SÃO CARLOS/SP - A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, recebeu nesta terça-feira (26/05), da Secretaria de Cultura e Turismo, da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e de entidades da colônia japonesa, organizadoras da 15ª edição do Matsuri, mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis.
O festival foi realizado nos dias 16 e 17 de maio para celebrar a cultura japonesa com foco na gastronomia, um dos grandes destaques do festival, com pratos tradicionais da culinária japonesa e oriental, como yakisoba, tempurá, sorvete frito, doces típicos; na arte com manifestações artísticas, danças tradicionais, performances de k-pop, shows de taikô, os tradicionais tambores japoneses, além de demonstrações de artes marciais, oficinas de desenho e origami, exposição de ikebana, bazar temático e estandes com produtos ligados à cultura japonesa.
Mais de 500 pessoas participaram das apresentações culturais e aproximadamente 400 atuaram na infraestrutura e organização das barracas, grande parte de forma voluntária. Segundo os organizadores, aproximadamente 20 mil pessoas passaram nos dois dias de festival.
“O Matsuri sempre foi um símbolo da integração Brasil-Japão, mas desde o ano passado também cumpre um papel social. Esse ano conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, o que vai fazer a diferença na mesa de muitas famílias. É uma festa cultural, mas também de solidariedade”, disse Sandra Kaibara, uma das organizadoras.
O presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Eduardo Cotrim, afirmou que o espaço já está garantido para a próxima edição do Matsuri e destacou a importância do festival para a cidade. “É uma honra para a FESC sediar um evento dessa dimensão, que valoriza a cultura japonesa, promove integração entre as comunidades e ainda fortalece ações sociais”, ressaltou.
O vereador Lineu Navarro, autor da lei que incluiu o Matsuri no calendário oficial e que destinou emenda parlamentar para a realização do evento, também destacou o sucesso do festival e o caráter solidário da iniciativa, que arrecadou mais de uma tonelada de alimentos.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou o papel cultural e social do evento. “O Matsuri sempre foi uma grande celebração da cultura japonesa, mas ganhou também um importante caráter solidário, proposta apresentada pela própria comunidade japonesa em 2025. A festa uniu cultura, integração e solidariedade em benefício das famílias que mais precisam”, destacou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, destacou a importância e agradeceu as doações arrecadadas durante o Matsuri. Segundo ela, a integração entre as culturas brasileira e japonesa possibilitou a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos, que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Herica afirmou que o Fundo Social atua diretamente no atendimento emergencial e em ações de apoio à população que mais necessita. Ela também reforçou que as doações recebidas são fundamentais para a continuidade do trabalho desenvolvido pelo órgão.
O Fundo Social de Solidariedade está localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na rua Vila Marina, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1014.
SÃO CARLOS/SP - A 15ª edição do São Carlos Matsuri foi marcada por grande participação popular e um dos resultados foi a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis. Os insumos foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade nesta terça-feira (26), em uma solenidade com a presença do vereador e incentivador do evento, Lineu Navarro, o diretor-presidente da FESC, Eduardo Cotrim, o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, a primeira-dama, Erica Donato e servidores dessas secretarias.
A festa integra o calendário oficial do município por meio de lei de autoria do vereador Lineu que, assim como o vereador Lucão, destinaram emenda parlamentar para a viabilização da festa.
"Estou extremamente contente e grato à população, a todos aqueles que colaboraram e compareceram ao evento! Esses mantimentos vão ajudar aqueles que mais precisam”, destacou Lineu.
Realizado nos dias 15 e 16 de maio, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas que prestigiaram as diversas atrações da cultura japonesa, apresentações artísticas, gastronomia e atividades voltadas à valorização das tradições nipônicas, fortalecendo a cultura e a presença nipônica na cidade.
Lineu destacou a importância do evento para a cidade. “O Matsuri já se consolidou como uma das grandes festas culturais de São Carlos, promovendo diversidade, convivência e solidariedade”, afirmou.
