fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
São Carlos recebe prêmio pelo trabalho desenvolvido no centro de infecções crônicas

São Carlos recebe prêmio pelo trabalho desenvolvido no centro de infecções crônicas

Escrito por  Out 13, 2024

SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos foi reconhecido e premiado pelo Programa Estadual de Controle da Tuberculose de São Paulo na última segunda-feira, dia 07 de outubro, no Fórum Estadual da Tuberculose 2024, realizado durante o 1º Simpósio Integrado de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

 A premiação foi pelo excelente trabalho realizado em 2023, quando o Centro de Atendimento às Infecções Crônicas (CAIC), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, alcançou 70% de avaliação dos contatos (pessoas que mantiveram contato com o paciente) a partir dos casos confirmados.

Ao longo do ano passado, o CAIC notificou 41 novos casos, sendo que a equipe identificou 117 contatos e investigou 101. Isto significa que o serviço local conseguiu examinar 86,5% dos contatos identificados. Os contatos que não foram investigados (adultos) foram por recusa, após várias tentativas.

Este prêmio é um reconhecimento do trabalho que o município vem prestando em relação ao controle da tuberculose. A equipe técnica teve um papel fundamental ao conscientizar e sensibilizar os pacientes sobre a importância da avaliação dos contatos em relação à tuberculose com o objetivo da identificação precoce de casos, visando reduzir ou mesmo interromper a transmissão da doença. 

Para os enfermeiros do CAIC, Luiz Henrique de Oliveira e Daniela Maria Falcão de Oliveira, o reconhecimento é uma conquista importante. “Este prêmio é um reflexo do nosso compromisso com a saúde pública, de um trabalho em equipe, na detecção precoce, tratamento, acompanhamento e cura da tuberculose e que busca um atendimento de qualidade, um acolhimento humanizado e interações com outras áreas dentro e fora do setor saúde”.

 “O prêmio conferido pelos órgãos estaduais de saúde revela a atuação das equipes com empenho e profissionalismo. Isso é fruto de ação conjunta, descentralizada e intersetorial, entre o CAIC e toda a Atenção Primária, buscando o fortalecimento das ações de controle da tuberculose, priorizando a busca de sintomáticos respiratórios, o controle e o monitoramento da doença, bem como, o adequado registro dos sistemas de Informações em Saúde, na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde. Uma equipe comprometida e qualificada, o que resulta em ótimos indicadores”, afirmou Denise Martins, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro), entre outros.

Apesar de ser uma enfermidade antiga, que pode ser prevenida e curada, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose.

Todo indivíduo que apresente tosse por três semanas ou mais deve procurar uma unidade de saúde e realizar o exame de baciloscopia no escarro.

A principal forma de prevenção da tuberculose é a vacina BCG que deve ser aplicada nas crianças logo ao nascer, pois protege contra as formas mais graves da tuberculose.

Já a melhor forma de prevenir a transmissão é por meio do diagnóstico precoce e início do tratamento adequado o mais rápido possível. Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde para avaliação, realização de exames e diagnóstico. Se o resultado for sugestivo de tuberculose, deve-se iniciar o tratamento o mais rápido possível e segui-lo até o final.

Vacinação com BCG, ambientes bem ventilados e limpos, além de hábitos saudáveis, são medidas de prevenção contra as doenças infectocontagiosas como a tuberculose.

No município, a assistência aos pacientes com Tuberculose é realizada no Centro de Atendimento às Infecções Crônicas, localizado na Rua José de Alencar, nº 36. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3419-8240 ou 3419-8250.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.