros animais peçonhentos, cujas picadas ou mordidas podem resultar em graves consequências para a saúde humana”, destacou a pasta.
Segundo o ministério, embora apenas três grupos de aranhas causem acidentes graves no Brasil, todas fazem parte do convívio humano, seja dentro de casa, em quintais ou parques.
Os chamados soros antivenenos, incluindo o soro antiaracnídico, são distribuídos exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser disponibilizados por hospitais públicos, filantrópicos e privados, desde que seja garantido tratamento sem custo ao paciente.
Veja as aranhas mais causadoras de acidentes
Acidentes por aranhas ou araneísmo configuram um quadro clínico de envenenamento decorrente da inoculação da peçonha de aranhas, através de um par de ferrões localizados na parte anterior do animal.
Confira, a seguir, as principais aranhas causadoras de acidentes graves no Brasil:
Loxosceles (aranha-marrom ou aranha-violino)
Os sinais e sintomas da picada incluem dor de pequena intensidade. O local acometido pode evoluir com palidez mesclada com áreas equimóticas (placa marmórea), instalada sobre uma região endurada. Também podem ser observadas vesículas ou bolhas sobre a área endurada, com conteúdo sero‐sanguinolento ou hemorrágico.
Nos casos mais graves, ocorre hemólise intravascular, de intensidade variável, sem associação direta com a extensão da lesão cutânea, tendo como principais complicações a insuficiência renal aguda por necrose tubular.
Phoneutria (aranha-armadeira ou macaca)
A dor imediata é o sintoma mais frequente. Sua intensidade é variável, podendo irradiar até a raiz do membro acometido.
Outros sintomas são inchaço por acúmulo de líquidos, manchas vermelhas na pele, formigamento ou dormência na pele e excesso de suor no local da picada, onde podem ser visualizadas as marcas de dois pontos de inoculação.
Latrodectus (viúva-negra)
Os sinais e sintomas incluem dor na região da picada, suor generalizado e alterações na pressão e nos batimentos cardíacos.
Podem ocorrer ainda tremores, ansiedade, excitabilidade, insônia, dor de cabeça, manchas vermelhas na face e pescoço. Há relatos de distúrbios de comportamento e choque, em casos graves.
O que fazer
Em caso de acidente, as orientações são:
- procurar atendimento médico imediatamente;
- fotografar ou informar ao profissional de saúde o máximo possível de características do animal, como tipo de animal, cor, tamanho;
- se possível e, caso tal ação não atrase a ida do paciente ao atendimento médico, lavar o local da picada com água e sabão;
- realizar compressas mornas, que podem ajudar a aliviar a dor;
Confira aqui a lista de hospitais de referência para soroterapia em casos de acidentes por animais peçonhentos, separada por estado, constando as cidades onde estão localizados, nomes dos hospitais, endereços, telefones.
Em caso de emergência, a recomendação é contatar imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ou o Corpo de Bombeiros (193). Também é possível entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica que atende a região onde o acidente ocorreu.
Prevenção
As medidas para prevenir acidentes com aranhas incluem:
- manter jardins e quintais limpos;
- evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas;
- evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas;
- limpar periodicamente terrenos baldios vizinhos – pelo menos numa faixa de um a dois metros junto das casas;
- sacudir roupas e sapatos antes de usá-los;
- vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes, consertar rodapés despregados, colocar soleiras nas portas e telas nas janelas.
- usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
- afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão;
- inspecionar sapatos e tênis antes de calçá-los.
PAULA LABOISSIÈRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL
Sistema de pesagem em movimento que está sendo instalado em Rio Claro entra na etapa final das obras
RIO CLARO/SP - As obras de implantação do sistema de pesagem em movimento (WIM) de caminhões que estão sendo realizadas no km 180+500 da SP 310 - Rodovia Washington Luís, próximo à praça de pedágio de Rio Claro, devem ser concluídas em meados deste mês de outubro, segundo previsão da concessionária Eixo SP. Durante esse período, a pista sentido Interior permanecerá parcialmente interditada no sistema 24 horas, exigindo cuidado redobrado por parte dos motoristas.
A pesagem em movimento ou WIM (Weigh In Motion) é uma tecnologia avançada que permite o controle e monitoramento de veículos pesados sem a necessidade de paradas, agilizando o tráfego e garantindo maior segurança viária. No entanto, para que o sistema seja instalado de maneira eficiente, o trecho onde estão ocorrendo os trabalhos passará por ajustes na pavimentação e instalação de equipamentos, o que implica na interdição parcial.
Os serviços de implantação do sistema tiveram início há cerca de um mês. Durante esse período de andamento das obras, a concessionária mantém sinalização constante para alertar e orientar os usuários a respeito dos trabalhos e das alterações no tráfego.
Os pórticos do sistema de monitoramento que estão sendo instalados sobre as faixas de rolamento serão equipados com câmeras com capacidade para identificação de placas (OCR), leitoras de tags de radiofrequência, scanner laser e câmeras panorâmicas. Os sensores de peso são instalados no pavimento da rodovia e, com a integração dos equipamentos, é possível detectar a classificação do veículo, o peso bruto total, peso por eixo e por conjunto de eixo, além de identificar a placa de veículo e suas dimensões (altura, largura, comprimento).
A técnica oferece mais segurança e rapidez aos motoristas, já que apenas os veículos com excesso de carga ou com irregularidades precisarão entrar no posto de pesagem para aferição.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.