SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que o transporte coletivo em São Carlos será gratuito neste domingo (06/10), dia de eleições municipais, para que os eleitores tenham maior facilidade de chegar aos locais de votação.
A medida está baseada no artigo 24 da Resolução 23.736 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 27 de fevereiro de 2024. “Art. 24. O poder público adotará as providências necessárias para assegurar, nos dias de votação, a oferta gratuita de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal, inclusive o metropolitano, com frequência compatível com aquela dos dias úteis (Supremo Tribunal Federal, ADPF nº 1.013/DF)”.
Confira as linhas de ônibus que estarão disponíveis gratuitamente no dia das Eleições 2024:
No domingo 06/10/2024, haverá linhas extras das 6h às 18h, além das seguintes linhas:
- Linha 01- Pacaembu x UFSCar – Norte (horário especial a cada 45 minutos);
- Linha 06 - Cardinalli X São José (mesmos horários de dias úteis);
- Linha 34 - Novo Mundo x Douradinho (atenderá o assentamento a cada 2 horas a partir das 6h);
- Linha 36 - Novo Horizonte x Paulistano (horários de sábado);
- Linha 44 - Estação x Água Vermelha (horários de dias úteis);
- Linha 52 - Estação x Santa Eudóxia (horários de dias úteis);
- Linha 54 - Estação x Embaré (horários de sábado);
- Linha 57 - Estação Douradinho (horários de sábado);
- Linha 61- Estação x Araucária (horários de sábado);
- Linha 69 - Estação x Balneário 29 (horários de dias úteis);
O transporte de eleitoras e eleitores no dia da votação é regulado tanto pela Lei nº 6.091/1974 quanto pela Resolução do TSE nº 23.736/2024, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as eleições municipais deste ano.
De acordo com as normas, nenhum veículo e nenhuma embarcação poderão fazer transporte de eleitoras e eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo se a serviço da Justiça Eleitoral; coletivos de linhas regulares e não fretados; de uso individual da proprietária ou do proprietário, para o exercício do próprio voto e de sua família; ou serviço de transporte público ou privado como táxis, aplicativos de transporte e assemelhados.
Os normativos destacam que a garantia de transporte público gratuito proporciona o acesso ao voto a parte significativa do eleitorado e combate ilegalidades, evitando que o transporte sirva como instrumento de interferência no resultado eleitoral, bem como garantindo que todas as cidadãs e todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira ou localização geográfica, tenham a oportunidade de exercer o direito ao voto.
Assim, a legislação prevê ainda que, em comum acordo com a Justiça Eleitoral, o poder público poderá criar linhas especiais para regiões distantes dos locais de votação e utilizar veículos públicos ou requisitar aqueles adaptados para o transporte coletivo, como ônibus escolares, dando-se preferência, sempre que possível, à requisição de veículos de transporte coletivo adaptados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Contudo, é imprescindível que não haja distinção entre os eleitores, nem veiculação de propaganda partidária ou eleitoral.
SÃO CARLOS/SP - Um homem de 47 anos foi assaltado no bairro Jardim Hikare, em São Carlos. O crime foi registrado pela vítima na última quinta-feira (3), quando procurou a polícia para formalizar a queixa.
De acordo com informações contidas no boletim de ocorrência, a vítima estava em um bar quando foi surpreendida por dois indivíduos. Armados com uma faca e fazendo ameaças de morte, os criminosos conseguiram subtrair documentos pessoais, cartões e a quantia de R$400 em dinheiro.
Ainda abalada, a vítima afirmou que não conseguiu identificar características precisas dos assaltantes, o que dificulta a investigação. O caso foi classificado como roubo.
MARÍLIA/SP - Um motorista foi preso com 700 quilos de maconha em um caminhão que foi parado durante a Operação Impacto em Marília, no interior de São Paulo, na sexta-feira (4). Para esconder a droga, o homem espalhou borra de café nos fardos na tentativa de disfarçar o odor.
As equipes do 2° Batalhão de Polícia Rodoviária estavam em patrulhamento em uma praça de pedágio quando desconfiaram de um caminhão que transitava sentido à cidade de Echaporã.