Lineu agradeceu ainda o empenho dos profissionais da FESC, da Secretaria Municipal de Cultura, grupos nipônicos e de todos os envolvidos na organização do evento, ressaltando o trabalho coletivo para o sucesso da festa.
SÃO CARLOS/SP - A cultura japonesa foi destaque em São Carlos no último fim de semana com a realização da 15ª edição do São Carlos Matsuri. Segundo os organizadores, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pelo festival realizado no sábado e domingo (16 e 17 de maio), na área externa do Campus I da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery.
O evento foi promovido pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Câmara Municipal, a FESC e entidades da comunidade japonesa, responsáveis pela gastronomia e pelas atrações culturais.
Durante os dois dias de programação, o público acompanhou apresentações de danças tradicionais, performances de k-pop, shows de taikô, os tradicionais tambores japoneses, além de demonstrações de artes marciais, oficinas e atividades recreativas para toda a família.
A gastronomia oriental foi um dos principais atrativos do festival, com pratos típicos como yakisoba, tempurá, doces tradicionais e sorvete frito, que atraíram grande público ao longo do evento.
O Matsuri também contou com oficinas de desenho e origami, exposição de ikebana, bazar temático e estandes com produtos ligados à cultura japonesa. Para as crianças, a programação incluiu área kids, brincadeiras e atividades recreativas.
A entrada foi gratuita, com arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis destinados a projetos sociais do município.
Criado em 2008, durante as comemorações do Sesquicentenário de São Carlos, o Matsuri se consolidou como um dos principais eventos culturais da cidade, integrando o calendário oficial do município.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou o sucesso da edição e agradeceu o apoio da Câmara Municipal, por meio de emenda parlamentar destinada pelo vereador Lineu Navarro, além do suporte do prefeito Netto Donato, do presidente da Câmara, Lucão Fernandes, e do presidente da FESC, Eduardo Cotrim.
Segundo o secretário, cerca de 500 pessoas participaram das apresentações culturais e aproximadamente 400 atuaram na infraestrutura e organização das barracas, grande parte de forma voluntária.
“O 15º Matsuri foi um sucesso, reunindo milhares de pessoas em um ambiente familiar e seguro. O festival mostra o quanto a comunidade japonesa, presente há décadas em São Carlos, é querida e valorizada pela população”, ressaltou Leandro Severo.
Representando a comunidade japonesa, a presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos (ACENB), Neusa Kurimori, definiu o evento como uma festa tradicional e aguardada pela população.
“É uma festa alegre, gostosa e que se fortaleceu graças ao trabalho conjunto entre o poder público e as entidades da colônia japonesa. Ficamos felizes em receber milhares de famílias que puderam conhecer um pouco mais da cultura e da gastronomia japonesa”, afirmou.
A abertura oficial do evento, realizada no sábado à noite, contou com a presença do vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato, além do presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, e do presidente da FESC, Eduardo Cotrim.
SÃO CARLOS/SP - A cultura japonesa vai tomar conta de São Carlos nos dias 16 e 17 de maio com a realização da 15ª edição do São Carlos Matsuri. O festival acontece na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, reunindo gastronomia típica, apresentações culturais, oficinas e atrações para toda a família.
O evento será realizado no sábado (16/05), das 12h às 22h, e no domingo (17/05), das 12h às 20h. A entrada é gratuita, mas os organizadores incentivam a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais do município.
A programação contará com shows, apresentações artísticas e diversas manifestações da cultura oriental. O público poderá acompanhar apresentações de danças tradicionais, performances de k-pop, shows de taikô, os tradicionais tambores japoneses, além de demonstrações de artes marciais.
A gastronomia é um dos grandes destaques do festival, com pratos tradicionais da culinária japonesa e oriental, como yakisoba, tempurá, sorvete frito, doces típicos e outras opções que prometem atrair os visitantes.
