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Redação

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SÃO CARLOS/SP - Nos dias 29 de novembro e 6 dezembro, diversas atividades de Promoção e Educação em Saúde serão ofertadas, em São Carlos, voltadas a crianças, adultos e idosos. As ações do "Residências na Praça" acontecem das 8 às 12 horas - em novembro será no Centro da Juventude "Elaine Viviani" (Av. Papa Paulo VI, 1000 - Jd. Cruzeiro do Sul), e em dezembro será ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF Santa Angelina, na Av. Dr. Gildney Carreri, 391 - Gildeney). A iniciativa é uma parceria entre os Programas de Residência em Saúde da UFSCar e a Prefeitura Municipal de São Carlos. As atividades são abertas a toda a população.

O objetivo da ação é sensibilizar as comunidades interna e externa da UFSCar, da região de São Carlos e da Rede de Atenção à Saúde, para o engajamento contínuo no aprendizado e na identificação das fortalezas e desafios na implementação e/ou consolidação de Programas de Residência em Saúde na UFSCar.

Em 2024, a Instituição conta com seis programas, sendo três médicos (Clínica Médica, Pediatria e Medicina de Família e Comunidade) e três em áreas profissionais (Saúde Mental, Saúde da Família e Comunidade e Adulto/Idoso). "Será um momento de articulação entre os diferentes programas, de execução e publicização das ações que têm sido ofertadas dentro das Unidades de Saúde para toda a comunidade são-carlense e, ainda, reforça o compromisso ético e político de formação de profissionais da Saúde que estejam, de fato, alinhados às boas práticas em saúde", aponta Alana Fornereto, Coordenadora do Núcleo UFSCar-Saúde da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade.

Na programação, haverá atividades para o público infantil, despertando o brincar criativo, para público adulto e idoso, com ações de Educação em Saúde, avaliações de saúde, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), vivências grupais, além de ações de conscientização sobre Novembro Azul (combate ao câncer de próstata) e Dezembro Vermelho (prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis). Todas as atividades envolvem a participação das coordenações dos programas de residência, residentes e preceptores das Unidades de Saúde, Chefes de Seção de Apoio às Unidades de Saúde dos Núcleos de Saúde II e IV do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA).

SÃO CARLOS/SP - Já estão abertas as inscrições para o Vestibular Indígena Unificado 2025. Este é o terceiro ano da parceria COMVEST/UNICAMP e UFSCar para o Vestibular Indígena Unificado, que possibilita o ingresso em uma das duas instituições de ensino superior. 

São oferecidas cerca de 130 vagas na Unicamp e outras 66 vagas na UFSCar. O ingresso específico é destinado às pessoas indígenas brasileiras que cursaram ensino médio integralmente em escolas públicas e que, também, devem comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no Edital. 
As inscrições gratuitas ficam abertas até o dia 29 de novembro. O formulário de inscrição estará disponível na página Vestibular Indígena 2025 - COMVEST. É possível fazer até duas opções de curso, sendo que no Vestibular Indígena as opções não podem ser na mesma universidade, ou seja, é necessário escolher uma opção de curso na Unicamp e outra na UFSCar. 

A prova do Vestibular Indígena Unificado 2025 será aplicada no dia 12 de janeiro de 2025, nas seguintes cidades: Campinas (SP), Campo Grande (MS), Recife (PE), Santarém (PA), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

Informações detalhadas sobre os prazos de inscrição, documentação e a relação de cursos ofertados pela UFSCar podem ser consultadas por meio do Edital. Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Ingresso na Graduação da UFSCar, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSCar foram premiados durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2024), o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador (IHC) na América Latina, que ocorreu entre os dias 7 e 11 de outubro, em Brasília. 

O Simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por intermédio da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC). Nele, são apresentadas e discutidas pesquisas que espelham o estado da arte de Interação Humano-Computador. A área de IHC investiga e cria modelos que auxiliam na compreensão sobre a maneira como as pessoas interagem com sistemas e tecnologias digitais. Além do desenvolvimento de interfaces do usuário, busca investigar problemas e propor melhorias para que os seres humanos tenham uma melhor experiência com o uso de tecnologias. Envolve conhecimentos em Design, Ergonomia, Psicologia, Ciência da Computação e Engenharia, entre outras.

Além de palestras, minicursos, painéis, entre outras atividades, o evento premia os melhores trabalhos acadêmicos. E a UFSCar levou três prêmios. 