Na abordagem, o motorista ficou nervoso, sem saber detalhar o itinerário nem a carga transportada, chamando a atenção dos militares. Durante a vistoria na carroceria, foram localizados 860 tijolos da droga, totalizando quase 700 quilos de maconha.
A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, onde o motorista permaneceu preso em flagrante por tráfico de drogas.
SÃO CARLOS/SP - Em 2024 já foram registradas 28.320 notificações para Dengue, com 15.400 casos positivos, sendo 14.679 autóctones e 725 importados (59 novos casos).
Para Chikungunya foram registradas 230 notificações, com 196 casos descartados e 4 positivos, sendo 3 autóctones e 1 importado e 34 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 100 notificações, com 100 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 3 casos descartados.
A cidade contabiliza até o momento 03 óbitos por Dengue. Outros 13 casos continuam em investigação.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que atendendo ao pedido da Justiça Eleitoral, 16 escolas municipais entre Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’s) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) serão sessões eleitorais na eleição de domingo (06/10), das zonas eleitorais 410 e 121. As escolas municipais vão reunir no total 128 sessões eleitorais.
As escolas municipais tiveram salas e espaços cedidos para votação e por isso algumas unidades escolares tiveram aulas suspensas na tarde desta sexta-feira (04/06). As aulas serão retomadas na tarde de segunda-feira (07/10) em 14 das 16 escolas cedidas a Justiça Eleitoral. Os CEMEI’s Walter Blanco e Rocha KEPPE não tiveram dispensa de alunos.
A SME informa, ainda, que a suspensão das aulas era facultativa e condicionada a necessidade da logística de organização de cada escola com limpeza e organização de mobiliário para abrigar 128 sessões eleitorais.
Confira quais são as escolas que tiveram salas cedidas para as Eleições 2024: CEMEI’s Cônego Manoel Tobias, Vicente de Paulo Rocha Keppe, Antônio Lourdes Rondon, Maria Luiza Peres, Helena Dornfeld, Walter Blanco e João Baptista Paino e as EMEB’s Dalila Galli, Antonio Stella Moruzzi, Angelina Dagnone de Melo, Arthur Natalino Deriggi, Carmine Botta, Maria Ermantina Carvalho, Carmelita Rocha Ramalho e Lauro Monteiro da Cruz; além da Fundação Educacional de São Carlos (FESC).
SÃO CARLOS/SP - Na manhã de sexta-feira (04), a equipe do Canil da Guarda Municipal, em patrulhamento preventivo nas imediações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Santa Felícia, avistou um indivíduo em atitude suspeita ao longo da Rua José Quatrochi. O suspeito foi visto pulando o muro de um terreno, empreendendo fuga em direção ignorada.
Diante da situação, a equipe suspeitou que algo ilícito poderia estar escondido na área. Com a ajuda da cadela K9 Índia, especializada em farejamento de drogas, os agentes iniciaram uma busca minuciosa pelo local. Durante a varredura no interior do terreno, em meio a um amontoado de entulhos, a cadela conseguiu localizar uma sacola que continha substâncias suspeitas.
O material apreendido incluía:
Todo o entorpecente foi apreendido e apresentado no Centro de Polícia Judiciária (CPJ) para os procedimentos legais. O suspeito, entretanto, conseguiu fugir e ainda não foi localizado.
A operação reforça o trabalho preventivo e de patrulhamento da Guarda Municipal, que tem atuado de forma intensiva no combate ao tráfico de drogas na região. As investigações continuam em andamento para identificar o responsável pelo material encontrado.
IBATÉ/SP - Na sexta-feira (04), o Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté (CCMI) deu início às comemorações ao “Mês do Idoso” com uma palestra ministrada pelo médico gerontólogo e especialista em neuropsiquiatria, Dr. Josias Almeida. Abordando o tema “Envelhecimento e Sono”, o evento abriu uma série de atividades voltadas para a saúde e bem-estar da população idosa da cidade.
Durante a palestra, Dr. Almeida destacou a frequência de problemas relacionados ao sono no processo de envelhecimento, os quais podem afetar significativamente a qualidade de vida dos idosos. Ele explicou que, com o avanço da idade, é comum que o sono se torne mais fragmentado e menos profundo, resultando em problemas como insônia e cansaço durante o dia. O médico também alertou para distúrbios mais graves, como apneia e síndrome das pernas inquietas, que, quando não tratados, podem piorar outras condições de saúde.