O Matsuri também terá oficinas de desenho e origami, exposição de ikebana, bazar temático e estandes com produtos ligados à cultura japonesa. Para as crianças e famílias, o evento contará ainda com área kids, brincadeiras e atividades recreativas.
Criado em 2008 durante as comemorações do Sesquicentenário de São Carlos, o Matsuri conquistou espaço no calendário oficial do município e se consolidou como um dos principais eventos de valorização da cultura japonesa na cidade.
A realização é da Prefeitura Municipal, em parceria com a FESC e entidades da colônia japonesa, responsáveis pela gastronomia e pelas atrações culturais.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou a importância do evento para a cidade e ressaltou o apoio da Câmara Municipal, por meio do vereador Lineu Navarro que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 30 mil.
“A população adora essa festa, não só pela beleza das apresentações, mas também pela diversidade da culinária japonesa. É um evento que envolve toda a comunidade. Esperamos repetir o sucesso dos anos anteriores e realizar mais uma grande edição do Matsuri”, afirmou.
SÃO CARLOS/SP - A 15ª edição do São Carlos Matsuri já tem data definida. O tradicional festival de cultura japonesa acontece nos dias 16 e 17 de maio, no campus da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery. A organização do evento foi discutida em reunião realizada na última terça-feira (17/03).
Promovido pela comunidade nipo-brasileira, com apoio da Prefeitura, da FESC e do vereador Lineu Navarro, o Matsuri deve atrair cerca de 30 mil visitantes. A entrada é gratuita, mas os organizadores incentivam a doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado a projetos sociais do município.
A programação inclui gastronomia típica, apresentações culturais, artes marciais, oficinas e bazar. Entre os destaques estão pratos como yakisoba, tempurá, pastel, sorvete frito, doces orientais e bebidas típicas. O público também poderá acompanhar apresentações de taikô (tambores japoneses), danças tradicionais como o Bon Odori, além de dança moderna e Matsuri Dance.
Na área de artes marciais, estão previstas demonstrações de kendo, aikido e karatê. O evento contará ainda com oficinas de origami, mangá e exposições de ikebana (arranjos florais), além de estandes com produtos variados.
Durante a reunião de organização, ficou definido que os comerciantes do setor alimentício deverão participar de um curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, promovido pela Vigilância Sanitária (VISAN), nos dias 15 e 16 de abril. A capacitação é necessária para a obtenção de alvará e certificações. Também foram discutidos aspectos de infraestrutura, decoração e a realização de oficinas voltadas a idosos e alunos da rede municipal.
Criado em 2008, durante as comemorações do sesquicentenário de São Carlos, o Matsuri integra o calendário oficial de eventos do município e se consolidou como um dos principais espaços de valorização da cultura japonesa na cidade.
Autor da lei que incluiu o evento no calendário municipal, o vereador Lineu Navarro destacou a importância da festividade. Segundo ele, o Matsuri celebra a cultura e a presença da comunidade nipônica em São Carlos, além de contar com apoio contínuo por meio de emendas parlamentares.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, ressaltou que o São Carlos Matsuri já se consolidou como um dos eventos importantes do calendário cultural, não apenas pela grande participação do público, mas principalmente pela riqueza cultural que ele proporciona à cidade. “Estamos falando de uma celebração que valoriza a história e a contribuição da comunidade nipo-brasileira em São Carlos, aproximando tradições e promovendo o intercâmbio cultural. Além disso, o festival também tem um papel relevante no fortalecimento da economia local e do turismo, movimentando diversos setores e atraindo visitantes de toda a região. A gastronomia japonesa, que é muito apreciada pela população, é um dos grandes atrativos, assim como as apresentações artísticas e as manifestações culturais tradicionais”.
No sábado (16/05), o festival será realizado das 12h às 22h, e no domingo (17/05), das 12h às 20h.
Participaram da reunião de organização representantes do poder público e da comunidade nipo-brasileira, incluindo membros de entidades culturais e esportivas envolvidas na realização do evento.