O artigo intitulado "Mind the Gap between UX Data and Visualization Proposals: An approach emerged from the grey literature to support the analysis of user dissatisfaction", de autoria do doutorando Maylon Macedo e da professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação do Campus Sorocaba (DComp-So) da UFSCar, recebeu a menção honrosa na Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes, sendo considerado um dos cinco artigos da Trilha. A partir de uma ampla investigação em blogs que publicam aprendizados de profissionais da área de Computação, os autores identificaram dados relacionados à experiência do usuário que podem apoiar o entendimento de causas dos relatos de insatisfação desse público. Esses elementos foram usados em um estudo com 31 profissionais de software como prova de conceito para validar a relevância deles para ajudar as equipes de software a identificar insights sobre eventos que desencadearam os relatos de insatisfação dos usuários. 

Já Ariel de Campos, egresso do PPGCC, recebeu menção honrosa pela amplitude da contribuição técnica, na categoria melhores trabalhos de mestrado do prêmio Júnia Coutinho Anacleto. O trabalho intitulado "UX-RIVIS: Visualization of information about UX data based on app reviews", orientado por Zaina e defendido em 2023, apresenta uma proposta de recomendações para criação de visualizações de dados de experiência do usuário disponíveis em revisões de lojas de aplicativos. 

Além disso, o pôster "How ADAS alert resources match the Driver-Vehicle-Environment system model: an analysis of co-design data", de autoria da mestranda Bruna Salvaia Camilo e Luciana Zaina, recebeu o prêmio de melhor poster do IHC 2024. No artigo do pôster foram apresentados os resultados de uma análise em protótipos de alerta ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) para verificar se esses consideravam elementos fundamentais relacionados ao motorista e ambiente, além dos considerados no veículo.

"Os prêmios representam o reconhecimento pelo trabalho que o grupo de pesquisa UXLeris que coordeno tem desenvolvido há 15 anos. Como orientadora, é uma sinalização de que os trabalhos de mestrado e doutorado estão trilhando um caminho importante na perspectiva de inovação e avanço no estado da arte na área de IHC. Para os alunos, representa não somente o reconhecimento e dedicação da pesquisa realizada por eles, mas também um amadurecimento em relação à escrita de trabalhos científicos", explicou Zaina, que acrescentou: "As premiações reafirmam a excelência em pesquisa que a UFSCar sempre demonstrou. Não é somente o pesquisador que recebe a premiação, a Universidade é também reconhecida por propiciar espaços para que esse pesquisador possa ter pesquisas de primeira linha, para que possa obter financiamentos junto a órgãos de fomento e também para projetar o nome da UFSCar de forma geral e na área em que o prêmio foi recebido".

SÃO CARLOS/SP - Duas pesquisas realizadas no Laboratório do Complexo do Ombro da UFSCar estão recrutando voluntários para estudos que avaliam e orientam pessoas com diagnóstico de diabetes e dor no ombro. Os estudos são conduzidos por Julia Kortstee Ferreira e Luiz Filipe Máximo Ribeiro, doutoranda e mestrando, respectivamente, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt) da UFSCar, sob orientação de Paula Rezende Camargo, docente do Departamento de Fisioterapia da Instituição. 

De acordo com os pesquisadores, a condição da diabetes mellitus foi definida para o estudo por afetar cada vez mais pessoas e por estar relacionada à redução da expectativa e da qualidade de vida. "Além disso, as complicações da diabetes parecem estar relacionadas a disfunções musculoesqueléticas, inclusive no ombro, o que pode levar ao surgimento de dor, perda de força e alterações funcionais nos membros superiores (braços)", descrevem.

A importância do estudo consiste em investigar o ombro das pessoas com diabetes em relação à dor e outros aspectos relacionados à função dessa articulação. "Além disso, o estudo também avalia uma complicação da diabetes, que é a neuropatia periférica diabética, que pode se manifestar nos pés e pernas e nas mãos  e braços por meio de sintomas como formigamentos, dormências e alterações de sensibilidade", complementam.

Para desenvolver os projetos são convidados dois perfis de voluntários: com diagnóstico de diabetes e idade entre 18 e 65 anos, e sem diabetes, com idade entre 30 e 65 anos. Para os dois grupos, os participantes podem ter, ou não, dor no ombro, não ter doença que afete as articulações ou dor significativa na cervical, sem fratura, cirurgia ou luxação em membro superior e não podem ter feito tratamento de quimioterapia. As pessoas voluntárias farão uma única visita ao laboratório da UFSCar para testes de mobilidade, função e força do ombro e testes de sensibilidade periférica, força e função das mãos. Além de colaborar com o estudo, os participantes receberão orientações sobre diabetes e dor no ombro. As pessoas interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 3306-6695 (laboratório).

As pesquisas têm apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Projetos aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAEs: 52273521.8.0000.5504 e 77588724.7.0000.5504).

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