Dr. Almeida forneceu orientações valiosas sobre como minimizar esses problemas, sugerindo a adoção de hábitos saudáveis, como manter uma rotina de sono regular, evitar o uso de eletrônicos antes de dormir e praticar exercícios leves antes de deitar. Ele também incentivou os presentes a procurarem ajuda médica em casos de distúrbios mais severos, destacando a importância de diagnósticos adequados.
A coordenadora do Centro de Convivência, Dirce Lopes Peruchi, destacou o sucesso do evento e a importância da conscientização dos idosos sobre o tema. “Nosso objetivo é proporcionar a eles informações e suporte para que possam viver essa fase com saúde e qualidade. O sono é fundamental para o bem-estar e merece atenção especial”, afirmou Dirce.
O CCMI está localizado na Rua João Alteia, 290, Vila Tamoio, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Durante o “Mês do Idoso”, serão promovidas mais atividades, como palestras e momentos de integração, sempre com o intuito de valorizar a Melhor Idade e garantir o seu bem-estar.
Conteúdo é produzido em parceria entre grupo de pesquisa na área e o Instituto da Cultura Científica da Universidade
SÃO CARLOS/SP - Neste mês de outubro, o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lança a série "Daninhas", com o objetivo de informar à sociedade sobre o cenário das plantas daninhas no Brasil, no sentido de trazer alternativas sustentáveis ao seu combate.
A iniciativa é realizada em parceria com projeto de pesquisa em rede realizado por cinco universidades federais - de São Carlos (UFSCar), Santa Catarina (UFSC), Fluminense (UFF), do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Goiás (UFG) -, que prevê o desenvolvimento de novos produtos e processos para o controle fitossanitário, com ênfase em biodefensivos.
Plantas daninhas constituem um desafio na agricultura brasileira, acarretando perdas importantes na produção agrícola. Ao nascerem em locais indesejados, as daninhas competem com as culturas por água, gases, nutrientes, luz e espaço e podem atuar como hospedeiras para pragas e doenças. Também liberam substâncias tóxicas no solo, inibindo o crescimento saudável das outras plantas. Muitas espécies desenvolvem resistência aos herbicidas comerciais, tornando o controle ainda mais difícil. Nessa direção, o projeto traz ações no combate às daninhas de forma eficiente e sustentável.
A série, pensada para as redes sociais, traz cartões informativos que situam o problema das daninhas no Brasil; exploram possíveis práticas de manejo, dentre elas o uso de herbicidas; apresentam a busca por alternativas naturais e, mais especificamente, informações sobre o projeto em rede das universidades federais.
"O intuito é disseminar informações científicas em uma linguagem acessível aos mais diversos públicos, fomentando o engajamento e a participação das pessoas, na busca por soluções sustentáveis e que causem menos prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente", pontua Márcio Weber Paixão, coordenador do projeto de pesquisa e docente no Departamento de Química (DQ) da UFSCar, instituição-sede da iniciativa.
"No ICC, as parcerias que vamos estabelecendo com os projetos de pesquisa têm permitido experimentações buscando diferentes pontos de contato entre o conhecimento produzido e demandas e interesses sociais diversos. Neste caso, ao mesmo tempo que compartilhamos informação de qualidade sobre uma questão relevante tanto para a produção agrícola, quanto para a área ambiental e a saúde humana, buscamos ampliar o alcance de possíveis resultados do projeto de pesquisa a partir do qual a ação acontece", conta Mariana Pezzo, Diretora do ICC.
A série pode ser acompanhada semanalmente às quartas-feiras, pelas redes sociais da UFSCar - Instagram (@ufscaroficial), Facebook (facebook.com/ufscaroficial) e LinkedIn (linkedin.com/school/
O projeto de pesquisa em rede conta com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da Chamada Pública MCTI/CNPq/CT-AGRO Nº 32/2022, e tem duração prevista de três anos. Mais informações podem ser conferidas em matéria no Portal da UFSCar (https://bit.ly/ufscar-
São mais de 20 atrações. O Icebot chama a atenção, principalmente das crianças, pela agilidade e rapidez que prepara um sorvete delicioso
OLÍMPIA/SP - Em um ano com poucos feriados emendáveis, finalmente está chegando um, o de 15 de novembro, que “cai” numa sexta-feira e será o último do ano perfeito para viajar ainda antes do Natal. A dica é aproveitar a data no Complexo Hot Beach Parques & Resorts em Olímpia (SP), destino turístico para a família inteira, para curtir o sol e se divertir na praia com piscina de ondas, bangalôs e se refrescar com um delicioso sorvete feito por robô, uma modernidade que faz sucesso no parque aquático Hot Beach Olímpia, que integra o Hot Beach Parques & Resorts, o complexo turístico com quatro resorts e uma série de atrações que combinam lazer e diversão para todas as idades.