SÃO CARLOS/SP - Acontece neste final de semana (dias 30 e 31), pela primeira vez na Fundação Educacional São Carlos (Fesc) da Vila Nery, a 14ª edição do tradicional Festival Matsuri, evento que traz diversas atrações da cultura japonesa, além de gastronomia típica.
O São Carlos Matsuri aconteceu pela primeira vez em 2007 e foi incluído no calendário oficial de eventos do Município por lei de iniciativa do vereador Lineu, e neste ano, para tornar possível a realização do festival, a comunidade japonesa local contou com o apoio dos parlamentares Lineu, Lucão e do ex-vereador Azuaite. “O Matsuri é um festival adorado pela cidade. Além de ser muito importante para a valorização da cultura japonesa, o evento traz dança, música, gastronomia típica, oficinas culturais e muito mais. Queremos que as novas gerações também tenham a oportunidade de vivenciar esse evento e que ele aconteça todos os anos”, destacou Lineu.
O Matsuri fortalece a diversidade cultural do município, a presença e as relações da comunidade nipônica na cidade. o turismo e a economia local. “Mais uma vez, os grupos da comunidade se envolveram e foram fundamentais para a organização, o planejamento e a realização do evento”, afirmou Lineu
INFORMAÇÕES - A programação inclui shows, apresentações culturais e uma ampla variedade de pratos típicos da cultura japonesa. O evento acontece no sábado, 30, das 12h às 22h, e no domingo, 31, das 12h às 20h. A entrada é gratuita, mas os organizadores incentivam a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado a projetos sociais do município.
SÃO CARLOS/SP - Nos dias 30 e 31 de agosto, a Fundação Educacional São Carlos (FESC) Vila Nery recebe a 14ª edição do São Carlos Matsuri, festival que celebra a cultura japonesa com foco em arte, gastronomia e manifestações artísticas.
A programação inclui shows, apresentações culturais e uma ampla variedade de pratos típicos. O evento acontece no sábado (30/08), das 12h às 22h, e no domingo (31/08), das 12h às 20h. A entrada é gratuita, mas os organizadores incentivam a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado a projetos sociais do município.
Criado em 2008, durante as comemorações do Sesquicentenário de São Carlos, o Matsuri ganhou destaque pela receptividade do público e passou a integrar o calendário oficial da cidade. Hoje, é considerado um dos principais espaços de valorização da presença da comunidade japonesa em São Carlos.
A realização é da Prefeitura, em parceria com a FESC e entidades da colônia japonesa, responsáveis pela culinária e pelas atrações culturais.
O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, ressaltou a relevância do evento. “Além da riqueza cultural e estética, o festival apresenta a culinária japonesa, que caiu no gosto dos brasileiros. Reforçamos o convite à população e lembramos que a doação de alimentos será muito bem-vinda para as comunidade são-carlense”, afirmou.
SÃO CARLOS/SP - A população poderá participar, neste sábado (11/11) e no domingo (12/11), do 13º São Carlos Matsuri, na praça do Mercado Municipal (Praça Maria Aparecida Resitano), com entrada franca. O evento contará com uma grande variedade gastronômica da culinária oriental, shows, entre outras atrações especiais, sendo realizada no sábado (11), das 12h às 22h e no domingo (12), das 12h às 20h.
O São Carlos Matsuri é o festival japonês realizado em São Carlos desde 2008. Foi idealizado em 2007, quando a comunidade japonesa participou juntamente com a Fundação Pró-Memória da organização da festa em homenagem ao Sesquicentenário de São Carlos. Com a receptividade da população, o evento foi inserido no calendário de eventos da Prefeitura de São Carlos. Hoje, é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura em parceira com vários grupos da comunidade japonesa.