Entre as mais de 20 atrações do Hot Beach Olímpia, o quinto parque aquático mais visitado da América Latina, está a piscina de ondas. Máquinas potentes movimentam a água de uma grande piscina de maneira a formar ondas que simulam as do mar, proporcionando a sensação de estar numa praia paradisíaca, mas com toda a estrutura e segurança de um parque aquático. O sistema permite formar até 14 tipos diferentes de ondas. O visitante já sabe: toda vez que a sirene da piscina toca é porque vai começar mais uma série de ondas. É a dica para correr e aproveitar.
Para quem quer uma experiência ainda mais relaxante, os bangalôs e as cabanas garantem privacidade e conforto, sendo uma opção perfeita para famílias e casais que buscam momentos de tranquilidade. São cinco espaços para quem quer relaxar com privacidade espalhados pelo parque aquático disponíveis mediante locação: Cabanas Chandon, Bangalôs Oásis Bar Molhado, Bangalôs Oásis Heineken, Bangalôs Ondas e Bangalôs Esquina da Turma. Ao fazer a reserva de locação, tanto das cabanas quanto dos bangalôs, já está incluso um menu de bebidas e comidinhas para refrescar e alegrar ainda mais o dia.
Entre várias opções de alimentação no parque aquático Hot Beach Olímpia, uma chama a atenção por ser deliciosamente gelada e diferente, bem tecnológica. É um sorvete preparado por robô, pelo Icebot. São várias combinações de sabor possíveis. É só escolher que o robô vai preparar o gelado com movimentos precisos e rápidos, tornando-se uma atração principalmente para as crianças, que se divertem com a experiência. Em um minuto, o robô entrega um delicioso sorvete.
É escolher o resort para se hospedar e já preparar a viagem do feriadão de 15 de Novembro. Quem é hóspede dos resorts da marca Hot Beach já tem ingresso incluso no pacote, tanto para o Hot Beach Olímpia quanto para a Vila Guarani, que é o espaço de lazer, diversão e gastronomia para os finais das tardes e as noites. Ou seja, é diversão garantida para o dia e para a noite sem custo adicional.
Para se hospedar, são quatro diferentes opções: O Hot Beach Resort, chamado de “pé na areia” porque fica ao lado do parque aquático Hot Beach Olímpia; o Hot Beach Suites, que é perfeito para quem viaja com a família e prefere fazer algumas refeições por conta própria; o Celebration Resort Olímpia, que é o primeiro resort de Olímpia a contar com dependências pet friendly, e o Thermas Park Resort & Spa, eleito várias vezes o melhor resort de Olímpia.
RIO DE JANEIRO/RJ - Após a morte de Cid Moreira, aos 97 anos, uma batalha judicial pela sua vasta fortuna já se iniciou. Seus filhos, Roger Felipe Naumtchyk e Rodrigo Razendev Simões Moreira, ingressaram com um pedido na Justiça para abrir o inventário da herança deixada pelo famoso jornalista.
A informação foi divulgada pelo colunista Daniel Nascimento, que estima o valor da herança em mais de R$ 60 milhões. O montante inclui imóveis, aplicações financeiras e outros bens. Os filhos do apresentador suspeitam que o patrimônio seja ainda maior e buscam garantir seus direitos na divisão dos bens.
De acordo com Nascimento, os herdeiros desconfiam que possa ter havido doações e transferências de bens para a esposa de Cid Moreira, Fátima Sampaio. Esse fato intensifica a disputa, que promete ser longa e complexa.
O processo de inventário foi protocolado na vara de órfãos e sucessões no TJRJ, na comarca de Petrópolis.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.