Focado na “Arte, Cultura e Gastronomia”, o evento procura trazer a cada ano atividades culturais e artísticas de base nipo-brasileira, além de comidas e bebidas típicas japonesas. A comunidade nipo-brasileira organizada da cidade é parceira do evento e contribui com toda a parte de alimentação e com várias apresentações artísticas e culturais oferecidas ao público.
De acordo com Valéria Mazzola, diretora de Cultura, o objetivo é divulgar a cultura nipônica, além de ser uma importante fonte de renda para as entidades que participam comercializando produtos e comidas típicas, como sushi, sashimi, guioza, tempurá, yakissoba, pastel, temaki, sorvete frito, entre outras delícias”, explica a diretora.
Confira a programação completa do 13º São Carlos Matsuri:
SÁBADO - 11 DE NOVEMBRO - 12H ÀS 22H
12h – Abertura da praça de alimentação;
15h – Kendo (ASCK);
16h – Associação Agro-Cultural e Esportiva de Guatapará;
17h30 – Aikido;
18h15 – Todos Nós;
19h30 – Abertura oficial;
20h30 – Kaizen – Taiko Matsuri Dance – Bom Odori (ACENB);
DOMINGO – 12 DE NOVEMBRO - 12H ÀS 20H
12h – Abertura da Praça de Alimentação;
14h – Cosplay;
15h15 – Kendo (ASCK);
16h15 – Bon Odori – Karaokê (ACENB);
17h15 – Luciene Sato;
18h15 – Matsuri Dance – Bon Odori (ACENB);
19h15 – Taiko Yukio Yamashita – Ribeirão Preto.
SÃO CARLOS/SP - Depois de três anos sem ser realizada em virtude da pandemia da COVID-19, a última edição ocorreu em 2019, a tradicional festa da cultura japonesa, o 13º São Carlos Matsuri acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de novembro na Praça do Mercado Municipal (Praça Maria Aparecida Resitano), com entrada franca.
Com uma programação diversificada, as principais atrações do festival serão: Kendo (ASCK - arte marcial japonesa baseada nas técnicas de esgrima), Bon Odori (karaokê), Luciene Sato, Matsuri Dance (Don Odori – ACENB), Taiko Yukio Yamashita de Ribeirão Preto (arte japonesa que engloba vários instrumentos de percussão) e Associação Agro-cultural e Esportiva de Guatapará.
O São Carlos Matsuri é o festival japonês realizado em São Carlos desde 2008. Foi idealizado em 2007, quando a comunidade japonesa participou juntamente com a Fundação Pró-Memória da organização da festa em homenagem ao Sesquicentenário de São Carlos. Com a receptividade da população, o evento foi inserido no calendário de eventos da Prefeitura de São Carlos. Hoje, é realizado pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura em parceira com vários grupos da comunidade japonesa.
Focado na “Arte, Cultura e Gastronomia”, o evento procura trazer a cada ano atividades culturais e artísticas de base nipo-brasileira, além de comidas e bebidas típicas japonesas. A comunidade nipo-brasileira organizada da cidade é parceira do evento e contribui com toda a parte de alimentação e com várias apresentações artísticas e culturais oferecidas ao público.
Confira a programação completa do 13º São Carlos Matsuri:
SÁBADO - 11 DE NOVEMBRO - 12H ÀS 22H
12h – Abertura da praça de alimentação;
15h – Kendo (ASCK);
16h – Associação Agro-Cultural e Esportiva de Guatapará;
17h30 – Aikido;
18h15 – Todos Nós;
19h30 – Abertura oficial;
20h30 – Kaizen – Taiko Matsuri Dance – Bom Odori (ACENB);
DOMINGO – 12 DE NOVEMBRO - 12H ÀS 20H
12h – Abertura da Praça de Alimentação;
14h – Cosplay;
15h15 – Kendo (ASCK);
16h15 – Bon Odori – Karaokê (ACENB);
17h15 – Luciene Sato;
18h15 – Matsuri Dance – Bon Odori (ACENB);
19h15 – Taiko Yukio Yamashita – Ribeirão Preto.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.